Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saudades dos electricos de Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saudades dos electricos de Lisboa

    Sinto saudades da epoca em que corriamos Lisboa de electrico.
    Belos tempos em que iamos a correr apanhar o electrico e depois iamos na saida a ver a paisagem e a apanhar ar.
    Infelizmente hoje em dia quase que desapareceram e eram uma imagem de marca da cidade, muito procurados pelos turistas, especialmente nas epocas quentes.

    O que pensam sobre o assunto?

    Foi uma boa medida acabar com os electricos ou é um meio de transporte bom para a cidade e que devia-se manter e revitalizar algumas linhas.

    Em muitas cidades europeias, as redes de electricos tem vindo a ser expandidas devido á sua utilidade e tambem como meio de transporte amigo do ambiente.

    #2
    I hate electrico

    Nao gosto nada.. ... Aqueles novos sim, mas aqueles velhos odeio mesmo.. parece que se ai desmontar tudo, ...

    Comentário


      #3
      Não foi ainda agora inaugurado o eléctrico para almada?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        Sinto saudades da epoca em que corriamos Lisboa de electrico.
        Belos tempos em que iamos a correr apanhar o electrico e depois iamos na saida a ver a paisagem e a apanhar ar.
        Infelizmente hoje em dia quase que desapareceram e eram uma imagem de marca da cidade, muito procurados pelos turistas, especialmente nas epocas quentes.

        O que pensam sobre o assunto?

        Foi uma boa medida acabar com os electricos ou é um meio de transporte bom para a cidade e que devia-se manter e revitalizar algumas linhas.
        Em muitas cidades europeias, as redes de electricos tem vindo a ser expandidas devido á sua utilidade e tambem como meio de transporte amigo do ambiente.
        Acho que sim , o eléctrico é um meio de transporte lento só sendo útil em ruas mais estreitas onde passem poucos carros.Veja-se o exemplo da calçada da estrela quando vêem dois eléctricos um para cima e outro para baixo são 15 min que se perdem ali ora porque estão carros estacionados na estrada ora porque param em todas as paragens

        Comentário


          #5
          Aqui no "Puorto" tão a revitalizar várias linhas do eléctrico (alias, a cidade tá um "pé-de-demónio" por causa disso...)

          Mas acho que vai tornar a cidade mais interessante.. e mais possibilidades de transporte

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
            I hate electrico

            Nao gosto nada.. ... Aqueles novos sim, mas aqueles velhos odeio mesmo.. parece que se ai desmontar tudo, ...

            É pá, em total desacordo contigo. Os electricos antigos são do mais bonito que há.

            Tens de ir dar uma volta no 28 para ver como é bonito, isto sou eu a dizer mas nunca andei nele . Mas é um dos meus objectivos para este verão, uma volta no 28.

            [off-topic]
            E por falar no 28, vou agora lá para a zona dele apanhar uma borracheira nos santos... muita ginginha vou eu mamar.
            [/off-topic]

            Comentário


              #7
              Ainda bem que ja nao os ha! É da maneira que nao estorvam na baixa lisboeta. A civilizaçao tem que evoluir. Era giro mas nao sao funcionais.

              Comentário


                #8
                Fazem parte do meu imaginário de criança, morava no Bairro Alto e estudava na Estrela pelo que todos os dias apanhava o 28. Ainda o ano passado voltei a fazê-lo só pelo prazer e pelo saudosismo. Descer a calçada do Combro, passar pelo Poço dos Negros com as suas curvas repletas de velhas tascas, subir a Calçada da Estrela admirando a imponente Assembleia da República ou os palácios da Lapa. E terminar em frente ao Jardim da Estrela junto á lindíssima Basílica, um dos monumentos mais injustamente esquecidos quando se fala de Lisboa.

                Mais tarde na adolescência ia também até á Graça para ir á Feira da Ladra aos Sábados de manhã, passar pelo Chiado, Rua da Conceição, Sé, Castelo, ruas apertadas do bairro da Graça, lindo, lindo, lindo.

                Quando os meus amigos queriam ser jogadores de futebol eu queria ser guarda-freio, o nome que se dava aos condutores dos eléctricos. Falava com eles e perguntava-lhes para que é que serviam todos aqueles manípulos e alavancas e ás vezes os mais simpáticos até me deixavam tocar a campainha com o pé.

                Ah Lisboa, Lisboa!


                Comentário


                  #9
                  Bem, trabalhei 5 anos na zona da feira da ladra e conheço o 12 para São Tomé (ficava em frente ao Museu da Marioneta) e o 28. Para quem não conhece (e para quem conhece e pensa que conhece Lisboa) nada como ir ao Martin Moniz apanhar o 28 e ir até o fim. É deslumbrante. A volta do 28 é algo que eu aconcelho sempre aa alguem que é e não é de Lisboa. É sem dúvida o melhor guia turistico pelo preço na cidade. Quando ia da Feira da Ladra para a Estrela era certinho, 28 para a carola, até é um calmante..... ainda chei a apanhar 2 carteiristas, o zarolho e o cocho.. .. velhos tempos. Os novos com aqueles autocolante parecem jaulas......

                  estava a esquecer-me, descer pelo 12 até ao martin moniz em dias de chuva, é de coragem...........
                  Editado pela última vez por pvox; 12 June 2007, 21:03.

                  Comentário


                    #10
                    Curioso, cá acabam-se com os eléctricos que são um meio de transporte não poluente.

                    Nem se ponderou a hipotese de remodelar e adaptar à realidade actual este meio de transporte.

                    Noutros países implementam-no e conservam-no.

                    Já não me lembro qual era a carreira, mas lembro-me de ir passear com o meu pai a Lisboa e dar a volta ás "colinas", e sim na primavera/verão era interessante admirar a paisagem da janela do eléctrico, tinha-se uma visão diferente das coisas.

                    Comentário


                      #11
                      A questão essencial é que nos autocarros as pessoas já vão muitas vezes encaixotadas, quanto mais num elétrico, de vez em quando lá vejo um eletrico a abarrotar

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Suarez Ver Post
                        A questão essencial é que nos autocarros as pessoas já vão muitas vezes encaixotadas, quanto mais num elétrico, de vez em quando lá vejo um eletrico a abarrotar

                        Se fossem adaptados á realidade actual, de circulação e exigências em Lisboa, acho que seriam uma enorme mais valia em termos de transportes.

                        Comentário


                          #13
                          Eu ando de eléctrico todos os dias no Porto, apanho em Gaia até à Trindade, depois vou até ao Ismai.

                          Para mim aquilo é mais eléctrico que Metro, com a velocidade que anda e as paragens que tem...

                          Ontem por acaso andei mesmo de eléctrico, desde o Museu do Carro Eléctrico até ao Passeio Alegre, consegue ser mais interessante e emocionante.

                          Comentário


                            #14
                            Boas.

                            Tenho 28 anos e nunca sentei o meu traseiro num eléctrico, com muita pena minha.

                            Sou daqueles que acham que os eléctricos antigos ainda deveriam circular por toda a zona histórica da cidade, devidamente arranjados, claro!

                            Fazem parte de Lisboa, da sua identidade.

                            Ainda vou a tempo de andar num dos turísticos, eu sei !

                            Abraço,
                            McDriver

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Sinto saudades da epoca em que corriamos Lisboa de electrico.
                              Belos tempos em que iamos a correr apanhar o electrico e depois iamos na saida a ver a paisagem e a apanhar ar.
                              Errr... não? Foi por isso que tirei a carta.. e 9 anos depois continuo sem saudades...

                              Comentário


                                #16
                                Não gosto dos novos eléctricos. Gosto da sensação de ver-e-viajar nos antigos. São bastante agradáveis.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                                  Ainda bem que ja nao os ha! É da maneira que nao estorvam na baixa lisboeta. A civilizaçao tem que evoluir. Era giro mas nao sao funcionais.
                                  Lamento desapontar-te mas ainda há eléctricos em Lisboa. Quanto a estorvar, tanto estorva um eléctrico antigo, como um novo, como um carro mal estacionado que se encontra em todo o lado. Não são funcionais porquê?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SamuraiGti Ver Post
                                    Eu ando de eléctrico todos os dias no Porto, apanho em Gaia até à Trindade, depois vou até ao Ismai.

                                    Para mim aquilo é mais eléctrico que Metro, com a velocidade que anda e as paragens que tem...

                                    Ontem por acaso andei mesmo de eléctrico, desde o Museu do Carro Eléctrico até ao Passeio Alegre, consegue ser mais interessante e emocionante.
                                    Até barulho de eléctrico aquilo tem... TRIIIIIMMM

                                    É um eléctrico enterrado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Durante mais de um ano andei de eléctrico de e para o trabalho. O 28 para o Martim Moniz a descer a Lapa com alguns condutores era uma aventura. Aquilo jinga para todos os lados, faz lembrar os tempos de miúdo a andar de bicicleta e de carrinhos de rolamentos. Só quem dobra o pijaminha e divide as contas do jantar é que não gosta daquilo. Espectacular. Como já alguém disse, um eléctrico antigo é história, é um simbolo, é um espaço aberto, não é uma jaula "insonorizada" com ar condicionado. É verdade que por vezes não se consegue entrar. Sabem porquê? Por causa dos turistas. Nos outros países mais evoluídos também há eléctricos antigos. Será que são burros por não os substituirem por outros modernos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por baratowsky Ver Post
                                        Acho que sim , o eléctrico é um meio de transporte lento só sendo útil em ruas mais estreitas onde passem poucos carros.Veja-se o exemplo da calçada da estrela quando vêem dois eléctricos um para cima e outro para baixo são 15 min que se perdem ali ora porque estão carros estacionados na estrada ora porque param em todas as paragens
                                        Lento? Não sei em quais é que já andaste mas garanto-te que não devem nada em velocidade aos autocarros. Em relação ao tempo que se perde, 15 minutos só na calçada da estrela só se houver carros a obstruir a passagem. Esse é o único problema, a meu ver, que o eléctrico tem. Mas não acho que seja motivo para acabar com ele.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                          Como já alguém disse, um eléctrico antigo é história, é um simbolo, é um espaço aberto, não é uma jaula "insonorizada" com ar condicionado.

                                          concordo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho o Electrico "interessante"...e gosto quando vou ao Porto ver o Electrico...é um simbolo...

                                            Uma vezfui ao Museu do Electrico aqui no Porto (acho que era museu) e andava uma rapaz novo a explicar as pessoas os modelos dos Electricos e a historia deles...notava-se nele uma grande paixão pelo Electrico

                                            Comentário


                                              #23
                                              um eléctrico muito interessante é o que liga Sintra à Praia das Maçãs. Gostava de fazer essa viagem!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Este tópico fez-me lembrar as tardes de Verão que andava de electrico a uns anos atrás. É muito bom!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                                                  Ainda bem que ja nao os ha! É da maneira que nao estorvam na baixa lisboeta. A civilizaçao tem que evoluir. Era giro mas nao sao funcionais.
                                                  De certeza que não é com as tuas opiniões que a sociedade vai evoluir...

                                                  os electricos ou seja o que for que seja electrico nao poluente e sobre carris é talvez um sinal de futuro e nao de passado...os electricos não acabaram e estão longe de acabar cada vez mais longe

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    De certeza que não é com as tuas opiniões que a sociedade vai evoluir...

                                                    os electricos ou seja o que for que seja electrico nao poluente e sobre carris é talvez um sinal de futuro e nao de passado...os electricos não acabaram e estão longe de acabar cada vez mais longe
                                                    Nao sabes ler e interprepetar e as minhas opinioes é que nao contam.. lol

                                                    Aqueles electricos antigos de madeira sao atrasos civilizacionais. Aquilo nao tem segurança. Por ti ainda devia existir os bus com dois andar sou aqueles dos anos 50 so por causa da saudade ou do saudosismo. Que estupidez.

                                                    Se ainda existem devem ser banidos e mais nada. Nao tem segurança, estorvam, devem ser muito caros de manter e esse dinheiro sai do meu bolso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                                                      Nao sabes ler e interprepetar e as minhas opinioes é que nao contam.. lol

                                                      Aqueles electricos antigos de madeira sao atrasos civilizacionais. Aquilo nao tem segurança. Por ti ainda devia existir os bus com dois andar sou aqueles dos anos 50 so por causa da saudade ou do saudosismo. Que estupidez.

                                                      Se ainda existem devem ser banidos e mais nada. Nao tem segurança, estorvam, devem ser muito caros de manter e esse dinheiro sai do meu bolso.
                                                      Olha estou neste momento a ver um electrico desses antigos amarelos a andar na 24 de julho... portanto ainda estão ao serviço tal como tinha dito.

                                                      Já que falas na minha opinião sem saber eu pergunto:

                                                      1-porque dizes que não tem segurança? sabes os acidentes com electricos por ano?

                                                      2- estorvam??? onde?? querem ver que o problema do transito de lisboa sao os electricos.

                                                      3- para ir até á Graça que substitui? autocarros nao passam naquelas ruas ingremes e estreitas...

                                                      4- sai caro? quanto custa sabes? e o gasoleo é de borla para ti pelos visto

                                                      Alem disso existe os amigos dos electricos e eles sao um simbolo de Lisboa mto apreciados por turistas

                                                      Um dia dá uma volta até á Graça num electrico e verás que aquilo é o maximo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Li muitos comentarios que criticam o electrico por causa de serem lentos devido aos carros mal estacionados e por isso deviam acabar ou foram bem eliminados em certos sitios.
                                                        Mas afinal de contas quem é que está mal, o electrico que tem a sua via defenida sobre carris ou a anarquia de mau estacionamento em Lisboa, aonde qualquer um para o carro á porta do sitio aonde vai só para não andar um bocado mais desde um sitio que o possa estacionar?
                                                        Muitas ruas do centro historico da cidade deviam ter zonas exclusivas dos electricos, pois isso aumentaria a mobilidade dentro da cidade antiga.
                                                        Ainda á pouco tempo estive em Budapeste e a sua rede de electricos é impressionante, indo a todo o lado, muito mais eficaz que o metro. E não há problemas com os carros pois as vias são reservadas e não entram carros.
                                                        Zurique é outro exemplo aonde o electrico é o meio preferencial de transporte publico urbano.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu tb acho que o eléctrico foi erradamente "posto de lado" como meio de transporte... pela simples razão de ser menos poluente.... nalgumas zonas da cidade poderia ser uma alternativa interessante... naturalmente adaptado aos dias de hoje...

                                                          Deixava os eléctricos antigos apenas para percursos turisticos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            eu trabalho num rua com electrico e a unica coisa que faz o electrico menos eficiente, são os automoveis ,mais especificamente a falta de civismo dos condutores que não estacionam como deve ser fora da via.
                                                            de resto é sempre a abrir.
                                                            em relação á segurança um electrico é do mais seguro que há,tem uma travagem que faz inveja muito autocarro,
                                                            em economica o electrico do antigo só resta a carroçaria ,os motores são recentes e eficientes como qualquer motor electrico.
                                                            a razão que em lisboa imperar o electrico "antigo" é devido a propria cidade não existem electricos novos que possam circular na maioria da rede.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X