Anúncio

Collapse
No announcement yet.

pergunta aos licenciados aqui do forum!!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    pergunta aos licenciados aqui do forum!!!!!

    estão a trabalhar em algo directamente ligado ao curso que tiraram?????
    ou nem por isso....
    e neste último caso, o canudo foi essencial, ou consideram que andaram a perder tempo?

    #2
    Eu estou...

    É essencial? Não seria essencial se tivesse os conhecimentos para fazer aquilo que faço. Mas a progressão de carreira seria mais complicada no início. Um curso afinal de contas acaba por ser um certificado sobre aquilo que uma pessoa sabe, ou não! Existem alguns colegas de profissão em empresas como a minha que não possuem licenciaturas e são tão capazes como os outros, ou às vezes que outros que realmente são licenciados!!!


    PS: O curso é de Eng. Informática
    Editado pela última vez por joao; 14 June 2007, 00:07.

    Comentário


      #3
      nunca é perder tempo, as licenciaturas tambem tm um papel fundamental na criação de uma atitude critica perante o mundo que nos rodeia.
      Eu não exerço na area, mas foi essencial ter estudado

      Comentário


        #4
        Eu também estou.

        Sim, foi essencial.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
          nunca é perder tempo, as licenciaturas tambem tm um papel fundamental na criação de uma atitude critica perante o mundo que nos rodeia.

          Concordo completamente. Subscrevo.

          Comentário


            #6
            Sim a todas as perguntas.

            Comentário


              #7
              Sim estou a trabalhar na minha àrea

              e o curso n foi fundamental, mas ajuda a entrar no mundo do trabalho, pena é que muito do que se aprende nas faculdades na minha àrea, não é o que se faz ca fora em 80% dos casos (Eng Informatica).(pois em portugal formam-se investigadores e n pessoas com conhecimentos do que se faz no mercado e das ferramentas usadas), o que é curioso num país em que raramente se faz da investigação vida

              Mas a licenciatura ajuda-te a saberes estudar e desenrascar, na tua àrea...

              Comentário


                #8
                Concordo com o que o João disse acerca da competência de certas pessoas para trabalhar sem licenciatura e serem bons profissionais! Mas é certo o que o pmct disse também: "nunca é perder tempo, as licenciaturas tambem tm um papel fundamental na criação de uma atitude critica perante o mundo que nos rodeia."

                Se tudo correr bem acabo a minha licenciatura daqui a 1 mês (quando acabarem os exames), e felizmente já trabalho na área da mesma

                Comentário


                  #9
                  Sim a ambas as perguntas.

                  Comentário


                    #10
                    Boas.

                    Sim ás duas!

                    Abraço,
                    McDriver

                    Comentário


                      #11
                      nao estou a trabalhar directamente naquilo que estudei. o curso que tirei, para o que faco hoje, foi uma ajuda mas nao foi essencial.

                      o que faco hoje e apenas um passo (essencial) para entrar onde realmente quero estar. pra la chegar, sem duvida que o curso de eng. automovel foi essencial.

                      o curso foi essencial para os projectos que tenho vindo a desenvolver, alguns deles com bastante potencial em termos de carreira.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por gro Ver Post
                        Concordo completamente. Subscrevo.
                        ...x2!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Apathy Ver Post
                          Sim estou a trabalhar na minha àrea

                          e o curso n foi fundamental, mas ajuda a entrar no mundo do trabalho, pena é que muito do que se aprende nas faculdades na minha àrea, não é o que se faz ca fora em 80% dos casos (Eng Informatica).(pois em portugal formam-se investigadores e n pessoas com conhecimentos do que se faz no mercado e das ferramentas usadas), o que é curioso num país em que raramente se faz da investigação vida

                          Mas a licenciatura ajuda-te a saberes estudar e desenrascar, na tua àrea...
                          Não sei onde tiraste o curso, mas eu não considero que um curso em Eng. Informática seja demasiado teórico, e eu andei no Técnico, que tem a tradição de ser bastante teórico!

                          Se calhar ainda não te apercebeste do real valor e utilidade de toda a teoria que aprendeste. Além de que seria impossível ensinar tudo o que seria desejável em 5 anos (bases incluídas).

                          Além do mais, na minha opinião, um aluno de licenciatura não tem a maturidade suficiente para compreender determinadas coisas e como funcionam ou para que servem. O facto experiência é muito importante nesta área, razão pela qual muitas vezes existem muitos bons técnicos informáticos que não são licenciados. Aliás conheço um que nem o 12º tem!!!

                          E eu próprio experimentei isso durante o curso. Num determinado projecto era visível quem já tinha feito outra cadeira antes, na qualidade da solução apresentada. Bastante visível mesmo!

                          Comentário


                            #14
                            Quero ainda dizer que acho que as pessoas não deviam tirar cursos só por tirar, sabendo à partida que muito dificilmente conseguiriam colocação profissional na área.

                            Eu pelo menos encaro um curso como um investimento profissional e não como um símbolo de status ou afirmação pessoal! Daí não ver o sentido de tanta gente ir para cursos sem saída praticamente nenhuma.

                            Embora o tal "sentido crítico" que se adquire seja importante! Mas ao menos que se tire um curso em algo realmente útil, não desperdiçam o vosso dinheiro e o nosso, porque muitas vezes acabam por desistir, etc...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                              nunca é perder tempo, as licenciaturas tambem tm um papel fundamental na criação de uma atitude critica perante o mundo que nos rodeia.
                              Eu não exerço na area, mas foi essencial ter estudado

                              exacto!!!

                              muita coisa muda em nós ao longo do curso, e não tem a ver directamente com o que aprendemos!!!

                              Comentário


                                #16
                                deus queira que daqui a uns anos venha a este mesmo topico e diga que SIM AS DUAS



                                Consurso: Eng.Informatica

                                Comentário


                                  #17
                                  Acredita q dirás...

                                  Comentário


                                    #18
                                    estando eu no mesmo curso que o paio pires ate compreendo as duvidas dele (se bem que isto seja actualmente extensivel a quase todos os cursos).

                                    ja tive fases em que acreditei mais no curso, depois andei uns 2 anitos com a sensaçao que estava a perder tempo e agora tenho alguma esperança novamente. mas é daqueles cursos em que aprendo tanta coisa que nao me vai ser necessaria no futuro que as vezes deixa um gajo desanimado (embora o conhecimento, seja em que area for, é sempre bem vindo).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não exerço na minha área, mas é sempre importante, pois dá-te um estofo e legitimidade que nunca ninguém te pode retirar.Além disso, uma parte do que aprendi por lá, mesmo estando noutra área, até ajuda.

                                      Para não falar de experiência dae vida, que isso é impagável!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho curso superior em Publicidade mais propriamente Engenharia Publicitaria.

                                        Trabalho como comercial numa empresa polaco-alemã o que significa que não esta directamente relacionado com publicidade.

                                        O curso foi bom para entender determinados mecanismos de manipulação e para o enriquecimento da cultura geral, apenas me arrependo de não ter sido mais aplicado e relacionar-me com alguns professores que são pessoas de grande cultura.

                                        Depois de se entender a publicidade fica-se vacinado para as investidas do "Big Brother" e tudo o que diz respeito a vendas torna-se bastante fácil e até agradável.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim estou a trabalhar na area do minha licenciatura, mas apenas ainda em part time, infelizmente ainda não consegui nada a tempo inteiro.
                                          E o meu canudo foi essencial para estar a desempenhar as minhas funções.

                                          Eu concordo com a opinião de um membro a experiência de vida durante a licenciatura é impagavel.

                                          Valeu a pena o investimento que foi feito, mesmo que tenha de trabalhar noutra área.

                                          Comentário


                                            #22
                                            mas concordas que em certos casos pouco ou nada adiantou a licenciatura... eu vejo por alguns familiares meus que formaram-se e como n arranjaram colocacao sujeitam-se ao que aparece.... e bastante humilhante uma pessoa formada na faculdade de letras e estar a trabalhar na fabrica da nestle de aveiro, por exemplo,...
                                            Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
                                            Sim estou a trabalhar na area do minha licenciatura, mas apenas ainda em part time, infelizmente ainda não consegui nada a tempo inteiro.
                                            E o meu canudo foi essencial para estar a desempenhar as minhas funções.

                                            Eu concordo com a opinião de um membro a experiência de vida durante a licenciatura é impagavel.

                                            Valeu a pena o investimento que foi feito, mesmo que tenha de trabalhar noutra área.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                              Não sei onde tiraste o curso, mas eu não considero que um curso em Eng. Informática seja demasiado teórico, e eu andei no Técnico, que tem a tradição de ser bastante teórico!

                                              Se calhar ainda não te apercebeste do real valor e utilidade de toda a teoria que aprendeste. Além de que seria impossível ensinar tudo o que seria desejável em 5 anos (bases incluídas).

                                              Além do mais, na minha opinião, um aluno de licenciatura não tem a maturidade suficiente para compreender determinadas coisas e como funcionam ou para que servem. O facto experiência é muito importante nesta área, razão pela qual muitas vezes existem muitos bons técnicos informáticos que não são licenciados. Aliás conheço um que nem o 12º tem!!!

                                              E eu próprio experimentei isso durante o curso. Num determinado projecto era visível quem já tinha feito outra cadeira antes, na qualidade da solução apresentada. Bastante visível mesmo!


                                              sim eu nao desprezo, nem desvalorizo as bases teóricas que um licenciatura proporciona, o que eu queria dizer é que por norma os cursos superiores são todos eles muito focados em enquadramentos teóricos que muitas vezes, n têm qualquer interesse na tua vida futura, excepto a nível de cultura geral ou de paralelismos com situações de trabalho...

                                              pois 70% das coisas que aprendes num curso, não vais usar nunca na tua vida profissional (a não ser que vás para àreas muito especificas...), grande parte da formação académica imposta (carga horaria de matematicas e fisicas e para teres acesso à ordem...) é só para te fazer aprender a pensar, pois a aplicacao pratica daquilo é 0 ou quase 0...

                                              Comentário


                                                #24
                                                nao estou a trabalhar directamente naquilo que estudei. o curso que tirei, para o que faco hoje, foi uma ajuda mas nao foi essencial.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                                  mas concordas que em certos casos pouco ou nada adiantou a licenciatura... eu vejo por alguns familiares meus que formaram-se e como n arranjaram colocacao sujeitam-se ao que aparece.... e bastante humilhante uma pessoa formada na faculdade de letras e estar a trabalhar na fabrica da nestle de aveiro, por exemplo,...
                                                  Se tiver que trabalhar noutra area vai custar-me um bocado, mas vou continuar achar que valeram a pena os 4 anos da minha licenciatura. Mas isso também vai depender da forma como se encara o curso e a vida que se faz.
                                                  Tenho colegas que a vida académica não lhes diz nada de especial e não tem quase ligações nenhuma com os colegas ou com a cidade onde estudam.

                                                  No meu caso o saldo foi positivo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho a sorte de estar a trabalhar na área que tirei a minha licenciatura.

                                                    Sou licenciado em Economia e agora sou responsável pelo Departamento Financeiro de uma empresa.

                                                    Tive sempre a sorte de trabalhar na minha área, mas já fui muito infeliz, no meu anterior emprego estava mesmo insatisfeito, desmotivado ... mesmo trabalhando na minha área. Por sorte, ao concorrer para este novo emprego fui seleccionado e hoje estou profissionalmente realizado, com alguns projectos no futuro a realizar

                                                    Não é por trabalhar na área que tiramos a licenciatura que vamos necessariamente ser feliz ... é preciso é gostar daquilo que fazemos e sentir que estamos a fazer parte de algo ... pelo menos é algo que eu valorizo muito.

                                                    O Canudo foi importante porque deu-me todas as bases para as profissões que exerci, coloquei muita coisa em prática que tinha aprendido. Mas deixa-me te dizer mais, nos anos de trabalho já aprendi muita coisa, muito mais do que no curso ... mas reconheço que o mesmo foi fundamental para mim ...

                                                    Desculpa o testamento

                                                    Cumprimentos
                                                    Editado pela última vez por michaelvasconcelos; 14 June 2007, 09:35.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu foi um pouco ao contrario.

                                                      Tive a sorte de arranjar um trabalho na area que gostava, embora como administrativo mas para as habilitações que tinha ja não chorava.
                                                      Passado um ano comecei a tirar a licenciatura na mesma area e os resultados foram quase imediatos, quer em funções quer em vencimento que mais do que duplicou por isso posso responder que sim, que é importante a licenciatura, todavia ainda não a acabei, comecei em 2004 e estou no 3º Ano.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
                                                        Sim estou a trabalhar na area do minha licenciatura, mas apenas ainda em part time, infelizmente ainda não consegui nada a tempo inteiro.
                                                        E o meu canudo foi essencial para estar a desempenhar as minhas funções.

                                                        Eu concordo com a opinião de um membro a experiência de vida durante a licenciatura é impagavel.

                                                        Valeu a pena o investimento que foi feito, mesmo que tenha de trabalhar noutra área.
                                                        A minha namorada está agora a tirar ACSP, tal como tu. Ou seja, vão ser colegas!

                                                        Isso está muito difícil? Como é que é?

                                                        Ela queria ter uma ideia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim e sim.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A licenciatura é fundamental para nos dias de hoje se puder sequer pensar em empregos de topo, agora se for para trabalhares por conta propria e conseguires arranjar experiencia de mercado talvez não seja necessaria....

                                                            Eu trabalho directamente no curso que tirei e sem ele NUNCA sequer teria acesso a este emprego. Tenho o Curso de gestão com especializaçao em Derivados de petroleo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X