Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Menos Mal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Menos Mal

    Internet: cego conclui que acessibilidade a sites portugueses é alta
    15.06.2007 - 23h34 Lusa

    Um relatório sobre a acessibilidade na Internet em Portugal, elaborado por um cego, conclui que os 200 sites nacionais consultados no estudo têm um índice de acessibilidade considerado alto.

    Dentro da categoria relativa à Administração Pública (e-gov), o relatório, inserido na iniciativa "Integra 21", destaca que os sites das universidades ou politécnicos e dos actuais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa "são os mais acessíveis" dentro desta área, tendo registado um índice de acessibilidade "muito alto".

    As restantes categorias e-gov analisadas (juntas de freguesia e serviços financeiros/outros serviços) têm um índice de acessibilidade considerado alto.

    A iniciativa "Integra 21" partiu de uma empresa de tecnologias de informação nacional e pretendeu testar o grau de info-inclusão que existe para pessoas com necessidades especiais na sociedade portuguesa, através da avaliação dos níveis de acessibilidade de 200 sítios públicos e privados na Internet.

    Fernando Santos foi quem realizou a experiência, tentando fazer a vida diária através da Internet, ao aceder aos sites portugueses a testar.

    Fernando Santos falou online com Cavaco Silva

    A iniciativa contou com o apoio do Presidente da República, tendo Aníbal Cavaco Silva mantido, ontem, uma conversa online com Fernando Santos, destinada a chamar a atenção para a importância das novas tecnologias da informação para os invisuais e a necessidade de combater a exclusão.

    Durante o tempo que durou a iniciativa, foram analisados 200 sites, dos quais 129 da Administração Pública, 55 lojas electrónicas e 16 empresas, tendo o estudo concluído que "o nível de acessibilidde geral de todos os sítios analisados é alto".

    Na análise efectuada às lojas electrónicas, houve várias tentativas para efectuar transacções em 38 sites e destes em apenas quatro o objectivo não foi conseguido - a taxa de sucesso foi de 64 por cento.

    Quanto aos sites das 16 empresas portuguesas, o mesmo relatório conclui que a sua acessibilidade também é considerada alta.

    Fernando Santos aponta os quatro grandes problemas na consulta online

    Aquando da participação nesta iniciativa, Fernando Santos disse esperar que a "experiência pudesse influenciar a forma como os sites são construídos" em Portugal.

    Este invisual português, que trabalha na área da informática e está habituado a lidar com a Internet, lembrou, na altura, que a acessibilidade de um site não pode ser medida através da sua elaboração gráfica.

    Fernando Santos explicou ainda que as pessoas cegas ou com baixa visão enfrentam, sobretudo, quatro grandes inimigos na consulta online: as imagens não legendadas, os menus que não permitem a utilização de teclado, alguns tipos de apresentações e a inexistência de informação estruturada.

    Em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296855

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
Working...
X