Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Livarias compram livros às dezenas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Livarias compram livros às dezenas?

    Boa tarde,

    tenho esta dúvida para colocar, assim à laia de capricho. Costumo frequentar, como muitos de nós, várias livrarias. Por mais não seja, porque me sinto bem a folhear livros....a dar uma olhadela à epera que algo me chame a atenção.

    Mas a dúvida é esta: esta semana estava numa livraria, quando "rebentou" uma discussão entre dois livreiros sobre quantos livros iriam comprar a não sei quem (uma espécie de armazém?). Debatiam, alto de mais, pareceu-me, se trariam 2 ou 3 dezenas de um qualquer livro.

    As livrarias compram os livros às dezenas? a quem??

    Algum dos users "domina" essa área? é só uma curiosidade...
    Editado pela última vez por gro; 17 June 2007, 13:33.

    #2
    Originalmente Colocado por gro Ver Post
    Boa tarde,

    tenho esta dúvida para colocar, assim à laia de capricho. Costumo frequentar, como muitos de nós, várias livrarias. Por mais não seja, porque me sinto bem a folhear livros....a dar uma olhadela à epera que algo me chame a atenção.

    Mas a dúvida é esta: esta semana estava numa livraria, quando "rebentou" uma discussão entre dois livreiros sobre quantos livros iriam comprar a não sei quem (uma espécie de armazém?). Debatiam, alto de mais, pareceu-me, se trariam 2 ou 3 dezenas de um qualquer livro.

    As livrarias compram os livros às dezenas? a quem??

    Algum dos users "domina" essa área? é só uma curiosidade...


    (o título diz livras, mas é livros...Como é que muda o nome do Título??)
    Às editoras... digo eu!

    Comentário


      #3
      Às editoras

      Comentário


        #4
        Mas não há "ninguém" pelo meio? O percurso é Editora----> Livraria---> Cliente?

        E os livreiros têm que se deslocar a cada Editora??? não deve restar muito mais tempo para estar atrás do balcão, então...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gro Ver Post
          Mas não há "ninguém" pelo meio? O percurso é Editora----> Livraria---> Cliente?

          E os livreiros têm que se deslocar a cada Editora??? não deve restar muito mais tempo para estar atrás do balcão, então...
          Para isso é que existem os distribuidores ou a nível mais pequeno, os estafetas

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jfamendes Ver Post
            Para isso é que existem os distribuidores ou a nível mais pequeno, os estafetas

            para perguntas simples, soluções ainda mais simples
            Editado pela última vez por gro; 17 June 2007, 14:13.

            Comentário


              #7
              E as livrarias compram os livros ao mesmo preço que qualquer pessoa singular?

              Por exemplo: a biografia de Arthur Rimbaud, de Yves Bonnefoy, está à venda na Cotovia por € 20,00. É a esse preço que uma livraria vai comprar, para depois colocar à venda nas suas prateleiras?

              Comentário


                #8
                tipo, a fatia mor do preço do livro é sempre para o estabelecimento de venda....
                só para teres uma ideia, o escritor n deve recebr mais de 20% do preço do livro...

                Comentário


                  #9
                  Não, a fatia mor é mesmo para as editoras. Não sei a percentagem ao certo, se bem que essa percentagem para os autores está relativamente correcta. Claro que em autores de grande renome o dinheiro não é pago por cada livro vendido, é pago logo à cabeça.

                  E não, como qualquer serviço de compra e venda, o preço para as livrarias é sempre mais barato que para o comprador comun, senão não havia maneira de ter margens de lucro

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
                    tipo, a fatia mor do preço do livro é sempre para o estabelecimento de venda....
                    só para teres uma ideia, o escritor n deve receber mais de 20% do preço do livro...

                    20 % ???? só? .... num livro de € 15, precisa de vender 333,3 livros para ganhar quase € 1000.

                    Então a livraria fica com a maior percentagem do livro que vende, o resto partilhado pela editora e autor. E a livraria pode alterar o preço do livro, ou é automáticamente a editora que o estabelece?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jfamendes Ver Post
                      Não, a fatia mor é mesmo para as editoras. Não sei a percentagem ao certo, se bem que essa percentagem para os autores está relativamente correcta. Claro que em autores de grande renome o dinheiro não é pago por cada livro vendido, é pago logo à cabeça.

                      E não, como qualquer serviço de compra e venda, o preço para as livrarias é sempre mais barato que para o comprador comun, senão não havia maneira de ter margens de lucro

                      então afinal, já são as editoras a ganharem mais. Faz sentido, á que elas é que suportam os custos de produção.

                      Reponho a pergunta: a livraria pode aumentar ou diminuir o preço do livro?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jfamendes Ver Post
                        Não, a fatia mor é mesmo para as editoras. Não sei a percentagem ao certo, se bem que essa percentagem para os autores está relativamente correcta. Claro que em autores de grande renome o dinheiro não é pago por cada livro vendido, é pago logo à cabeça.

                        E não, como qualquer serviço de compra e venda, o preço para as livrarias é sempre mais barato que para o comprador comun, senão não havia maneira de ter margens de lucro
                        tens a certesa disso?
                        tenho ideia de ja ter lido em qq lado que era o vendedor final a ganhar mais....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por gro Ver Post
                          20 % ???? só? .... num livro de € 15, precisa de vender 333,3 livros para ganhar quase € 1000.

                          Então a livraria fica com a maior percentagem do livro que vende, o resto partilhado pela editora e autor. E a livraria pode alterar o preço do livro, ou é automáticamente a editora que o estabelece?
                          é assim, axo que a editora define um preço minimo (alias, é costume ver na fnac um autoclante a dizer "preço minimo permitido por lei"), e depois o vendedor vende ao preço que lhe apeteçe....
                          (acho eu)

                          Comentário


                            #14
                            Só se houver acordos diferentes conforme as livrarias. Mas nunca ouvi falar de serem os vendedores finais a ganharem mais..

                            Quanto aos preços, isso já não sei, mas por vezes existem preços diferentes de livraria para livraria, penso que pode estar mais relacionado com o aumento ou a diminuição da margem de lucro, mas já não tenho certezas disso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
                              é assim, axo que a editora define um preço minimo (alias, é costume ver na fnac um autoclante a dizer "preço minimo permitido por lei"), e depois o vendedor vende ao preço que lhe apeteçe....
                              (acho eu)

                              realmente já tinha reparado em várias livrarias a referirem esse preço mínimo permitido. Quais serão os parâmetros?

                              o que vejo muitas vezes são preços exactamente iguais....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por gro Ver Post
                                20 % ???? só? .... num livro de € 15, precisa de vender 333,3 livros para ganhar quase € 1000.

                                Então a livraria fica com a maior percentagem do livro que vende, o resto partilhado pela editora e autor. E a livraria pode alterar o preço do livro, ou é automáticamente a editora que o estabelece?
                                E ser 20% já não é nada mau!

                                Comentário


                                  #17
                                  Quem ganha mais são as distribuidoras, em certos casos, até ganham mais que as próprias editoras.

                                  Relativamente ao preço dos livros, há descontos estipulados que as livrarias e/ou grandes superfícies podem fazer.

                                  Normalmente, as livrarias (dependendo da sua dimensão) compram alguns exemplares para terem em stock. Findo esse stock, a própria livraria ou a central de compras de algumas grandes livrarias (Bertrand, Fnac, etc) pedem ao distribuidor mais x exemplares de um determinado livro.

                                  Um abraço, by Filas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora, dependendo do livro em questão, mas na sua grande maioria, a distribuidora e a superfície comercial que irá vender o livro, ganham mais que o autor

                                    Um abraço, by Filas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom, mas o grande negocio das livrarias, são os livros importados, atraves de contactos nas feiras internacionais (Frankfurt, Londres) e aí as margens de lucro podem ascender aos 50%. Quanto a livros comprados a editores nacionais a margem de lucro é cerca de 20 - 30%.

                                      Comentário


                                        #20
                                        As margens devem ser poucas devem.

                                        Eu pelo menos encomendo livros técnicos, vindos da índia e pago em média cerca de 25€ ( 7€ o livro o resto é portes de envio) por livros que em Portugal chegam a passar dos 90€. Alguém mete ao bolso e não é pouco.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X