Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Investimento inicial para abrir casa de informática

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Investimento inicial para abrir casa de informática

    Falaram-me, há dias, na possibilidade de fazer uma sociedade para abrir uma casa de informática. Uma coisa pequena, visto que é numa vila pequena do interior norte e o mercado doméstico é menos dinâmico, e com a possibilidade de dar assistência informática a algumas empresas da região.
    A minha dúvida, neste momento, é: qual o investimento inicial aproximado que se tem de fazer para abrir uma loja nesta àrea de negócio??

    #2
    Primeiro que tudo tens de criar a sociedade, sao 5 mil euros minimo para criação de empresa, depois tens de ter a escrita organizada, mais espaço fisico e respectiva decoração, algum stock

    Para esse tipo de negocio conta com no minimo 10 a 15 mil euros de investimento inicial

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
      Primeiro que tudo tens de criar a sociedade, sao 5 mil euros minimo para criação de empresa, depois tens de ter a escrita organizada, mais espaço fisico e respectiva decoração, algum stock

      Para esse tipo de negocio conta com no minimo 10 a 15 mil euros de investimento inicial
      Não será um pouco mais?

      Comentário


        #4
        Acho esses valores baixinhos...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
          Não será um pouco mais?
          Os valores indicados pelo lostfan são mínimos, ou seja, poderá ser gasto mais dependendo do espaço que se pretende (se é próprio ou arrendado), do stock necessário, etc...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
            Primeiro que tudo tens de criar a sociedade, sao 5 mil euros minimo para criação de empresa, depois tens de ter a escrita organizada, mais espaço fisico e respectiva decoração, algum stock

            Para esse tipo de negocio conta com no minimo 10 a 15 mil euros de investimento inicial
            fazendo contas por alto...6 meses de arrendamento de loja a 500 euros por mês, decoração e arranjos, digamos 5 mil euros, mais 200 euros mês de água/luz durante 6 meses, mais um stock inicial minimo de 10 mil euros ( equivale a 10 pc....)...é só fazer as contas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ebay Ver Post
              fazendo contas por alto...6 meses de arrendamento de loja a 500 euros por mês, decoração e arranjos, digamos 5 mil euros, mais 200 euros mês de água/luz durante 6 meses, mais um stock inicial minimo de 10 mil euros ( equivale a 10 pc....)...é só fazer as contas...
              200€/mês de água e luz? Isso não estará um pouco puxado? Eu estava a contar mais com uns 150€, ou algo do género.
              No stock original, não vale definitivamente a pena ter lá o equivalente a 10pc. A não ser que aquilo seja um sucesso retumbante logo nas primeiras semanas, visto que é um meio pequeno, 2 ou 3 pc chegam perfeitamente. Mais importante acho que vai ser possuir um bom stock de consumíveis.


              Vão deixando aí mais ideias.
              Preciso de material opinativo para me decidir.

              Comentário


                #8
                Porque para iniciar um negócio é necessário ter um plano de negócios:

                http://www.bplans.com/Sample_Busines...ve_Summary.cfm

                Gostei deste programa, é uma óptima ajuda e podes encontrá-los em diversos trackers internacionais.

                Comentário


                  #9
                  Ninguém mais quer contribuir?
                  Aqui podem bitaitar à vontade!
                  De certeza que há aqui pessoal que possui lojas deste tipo; há aqui pessoal que trabalha em lojas deste tipo; há aqui pessoal que, mesmo não possuindo ou trabalhando numa loja deste tipo, tem um bom conhecimento do que se passa por lá. De certeza que há aqui muita gente que tem uma noção muito mais aproximada do que é preciso para abrir uma loja destas do que eu, que nunca trabalhei em nada relacionado com a informática

                  Comentário


                    #10
                    Também já pensei em abrir um negócio, mas manter a porta aberta e ter de pagar ao pessoal independentemente das vendas dissuade-me logo.

                    Tenho andado a cuscar oportunidades de negócio com base na internet, têm a vantagem de obviar à maior parte dos custos dos negócios tradicionais com pessoal e instalações e, numa primeira fase, até pode desenvolver-se a partir de casa.

                    Mas não tem estado fácil, os custos com a programação do site, com os mecanismos de segurança e a dispersão da oferta neste domínio têm tornado a empresa inviável para já.

                    Estou à espera de ter uma ideia luminosa, aquela ideia pela qual valha a pena lutar. Até agora ainda só tive ideias banais, piores que as da concorrência. Portanto, o melhor é estar quieto. Afinal não é todos os dias que aparece um Youtube ou um Google.

                    Comentário


                      #11
                      Só te posso aconselhar a esquecer o negocio de lojas de informatica .. o mercado está saturado .. fecham as centenas por ano ...
                      As margens rondam os 8 a 10 % ... as chatiçes sao aos milhares ... chegas ao final do dia e nao ganhas-te nada...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                        Só te posso aconselhar a esquecer o negocio de lojas de informatica .. o mercado está saturado .. fecham as centenas por ano ...
                        As margens rondam os 8 a 10 % ... as chatiçes sao aos milhares ... chegas ao final do dia e nao ganhas-te nada...
                        Emboras tenhas uma certa razão, não és nada de animar...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                          Só te posso aconselhar a esquecer o negocio de lojas de informatica .. o mercado está saturado .. fecham as centenas por ano ...
                          Mas é que é mesmo isto... pelo menos em Braga, quando me mudei para a zona onde moro (era uma zona nova) abriram duas lojas de informática... e uma e depois outra lá fecharam...

                          Se estiver num raio de acção de uma localidade mais ou menos grande são logo esmagadas por grandes superficies, Media Markts e outras lojas de informática já estabelecidas.

                          Depois há que ver que uma loja de informática com pretensões a prestar assistência eventualmente começa a ter de contratar pessoal, que provavelmente vai ter de receber formação frequentemente (paga pela empresa), geralmente há sempre pelo menos um MCP (Microsoft Certified Partner) ou um MCSA (Certified System Administrator).
                          Isto é o que eu vejo de pessoal que trabalha em lojas de informática e quer ter uma presença activa e segura no mercado...

                          A minha sugestão é ver se há alguma empresa de informática com programas de franchising interessadas em abrir o negócio...

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                            Só te posso aconselhar a esquecer o negocio de lojas de informatica .. o mercado está saturado .. fecham as centenas por ano ...
                            As margens rondam os 8 a 10 % ... as chatiçes sao aos milhares ... chegas ao final do dia e nao ganhas-te nada...
                            As margens andam a volta disso, ou até menos. de resto, é exactamente como está aqui escrito. vendes um pc, vem o filho do gajo q o comprou, começa a instalar pra la porcaria e mais porcaria, apanha virus, vem o gajo todo lixado, q o pc ta estragado, tu, como aquilo ta na garantia, e ate nem te queres chatear e arriscar a perder o cliente, perdes uma noite inteira a por aquilo direito, para passado uma semana acontecer o mesmo. vem um gajo a dizer q quer "actualizar" o pc. ligas o pc, apesar de lento, parece-te estar a funcionar. Fazes o orçamento, mudas o disco, mudas a memoria, vais a ligar, logo ecrans azuis, pc a crashar por todo o lado, chegas a conclusao que a board ta meia lixada, e tanto funciona como deixa de funcionar. Mais uma noitada a volta daquilo, o cliente ate é um conhecido teu e como tas a começar nao queres ficar mal. Depois de gastares metade dos neuronios a volta daquilo, consegues deixa-lo minimamente estavel. tinhas uma board antiga q ate o deixou a funcionar. so que perdeste umas 12h a volta daquilo, fizeste um orçamento de 70€ para o disco e memorias, e gastaste uns 120€ em tempo, pq esse tb se paga. Pagaste-o tu. Agora q penso, bendita a hora que mudei de área!

                            Comentário


                              #15
                              Infelizmente, é a realidade.

                              Ganha-se 50eur num computador de 1000 e tal euros (mesmo assim ainda fica mais caro que numa grande superficie), perde-se tempo (dinheiro) com as garantias, problemas que demoram horas e horas a resolver para cobrar 20 ou 30 euros, saídas à rua com trabalho na loja para se fazer, etc.

                              Acho que é o pior negócio para se abrir neste momento. A única hipótese a meu ver era abrir algo especifico para um nicho de mercado e apostar forte nisso.

                              Também espero mudar de ramo brevemente pois já não tenho mais neurónios para torrar e ganhar uma miséria (trabalho por conta de outrem). Já não tenho mais paciência!
                              Editado pela última vez por ciber007; 21 June 2007, 13:29.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                Emboras tenhas uma certa razão, não és nada de animar...
                                eheheh, pois!
                                De qualquer maneira todas as análises são bem-vindas e necessárias. Há sempre que ouvir os optimistas e os pessimistas.

                                Quanto à saturação do mercado, realmente é uma realidade, por isso nunca pensei sequer em fazer algo do género em Braga ou em qq outra cidade.
                                Neste caso, a vantagem é que, principalmente na assistência às empresas, as 2 casas existentes lá na zona são pouco eficientes: os clientes esperam e desesperam que vá alguém resolver o problema deles (em grande parte dos casos devido ao que o darkwings, porque o pessoal não faz a mínima ideia do que é segurança na net) e que forneçam os principais consumíveis (tonners e tinteiros).
                                Quanto à assistência técnica em si, ainda na semana passada, para fazer o reset a um router um dos técnicos de umas das casas levou 25€+IVA ao cliente que eu já tenho garantido (caso decida avançar com o negócio).

                                Quanto à montagem e manutenção de computadores do pessoal, isso já eu faço há anos para os familiares, amigos e familiares de amigos... de graça!! Por isso, se começar a ganhar algum dinheiro, não é nada mal vindo

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema é que mesmo tendo clientes certos ...e uma boa facturação ... o lucro é bastante baixo ... As chatiçes com RMA's sao imensas ... Tem meses muito mortos ...

                                  Eu nao sou pessimista ... sou mais realista Já trabalhei alguns anos nessa area , até já tive loja ... sei bem como funciona esse mundo e nao voltaria a fazê-lo de novo .
                                  A concorrência é sem igual ... nao deve haver nenhum mercado que a sofra de um modo tão agressivo ... e depois tens as lojas on-line a vender com 2 e 3 % de margem de lucro pois nao tem mais custos , e com que lata é que vais vender com 8% ... as pessoas nao entendem que terás outros custos de ter uma loja aberta / renda / electricidade, empregados etc..


                                  Mas uma coisa é certa ... se tens argumentos para de destacar no mercado, algo que te diferencie ... nesse caso deves avançar sempre com muita cautela é claro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    é 1 opçao, mas depois nao te arrependas se começarem a ir a outro lado ou tiveres que encarecer os preços.

                                    só te digo, estuda muito bem as opçoes primeiro, pois o dinheiro que sai do bolso acaba por ser teu...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora, de onde és ao certo? ja sabes aonde vais buscar o material? Quanto a esse gajo que cobrou 25€ para fazer reset a um router, nao caias na asneira de dizer que fazes isso de borla, nem q fazes tipo, a metade. foi uma das asneiras que fiz, e depois arrependi-me largo. nesse reset, teve o tempo da deslocação, os gastos do carro, nao fazer outra coisa qq enquanto la foi. As coisas não são tão faceis quanto parecem.

                                      É como diz aí o fruta fresca, lol, tenta arranjar alguma coisa que te diferencie A SÈRIO dos outros concorrentes, e aposta largo nisso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tb é aconselhável nao ires para uma aldeia nos confins de portugal ...

                                        Isto porque os grandes fornecedores estão muito centralizados ... Porto e LX , e depois gastas uma fortuna em Portes de envio , quando se for perto podes dar uma saltada tu proprio e fazer o transporte mais rapido e barato.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                          eheheh, pois!
                                          De qualquer maneira todas as análises são bem-vindas e necessárias. Há sempre que ouvir os optimistas e os pessimistas.

                                          Quanto à saturação do mercado, realmente é uma realidade, por isso nunca pensei sequer em fazer algo do género em Braga ou em qq outra cidade.
                                          Neste caso, a vantagem é que, principalmente na assistência às empresas, as 2 casas existentes lá na zona são pouco eficientes: os clientes esperam e desesperam que vá alguém resolver o problema deles (em grande parte dos casos devido ao que o darkwings, porque o pessoal não faz a mínima ideia do que é segurança na net) e que forneçam os principais consumíveis (tonners e tinteiros).
                                          Quanto à assistência técnica em si, ainda na semana passada, para fazer o reset a um router um dos técnicos de umas das casas levou 25€+IVA ao cliente que eu já tenho garantido (caso decida avançar com o negócio).

                                          Quanto à montagem e manutenção de computadores do pessoal, isso já eu faço há anos para os familiares, amigos e familiares de amigos... de graça!! Por isso, se começar a ganhar algum dinheiro, não é nada mal vindo
                                          Aqui para nós, já começas mal

                                          Se achas que 25 € é muito por ter trabalho é porque o vais fazer de borla.
                                          Eu já fui de Lisboa a Abrantes ligar um cabo de rede e lá por causa disso não lhes cobrava o dinheiro!!!

                                          Depois já montas computadores de borla. Tu e toda gente tem um amigo, conhecido e mais não sei o quê que o faz de borla, porque é que hás-de cobrar dinheiro?

                                          A informatica em Portugal é isto mesmo.
                                          Por mim não te metas nisso.

                                          Tenho negócio na Informatica também mas só com empresas, venda de computadores nem quero ouvir falar, só de serviços e é com quem quer pagar, de resto P*** que os pariu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estou no mercado e ate bem perto dai , so tenho a dizer que nessa zona é para esquecer , ha lojas em todo lado e dps tens agora o staples a fazer concorrencia k vendem e n dao assistencia... margens minimas e empresas mto complicadas.

                                            Pensa assim , dps de tudo montado vais gastar no minimo 2000€ por mes... as margens sao minimas e nem smp ha vendas , ou arranjas depressa 2as ou 3 empresas k comprem mto e tenham contrato assistencia cntg ou vais tar meses a perder €.

                                            Alem disso tens de ver se tens algo a oferecer a mais k as outas 500 lojas nessa area.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                              Falaram-me, há dias, na possibilidade de fazer uma sociedade para abrir uma casa de informática. Uma coisa pequena, visto que é numa vila pequena do interior norte e o mercado doméstico é menos dinâmico, e com a possibilidade de dar assistência informática a algumas empresas da região.
                                              A minha dúvida, neste momento, é: qual o investimento inicial aproximado que se tem de fazer para abrir uma loja nesta àrea de negócio??

                                              conheço 1 loja que tem muito pouco material em stock mas muito pouco... mandam vir td na hora... e ate hj nunca tive problemas com nada!!! preços muito competitivos!

                                              2 dias e tens o pc montado


                                              quanto menos tiveres em stock + competitivo consegues ser... 1 coisa importante é teres 1 sistema de stock FIFO (first in First out)

                                              naquele caso os pc's eram deles e pouco mais tinham na loja!


                                              agora são os 2 donos + 1 empregado e plo que sei a loja bomba bem!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Neste ramo penso que o negócio não está muito fácil.. mas depende da cidade de onde estás! Faz um estudo de mercado dessa região, vê se é uma região jovem ou não (os "velhotes" não usam nem precisam tantos dos pcs como nós mais jovens), e ai se vires que ter uma loja de informática ai é uma mais valia para a cidade em questão dá um passo em frente!
                                                Em termos de marketing e sucesso convem darem uma "imagem de marca" à vossa loja, terem uma caracteristica que a diferencia de todas as outras! Só a titulo de exemplo, Lan com acesso a internet e jogos para os "putos" ou por exemplo um clube de video associado a uma loja de informática.. tipo um 2 em 1 .. Deste modo um cliente ao ir à tua loja alugar um filme por exemplo até vê uma gráfica para o PC dele e compra! É só uma ideia! Se achares parva eu não levo a mal!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma loja de pequenas dimensões ter muito stock, para mim, é um erro. Desde que não haja muito escoamento de material, o melhor é ter em stock apenas coisas basicas e de baixo valor, visto que se for preciso compra-se hoje a 100€ e amanha já so vale 50€ no mercado. Existe uma grande flutuação de valores.

                                                  Sem duvida que as grandes superficies vieram dar cabo das pequenas lojas. O cliente chega, olha e leva na hora. Não se lembra é da pós-assistencia e do que poderia ter poupado se tivesse comprado na loja lá da rua. Parece que é barato nessas grandes superficies mas se formos somar os componentes todos, até se consegue fazer um preço melhor ao cliente.. Normalmente eles metem é pc´s com especificações para enganar a vista a quem não entende muito do assunto. Começam logo pelos processadores que é o que chama mais a atenção, que costumam ser bons, mas depois as boards são miseráveis, as gráficas (quando não sao onboard), são gráficas de 30€, etc

                                                  Acredita que isso vai-te trazer muita chatice.. Eu já trabalhei (e ainda trabalho parcialmente) no ramo e sei do que falo.. É como já disseram, passas noites inteiras de volta de uma treta qualquer e depois quando apresentas a factura ao cliente ainda reclamam.. E depois há aqueles clientes que te vão comprar uma treta qualquer de 5 ou 10€, só para te obrigar a mandar vir isso não sei de onde, pagar portes etc, e depois vão comprar o PC (ou material de valor mais alto) a outro lado.. Esses só apetece é manda-los logo cá para um sitio.. Já recusei educadamente fazer certos tipos de serviços ou vender certos tipos de material por essa razão.. Há ainda aquele tipo de cliente que nunca está satisfeito, vê avarias e problemas em tudo o que é sitio (a maior parte das vezes por mau uso do utilizador).

                                                  E prepara-te para explicar desde logo a diferença entre Hardware e Software ao cliente.. Acredita que prai 80% das "avarias" que vais receber de material em garantia é relacionado com Software.. E depois quando apresentas a factura, ouves "O que, pagar? O PC está na garantia.. avariou e tal"
                                                  Editado pela última vez por DoubleM101; 21 June 2007, 23:24.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                    conheço 1 loja que tem muito pouco material em stock mas muito pouco... mandam vir td na hora... e ate hj nunca tive problemas com nada!!! preços muito competitivos!

                                                    2 dias e tens o pc montado


                                                    quanto menos tiveres em stock + competitivo consegues ser... 1 coisa importante é teres 1 sistema de stock FIFO (first in First out)

                                                    naquele caso os pc's eram deles e pouco mais tinham na loja!


                                                    agora são os 2 donos + 1 empregado e plo que sei a loja bomba bem!!!
                                                    Como é que isso se aplica numa loja de informática com pouco stock?

                                                    Se não houver muita competição próximo, mas se demorar dois dias a entregar um componente, quando outra do lado o faz na hora é complicado.
                                                    Editado pela última vez por Nthor; 21 June 2007, 23:30.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para investirmos em qualquer negócio temos que ter em conta os custos fixos:

                                                      - Renda da loja
                                                      - Agua, Luz
                                                      - Telefone
                                                      - Internet
                                                      - Salario (o nosso e dos empregados)
                                                      - 1 viatura e respectiva manutenção
                                                      - Custos financeiros (Juros que se pagam aos bancos)
                                                      - Honorários do contabilista
                                                      - Impostos (muitos impostos)

                                                      Tudo isto somado dá uma quantia que nem todos conseguem suportar.
                                                      No caso especifico da informática, penso que para que seja possivel garantir uma facturação constante, capaz de fazer face aos custos fixos, o ideal será fazer uma parceria com um ou mais fabricantes de SoftWare, sendo que a assistencia prestada aos clientes será em regime de avença.
                                                      Os alojamentos de internet são tambem uma boa fonte de receita e sem grandes chatices.
                                                      Pelo que me apercebo da actividade dos meus clientes que têm lojas de informática, o maior problema tem a ver com os créditos, pois as pessoas preferem comprar um equipamento a crédito no Office center, onde ninguem fica a saber que que recorreram ao crédito, a comprar na loja da sua terra, onde correm o risco de alguem ficar a saber como ocorreu o financiamento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um amigo meu abriu uma loja por 12000€, também no interior norte!

                                                        Não é um investimento muito grande, pois os produtos, inicialmente não é necessário comprar muita coisa...depois surgem encomendas e vão buscar ao fornecedor!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                          Um amigo meu abriu uma loja por 12000€, também no interior norte!

                                                          Não é um investimento muito grande, pois os produtos, inicialmente não é necessário comprar muita coisa...depois surgem encomendas e vão buscar ao fornecedor!!

                                                          Vai exactamente de encontro ao que disse na primeira resposta

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por APFmesquita Ver Post
                                                            Para investirmos em qualquer negócio temos que ter em conta os custos fixos:

                                                            - Renda da loja - 600€
                                                            - Agua, Luz - 100€
                                                            - Telefone - 70€
                                                            - Internet - 50€
                                                            - Salario (o nosso e dos empregados) pa começar 700€
                                                            - 1 viatura e respectiva manutenção - n obrigatório
                                                            - Custos financeiros (Juros que se pagam aos bancos)
                                                            - Honorários do contabilista - 160€
                                                            - Impostos (muitos impostos) - imposto da renda, segurança social, ivas que muita gente se esquece (mas se os pagarmos é bom sinal) eheh
                                                            - Seguros - 400€ ano menos qualquer coisa.

                                                            Tudo isto somado dá uma quantia que nem todos conseguem suportar.
                                                            No caso especifico da informática, penso que para que seja possivel garantir uma facturação constante, capaz de fazer face aos custos fixos, o ideal será fazer uma parceria com um ou mais fabricantes de SoftWare, sendo que a assistencia prestada aos clientes será em regime de avença.
                                                            Os alojamentos de internet são tambem uma boa fonte de receita e sem grandes chatices.
                                                            Pelo que me apercebo da actividade dos meus clientes que têm lojas de informática, o maior problema tem a ver com os créditos, pois as pessoas preferem comprar um equipamento a crédito no Office center, onde ninguem fica a saber que que recorreram ao crédito, a comprar na loja da sua terra, onde correm o risco de alguem ficar a saber como ocorreu o financiamento.
                                                            x2... tá tudo aqui...

                                                            Os valores que pus à frente são mera referência para ajudar...
                                                            2 empregados deve dar uma média de custos fixos de 3000€ mês mais ou menos qualquer coisa... sem carro de empresa

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X