Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chapa Ganha, Chapa Gasta - Estudo OCDE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Chapa Ganha, Chapa Gasta - Estudo OCDE

    O ditado popular parece adequar-se de forma perfeita a este estudo.

    Portugueses gastam tudo o que ganham diz estudo da OCDE


    Relatório revela também que, em 88% das vezes, os cidadãos nacionais acabam por gastar o ordenado todo.


    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) confirmou ontem o que quase todos os portugueses sentem na pele: é difícil chegar ao fim do mês com algum dinheiro do ordenado na carteira.
    No relatório deste ano sobre as Perspectivas de Emprego, a OCDE revela que a propensão para gastar o salário todo atinge os 88% em Portugal. Percentagem que nos coloca acima da média da organização (79%), apenas ultrapassados pelos Estados Unidos (96%) e pelo Japão (89%), dois dos países mais ricos do Mundo.
    Curiosamente, a vizinha Espanha é o estado mais poupado (65%), logo seguida da Coreia do Sul (67%).

    Salário real aumenta 0,3%

    Quanto à evolução do trabalho em Portugal, a OCDE prevê uma subida do emprego para este ano de 0,7%, com o desemprego a fixar-se nos 7,6%. Em 2008, a percentagem de desempregados deverá baixar para 7,1%, devido, em parte, a um maior crescimento do emprego: 1%.
    No que respeita à remuneração, depois de em 2006 o salário real ter descido 0,7%, este ano os ordenados deverão aumentar 0,3%.

    Globalização afecta trabalho

    Para a OCDE, «existem algumas evidências» de que, nas últimas décadas, a globalização tem aumentado «tanto as desigualdades dos rendimentos, como a insegurança dos trabalhadores». Realidade que varia consoante a qualificação dos empregados.
    Como muitas empresas estão a deslocar para o estrangeiro as fases de produção mais rotineiras, a procura de trabalhadores pouco especializados acaba por baixar.
    Por isso mesmo, a OCDE aconselha os governos a aplicarem «pacotes de políticas que abranjam questões reguladoras e de protecção social», apostando no «desenvolvimento de aptidões dos trabalhadores», de modo a prepará-los para «mercados cada vez mais dinâmicos».

    Provedor defende pais

    O provedor de Justiça emitiu ontem um comunicado, onde defende que «os funcionários públicos que optem por trabalhar a meio tempo para acompanhamento de descendentes menores de 12 anos deverão ver esse tempo de trabalho contado por inteiro para efeitos de aposentação».
    Mediante o pagamento dos descontos, Nascimento Rodrigues considera ainda que os pais não devem ser prejudicados na contagem para a antiguidade, progressão e promoção nas carreiras.
    O Governo já admitiu que esta discriminação face ao sector privado poderá ser alterada na actual revisão do Código de Trabalho.

    João Moniz
    Fonte: Destak

    #2
    eu poupei e muito quando vivia com os meus pais. neste momento, mesmo que queira muito, nao consigo... fico sempre com a conta negativa...

    Comentário


      #3
      Chapa Ganha, Chapa Gasta - Estudo OCDE
      O "estudo" até está engraçado e até o propunha para Stand up Comedy, se não existe dinheiro para o dia a dia, como querem eles que se poupe

      Isso é mesmo "trabalho" de quem não tem nada que fazer

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
        O "estudo" até está engraçado e até o propunha para Stand up Comedy, se não existe dinheiro para o dia a dia, como querem eles que se poupe

        Isso é mesmo "trabalho" de quem não tem nada que fazer
        Sei lá ...

        Será a forma deles dizerem que se ganha mal em Portugal ???

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
          Sei lá ...

          Será a forma deles dizerem que se ganha mal em Portugal ???
          Toda a gente sabe,... até os portugueses

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Sei lá ...

            Será a forma deles dizerem que se ganha mal em Portugal ???
            Lendo o artigo percebe-se que é isso.

            "A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) confirmou ontem o que quase todos os portugueses sentem na pele"

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Lendo o artigo percebe-se que é isso.

              "A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) confirmou ontem o que quase todos os portugueses sentem na pele"
              Sim, é implicita a mensagem !

              Comentário


                #8
                embora tendo ou nao a haver com o topico...
                no inicio deste mês combinei com a minha esposa um desafio a nós...tentar poupar o maximo o dinheiro...
                só pagar as despensas (casa carro e creche da filhas e as restantes telemoveis tv cabo net e electrcicidade...) nada de saidas ou almoços e jantares em restaurantes...

                no fim do mês nao querendo contar a minha vida..eu posto aqui quanto é que sobrou

                um abraço..

                Comentário


                  #9
                  Baixos salários e uma política de poupança fraca, é o que dá.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                    Toda a gente sabe,... até os portugueses
                    Pois, nem era preciso gastar dinheiro num estudo para saber isso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                      Baixos salários e uma política de poupança fraca, é o que dá.
                      Com salários baixos, que politica de poupanças é que preconizas ????

                      Penso que essa tua politica é do interesse de todos, gostaria muito de ter acesso

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                        Baixos salários e uma política de poupança fraca, é o que dá.
                        Eu nem diria que os salários são baixos. A política de redistribuição dos rendimentos é que está profundamente errada, com uns a ganharem mais do que podem gastar e outros a ganharem menos do que necessitam para o essencial.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                          Pois, nem era preciso gastar dinheiro num estudo para saber isso.
                          Na minha primeira resposta ao tópico, afirmo :

                          Isso é mesmo "trabalho" de quem não tem nada que fazer

                          Parece que partilhamos da mesma opinião

                          Comentário


                            #14
                            mas em parte a culpa é dos cidadãos, qualquer retoma que haja e para ir logo comprar bruto bm e comprar coisas acima das posses, não é o caso de todos mas é o da amostragem que tenho nos meus vizinhos.... compras impulsivas créditos fáceis...

                            Comentário


                              #15
                              Do pessoal que conheço que se queixa de chegar ao fim do mês sem papel há que realçar que a maioria: bebe 2 ou 3 cafés por dia, fuma o maço da praxe, junta umas minis á conta, almoça ou janta fora, tem tvcabo/netcabo, gasta pelo menos 20€ de telele por mês ... ora só com estas despesas por mês já dá para uns belos 200€ no mínimo.

                              Comentário


                                #16
                                Felizmente a minha educação ensinou-me a não gerir a minha vida segundo esse ditado.

                                Apesar de ainda estudar, e trabalhar nas horas vagas, tenho noção que faço uma excelente gestão dos gastos.

                                Em primeiro lugar sou totalmente contra créditos e afins – para comprar casa, tudo bem, fora isso é para esquecer – não pode, não compra.

                                Depois sou da opinião que, para gastar 10 tem que se ter 20 ou 30 guardado.

                                Nós não sabemos o dia de amanhã, um acidente, uma avaria, uma doença... temos que ter estofo.

                                Não tem muitos dias que um amigo meu me perguntou "porra, puseste navegação do teu carro? Andas a viver bem..."

                                Pois é, pus, mas andava à 2 anos para o fazer, fui poupando e juntando para isso. Alem disso, tal como lhe disse, ao contrário dele, por exemplo, tenho um telemóvel com 4 anos (Siemens S55) que não tenciono trocar tão cedo, não me preocupo com roupas de marca, e as minhas despesas nas saídas à noite são apenas à 6ª Feira, ou ao Sábado e resumem-se a 55 cêntimos por um café.

                                No telemovel, 5 Euros dão-me para mais de 1 mês!!!

                                Não participo em festas onde se fazem sempre gastos supérfluos, não bebo bebidas alcoólicas, não fumo, enfim... levo uma vida relativamente despreocupada em termos monetários, mas a minha simples organização e gestão dá-me para aquilo que mais prezo.

                                É uma questão de gostos e prioridades.

                                Ando à imenso tempo a pensar em comprar um relógio (já que adoro relógios), mas vi o preço do que gostava, e achei que era demais para o uso que lhe dava, e acabei por não o comprar – poderei faze-lo, mas tão cedo não será. No entanto tenho dinheiro guardado que me dá para isso, e ainda sobra muito! Mas... e se me dá qualquer coisa? Se amasso o carro? Se tenho uma avaria, como é?

                                Pois é, há que ter muito juízo e muita cabeça.

                                Até mesmo na alimentação! Não me ponho a comprar iogurtes ou chocolates de marca "porque sim", é sempre pela relação Preço / Qualidade / Beneficio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu qto mais ganho mais porcarias tenho para comprar e mais coisas invento para gastar o dinheiro felizmente sempre tive trabalho.

                                  Não ligo a mtas tretas que a malta liga...mas n dispenso o sair de casa e ir a bares pronto durante mais de 15anos saia todas as noite e todas as noites gastava, agora ganhei mais juízo só saio sexta e sabado e gasto um pouco mais

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                    Felizmente a minha educação ensinou-me a não gerir a minha vida segundo esse ditado.

                                    Apesar de ainda estudar, e trabalhar nas horas vagas, tenho noção que faço uma excelente gestão dos gastos.

                                    Em primeiro lugar sou totalmente contra créditos e afins – para comprar casa, tudo bem, fora isso é para esquecer – não pode, não compra.

                                    Depois sou da opinião que, para gastar 10 tem que se ter 20 ou 30 guardado.

                                    Nós não sabemos o dia de amanhã, um acidente, uma avaria, uma doença... temos que ter estofo.

                                    Não tem muitos dias que um amigo meu me perguntou "porra, puseste navegação do teu carro? Andas a viver bem..."

                                    Pois é, pus, mas andava à 2 anos para o fazer, fui poupando e juntando para isso. Alem disso, tal como lhe disse, ao contrário dele, por exemplo, tenho um telemóvel com 4 anos (Siemens S55) que não tenciono trocar tão cedo, não me preocupo com roupas de marca, e as minhas despesas nas saídas à noite são apenas à 6ª Feira, ou ao Sábado e resumem-se a 55 cêntimos por um café.

                                    No telemovel, 5 Euros dão-me para mais de 1 mês!!!

                                    Não participo em festas onde se fazem sempre gastos supérfluos, não bebo bebidas alcoólicas, não fumo, enfim... levo uma vida relativamente despreocupada em termos monetários, mas a minha simples organização e gestão dá-me para aquilo que mais prezo.

                                    É uma questão de gostos e prioridades.

                                    Ando à imenso tempo a pensar em comprar um relógio (já que adoro relógios), mas vi o preço do que gostava, e achei que era demais para o uso que lhe dava, e acabei por não o comprar – poderei faze-lo, mas tão cedo não será. No entanto tenho dinheiro guardado que me dá para isso, e ainda sobra muito! Mas... e se me dá qualquer coisa? Se amasso o carro? Se tenho uma avaria, como é?

                                    Pois é, há que ter muito juízo e muita cabeça.

                                    Até mesmo na alimentação! Não me ponho a comprar iogurtes ou chocolates de marca "porque sim", é sempre pela relação Preço / Qualidade / Beneficio.


                                    não podia estar mais de acordo...

                                    já somos 2...

                                    Comentário


                                      #19
                                      O artigo está correcto, o título é que é falacioso.

                                      "Chapa ganham chapa gasta" costuma-se dizer de quem gasta o dinheiro levianamente. Mas não é esse o caso: o dinheiro não chega para o ESSENCIAL.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Apathy Ver Post
                                        não podia estar mais de acordo...

                                        já somos 2...
                                        Eu, não sou nem 8 nem 80.

                                        Não gasto tudo o que ganho (aliás, num mes normal, pouco a maior parte). Evito créditos (e, quando necessário, só com juros abaixo dos 7% ao ano).

                                        Saio à noite ao fim de semana e gasto o que acho que devo gastar, divirto-me, viajo e compro os meus brinquedos... felizmente também tenho um ordenado que consigo gerir, não tenho custos fixos, vivo com os pais etc...

                                        Mas, se admiro quem se sacrifica, quando o dinheiro não chega para o essencial, não consigo ter respeito porque quem pode, mas não faz...

                                        O dinheiro serve para fazer com que as coisas aconteçam e não para nos sentarmos em cima dele como uns avarentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                          Eu, não sou nem 8 nem 80.

                                          Não gasto tudo o que ganho (aliás, num mes normal, pouco a maior parte). Evito créditos (e, quando necessário, só com juros abaixo dos 7% ao ano).

                                          Saio à noite ao fim de semana e gasto o que acho que devo gastar, divirto-me, viajo e compro os meus brinquedos... felizmente também tenho um ordenado que consigo gerir, não tenho custos fixos, vivo com os pais etc...

                                          Mas, se admiro quem se sacrifica, quando o dinheiro não chega para o essencial, não consigo ter respeito porque quem pode, mas não faz...

                                          O dinheiro serve para fazer com que as coisas aconteçam e não para nos sentarmos em cima dele como uns avarentos.
                                          Meus amigos, tenham filhos e depois conversamos sobre poupanças .

                                          É um ver se te avias, mais houvesse mais se gastava

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                            Até mesmo na alimentação! Não me ponho a comprar iogurtes ou chocolates de marca "porque sim", é sempre pela relação Preço / Qualidade / Beneficio.
                                            Com a alimentação não se brinca, cuidadinho...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                              Eu, não sou nem 8 nem 80.

                                              Não gasto tudo o que ganho (aliás, num mes normal, pouco a maior parte). Evito créditos (e, quando necessário, só com juros abaixo dos 7% ao ano).

                                              Saio à noite ao fim de semana e gasto o que acho que devo gastar, divirto-me, viajo e compro os meus brinquedos... felizmente também tenho um ordenado que consigo gerir, não tenho custos fixos, vivo com os pais etc...

                                              Mas, se admiro quem se sacrifica, quando o dinheiro não chega para o essencial, não consigo ter respeito porque quem pode, mas não faz...

                                              O dinheiro serve para fazer com que as coisas aconteçam e não para nos sentarmos em cima dele como uns avarentos.

                                              pela minha parte a ideia n é a de ter o dinheiro debaixo do colchao


                                              mas é ter a consciência que azares e precalços acontecem quando menos esperamos e devemos estar preparados para eles, neste caso financeiramente...

                                              n é deixar de viver para acumular mts €€, pk um gajo morre de um dia para o outro e dps fica o €€ para quem n se sacrificou para o ganhar...

                                              Apenas, no meu caso a ideia subjacente é a de poderes levar uma vida mais desafogada, sem luxos desnecessarios (claro que neste caso o que para mim é fútil, para ti pode ser essencial.)
                                              mas aí é como diz o povo, "gosto cada um tem os seus"...

                                              Cumprimentos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                                                Meus amigos, tenham filhos e depois conversamos sobre poupanças .

                                                É um ver se te avias, mais houvesse mais se gastava

                                                Isto é verdade, já fui alertado por muitissimas pessoas sobre isto. E algumas delas nem ganham mal (que é como quem diz ganham bastantes vezes o que eu ganho agora)....

                                                Mas é por isso que também acho que se deve aproveitar enquanto se pode.



                                                Claro que trazem outras (muitas) coisas boas. A vida nao é o dinheiro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PauloCaldas Ver Post
                                                  Com a alimentação não se brinca, cuidadinho...
                                                  Certo Paulo, mas em vez de estourar em Mc Donalds, sobremesas, doces, e afins, prefiro poupar algum e comer algo mais saudável, e geralmente mais barato.

                                                  Iogurtes, por exemplo, costumo sempre optar pelo mais barato.

                                                  Acho que são daquelas coisas cujo resultado acaba por ser o mesmo, e dá sempre para poupar.

                                                  Cá em casa felizmente temos a pequena horta (infelizmente nem todas as pessoas o podem ter em casa), e então tudo o que é batatas, couves, enfim, legumes, é tudo ali da terra – parece que não, mas tudo ajuda.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se muita gentinha vivesse menos a pensar nas aparências...

                                                    Eu enquadro-me na minoria de 22% que não gasta tudo o que ganha.

                                                    Não ligo puto às aparências, não troco de telefone de 6 em 6 meses, não visto roupas fashion, que só duram uma época, porque na seguinte já não se usa, uso roupa clássica/conservadora que se usa sempre, não pago fortunas a certas empresas com serviços de kaka, tipo Tvcabo, estou sempre em busca dos melhores preços em tudo, Ex: se posso ir a Londres por 100€ numa lowcost, não vou pagar mais do dobro numa Tap ou outra, numa viagem de 2,5h o factor serviço/espaço não interessa muito, etc.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PauloCaldas Ver Post
                                                      Com a alimentação não se brinca, cuidadinho...
                                                      [Joking mode]A poupar na comida? Queres ver que está a poupar para ir comprar uma carrinha BMW a gasoleo? A casa das sandes agradece...[/joking mode]

                                                      Apenas a espalhar um pouco da "inteligência" do forum

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                        Se muita gentinha vivesse menos a pensar nas aparências...

                                                        Eu enquadro-me na minoria de 22% que não gasta tudo o que ganha.

                                                        Não ligo puto às aparências, não troco de telefone de 6 em 6 meses, não visto roupas fashion, que só duram uma época, porque na seguinte já não se usa, uso roupa clássica/conservadora que se usa sempre, não pago fortunas a certas empresas com serviços de kaka, tipo Tvcabo, estou sempre em busca dos melhores preços em tudo, Ex: se posso ir a Londres por 100€ numa lowcost, não vou pagar mais do dobro numa Tap ou outra, numa viagem de 2,5h o factor serviço/espaço não interessa muito, etc.
                                                        Concordo com tudo, há excepção da TvCabo... (o serviço é mesmo da tanga, atenção).

                                                        Queres dizer que só vês os 4 canais portugueses, ou tens parabólica? É que poupar na cultura também não me parece a melhor opção.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Oddie Ver Post
                                                          mas em parte a culpa é dos cidadãos, qualquer retoma que haja e para ir logo comprar bruto bm e comprar coisas acima das posses, não é o caso de todos mas é o da amostragem que tenho nos meus vizinhos.... compras impulsivas créditos fáceis...

                                                          Um BM é sempre uma boa compra

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                            Um BM é sempre uma boa compra
                                                            Quanto mais não seja para o gajo que fica com ele depois de a locadora o ter ido buscar!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X