Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os Provincianos...........da capital

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os Provincianos...........da capital

    Reparei, que com frequência, os habitantes da grande Lisboa ( nem que sejam da buraca ou da cova da moura, entre outros), referem-se a quem vive fora da zona da grande Lisboa (porque se fossem de Lisboa propriamente dita seriam igualmente incluídos na província...) como Provincianos, sem saberem sequer o que quer dizer provinciano, de onde veio a palavra e em que contexto se usa....

    comummente usam a palavra provinciano, num sentido pejorativo, sinonimo de ignorante, inculto, incivilizado, pacóvio, pobre etc....

    A palavra província, resulta do nome de uma região francesa chamada PROVENCE, e não é portanto o nome genérico de todos os territórios para alem da capital...

    Em Portugal, existem províncias, sendo Lisboa uma cidade da Província da estremadura..portanto os Lisboetas são eles próprios provincianos....


    Mesmo usando a conotação pejorativa da palavra, não posso deixar de notar, que na própria Lisboa ( cidade), a quantidade dos ditos "provincianos" é fenomenal, pessoas lisboetas há gerações, habitando nos típicos bairros populares, características fortemente marcadas de "provincianismo", milhares de pessoas ignorantes, incultas, incivilizadas, sem acesso a tecnologias e com parca qualidade de vida....


    Noto também, que a maioria das pessoas que usa a palavra Provinciano, no sentido pejorativo, são pessoas que não conhecem nada ou quase nada para alem da grande Lisboa, que raramente se deslocam para fora da mesma, excepto para ir ao Algarve, factor só por si revelador de falta de cultura nacional, ou de verbas para as realizar, sinais igualmente "provincianos"...


    Convido então, os caros colegas provincianos, a conhecer este nosso Portugal, as outras grandes cidades deste Pais, a qualidade de vida que nelas existe, e o acesso aos bens que os caros colegas Lisboetas pensam que são um exclusivo da sua província ou grande região..


    O Mundo é cada vez mais global, a internet está em todo o lado, mesmo nas outras províncias para alem da de Lisboa, o acesso á cultura é generalizado, dependendo esta cada vez mais da pessoa e das suas vontades, e cada vez menos do local onde se encontra...


    EDIT:Agradeço ao user Tó -Zé o chamar de atenção para um erro que cometi...
    Evidentemente que as províncias não são os distritos Portugueses mas sim as regiões que os incluem...
    As províncias são efectivamente As beiras, Trás os montes, Alentejo, Algarve estremadura...

    .
    Editado pela última vez por Foliv; 23 June 2007, 17:01.

    #2
    Se perceberes de onde vem a palavra vilões, ficarás a saber a fonte desse facto estranho. É algo já com séculos em cima...

    Vilões eram apenas pessoas da aldeia que tiveram o azar de ser pagãos.

    Comentário


      #3
      O português é em si mesmo um provinciano - a taxa de "internacionalização" é baixinha - poucos sairam da santa terrinha para visitar países estrangeiros.

      Contudo, esse provincianismo de que falas - de carácter regional - é paradoxalmente proclamado por gajos desterrados em Lisboa.´

      É que a maioria da população da grande Lisboa é proveniente de fora da região, aglutinando pessoas de todo o país - movimento migratório que sempre se verificou no nosso país.
      E se os mais velhos ainda mantém alguma ligação à terrinha, os mais novos, já nascidos em Lisboa e auto-proclamados "lisboetas", não passam de uns provicianos desterrados.

      É irónico.

      Comentário


        #4
        Só consigo aplaudir este post

        Comentário


          #5
          Das coisas mais bem escritas que já li por aqui!

          Excelente observação! Quando vivi em Lisboa fiquei com a mesma opinião!

          Comentário


            #6
            estou sempre a aprender.....penso que as pessoas que chamam de provinciano os outros, no sentido de incultos, pouco civilizados etc, é que são os verdadeiros incultos

            Comentário


              #7
              Só posso aplaudir o topico! Muito Bom


              ( Já para evitar essas confusões, para mim (Provinciano a preparar o S.João) tudo abaixo do mondego é mouro e habitam na mouraria. )

              Comentário


                #8
                O que ouço muito é chamar "saloios". o que está errado. a região saloia é, de facto, no arredores de Lisboa e corresponde, mais ou menos, à zona entre sintra, malveira e pero pinheiro

                Comentário


                  #9
                  Tive sempre essa opinião desde novo.

                  Tenho familiares de Lisboa, dos quais uns não nasceram nem viveram lá toda a vida (embora fosse a maior parte) e outros são "alfacinhas de gema".
                  O que noto é que quase todos eles (embora mais evidente de quem nasceu lá) são provincianos ao ponto de pensarem que há Lisboa...e o resto do país, medindo a qualidade de vida pelo facto de terem metro subterrâneo, pelo numero de "xóppingues", entre outras secundarisses quaisqueres....esquecendo que a qualidade de vida prima principalmente pela segurança, pela pouca poluição (sonora, do ar ou mesmo urbana), pela quantidade de espaços verdes e outros factores de base mais importantes do que esses pormenores das metrópoles.

                  Não é por ser portuense (ou tripeiro como quiserem chamar) e digo já aos lisboetas que lerem isto que tentem não me levar a mal, mas pra mim há muito pessoal de Lisboa que é proviciano como o pessoal das aldeias ou vilas que vem para a cidade mas com uma diferença: os das aldeias/vilas em questão são inocentemente provincianos, enquanto que os lisboetas em questão são ignorantemente provincianos.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    Para mim nada disto faz sentido, fico até surpreendido por uma pessoa aparentemente culta e evoluida ter lançado um topico destes.
                    O Vorsprung fez quanto a mim uma excelente analise do que se passa.
                    Nunca senti da parte dos lisboetas qualquer tipo de preconceito em relação a pessoas de outras regiões,quanto muito aquilo a que assistimos são meras brincadeiras provocatorias, mas não há registo de alguem que tenha vindo para lisboa e se tenha sentido excluido.
                    No fundo é o mesmo que se passa noutras regiões em que apelidam os lisboetas de mouros....

                    Comentário


                      #11
                      Caro Foliv,

                      Não me digas que não sabias que existiam provincianos também aqui em Lisboa??


                      E já agora uma rectificação, não é (ou era) a Província de Lisboa. É (ou era) a Província da Estremadura.

                      Comentário


                        #12
                        na própria Lisboa ( cidade), a quantidade dos ditos "provincianos" é fenomenal, pessoas lisboetas há gerações, habitando nos típicos bairros populares, características fortemente marcadas de "provincianismo", milhares de pessoas ignorantes, incultas, incivilizadas, sem acesso a tecnologias e com parca qualidade de vida....
                        Mesmo assim muito menos que o autor deste tópico, não exageremos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                          Mesmo assim muito menos que o autor deste tópico, não exageremos

                          Aqui está o primeiro a acusar o toque!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                            Reparei, que com frequência, os habitantes da grande Lisboa ( nem que sejam da buraca ou da cova da moura, entre outros), referem-se a quem vive fora da zona da grande Lisboa (porque se fossem de Lisboa propriamente dita seriam igualmente incluídos na província...) como Provincianos, sem saberem sequer o que quer dizer provinciano, de onde veio a palavra e em que contexto se usa....

                            comummente usam a palavra provinciano, num sentido pejorativo, sinonimo de ignorante, inculto, incivilizado, pacóvio, pobre etc....

                            A palavra província, resulta do nome de uma região francesa chamada PROVENCE, e não é portanto o nome genérico de todos os territórios para alem da capital...

                            Em Portugal, existem províncias, são 18 e chamam-se distritos, sendo Lisboa uma cidade da Província da estremadura..portanto os Lisboetas são eles próprios provincianos....


                            Mesmo usando a conotação pejorativa da palavra, não posso deixar de notar, que na própria Lisboa ( cidade), a quantidade dos ditos "provincianos" é fenomenal, pessoas lisboetas há gerações, habitando nos típicos bairros populares, características fortemente marcadas de "provincianismo", milhares de pessoas ignorantes, incultas, incivilizadas, sem acesso a tecnologias e com parca qualidade de vida....


                            Noto também, que a maioria das pessoas que usa a palavra Provinciano, no sentido pejorativo, são pessoas que não conhecem nada ou quase nada para alem da grande Lisboa, que raramente se deslocam para fora da mesma, excepto para ir ao Algarve, factor só por si revelador de falta de cultura nacional, ou de verbas para as realizar, sinais igualmente "provincianos"...


                            Convido então, os caros colegas provincianos, a conhecer este nosso Portugal, as outras grandes cidades deste Pais, a qualidade de vida que nelas existe, e o acesso aos bens que os caros colegas Lisboetas pensam que são um exclusivo da sua província ou grande região..


                            O Mundo é cada vez mais global, a internet está em todo o lado, mesmo nas outras províncias para alem da de Lisboa, o acesso á cultura é generalizado, dependendo esta cada vez mais da pessoa e das suas vontades, e cada vez menos do local onde se encontra...




                            .
                            Só isto é que não está certo. Província e distrito não são a mesma coisa. As províncias são: Minho, Douro Litoral, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral, Estremadura, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve.

                            De resto a frase "Lisboa é capital e o resto é província" sempre me meteu nojo, pelo seu carácter pejorativo. O "resto" é Portugal.
                            Editado pela última vez por Tó Zé; 23 June 2007, 15:32.

                            Comentário


                              #15
                              Infelizmente este topico irá quase inevitavelmente lever-nos a um extremar de posições,penso que ainda vamos a tempo de evitar que isso aconteça.
                              Com o contributo de todos penso que podemos discutir isto de forma elevada e sem fanatismos,até porque há uma coisa mais importante que tudo ,e que nos une...SOMOS TODOS PORTUGUESES!!!!

                              Comentário


                                #16
                                somos todos portugueses mas os lisboetas têm essa mania de considerar tudo o que não é lisboa como "província".
                                façam uma pesquisa no fórum sobre isso e vejam o que encontram :D

                                agora vou ali dar de comer às vacas, porque tenho de ir ao mercado buscar comida e elas não gostam de palha do hipermercado (que é mais barata), faz mal aos intestinos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Quem diz aquilo de quem habita os bairros populares, sejam eles no Porto, Lisboa ou Bragança, só demonstra mesmo falta de cultura e ignorância

                                  É triste mas há pessoas assim, em Paris, Nova Iorque e Tóquio

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu moro em Lisboa onde estudo, mas tenho a minha terrinha, curiosamente quem
                                    se sai com essas expressões de provinciano, saloio, campónio etc são os que só
                                    conhecem a cidade e não me faz confusão pois geralmente conhecem menos
                                    Portugal do que eu...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Capelo ,deixa-te disso,por aí não vamos a lado algum.
                                      Com que propriedade afirmas isso dos lisboetas?Provavelmente essa mensagem chega-te por aqueles que partiram da tua terra e que quando voltam vão com todas as "caganças"....
                                      Tenta conhecer melhor lisboa e os lisboetas e verás que nada disso faz sentido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                        conhecem a cidade e não me faz confusão pois geralmente conhecem menos Portugal do que eu...
                                        Eu conheço muitas pessoas que já percorreram todo o país, a europa... o mundo. Tudo depende da carteira. Tal como há quem nasça e morra sem sair da aldeia, também há quem nasça e morra sem sair da cidade. É pena, todos deveriam sair, conhecer Portugal, o mundo e alargar os horizontes. Assim evitar-se-iam tópicos destes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Capelo, mais uma coisa,tu és de Braga não é?
                                          Eu Lisboeta de gema vou passar 15 dias de ferias no final de Julho em Braga,teria todo o gosto em te conhecer e poder debater estas coisas contigo que dizes?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                            Reparei, que com frequência, os habitantes da grande Lisboa ( nem que sejam da buraca ou da cova da moura, entre outros), referem-se a quem vive fora da zona da grande Lisboa (porque se fossem de Lisboa propriamente dita seriam igualmente incluídos na província...) como Provincianos, sem saberem sequer o que quer dizer provinciano, de onde veio a palavra e em que contexto se usa....

                                            comummente usam a palavra provinciano, num sentido pejorativo, sinonimo de ignorante, inculto, incivilizado, pacóvio, pobre etc....

                                            A palavra província, resulta do nome de uma região francesa chamada PROVENCE, e não é portanto o nome genérico de todos os territórios para alem da capital...

                                            Em Portugal, existem províncias, são 18 e chamam-se distritos, sendo Lisboa uma cidade da Província da estremadura..portanto os Lisboetas são eles próprios provincianos....


                                            Mesmo usando a conotação pejorativa da palavra, não posso deixar de notar, que na própria Lisboa ( cidade), a quantidade dos ditos "provincianos" é fenomenal, pessoas lisboetas há gerações, habitando nos típicos bairros populares, características fortemente marcadas de "provincianismo", milhares de pessoas ignorantes, incultas, incivilizadas, sem acesso a tecnologias e com parca qualidade de vida....


                                            Noto também, que a maioria das pessoas que usa a palavra Provinciano, no sentido pejorativo, são pessoas que não conhecem nada ou quase nada para alem da grande Lisboa, que raramente se deslocam para fora da mesma, excepto para ir ao Algarve, factor só por si revelador de falta de cultura nacional, ou de verbas para as realizar, sinais igualmente "provincianos"...


                                            Convido então, os caros colegas provincianos, a conhecer este nosso Portugal, as outras grandes cidades deste Pais, a qualidade de vida que nelas existe, e o acesso aos bens que os caros colegas Lisboetas pensam que são um exclusivo da sua província ou grande região..


                                            O Mundo é cada vez mais global, a internet está em todo o lado, mesmo nas outras províncias para alem da de Lisboa, o acesso á cultura é generalizado, dependendo esta cada vez mais da pessoa e das suas vontades, e cada vez menos do local onde se encontra...




                                            .
                                            Bom post.


                                            Proud to be saloio

                                            Comentário


                                              #23
                                              Temos agora a nova definição de Portugal segundo o Engenheiro (inscrito na Ordem) Mário Lino:
                                              - Lisboa: Capital do Império.
                                              - A norte da CREL: Província
                                              - A sul do Tejo: Deserto

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                Tal como há quem nasça e morra sem sair da aldeia, também há quem nasça e morra sem sair da cidade.
                                                Exacto. Ambos são "provincianos" à sua escala.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É curioso, nasci em Lisboa há 34 anos e no dia seguinte (ou dai a dois dias, não me lembro ) fui viver para a zona norte de Lisboa, a chamada zona saloia.

                                                  Estou a 2 kms do limite urbano de Lisboa e a 10kms do centro de Lisboa, pelo que me considero um saloio Lisboeta ou um Lisboeta saloio, como queiram, se quiserem tambem pode ser saloio provinciano lisboeta ou se não gostarem, alterem a ordem das palavras a gosto.

                                                  Trabalho tanto em Lisboa como noutras zonas do pais, normalmente até Coimbra, e o que está em causa neste tópico ouço da boca de qualquer um, desde que seja pessoa pequenina e mesquinha note-se!

                                                  São os lisboetas a dizer que os portuenses são X, os portuenses dizem que os lisboetas são Y, depois vêm os leirienses a dizem mal dos das Caldas da Rainha e estes por sua vez a dizer mal dos de coimbra, etc, etc, etc....

                                                  Ou seja, este tipo de comportamento não se mede pela naturalidade da pessoa mas pela estupidez que lhe é intrínseca, independentemente de ser daqui ou d'acolá!

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que termo provinciano não foi usado inicialmente para definir o caracter da pessoa de forma depreciativa, mas sim para defenir aquele tipo de pessoas que chega a uma grande urbe, e actua com deslumbramento e pasmo, natural de quem vem de um meio pequeno e com menor desenvolvimento, normalmente isso notava-se na forma de vestir e actuar.


                                                    O problema foi quando o termo começou a ser usado com bairrismo e de forma acutilante e depreciativo, para classificar alguem que chega a um meio estranho.

                                                    Dessa forma, quer chamem provinciano, saloio, murcão, mouro, galego ou outro, o intuito é marcar de forma negativa a pessoa.

                                                    Na actualidade e muito por força do fenomeno futebol, é normal verificar que alguns dirigentes e politicos usam expressões que são sectarista e bairristas em extremo, isto provoca uma sensibilidade extrema e uma reacção negativa a termos que quando foram criados não tinham a carga negativa que hoje apresentam.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      São os lisboetas a dizer que os portuenses são X, os portuenses dizem que os lisboetas são Y, depois vêm os leirienses a dizem mal dos das Caldas da Rainha e estes por sua vez a dizer mal dos de coimbra, etc, etc, etc....

                                                      Ou seja, este tipo de comportamento não se mede pela naturalidade da pessoa mas pela estupidez que lhe é intrínseca, independentemente de ser daqui ou d'acolá!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                                                        Temos agora a nova definição de Portugal segundo o Engenheiro (inscrito na Ordem) Mário Lino:
                                                        - Lisboa: Capital do Império.
                                                        - A norte da CREL: Província
                                                        - A sul do Tejo: Deserto
                                                        Estou dentro do perímetro da CREL mas não moro em Lisboa, e agora?

                                                        Pessoal de regiões a dizer isto e aquilo de outras regiões é coisa que não falta neste país.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                                                          Temos agora a nova definição de Portugal segundo o Engenheiro (inscrito na Ordem) Mário Lino:
                                                          - Lisboa: Capital do Império.
                                                          - A norte da CREL: Província
                                                          - A sul do Tejo: Deserto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Estou dentro do perímetro da CREL mas não moro em Lisboa, e agora?

                                                            Pessoal de regiões a dizer isto e aquilo de outras regiões é coisa que não falta neste país.
                                                            Tanto faz
                                                            O senhor Engenheiro Lino não tem a mínima intenção em conhecer a região saloia para o aeroporto

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X