Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cheira Ao Medo Do "antigamente"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cheira Ao Medo Do "antigamente"

    CHEIRA AO MEDO DO "ANTIGAMENTE"
    O actual governo, presidido por Sócrates, é violento. Não como outros que o foram antes. Quem não recorda, por exemplo, a violência cavaquista patente, pelo menos, em dois momentos inesquecíveis em que colocou na rua a polícia para reprimir manifestantes: uma vez, no tão célebre quanto triste episódio dos “secos” e “molhados” em que a polícia carregou sobre a polícia; outra vez foi a repressão na Ponte 25 de Abril contra quem contestava o aumento das portagens.

    Era a violência física usada para que não restassem dúvidas sobre o poder de quem o detinha. Uma violência que, dada a visibilidade, chamava outros ao protesto nem que fosse para contestarem a própria violência. Contestar, na altura, custaria, quanto muito, o susto de ter de fugir à polícia, mas, para isso, bastava um pouco de argúcia e alguma preparação física.

    Hoje é diferente. A polícia não actua da mesma forma. Mostra-se ao longe, identifica (de preferência sem dar muito nas vistas), anda à paisana e usa câmaras de filmar. Porém, embora a polícia se mostre menos, a violência existe talvez mais perversa, pois não deixa nódoas negras na pele. É a outra violência, a que sem deixar marcas exteriores ainda dói mais, aquela que semeia o medo e, dessa forma, contribui para que atinja os seus objectivos quem dela se serve.

    Casos com o da DREN/Charrua, o da ex-delegada de saúde de Vieira do Minho, o do autor do blogue Portugal Profundo, as ameaças aos potenciais aderentes à Greve Geral ou o fortíssimo ataque que está a ser movido ao movimento sindical e aos seus dirigentes são sintomáticos do tipo de violência que procura instalar-se e que contribui para a generalização do sentimento de medo.

    É o medo de falar, de dar a cara, de denunciar publicamente, de dizer as verdades, de protestar, até de comentar criticamente nem que seja à mesa do café. Sim, porque agora há, de novo, os bufos. E os bufos podem estar na mesa do lado, na secretária em frente, na esquina da rua… bufam para se prestigiarem diante do poder e, talvez assim, garantirem um bom futuro, apesar da sua mediocridade. E é neste caldo de cultura que vai crescendo o medo. O medo do processo disciplinar, do sinal vermelho no registo biográfico, do traço azul no texto, do esfumar da progressão na carreira, de perder o emprego e, assim, a casa, o carro, o futuro dos filhos…

    Sócrates há dias, com o seu ar presunçoso, sorria junto de quem o contestava e, para as câmaras da televisão, informava o país de que era um “político democrático”, não fosse o país ter disso dúvidas. Mas será democrático o líder de um governo que fez regressar ao país a intolerância política, o delito de opinião, a violência que semeia o medo?!

    Evitar que o medo se instale de vez é exigência que se coloca a todos os que acreditam nos valores democráticos. Nestas circunstâncias, lutar contra o medo não é só um direito que nos assiste, é um dever que se impõe a todos nós. É necessário que, sem medo, enxotemos os ditadorzecos que certas conjunturas promovem. Políticos que, ilegitimamente, abusam do poder que legitimamente conquistaram. São os salazarentos deste início de século XXI, sapato de verniz em vez de botas, que nem marcelentos merecem ser considerados.

    Desconheço se um dia cairão de alguma cadeira, mas do poder tombarão sem glória, pois apenas os heróis são glorificados pelo povo. Quem ataca e fere os que menos têm e menos podem, jamais merecerá glória. Desses, o povo costuma dizer que “Deus nos livre deles!”, mas depois é o próprio povo que perde a paciência de esperar a intervenção divina e deles se livra. Estou convencido que será assim de novo…


    Mário Nogueira
    Professor, Coordenador do SPRC e Secretário-Geral da FENPROF

    #2
    essas ideias só me dá vontade de rir,não é que não tenham razão .. mas exageram

    se fosse tão violento não tinha coragem de meter este texto a publico, se isto é violento, não quero imaginar no tempo do salazar ...

    Comentário


      #3


      texto digno de um episodio do seinfeld! mas como nao e o seinfeld a escrever, e apenas estupido e revelador de uma burrice fora do normal (por parte do autor)

      nao ha mal nenhum em ser do contra. agora ha os que escolhem dizer porque e que sao do contra e lutar pela SUA visao de um "pais melhor", e os uqe simplesmente dizem que sao do contra "porque sim", deixando assim bem claro que sao grandes otarios.
      quem escreveu este texto faz claramente parte do 2o grupo. quem o apoia idem...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post


        texto digno de um episodio do seinfeld! mas como nao e o seinfeld a escrever, e apenas estupido e revelador de uma burrice fora do normal (por parte do autor)

        nao ha mal nenhum em ser do contra. agora ha os que escolhem dizer porque e que sao do contra e lutar pela SUA visao de um "pais melhor", e os uqe simplesmente dizem que sao do contra "porque sim", deixando assim bem claro que sao grandes otarios.
        quem escreveu este texto faz claramente parte do 2o grupo. quem o apoia idem...
        E em que grupo é que tu te inseres? Sendo do contra contra os do contra, não fazes parte também do segundo grupo?

        Comentário


          #5


          [ATTACH]9891[/ATTACH]

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
            E em que grupo é que tu te inseres? Sendo do contra contra os do contra, não fazes parte também do segundo grupo?
            assumo, sem problemas, que sou contra os do 2o grupo. esse tipo de pessoas nao merece sequer uma justificacao, nao valem isso.

            os que sao do contra mas parte do primeiro grupo, sao excelentes pessoas para se ter uma discussao adulta e seria.

            tu ja assumiste que eu sou a favor de tudo o que o socrates faz, certo?
            ainda bem, e sinal que nao me conheces

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
              assumo, sem problemas, que sou contra os do 2o grupo. esse tipo de pessoas nao merece sequer uma justificacao, nao valem isso.

              os que sao do contra mas parte do primeiro grupo, sao excelentes pessoas para se ter uma discussao adulta e seria.

              tu ja assumiste que eu sou a favor de tudo o que o socrates faz, certo?
              ainda bem, e sinal que nao me conheces
              Enganas-te, já cá ando há tempo suficiente para saber mais ou menos como és

              Comentário


                #8
                o que é que ele vai escrever quando socrates obtiver a segunda maioria absoluta?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                  Enganas-te, já cá ando há tempo suficiente para saber mais ou menos como és
                  ok, entao podes afirmar com certeza que eu apoio o socrates, e?

                  nao te cures que nao e preciso

                  nao te esquecas que tens que convencer-me A MIM PROPRIO! e que eu estou plenamente convencido que nao apoio o socrates...da mesma forma que nao apoio nenhum dos outros "grandes".
                  demonstras tanta conviccao que acho que nao tens problemas nenhuns em provar em quem eu votei

                  Comentário


                    #10
                    Eu também não concordo nada com o sindicalista.

                    Afinal , os nossos governantes fazem tudo para o nosso bem e nós devemos estar gratos com isso e denunciar todos os que dizem essas coisas feias, os malandros, é que eles são mesmo estupidos e burros porque não conseguem perceber que isto é o melhor para Portugal.

                    E há liberdade de opinião em portugal. Isso é evidente. Agora não podem é querer o melhor dos dois mundos. Ou seja, dizerem o que lhes apetece em desfavor dos nossos queridos governantes e depois ainda quererem ser promovidos e ser chefes. Era só o que faltava. Então e a confiança, como é?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                      ok, entao podes afirmar com certeza que eu apoio o socrates, e?

                      nao te cures que nao e preciso

                      nao te esquecas que tens que convencer-me A MIM PROPRIO! e que eu estou plenamente convencido que nao apoio o socrates...da mesma forma que nao apoio nenhum dos outros "grandes".
                      demonstras tanta conviccao que acho que nao tens problemas nenhuns em provar em quem eu votei


                      Em que altura é que eu disse isso?

                      Não te cures não, que não é preciso... Queres umas aulas de compreensão de português particulares? Levo pouco dinheiro se demonstrares teres um agregado familiar com poucos recursos.

                      Comentário


                        #12
                        É tudo mais do mesmo...

                        FPs a criticar o Governo.

                        Governo que está à frente do aparelho do Estado que os emprega e lhes paga o ordenado.

                        Porque toda esta perseguição se apoia em 2 casos. Ui, aí temos o Estado policial e os bufos de antigamente e os comunas que comem criancinhas, além dos pides que entram em casa de madrugada.

                        Apesar de ser Domingo, não bebam antes do pôr do sol, ok?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          É tudo mais do mesmo...

                          FPs a criticar o Governo.

                          Governo que está à frente do aparelho do Estado que os emprega e lhes paga o ordenado.

                          Porque toda esta perseguição se apoia em 2 casos. Ui, aí temos o Estado policial e os bufos de antigamente e os comunas que comem criancinhas, além dos pides que entram em casa de madrugada.

                          Apesar de ser Domingo, não bebam antes do pôr do sol, ok?
                          Quem lhes paga o ordenado é o orçamento de estado, pago pelos impostos de todos nós, os dirigentes do governo não são os donos do estado, a sua função é gerir o aparelho deste mesmo estado, são eles também empregados por tempo limitado. Repito, o governo não é dono nem patrão dos funcionários públicos.

                          Já agora, quantos casos são precisos para considerares digno da tua repreensão?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                            Quem lhes paga o ordenado é o orçamento de estado, pago pelos impostos de todos nós, os dirigentes do governo não são os donos do estado, a sua função é gerir o aparelho deste mesmo estado, são eles também empregados por tempo limitado. Repito, o governo não é dono nem patrão dos funcionários públicos.

                            Já agora, quantos casos são precisos para considerares digno da tua repreensão?
                            Parece-me que não é uma questão de quantos, mas de quem...

                            ps: este tópico está um pouco inflamado...provavelmente é do nervosismo.
                            Editado pela última vez por ManuelJasmim; 01 July 2007, 14:36.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                              Parece-me que não é uma questão de quantos, mas de quem...

                              ps: este tópico está um pouco inflamado...provavelmente é do nervosismo.
                              Na mouche

                              Comentário


                                #16
                                NÃO PASSARÃO - MIGUEL TORGA

                                Não desesperes, Mãe!
                                O último triunfo é interdito
                                Aos heróis que o não são.
                                Lembra-te do teu grito:
                                Não passarão!

                                Não passarão!
                                Só mesmo se parasse o coração
                                Que te bate no peito.
                                Só mesmo se pudesse haver sentido
                                Entre o sangue vertido
                                E o sonho desfeito.

                                Só mesmo se a raiz bebesse em lodo
                                De traição e de crime.
                                Só mesmo se não fosse o mundo todo
                                Que na tua tragédia se redime.

                                Não passarão!
                                Arde a seara, mas dum simples grão
                                Nasce o trigal de novo.
                                Morrem filhos e filhas da nação,
                                Não morre um povo!

                                Não passarão!
                                Seja qual for a fúria da agressão,
                                As forças que te querem jugular
                                Não poderão passar
                                Sobre a dor infinita desse não
                                Que a terra inteira ouviu
                                E repetiu:
                                Não passarão!

                                Miguel Torga in Poemas Ibéricos, 1965


                                NO PASSARÁN!!!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda iremos voltar à "Licença do Isqueiro".

                                  O decreto que regulamentava tal medida era o Decreto-lei n.º 28 219 de Novembro de 1937. Foi abolido em Maio de 1970.

                                  Editado pela última vez por Excalibur; 01 July 2007, 21:12.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já lá estamos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                                      Já lá estamos!

                                      Ná ... segundo alguns estamos bem ... ou direi no bom caminho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                        Ná ... segundo alguns estamos bem ... ou direi no bom caminho.

                                        O tempo o dirá!

                                        Agora é tempo de ir descansar que amanhã é dia de "pica o boi"

                                        Raisparta o euromilhões que tarda a vir!

                                        Noite calma e repousante!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                                          O tempo o dirá!

                                          Agora é tempo de ir descansar que amanhã é dia de "pica o boi"

                                          Raisparta o euromilhões que tarda a vir!

                                          Noite calma e repousante!
                                          Boa Noite

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                            Quem lhes paga o ordenado é o orçamento de estado, pago pelos impostos de todos nós, os dirigentes do governo não são os donos do estado, a sua função é gerir o aparelho deste mesmo estado, são eles também empregados por tempo limitado. Repito, o governo não é dono nem patrão dos funcionários públicos.

                                            Já agora, quantos casos são precisos para considerares digno da tua repreensão?
                                            Sabes uma ler uma frase ?

                                            Tenta lá e depois comenta como deve ser.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              Sabes uma ler uma frase ?

                                              Tenta lá e depois comenta como deve ser.
                                              "Governo que está à frente do aparelho do Estado que os emprega e lhes paga o ordenado."

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                "Governo que está à frente do aparelho do Estado que os emprega e lhes paga o ordenado."
                                                Já percebi que consegues citar.

                                                Ler?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  "Fernando Lopes-Graça foi um dos mais notáveis compositores e musicólogos contemporâneos. Nasceu a 17 de Dezembro de 1906, em Tomar. Estudou em Coimbra, no Conservatório Nacional. As «Variações Sobre um Tema Popular Português para Piano» são a sua primeira obra, datada de 1929."
                                                  CANTAR A LIBERDADE
                                                  Canções Heróicas
                                                  «Livre»

                                                  Solo
                                                  Não há machado que corte
                                                  a raiz ao pensamento
                                                  Coro
                                                  não há morte para o vento
                                                  não há morte.
                                                  Solo
                                                  Se ao morrer o coração
                                                  morresse a luz que lhe é querida,
                                                  Coro
                                                  sem razão seria a vida,
                                                  sem razão.
                                                  Solo
                                                  Nada apaga a luz que vive
                                                  num amor, num pensamento,
                                                  Coro
                                                  porque é livre como o vento,
                                                  porque é livre.

                                                  Carlos de Oliveira, As Canções Heróicas
                                                  ...

                                                  ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                    Já percebi que consegues citar.

                                                    Ler?
                                                    Aprendi quando era pequeno, e tu, sabes escrever? Disseste aquilo ou não?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                      Aprendi quando era pequeno, e tu, sabes escrever? Disseste aquilo ou não?
                                                      Dizer, não disse. Escrevi.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        Dizer, não disse. Escrevi.
                                                        Então se achas que interpretei mal, o que querias dizer?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Governo que está à frente do aparelho do Estado que os emprega e lhes paga o ordenado.
                                                          Já chega?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                            o que é que ele vai escrever quando socrates obtiver a segunda maioria absoluta?
                                                            Que as galinhas já têm dentes?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X