Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na escolha do curso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda na escolha do curso

    bom é altura de tomar decisões em relação ao futuro. cheguei à conclusão
    que tenho que tirar um curso superior. portanto pus-me a pensar: como sempre gostei de automoveis e tudo ligado ao sector, pensei em eng automovel em leiria. fui ao site e gostei muito do curso e era mesmo o que eu queria mas tem um problema: n posso sair de lisboa por questões económicas.
    pensei em eng mecanica e depois numa especialização na area automovel. agora n sei se existe este tipo de especialização e se dps de tirada há mercado para a receber.
    tive então que pensar noutras 2 soluções que n me agradam tanto mas tem que ser: eng civil e gestão.
    em relação à eng civil tenho algumas duvidas:
    - tipo de trabalho realizado: muito trabalho de escritório ou mais de andar de obra em obra
    - elaborar projectos: remete para o desenho ou mais para contas
    - exemplo de um trabalho especifico que eng civil possa realizar
    - a oferta de emprego nesta area como na área de gestão: se é um emprego com futuro
    tenho ainda 2 duvidas mais no geral:
    hoje em dia compensa mais fazer uma licenciatura ou mestrado?
    se estas faculdades têm um bom impacto: Nova(para eng e gestão), ISEG (para gestão).

    gostava que alguem que percebe da coisa me ajuda-se pois é realmente muito importante.

    #2
    tou na mesma situaçao que tu.

    gosto de carros e nada me vai mover de seguir alguma coisa relacionada com eles!

    sendo assim vou (quero ir lol)para o tecnico tirar engenharia mecanica, e depois, pelo tratado de bolonha, tento ir para inglaterra tirar mestrado em competição automovel!

    Comentário


      #3
      e o instituto politecnico de setubal? tens a licenciatura em mecanica e penso que depois podes escolher o ramo automóvel.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        tou na mesma situaçao que tu.

        gosto de carros e nada me vai mover de seguir alguma coisa relacionada com eles!

        sendo assim vou (quero ir lol)para o tecnico tirar engenharia mecanica, e depois, pelo tratado de bolonha, tento ir para inglaterra tirar mestrado em competição automovel!
        Já pensaste no instituto politécnico de Leiria? tem mesmo eng automóvel, acho que é a única no país.

        Comentário


          #5
          Desses 3 de certo a mecanica está mais ligada ao ramo automovel. embora nao seja exclusivo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Max_powered Ver Post
            Já pensaste no instituto politécnico de Leiria? tem mesmo eng automóvel, acho que é a única no país.
            ele nao pode sair de lx


            eu tb ando com o mesmo dilema em escolher o curso

            Comentário


              #7
              Sinceramente acho que mais vale ires para uma coisa que gostes, ate porque a transiçao do secundario para a faculdade costuma ser bastante "violenta" para alguns e se for o teu caso aliado a um curso de que nao gostas acabaras por ficar ainda mais desanimado pela opçao que escolhes-te.

              Comentário


                #8
                bem tou a ver que n sou o unico com este dilema...

                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                tou na mesma situaçao que tu.

                gosto de carros e nada me vai mover de seguir alguma coisa relacionada com eles!

                sendo assim vou (quero ir lol)para o tecnico tirar engenharia mecanica, e depois, pelo tratado de bolonha, tento ir para inglaterra tirar mestrado em competição automovel!
                infelizemnte tb gostava de fazer isso. mas depois com o mestrado as boas oportunindades de emprego eram fora de portugal e isso n me interessa muito.

                Originalmente Colocado por GaLLardO Ver Post
                e o instituto politecnico de setubal? tens a licenciatura em mecanica e penso que depois podes escolher o ramo automóvel.
                tb andei a ver essa mas mesmo assim ainda fica muito longe de casa. é muita despesa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por M_knoxx Ver Post
                  Sinceramente acho que mais vale ires para uma coisa que gostes, ate porque a transiçao do secundario para a faculdade costuma ser bastante "violenta" para alguns e se for o teu caso aliado a um curso de que nao gostas acabaras por ficar ainda mais desanimado pela opçao que escolhes-te.
                  exactamente. ando a procura de outras opções na zona de lisboa mas como já disse fazendo um curso de eng mecanica n sei se há depois pós graduações ou mestrados na area automovel.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TB Ver Post
                    exactamente. ando a procura de outras opções na zona de lisboa mas como já disse fazendo um curso de eng mecanica n sei se há depois pós graduações ou mestrados na area automovel.
                    pois...eu ja vou seguir mecanica sabendo que em Portugal pouco ou nada existe!

                    No entanto, como queres uma cena relacionada com automoveis, aconselhava-te mesmo o tecnico (IST). O curso de mecanica deles, embora bastante geral, permite aos seus alunos participarem, entre outras iniciativas, nos campeonatos eco-shell e formula student.

                    Procura mais dados na internet sobre isto;)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      tou na mesma situaçao que tu.

                      gosto de carros e nada me vai mover de seguir alguma coisa relacionada com eles!

                      sendo assim vou (quero ir lol)para o tecnico tirar engenharia mecanica, e depois, pelo tratado de bolonha, tento ir para inglaterra tirar mestrado em competição automovel!
                      Consegue-me arranjar mais informação acerca desse mestrado?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Super de Origem Ver Post
                        Consegue-me arranjar mais informação acerca desse mestrado?
                        eu nao sei muito sobre isto pois ainda nao pesquisei muito. estava a pensar investigar mais assim que tivesse no IST.

                        No entanto, ja encontrei uma universidade em Inglaterra, aqui pela internet, que tinha um mestrado em competição automovel. Eu até enviei um e-mail para essa universidade com uma duvida e eles prontamente responderam.

                        Parece que o curso está completamente virado para competição automovel, tendo estagios nos centros do Colin Mcrae.

                        http://perseus.herts.ac.uk/uhinfo/courses/aade/aem.cfm

                        eu, se fosse para lá, iria ingressar no 4º e quinto ano, tendo feito os 3 primeiros em portugal.

                        edit:

                        no entanto, penso que os cursos que estão no site ainda nao estão pelo esquema de bologna.
                        Editado pela última vez por Movyk; 06 July 2007, 00:07.

                        Comentário


                          #13
                          Boas!

                          Ando no 1º ano de Eng. Mec na UM (por enquanto) e aproveito para deixar aqui a minha opinião:

                          se vais para Mecânica só por gostares de ver umas revistas de carros e uns Rallys, então pensa bem antes de tomares a decisão final. O curso é muito mais do que carros (diria até que os carros estão muito longe de ser o centro das atenções neste curso). Se estás ciente disso, então força, avança que vais para um excelente curso e com óptimas perspectivas de futuro. Quanto a uma especialiazação em Eng. Automóvel, só conheço na FEUP, não conheço bem os cursos aí em baixo, mas também já vi que está fora de hipótese sair de Lisboa. Em termos de Mecânica na área de Lisboa, as melhores referências que tenho são do Técnico mas também ouço dizer que é particularmente puxado lá... Não sei também quais as especializações que lá têm.
                          Alguém no tópico disse que a transição do secundário para a universidade pode ser bastante "violenta", o que eu concordo. Senti bem isso na pele, este ano, mas se já estiveres habituado a estudar do secundário, não deves ter problemas. Agora, se estiveres habituado a boa vida como eu, esquece, que assim não vais longe, por isso toca a trabalhar de início
                          Em termos de empregabilidade, deve ser do melhor que há por aí. É claro que não vai toda a gente trabalhar na AutorEuropa, mas trabalho para um Eng. Mecânica é coisa que não falta.

                          Se quiseres mais opiniões sobre Mecânica, mete o nome do curso no título do tópico que o que não falta por aqui é pessoal de Mecânica, quando virem isso vem logo aqui meter o nariz

                          Comentário


                            #14
                            bem 2 engenharia e uma gestão.

                            gostas de matemática, estás preparado para queimar muitas pestanas, passar horas a estudar e depois chumbares nos exames. então vai para uma engenharia.

                            não que gestão seja fácil, mas pelo menos sabes que se estudares e aplicares consegues fazeres as cadeiras, ao contrario das engenharias que muitas vezes perdem-se dias a estudar para as cadeiras e depois chumba-se.

                            no que diz respeito a gestão e apesar de haver muitos empregos nesta area, tambem existem muita mão de obra, depois de tirares o curso, podes ainda andar uns tempos a sujeitares a muita coisa até consiguires arranjar um emprego decente. no entanto se te aplicares os bons gestores ganham muito dinheiro. depois do curso um MBA pode abrir-te as portas a melhores empregos.

                            no que diz respeito a eng. civil, acho que já foi uma aposta mais segura, o mercado da construção civil está a abrandar. o dinheiro de bruxelas irá parar daqui a uns anos e lá se vão as grandes obras publicas que muito dinheiro geram nesta area. por isso é que muitas construtoras portuguesas (teixeira duarte, mota-engil, somague, etc) já se começaram a expandir para fora. dentro de portugal e nos grandes centros urbanos existe muita mão de obra. mas para alguem com espirito de aventureiro, poderá ganhar muito dinheiro indo uns tempos para angola ou moçambique.

                            quando a eng. mecanica, existe muita falta de mão de obra nesta area, aliado a este curso um MBA poderá abrir portas a lugares de gestores de produto que ganham muito dinheiro.

                            Comentário


                              #15
                              não sei se com as alterações de Bolonha ainda se mantém, mas no ISEP (Porto) existe Eng Mec - Ramo de Transportes.

                              é relativamente prático nos 2 últimos anos e com boa saída no mercado de trabalho.

                              agora também te posso dizer outra coisa, se fores para eng mec como eu fui por causa dos automóveis é capaz de te dar uma coisinha má nos primeiros anos, pq quer seja Eng Mec clássica ou com especialização no automóvel vais ter sempre de ter as Matemáticas e as Físicas todas

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por psantos Ver Post

                                quando a eng. mecanica, existe muita falta de mão de obra nesta area, .
                                Não existe nada falta de mão de obra. Engºs mecânicos há ao pontapé
                                Pq vcs teimam e continuar a contar histórias da carochinha aos jovens que vão para a faculdade?

                                Pessoalmente acho que um bom curso de gestão tirado numa boa escola é bastante mais interessante e rentável que qq curso de engenharia. Um engenheiro tem que comer muita porcaria até chegar a algum lado. Já um gestor com uma certa facilidade consegue subir mais rapidamente na carreira se for ambicioso e inteligente evidentemente.

                                Em 99% dos casos um engenheiro ganha bastante menos que um gestor com a mesma idade e anos de experiência na mesma empresa.

                                Se queres ser engenheiro e ambicionas ganhar acima da média, tens 2 saídas: ou emigras ou saltas para gestão. Não tem nada q saber.

                                Comentário


                                  #17
                                  Publicidade clara:

                                  Querem 1 curso com emprego garantido?
                                  Querem reconhecimento no mundo empresarial?
                                  Querem 1 curso único em portugal, onde a área cresce 20% ao ano?


                                  Vão para Gestão de Transportes na Escola Náutica Infante D. Henrique


                                  há 3 ramos:
                                  Rodoviário de mercadorias
                                  Maritimo portuário

                                  para mais informações: pm ou perguntem aqui!

                                  muita gente com estes cursos vai trabalhar para empresas, que nada tem a ver com transporte marítimo/terrestre... vão para empresas de logística etc...

                                  Eu tou em rodoviário de mercadorias!
                                  Ah têm mecânica!!!!


                                  qquer coisa PM ou perguntem aqui que tenho todo o gosto em responder



                                  edit: saem muito poucos alunos por ano... mas tb entram poucos - curso e faculdade pouco conhecida!
                                  muitos pensam que pertence à marinha de guerra mas não tem nada a ver... é 1 faculdade politécnica civil!
                                  Editado pela última vez por GJP; 06 July 2007, 12:53.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E que tal aliares a engenharia à gestão mantendo a possibilidade de trabalhares com carros e ires para Engenharia e Gestão Industrial?
                                    A média em 2006 ficou-se pelo 12 valores no IST em Lisboa, mas na FEUP é um curso bastante concorrido (média 14/15).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois também pensei em ir para engenharia mecanica mas a fisica fod3 tudo...Por isso decidi por o curso de comunicação e multimedia em primeiro na universidade de coimbra...o que acham deste curso???empregabilidade???

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estou no 4ºAno de Mecânica em Aveiro. Um curso de Engenharia Mecânica não tem nada a ver com automóveis, e ao contrário do que pensas, emprego é coisa que não falta.. Gosto muito de carros e tenho um gosto enorme por essa área, mas ao longo do curso tenho vindo a descobrir que até existem áreas mais interessantes do que automóveis em termos de engenharia.. Como foi dito, uma coisa é gostar de conduzir e de carros, outra coisa é projectá-los, isso não é assim tão emocionante. Todavia, o curso de Mecância permite-te ter conhecimentos para estudares o ramo automóvel, torna-se muito fácil.. Se quiseres uma experiência na área de competição, vai para o técnico, eles estão na competição Formula Student, mas exige muito, mas mesmo muito trabalho.. e não esperes que te deixem fazer parte da equipa logo no primeiro ano, porque no primeiro ano não sabes NADA, talvez no final do 2º ou assim...Um projecto destes envolve muito trabalho, este ano eu e uns colegas avançamos em Aveiro para a Formula Student e dá mesmo muito trabalho...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                          ....
                                          Andar 5 ou mais anos a queimar neurónios numa Engenharia com o objectivo de ir trabalhar para os outros não vale muito a pena na verdade.. aí mais vale tirar gestão...

                                          O atractivo da eng. é depois de uns anitos de experiencia, te juntares a uns socios e criares a tua própria empresa dentro da àrea que gostas, e que achas interessante..
                                          Neste meu caso Eng. Mecânica..

                                          Até pq não é a trabalhar para os outros que se ganha $.

                                          Eu tou na FCTUC, e também há vários projectos que tornam isto bastante mais interessante, como a formula student, e o shell eco-marathon no qual somos recordistas Ibéricos com 1902 km com 1 litro
                                          Já agora: http://www.ecoveiculo.com/
                                          Editado pela última vez por Bimmer; 06 July 2007, 12:22.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por hardmotion Ver Post
                                            E que tal aliares a engenharia à gestão mantendo a possibilidade de trabalhares com carros e ires para Engenharia e Gestão Industrial?
                                            A média em 2006 ficou-se pelo 12 valores no IST em Lisboa, mas na FEUP é um curso bastante concorrido (média 14/15).
                                            tive agora ver esse curso e n me parece muito mal. se é mais virado para a gestão isso interesa-me e por um lado ficava perto de casa e ao pé do meu irmão (ele ta no IST do tagus). tenho que ver bem.

                                            eu estou ciente que a eng mecanica n está muito virada para area automovel.
                                            o problema de eng mecanica é a fisica onde me atrapalho um pouco. é um pouco isso que me demove de eng mecanica enquanto que a eng automovel é uma area mais virada para o automovel onde tb há fisica mas se for preciso faço.
                                            quanto a especilização na area automovel penso que seja um pouco arricado fazer isso e esperar que haja emprego. penso que se calhar é melhor não arriscar alguns anos da minha vida e dps n dar em nada.

                                            por um lado pondo um pouco a área da eng mecanica e eng automovel fora de questão, entre eng civil e gestao:penso que a area de gestão abrange um maior nº de areas em que posso trabalhar e penso que nessa area estou um pouco mais à vontade.
                                            agora se optar por gestão é melhor 3 anos ou 5 anos?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TB Ver Post
                                              tive agora ver esse curso e n me parece muito mal. se é mais virado para a gestão isso interesa-me e por um lado ficava perto de casa e ao pé do meu irmão (ele ta no IST do tagus). tenho que ver bem.

                                              eu estou ciente que a eng mecanica n está muito virada para area automovel.
                                              o problema de eng mecanica é a fisica onde me atrapalho um pouco. é um pouco isso que me demove de eng mecanica enquanto que a eng automovel é uma area mais virada para o automovel onde tb há fisica mas se for preciso faço.
                                              quanto a especilização na area automovel penso que seja um pouco arricado fazer isso e esperar que haja emprego. penso que se calhar é melhor não arriscar alguns anos da minha vida e dps n dar em nada.

                                              por um lado pondo um pouco a área da eng mecanica e eng automovel fora de questão, entre eng civil e gestao:penso que a area de gestão abrange um maior nº de areas em que posso trabalhar e penso que nessa area estou um pouco mais à vontade.
                                              agora se optar por gestão é melhor 3 anos ou 5 anos?
                                              eu ando nesse curso no ist , se precisares de alguma coisa é so dizeres.
                                              So te dou um conselho , se queres engenharia vai po tecnico. Nova , isel etc. nao vale mm pena

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por lclsa Ver Post
                                                eu ando nesse curso no ist , se precisares de alguma coisa é so dizeres.
                                                So te dou um conselho , se queres engenharia vai po tecnico. Nova , isel etc. nao vale mm pena
                                                Esse teu comentario demostra uma total ignorancia da real qualidade das restantes faculdades. E isso e o aluno com media de 12 no tecnico tira media de 16 na Nova.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pedrot16 Ver Post
                                                  Estou no 4ºAno de Mecânica em Aveiro. (...), e ao contrário do que pensas, emprego é coisa que não falta..
                                                  A diferença entre eu e um estudante de mecânica do 4º ano, é que eu visito fábricas da indústria automóvel e metalomecânica de 15 em 15 dias e conheço vários engenheiros mecânicos das mais diversas idades e posições nas empresas. Sou vendedor e lido com o gajo das compras, o gajo da produção, o gajo do projecto e o gajo do pós venda. Ao fim de uns anos é fácil ter uma ideia formada do mercado de trabalho nessa área e sobretudo da forma como funciona a carreira de um engº mecânico ( ou de gestão, industrial ou qq outra especialidade de engenharia dentro da indústria).

                                                  Mas acho importante que as universidades motivem os os seus alunos com wokshops com empregos espectaculares e case studys fantásticos como fazem algumas e sem esquecer as visitas a fábricas pipis da praxe...

                                                  O sonho comanda a vida... A realidade, dps logo se vê.
                                                  Editado pela última vez por neoxic; 06 July 2007, 14:40.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quanto às outras faculdades não sei, mas sei que o IST é considerado uma das melhores em engenharia a nível nacional, tal como a FEUP.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por M_knoxx Ver Post
                                                      Esse teu comentario demostra uma total ignorancia da real qualidade das restantes faculdades. E isso e o aluno com media de 12 no tecnico tira media de 16 na Nova.
                                                      isso sei q nao é vdd.
                                                      ate acredito que o curso da nova seja melhor. Mas é incomparavel no q toca a prestigio e nome da instituiçao.No estrangeiro toda a gente conhece o tecnico , ja a nova.... O tecnico faz parte de asociaçoes internacionais como o cluster , a nova nao.

                                                      Vou te contar um episodio engraçado. Este ano hou ve , como normalmente , a jobshop no ist. Tava a falar com um gajo duma empresa ( q nao vou revelar) , e ele pgtou me se eu era do ist. respondi que sim , e ele diz me assim : para os alunos do tecnico damos contracto efectivo , 1000€ limpos de salario , e carro. Para os q nao sao do IST damos contrato a termo , e ficam 2 anos a experiencia.

                                                      Acredito que a nova até seja melhor , mas o tecnico tem uma reputaçao que a nova so daqui a uns 30 anos é que poderá ter igual. E depois o tecnico tem investigaçao de jeito , a nova nao.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por lclsa Ver Post
                                                        No estrangeiro toda a gente conhece o tecnico , ja a nova....

                                                        Então não é...
                                                        Que alguns conheçam, aqueles que tem ligações com o técnico ainda é naquela...Agora toda a gente???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
                                                          Então não é...
                                                          Que alguns conheçam, aqueles que tem ligações com o técnico ainda é naquela...Agora toda a gente???
                                                          toda a gente ligada ao meio...
                                                          as vezes é preciso q vos façam um desenho

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por lclsa Ver Post
                                                            toda a gente ligada ao meio...
                                                            as vezes é preciso q vos façam um desenho
                                                            Então experimenta ir a uma empresa francesa, alemã, ou inglesa e fala do técnico...

                                                            Fizeram-te uma boa lavagem a cabeça...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X