Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com electricidade - montar intercomunicador (again ...)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda com electricidade - montar intercomunicador (again ...)

    Boas

    Mais uma vez apelo aos conhecimentos dos forunistas para me ajudarem numa situação com electricidade à mistura

    Comprei um intercomunicador novo pois o buzzer do antigo pifou. O problema é q seguindo o esquema de montagem do antigo (são da mesma marca) sobra-me um fio.

    Passando a explicar com imagens:

    FOTO 1


    Aqui está o esquema de ligações do antigo, com os fios ligados a parafusos com números. Os fios pretos (à direita) estão ligados aos números 5 (cima) e 7 (baixo).



    FOTO 2


    Este é o aparelho novo. Como podem ver, os parafusos apresentam os mesmos números. Só quando ia experimentar ligá-los é q reparei q o nº 7 ... não existe. Olhei bem para a placa e realmente não está lá o nº 7.

    Então fiz as ligações correspondendo ao esquema do anterior, mas juntando ambos os fios pretos no parafuso 5. Nem sinal de vida.
    Então liguei o fio preto q deveria estar no parafuso nº 7 àquele parafuso central. Continua morto para o mundo.

    Já não sei o q tentar, ainda por cima o raio do aparelho vinha sem instrucções (deveria ser simples de seguir um esquema padronizado, mas pelos vistos não é ...)
    Energia ele recebe, pois se levanto o auscultador (ainda q não tenha sinal) e carregando no botão para destrancar a porta ele dá um "buzzz". O mesmo acontece se carregar na campainha no lado de fora, com o auscultador levantado. Com ele poisado no telefone, não dá qualquer sinal.

    O q estarei a fazer mal ? Onde raio vou ligar o fio preto q deveria estar no parafuso nº 7 inexistente ?

    Agradece-se qualquer ajuda

    #2
    Ainda que sejam da mesma marca, são aparelhos completamente diferentes.

    Segundo percebo, são duas unidades interiores, não é?

    Se o problema era só o buzzer, mais valia ter comprado só o buzzer e ter trocado.

    Comentário


      #3
      mete aí o esquema do novo

      edit

      parece que não há esquema, não é?

      mete o esquema do velho, pode ser que ajude

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Ainda que sejam da mesma marca, são aparelhos completamente diferentes.

        Segundo percebo, são duas unidades interiores, não é?

        Se o problema era só o buzzer, mais valia ter comprado só o buzzer e ter trocado.
        Não encontrei o buzzer à venda em lado nenhum... Em último caso, posso usar o desta unidade no antigo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Gordini Ver Post
          mete aí o esquema do novo
          O esquema do novo é o da foto 2. Segui os números do esquema do antigo.

          Ou seja: fio roxo no nº 1, fio azul no nº 2, fio amarelo no nº 6, um dos fios pretos no nº 5 e sobra-me o outro fio preto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Edge Ver Post
            O esquema do novo é o da foto 2. Segui os números do esquema do antigo.

            Ou seja: fio roxo no nº 1, fio azul no nº 2, fio amarelo no nº 6, um dos fios pretos no nº 5 e sobra-me o outro fio preto.
            convinha saber o que é o azul, roxo, etc....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Edge Ver Post
              O esquema do novo é o da foto 2. Segui os números do esquema do antigo.

              Ou seja: fio roxo no nº 1, fio azul no nº 2, fio amarelo no nº 6, um dos fios pretos no nº 5 e sobra-me o outro fio preto.
              Edge, aquilo n são esquemas, são fotos dos aparelhos.

              Um esquema é um diagrama que te mostra, por exemplo, a correspondência de fios entre unidade interior e unidade exterior.

              Na minha opinião são incompatíveis. Basta ver que o antigo é completamente "dummy", estando toda a amplificação de sinal, portanto, na unidade exterior. No novo vê-se lá claramente o transístorzinho para amplificação.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Gordini Ver Post
                convinha saber o que é o azul, roxo, etc....
                Realmente é uma óptima pergunta, mas eu desconheço por completo

                Como já referi noutra altura, sou um zero à esquerda em electricidade e fiquei surpreendido quando desmontei o intercomunicador original e vi tantos fios.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Edge, aquilo n são esquemas, são fotos dos aparelhos.

                  Um esquema é um diagrama que te mostra, por exemplo, a correspondência de fios entre unidade interior e unidade exterior.

                  Na minha opinião são incompatíveis. Basta ver que o antigo é completamente "dummy", estando toda a amplificação de sinal, portanto, na unidade exterior. No novo vê-se lá claramente o transístorzinho para amplificação.
                  Então só comprando um conjunto completo novo ?

                  E olhando para ambos, achas viável trocar o buzzer do novo para o antigo ?

                  Comentário


                    #10
                    aquele cabo branco que sai em baixo na foto 1 vai para onde? quantos fios tem?

                    parecem-me 4. branco preto vermelho e azul. é isso?

                    Comentário


                      #11
                      O cabo branco é o do auscultador, está ligado directamente ao interior. No novo o auscultador já tem conector, ou seja, pode tirar-se.

                      Comentário


                        #12
                        então saem 4 fios para fora.

                        o roxo e o azul que vão ao auscultador

                        o amarelo que vai à campainha

                        e o preto que é o comum. é isso?

                        edit

                        não tens trinco eléctrico?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                          Então só comprando um conjunto completo novo ?

                          E olhando para ambos, achas viável trocar o buzzer do novo para o antigo ?
                          Viável deve ser, mas é um desperdício de dinheiro. Tenta devolver a unidade nova.

                          Mais valia comprar um novo buzzer (há à venda nas casas de electricidade, não esperes encontrá-los no AKI ou no Max-Mat). Em último recurso, podes acrescentar um buzzer/campaínha externos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gordini Ver Post
                            então saem 4 fios para fora.

                            o roxo e o azul que vão ao auscultador

                            o amarelo que vai à campainha

                            e o preto que é o comum. é isso?

                            edit

                            não tens trinco eléctrico?
                            Exacto.

                            E não tenho trinco, é mesmo apenas sistema intercomunicador.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                              Exacto.

                              E não tenho trinco, é mesmo apenas sistema intercomunicador.
                              o intercomunicador novo tem que ter um esquema qualquer. na caixa ou num papel ou gravado no plástico.

                              precisas de saber a que correspondem os 6 terminais do novo. por tentativa e erro é quase impossível.

                              ou então alguem com experiência é que pode tentar identificar os terminais seguindo as pistas da placa.

                              Comentário


                                #16
                                Olá, uma coisa.Compraste apenas a parte do auscultador ou seja a parte que fica dentro de casa?? Se sim lá na loja deve existir a venda a parte que fica no exterior e que é compatível com esse que compraste, é que o outro antigo que ai tens na foto 1 nada mais é do que um simples terminal com um botao de destrancamento e um auscultador ficando o "cérebro" na porta da rua, isso é comprares o resto do conjunto, montar la fora e voila, já esta, já agora que marca é isso?? Alguma coisa "Buzz" por cá

                                Comentário


                                  #17
                                  e aquela patilha do lado direito no meio de 2 rectangulos entre P1 e P2, e na foto um em baixo do lado esquerdo onde esta ligado o fio azul e um vermelho e o que?

                                  Comentário


                                    #18
                                    A marca é Videx.

                                    Este era o único sistema apenas interior q encontrei da marca, pois o original já tem mais de 10 anos. Pensei q ia resolver o problema, mas pelos vistos só me provocou dores de cabeça.

                                    O sistema completo custava para cima dos 90€, o terminal interior ficou por pouco mais de 20€. Como do antigo só avariou a campainha (o buzzer), será q, como solução de recurso, não dá apenas para trocar a peça q avariou ? Julgo q será aquela peça preta, à esquerda em baixo na foto 1, q recebe os fios azul e vermelho. O novo tem uma peça exactamente igual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                                      e aquela patilha do lado direito no meio de 2 rectangulos entre P1 e P2, e na foto um em baixo do lado esquerdo onde esta ligado o fio azul e um vermelho e o que?
                                      Não sei o q é, mas dá-me a sensação q é o equivalente à peça mais à direita na foto 1, onde entram os dois fios pretos e o vermelho. É uma peça metálica em forma de "L", com um espigão por baixo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como é que compras um aparelho sem esquema de ligação?

                                        Vê lá se encontras aqui o modelo/esquema: http://www.videx-security.com/support/downloads/2/

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por blink Ver Post
                                          Como é que compras um aparelho sem esquema de ligação?

                                          Vê lá se encontras aqui o modelo/esquema: http://www.videx-security.com/support/downloads/2/
                                          Só vi quando cheguei a casa q a caixa não trazia esquemas ou instruções. E até costumo ser cuidadoso com isso

                                          Obrigado pelo link, não foi esse o site da videx q eu tinha visto. Já encontrei os esquemas do aparelho antigo, falta ver dos do novo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É normal que o telefone não traga o esquema... Os esquemas vêm com a betoneira exterior ou com o transformador que fica no quadro eléctrico.

                                            Isso é assim porque os telefones simples são vendidos para fazer extensões aos kits completos que se vendem, não são vendidos por norma para substituir em instalações antigas, até porque kit's diferentes são incompatíveis..

                                            Comentário


                                              #23
                                              mundano nao betoneira (esta e para fazer cimento) é botoneira .(nao leves a mal)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se o problema e do besouro como dizes então pega num ferro de soldar, dessolda o besouro do telefone novo mete no antigo e voíla, acabas de pagar €20 por um besouro mas se funcionar tá bom.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X