Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Não sou Profeta mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha" (Saramago)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Não sou Profeta mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha" (Saramago)

    "Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha"


    JOÃO CÉU E SILVA (texto e foto)


    Este foi o regresso mais longo de José Saramago a Portugal desde que a polémica que envolveu a candidatura do seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo ao Prémio Literário Europeu o levou para um "exílio" na ilha espanhola de Lanzarote. A atribuição do Prémio Nobel parece tê-lo feito esquecer essas mágoas, mas não amoleceu a sua visão da sociedade e da História, que continua a ser polémica. Como se pode ver nesta entrevista.

    Durante dois dias, o Nobel da Literatura português sentou-se no sofá e analisou o estado do mundo.

    Na única entrevista que concedeu durante a temporada passada na sua casa de Lisboa, falou muito de política, mais de literatura e também da vida e da morte. Pelo meio ficou o anúncio da criação da fundação com o seu nome e a revelação de que está a escrever um novo livro.

    A união ibérica

    Este regresso a Portugal é um perdão?

    O país não me fez mal algum, não confundamos, nem há nenhuma reconciliação porque não houve nenhum corte. O que aconteceu foi com um governo de um partido que já não é governo, com um senhor chamado Sousa Lara e outro de nome Santana Lopes. Claro que as responsabilidades estendem-se ao governo, a quem eu pedi o favor de fazer qualquer coisa mas não fez nada, e resolvi ir embora. Quando foi do Prémio Nobel, dei uma volta pelo país porque toda a gente me queria ver, até pessoas que não lêem apareceram! E desde então tenho vindo com muita frequência a Lisboa.

    Vive num país que pouco a pouco toma conta da economia portuguesa. Não o incomoda?

    Acho que é uma situação natural.

    Qual é o futuro de Portugal nesta península?

    Não vale a pena armar -me em profeta, mas acho que acabaremos por integrar-nos.

    Política, económica ou culturalmente?

    Culturalmente, não, a Catalunha tem a sua própria cultura, que é ao mesmo tempo comum ao resto da Espanha, tal como a dos bascos e a galega, nós não nos converteríamos em espanhóis. Quando olhamos para a Península Ibérica o que é que vemos? Observamos um conjunto, que não está partida em bocados e que é um todo que está composto de nacionalidades, e em alguns casos de línguas diferentes, mas que tem vivido mais ou menos em paz. Integrados o que é que aconteceria? Não deixaríamos de falar português, não deixaríamos de escrever na nossa língua e certamente com dez milhões de habitantes teríamos tudo a ganhar em desenvolvimento nesse tipo de aproximação e de integração territorial, administrativa e estrutural. Quanto à queixa que tantas vezes ouço sobre a economia espanhola estar a ocupar Portugal, não me lembro de alguma vez termos reclamado de outras economias como as dos Estados Unidos ou da Inglaterra, que também ocuparam o país. Ninguém se queixou, mas como desta vez é o castelhano que vencemos em Aljubarrota que vem por aí com empresas em vez de armas...

    Seria, então, mais uma província de Espanha?

    Seria isso. Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla la Mancha e tínhamos Portugal. Provavelmente [Espanha] teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar. O Ceilão não se chama agora Sri Lanka, muitos países da Ásia mudaram de nome e a União Soviética não passou a Federação Russa?

    Mas algumas das províncias espanholas também querem ser independentes!

    A única independência real que se pede é a do País Basco e mesmo assim ninguém acredita.

    E os portugueses aceitariam a integração?

    Acho que sim, desde que isso fosse explicado, não é uma cedência nem acabar com um país, continuaria de outra maneira. Repito que não se deixaria de falar, de pensar e sentir em português. Seríamos aqui aquilo que os catalães querem ser e estão a ser na Catalunha.

    E como é que seria esse governo da Ibéria?

    Não iríamos ser governados por espanhóis, haveria representantes dos partidos de ambos os países, que teriam representação num parlamento único com todas as forças políticas da Ibéria, e tal como em Espanha, onde cada autonomia tem o seu parlamento próprio, nós também o teríamos.

    Há duas Espanhas

    Os espanhóis olham-no como um deles?

    Há duas Espanhas neste caso. Evidentemente, tratam-me como se fosse um deles, mas com as finanças espanholas ando numa guerra há, pelo menos, quatro anos porque querem que pague lá os impostos e consideram que lhes devo uma grande quantidade de dinheiro. Eu recusei-me a pagar e o meu argumento é extremamente simples, não pago duas vezes o que já paguei uma. Se há duplicação de impostos, então que o governo espanhol se entenda com o português e decidam. Eu tenho cá a minha casa e a minha residência fiscal sempre foi em Lisboa, ou seja, não há dúvidas de que estou numa situação de plena legalidade. Quanto aos impostos, e é por aí que também se vê o patriotismo, pago-os pontualmente em Portugal. Nunca pus o meu dinheiro num paraíso fiscal e repugna-me pensar que há quem o faça. O meu dinheiro é para aquilo que o Governo entender que serve.

    Mas não pode negar que o olham como um deus...

    Não diria tanto...

    Mesmo sendo a crítica espanhola tão positiva em relação à sua obra?

    Também já foi uma ou outra vez um pouco negativa - talvez devido às minhas posições políticas e ideológicas - mas de um modo geral tenho uma excelente crítica em toda a parte, como é o caso dos EUA, onde é quase unânime na apreciação da minha obra.
    Editado pela última vez por AlCoEntre; 15 July 2007, 02:12.

    #2
    Esse gajo que se naturalize espanhol e fique por lá de vez..

    Comentário


      #3
      Concordo com ele. Seria bem possivel.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por grindas Ver Post
        Esse gajo que se naturalize espanhol e fique por lá de vez..
        x2

        (..............)

        Comentário


          #5
          "Seria isso. Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla la Mancha e tínhamos Portugal."

          O gajo é espanhol ou português?! "Tínhamos"? Tínhamos era uma pouca de m*rda era o que tínhamos!

          Alguém na sua perfeita razão acha que os portugueses se juntariam a espanha?! Nem obrigados!

          Comentário


            #6
            É talvez o escritor que mais admiro, sou um viciado nas obras dele! Mas o homem não regula muito bem da moina... A Espanha é que talvez seja nossa um dia ! Somos descendentes de gente de raça como o D. Afonso Henriques que andou aos estalos aos mouros.
            O nóbel devia saber que pode andar a dar graxa aos vizinhos e tratá-los por "nuestros hermanos", que eles não lhe dão mais valor por isso. Até parece mal...
            O que pode um dia acontecer é que a União Europeia seja um único "país", com vários estados. Mas nós integrados na Espanha?! Hmmm.... Posso estar enganado, mas não estou a ver. Eu criava logo um movimento separatista tipo a ETA

            O Evangelho está muito fixe, grande obra. Recomendo!

            Comentário


              #7
              podemos morrer, mas ao menos morremos de pé!!!

              espanhol my ass!!!

              Comentário


                #8
                Naciona...quê!?

                Sin duda un día estaremos “de ellos”...


                Porque já não há heróis...




                Mas sim vendilhões que não sabem o que é "nacionalidade" e como governar...


                Comentário


                  #9
                  Vindo de quem vem, n admira!...este "gajo" é fraco de cérebro.

                  Comentário


                    #10
                    Isto de nos integrarmos numa região Ibérica até que tinha as suas vantagens.

                    Deixávamos de ser o País mais atrasado da Europa. E passávamos a ser conhecidos 'apenas' como a Região mais atrasada da Ibéria.

                    Comentário


                      #11
                      infelizmente , creio que será algo que mais geração menos geração, acabará por acontecer a fusão dos dois países..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
                        infelizmente , creio que será algo que mais geração menos geração, acabará por acontecer a fusão dos dois países..
                        Não me acredito, até os nacionalistas castelhanos se iam borrar todos (por mais que seja o sonho molhado deles). Espanha já tem muitos problemas para se manter unida como está, Portugal ia ser mais grande problema. O mais certo era Espanha desintegrarsse de vez. Além disso muitos portugueses jamais aceitariam, era mais provável o país se dividir que se juntar todo a Espanha. A única união que eu sonho, como nortenho, é a reunificação com os irmãos galegos. O resto de Espanha pode ir para aquele sitio (especialmente os toreros castelhanos).
                        Editado pela última vez por Tangas; 15 July 2007, 12:15.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tangas Ver Post
                          Não me acredito, até os nacionalistas castelhanos se iam borrar todos (por mais que seja o sonho molhado deles). Espanha já tem muitos problemas para se manter unida como está, Portugal ia ser mais grande problema. O mais certo era Espanha desintegrarsse de vez. Além disso muitos portugueses jamais aceitariam, era mais provável o país se dividir que se juntar todo a Espanha. A única união que eu sonho, como nortenho, é a reunificação com os irmãos galegos. O resto de Espanha pode ir para aquele sitio (especialmente os toreros castelhanos).
                          Também vou mais por aí, embora seja de uma profunda traição histórica de quem por cá andou a "libertar-nos" do outrora jugo espanhol. Mudam-se os tempos mudam-se as vontades (!?!)

                          Comentário


                            #14
                            Embora não goste da maneira como José Saramago se exprime e, muito menos, como escreve - já li alguns livros - desta vez, na entrevista concedida não posso deixar de concordar com esta ideia, i.e., Portugal passar a ser uma província de Espanha.

                            Seria uma medida de Portugal acabar com as diversas crises que persistem e que ninguém, até agora, tem tido competência para as debelar.

                            Ultimamente, o País, até já está a vender as suas dívidas!.

                            Alguém teria de dar o primeiro passo nesse sentido .

                            As vantagens seriam enormes para os Portugueses.

                            Vamos esperar pelo desenrolar desta notícia.

                            Comentário


                              #15
                              nem profeta nem vidente: demagogo armado em sabichão

                              Comentário


                                #16
                                Até nem tenho grande simpatia pelo Saramago muito menos pela sua maneira de escrever, mas neste assunto acho que tem razão Portugal e Espanha teriam bastante a ganhar com a integração.

                                Comentário


                                  #17
                                  É, e vamos todos passar a ouvir as "Piedras Rolantes" e os "La Policia"...

                                  ESPANHA, NUNCA!
                                  Editado pela última vez por miguelmaia; 15 July 2007, 12:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    pah, eu venero o saramago. ja´li praticamente tudo dele, e axo o escritor portugues mais genial de todos os tempo...mas temos que ver que o facto de ser casado com uma espanhola, pode-lhe ter afectado um pouco a visao sobre este aspecto...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                                      É, e vamos todos passar a ouvir as "Piedras Rolantes" e os "La Policia"...

                                      ESPANHA, NUNCA!
                                      podemos sempre ouvir o que tens no avatar;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        GONDOMAR GONDOMAR GONDOMAR

                                        gato powa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          Isto de nos integrarmos numa região Ibérica até que tinha as suas vantagens.

                                          Deixávamos de ser o País mais atrasado da Europa. E passávamos a ser conhecidos 'apenas' como a Região mais atrasada da Ibéria.


                                          Bem visto! Aqui está uma grande verdade!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jotavp Ver Post
                                            Embora não goste da maneira como José Saramago se exprime e, muito menos, como escreve - já li alguns livros - desta vez, na entrevista concedida não posso deixar de concordar com esta ideia, i.e., Portugal passar a ser uma província de Espanha.

                                            Seria uma medida de Portugal acabar com as diversas crises que persistem e que ninguém, até agora, tem tido competência para as debelar.

                                            Ultimamente, o País, até já está a vender as suas dívidas!.

                                            Alguém teria de dar o primeiro passo nesse sentido .

                                            As vantagens seriam enormes para os Portugueses.

                                            Vamos esperar pelo desenrolar desta notícia.
                                            Se queres melhorar o teu nível de vida emigra para Espanha.

                                            E se realmente achas que vale a pena trocar a identidade do país por mais uns trocos ao fim do mês, então também não estás aqui a fazer nada.

                                            Há tanto Mundo por aí e continuas por cá? Não percebo. Quem está mal muda-se.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acredito que mais depressa as províncias de Espanha se tornam independentes do que Portugal se torne uma delas.

                                              Os gajos já mal conseguem manter os catalães e os bascos debaixo da mesma bandeira, quanto mais os portugueses... Os próprios galegos, de uma maneira geral, preferiam ser anexados a Portugal do que continuar sob domínio Castelhano...

                                              No entanto, a haver integração de Portugal noutro país, esse país seria, quanto a mim, os "Estados Unidos da Europa", actual União Europeia. Mas para mim, as coisas estão bem como estão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Que idade tem esse "gajo" mesmo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Saramago que volte ao Diário de Notícias fazer outra gestão democrática como fez. . E pergunte ao Manuel Beiras (Galiza), Pascall Maragall (Catalunha) ou aos Bascos presos o que é que pensam da União Ibérica

                                                  Já temos ladrões e traidores que cheguem: Para quem entoava loas ao Estaline, este PC endinheirado definitivamente não se está a sair mal: Que continue exilado em Lanzarote, que não faz falta nenhuma aqui . Mas muito cuidadinho com os passeios pelas 3 nações sem estado que escrevi, que os tipos são um bocadinho susceptíveis a estas cenas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas que grande fdp

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Teriamos gasolina a 1,09, carros muito mais baratos.. não era mau de todo.

                                                      Existe alguma vantagem em sermos portugueses?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                        Teriamos gasolina a 1,09, carros muito mais baratos.. não era mau de todo.

                                                        Existe alguma vantagem em sermos portugueses?
                                                        e em ser africano?e timorense??e já agora vietnamita??
                                                        porque raio é que esses nabos não emigram todos pá europa?
                                                        ...............
                                                        ld

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                          Teriamos gasolina a 1,09, carros muito mais baratos.. não era mau de todo.

                                                          Existe alguma vantagem em sermos portugueses?
                                                          Se e assim vamos todos ser venezuelanos que a gasolina e muito muito mais barata.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vai é acabar por ser tudo Europa...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X