Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os nossos filhos e a praia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os nossos filhos e a praia

    Recebi por mail a carta que mais abaixo faço citação e que alerta para uma situação, bastante grave e quem já tenha olhado para estes "bandos" de crianças na praia, já se apercebeu de situações similares


    Telo Da Cunha Dias
    Nadador-Salvador Da Praia Hó-Ti-João


    Venho por este meio informar de uma situação muito desagradável e quem sabe perigosa para as crianças que ocupam o seu tempo livre nas actividades de verão, como as praias, supervisionadas em alguns casos por “monitores”, com pouca ou nenhuma pedagogia e formação para as actividades em questão.
    No passado dia 05.07.07, na Praia do Hó-Ti-João, na Fonte Da Telha, quando exercia a vigilância da praia, para meu espanto, estava um grupo de cerca de 10 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, a tomar banho sozinhas dentro de água, cerca de 20 metros da linha de água, com a respectiva monitora a borda de água, sem molhar os pés. Então abordei educadamente a monitora, e pedi que posiciona-se um adulto dentro de água, na frente das crianças, pois em caso de emergência o adulto estava logo no local, e não deixava a situação tomar proporções eveltualmente irreversiveis.
    O monitor de arrogantemente respondeu-me: Que já no dia anterior eu tinha pedido a mesma coisa, e que ela tinha ido ver a legislação, e que tal não estava referido em nenhum local.
    Eu respondi que tal pedido era meu, que eu sou o responsável pela segurança dos banhistas naquela praia e eventualmente pelas praias ao lado do nosso local de trabalho.
    A respectiva monitora respondeu que não ia molhar-se para dentro de água, nem determinava outra monitora para dentro de água.
    Eu então pedi para retirar os miúdos dentro de água.
    Para meu espanto a monitora respondeu-me que nem tirava os miúdos dentro de água, nem colocava ninguém lá dentro.
    Então eu respondi, se ela não tirava as crianças, tirava eu as crianças dentro de água e ia explicar as crianças, o perigo de estarem todas juntas dentro de água, sem a presença de um adulto, ao lado delas.
    Para meu espanto quando estou a chamar as crianças e a explicar os perigos de estarem em tal situação, a monitora começa a desautorizar-me, dizendo as crianças para não sairem dentro de água, que eu não mandava nada.
    Foi então que eu achei que a monitora estava a passar os limites, e respondi que ela tinha pouca pedagogia para as funções que estava a desempenhar, e que ia chamar a respectiva autoridade maritima, para tomar conta de tal ocorrencia, que não tenho palavras para descrever.
    Conclusão da história, a monitora apresentou queixa contra mim, as crianças ficaram com má impressão do nadador-salvador, quem sabe um dia podem perder-se na praia, a ultima pessoa com quem vão ter…alguém que envergue uma farda de nadador-salvador. Sou visto como uma ameaça e não como uma mais valia.
    Apenas gostava que os pais, que estão a trabalhar descançados, podessem ir ás praias e ver como certos colégios tomas contam dos seus filhos, e que tivessem uma palavra a dizer sobre este triste episódio.
    A monitora chama-se Rosa Isabel Rei Amieiro, B.I. 5511788 e o externato “O Pinguim”, na rua Clube recreativo do Feijó, 3 R/C Esq. Feijó 0810-042 Almada.
    Não posso de deixar de referir que no mesmo dia, pedi a uma pessoa amiga para ligar para o colégio, para saber o nome do proprietário, e saber o que ele tinha a dizer sobre esta situação.
    Novamente para meu espanto, a pessoa que atendeu, quando se apercebeu da situação, chamou a Sra. Rosa, que respondeu que era a responsável, e que não dava o nome do proprietário.

    Esta carta vem referenciada, como tendo sido endossada a várias entidades

    Que credibilidade tem a figura do nadador salvador , na cabecinha daquelas crianças ?

    A maioria das entidades ( escolas, colégios, centros de OTL, etc ) utilizam para estes trabalhos pessoas não formadas e o que está em causa são os baixos pagamentos efectuados, mas os pagamentos dos pais são sempre elevados, para se usufruir de um serviço que deixa muito a desejar

    #2
    De momento não tenho filhos, ainda sou "novo demais"... Mas tenho vários primos pequenos que frequentam essas colónias de férias ou coisas do género e fico realmente com receio de que tal coisa possa acontecer, pois ninguém está a monitorizar a monitora. Acredito que para este tipo de trabalhos se use pessoas com rendimentos baixos, o que depois provoca uma falta de zelo por parte delas, por ser um trabalho "indigno".

    Felizmente os meus primos têm todos uma boa educação em casa e são miudos que sabem que devem respeitar as figuras de autoridade, salva-vidas inclusivé... mas não sei se os outros meninos que frequentam as colónias com eles têm a mesma educação e, se numa situação destas, não seriam influenciados em ficar com má ideia dos salva-vidas. O que depois puderia escalar ao ponto de influenciar a cabeça dos meus primos e outros miúdos... afinal, o salva-vidas não os tava a deixar brincar!

    Revolta-me (se esta história for verdade, o que acredito que seja) que alguém consiga ser tão irresponsável ao ponto de por em risco a vida das crianças só para "levar a sua"!! E ainda mais quando os responsáveis por esta monitora não a chamarem à atenção...

    Comentário


      #3
      Bom dia,

      Priemeiro que tudo , não ponho em causa a veracidade da carta, depois do que presenciei o ano passado na mesma praia (coicidência ???) com grupos de crianças e monitores, já acredito em tudo.

      Grupos de cerca de 30 crianças com idades entre os 5-7 anos, com 2 monitores a tomar conta delas, neste caso 2 monitoras uma com cerca de 20 anos e outra com uns 25-27 anos.

      Digo-vos que o que vi foi ridiculo, uma das crianças foi posta de parte dos outros meninos porque os pais se esqueceram de meter o lanche da criança no saco da mesma, para ela levar para a praia , então como isso aconteceu para alem de ter levado uns "safanões" da instrutora mais nova enquanto os outros comiam a menina foi posta de parte numa toalha, eu tava com a minha namorada a presenciar aquilo e o meu estômago já não aguentava mais com tantos nervos, levantei-me peguei num pacote de leite c/ chocolate e num pacotinho com bolachas oreo que tinha-mos no saco e fui levar a menina.

      Rebentou uma bomba, vem de lá a "toda poderosa" monitora que diz logo, "o que é que está a fazer?" , ao que respondi , " estou a fazer aquilo que a senhora devia fazer pois é por isso que é paga e não fez" , ela passou-se, começou a dizer que eu não podia dar comer á criança e que eu não tinha nada que me meter no trabalho dela e eu disse-lhe " eu estive a ver a sua atitude desde que os meninos vieram da agua para comer, e a senhora teve uma atitude no minimo "brutesca" que foi por uma menina de lado porque os pais tiveram o descuido de não colocar o lanche da menina no saco, para alem de lhe ter dado uns "safanões" ( ela interpelou-me e disse logo eu não dei safanões nenhuns ) ainda colocou a menina de parte dos outros meninos, como se a criança tivesse culpa de alguma coisa, e agora ainda se acha no direito de me vir chamar a atenção e do que eu posso ou não fazeR?

      A outra monitora levantou-se e veio dizer que não era preciso eu dar nada que eles tinha comida a mais e que iam dar a menina.

      Eu para não me passar por completo só disse " eu estou na toalha e vou ficar a espera de ver a criança a tomar o lanche " virei costas e vim-me embora.

      Depois disto eu já acredito mesmo em tudo , e o meu maior receio quando tiver um flho é ter de o deixar ao cuidado de outros.

      Comentário


        #4
        Se ele era o nadador salvador de serviço, poderia ter chamado a Polícia Marítima

        Comentário


          #5
          Há que denunciar todos os casos que se conheça, mesmo que nem sequer esteja lá nenhum miúdo nosso conhecido sequer.
          Sem querer desculpabilizar a triste monitora (e triste já é uma palavra simpática para a descrever), acho que a maior percentagem de culpa vai para os responsáveis da infantário/escola/ATL em questão, que são mais incompetentes que os incompetentes que contratam.

          Por isso, há que denunciar esses incompetentes.

          Comentário


            #6
            A minha irmã está como monitora numa colónia de férias... nem sei o que diga..

            Comentário


              #7
              Esses monitores é para estarem sempre na conversa e no engate e pouco ligam as crianças...

              Comentário


                #8
                Não era como antes, eu frequentei esse tipo de colónias, e nunca tive razão de queixa, mas hoje em dia, enfim, o que se há-de fazer? Não sei, sinceramente, eu se presenciasse esse tipo de situações, tinha medo da minha reacção!

                Comentário


                  #9
                  Digo-vos que o que vi foi ridiculo, uma das crianças foi posta de parte dos outros meninos porque os pais se esqueceram de meter o lanche da criança no saco da mesma, para ela levar para a praia , então como isso aconteceu para alem de ter levado uns "safanões" da instrutora mais nova enquanto os outros comiam a menina foi posta de parte numa toalha
                  Epá, se isto acontecesse com um filho meu e se eu tivesse conhecimento, acho que deixava a gaja estendida no chão...

                  Tenho dois filhos. É por estas e por outras que eles quando vão para a praia, só vão com a família! Eu sei que eles gostam, mas mais vale "chorarem" eles porque não vão, do que chorar eu por lhes acontecer alguma coisa. Nunca estaria descansado no trabalho. Se já estaria antes de ler isto, muito menos agora........

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                    .../...

                    Depois disto eu já acredito mesmo em tudo , e o meu maior receio quando tiver um flho é ter de o deixar ao cuidado de outros.
                    Assim como uma andorinha não faz a Primavera, felizmente que nem todos/as os/as (IR)responsáveis, tambem não serão

                    Infelizmente esta situação é como tudo na vida, não pode ser perfeito

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                      Assim como uma andorinha não faz a Primavera, felizmente que nem todos/as os/as (IR)responsáveis, tambem não serão

                      Infelizmente esta situação é como tudo na vida, não pode ser perfeito
                      Concordo inteiramente contigo.

                      Mas arriscarias numa "roleta russa"??...o termo pode ser um bocado forte, mas é o que me ocorre...

                      Comentário


                        #12
                        não sei quem tem razao ou não...

                        eu com 7-9 anos ia ao banho sozinho na praia...precisamente na Fonte da telha e costa da caparica e nunca me afoguei...nem eu nem os meus amigos da mesma idade que ate faziamos "amonas" uns aos outros dentro de agua

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Imothep Ver Post
                          Concordo inteiramente contigo.

                          Mas arriscarias numa "roleta russa"??...o termo pode ser um bocado forte, mas é o que me ocorre...
                          Tem que se arriscar, pois os meus filhos passaram por OTL's e tenho de partir do principio que as pessoas que lá estão são pessoas capazes e responsáveis

                          Quem tem a sorte de ter os avós ou qualquer familiar para ocupar a criança, optimo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            não sei quem tem razao ou não...

                            eu com 7-9 anos ia ao banho sozinho na praia...precisamente na Fonte da telha e costa da caparica e nunca me afoguei...nem eu nem os meus amigos da mesma idade que ate faziamos "amonas" uns aos outros dentro de agua

                            Mas tu, tal como eu, não devíamos ter sobrevivido de acordocom um tópico que por aí existe...

                            Comentário


                              #15
                              no meu tempo de colonia de ferias...lembro me de serem 5 monitores dentro de agua a faxer barreira

                              Comentário


                                #16
                                Eu conhecia um senhor, divorciado da mulher, em que ela tinha a custódia das crianças, e que pô-las numa colónia de férias. Um dia ele foi à praia onde era a colónia fazer uma surpresa ao filho. Pode-se dizer que chegou ao local certo na hora certa, mesmo a tempo de tirar um miúdo da água, que se estava a afogar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda agora vim dessa mesma precisa praia Costumo ir lá, até porque o tal "Ti João" é amigo do meu avô... De facto tavam muitos miudos, mas não vi nada de muito extraordinário, até porque tava um pouco afastado. Quanto aos ATLs e colégios, lembro-me de a minha mãe contar (ela trabalha num ATL) que os miudos detestam que ela vá à praia, porque é a monitora "mais chata" com a questão da água

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dr_tuborg Ver Post
                                    Mas tu, tal como eu, não devíamos ter sobrevivido de acordocom um tópico que por aí existe...
                                    Apesar de tudo tinhamos cuidado...desde sempre que foi habituado a mar, ate mergulhos no tejo dei com essa idade fiquei vacinado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
                                      no meu tempo de colonia de ferias...lembro me de serem 5 monitores dentro de agua a faxer barreira

                                      No meu tempo chegava a ser mais!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
                                        no meu tempo de colonia de ferias...lembro me de serem 5 monitores dentro de agua a faxer barreira
                                        No meu tempo era os putos mais velhos que tomavam conta dos mais novos...só que os mais velhos só queriam era fazer porcaria e tentavam afogar os mais novos na brincadeira ... talvez por isso aprendi a nadar logo de mto pequeno e nunca me tenha afogado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          não sei quem tem razao ou não...

                                          eu com 7-9 anos ia ao banho sozinho na praia...precisamente na Fonte da telha e costa da caparica e nunca me afoguei...nem eu nem os meus amigos da mesma idade que ate faziamos "amonas" uns aos outros dentro de agua
                                          Eu vou pegar aqui num bocado de madeira e com uma faca faço-te uma medalha! Tu já bateste no Hulk Hogan, sobreviveste a uma guerra civil num bairro problemático munido só com uma fisga e agora com 7-9 anos já atravessavas o Tejo!

                                          Quanto ao tópico...Meter uma pessoa sem educação a tentar dar educação a menores não tem lógica...

                                          Quanto a historia do rCrew, eh pá, isso revolta mesmo! A gaja merecia beber uns pirulitos de agua salgada até dizer os nomes completos dos filhos do Duque de Bragança!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                            Bom dia,

                                            Priemeiro que tudo , não ponho em causa a veracidade da carta, depois do que presenciei o ano passado na mesma praia (coicidência ???) com grupos de crianças e monitores, já acredito em tudo.

                                            Grupos de cerca de 30 crianças com idades entre os 5-7 anos, com 2 monitores a tomar conta delas, neste caso 2 monitoras uma com cerca de 20 anos e outra com uns 25-27 anos.

                                            Digo-vos que o que vi foi ridiculo, uma das crianças foi posta de parte dos outros meninos porque os pais se esqueceram de meter o lanche da criança no saco da mesma, para ela levar para a praia , então como isso aconteceu para alem de ter levado uns "safanões" da instrutora mais nova enquanto os outros comiam a menina foi posta de parte numa toalha, eu tava com a minha namorada a presenciar aquilo e o meu estômago já não aguentava mais com tantos nervos, levantei-me peguei num pacote de leite c/ chocolate e num pacotinho com bolachas oreo que tinha-mos no saco e fui levar a menina.

                                            Rebentou uma bomba, vem de lá a "toda poderosa" monitora que diz logo, "o que é que está a fazer?" , ao que respondi , " estou a fazer aquilo que a senhora devia fazer pois é por isso que é paga e não fez" , ela passou-se, começou a dizer que eu não podia dar comer á criança e que eu não tinha nada que me meter no trabalho dela e eu disse-lhe " eu estive a ver a sua atitude desde que os meninos vieram da agua para comer, e a senhora teve uma atitude no minimo "brutesca" que foi por uma menina de lado porque os pais tiveram o descuido de não colocar o lanche da menina no saco, para alem de lhe ter dado uns "safanões" ( ela interpelou-me e disse logo eu não dei safanões nenhuns ) ainda colocou a menina de parte dos outros meninos, como se a criança tivesse culpa de alguma coisa, e agora ainda se acha no direito de me vir chamar a atenção e do que eu posso ou não fazeR?

                                            A outra monitora levantou-se e veio dizer que não era preciso eu dar nada que eles tinha comida a mais e que iam dar a menina.

                                            Eu para não me passar por completo só disse " eu estou na toalha e vou ficar a espera de ver a criança a tomar o lanche " virei costas e vim-me embora.

                                            Depois disto eu já acredito mesmo em tudo , e o meu maior receio quando tiver um flho é ter de o deixar ao cuidado de outros.
                                            Coitadinha, ia deixar a menina sem comer? É verdade que os pais foram mesmo descuidados em não meter o lanche, mas a monitora devia providenciar alguma coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                              Coitadinha, ia deixar a menina sem comer? É verdade que os pais foram mesmo descuidados em não meter o lanche, mas a monitora devia providenciar alguma coisa.

                                              Para a monitora a criança , que não tinha mais que 7-8 anos, é que tinha de ser responsavél e punida pelo esquecimento dos pais....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                Para a monitora a criança , que não tinha mais que 7-8 anos, é que tinha de ser responsavél e punida pelo esquecimento dos pais....
                                                Conheço alguns ATLs em que o lanche é dado (pago pelos pais) por eles... para não haverem miudos com sandes de fiambre e sumos, e outros com pães simples e água...

                                                Desta forma, evitam-se esquecimentos, e não há a questão de um miudo ficar triste por ter um lanche "pior" que o outro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Imothep Ver Post
                                                  Epá, se isto acontecesse com um filho meu e se eu tivesse conhecimento, acho que deixava a gaja estendida no chão...

                                                  Tenho dois filhos. É por estas e por outras que eles quando vão para a praia, só vão com a família! Eu sei que eles gostam, mas mais vale "chorarem" eles porque não vão, do que chorar eu por lhes acontecer alguma coisa. Nunca estaria descansado no trabalho. Se já estaria antes de ler isto, muito menos agora........
                                                  Desculpem lá a minha reacção mas essa gaja era para ser esterilizada que já se ve a mãe que vai ser...é que tenho um sobrinho de dois anos e fiquei mesmo revoltada, como é que se pode deixar uma criança sem comer e afastada dos outros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    situação bastante complexa, há umas semanas falei com uma amiga de um colégio e que ia para a praia com várias crianças, contou-me que na costa da caparica uma colega dela não deu conta do desaparecimento de uma criança e que a mesma foi encontrada por uma senhora (3 praias à frente???!?!?!?) e que simpaticamente foi entregar a a criança à monitora que nbem se tinha apercebido - em 1h - que a criança estava simplesmente desaparecida!

                                                    Sou pai de uma menina de 7 meses e realmente isto preocupa-me bastante!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                                      Coitadinha, ia deixar a menina sem comer? É verdade que os pais foram mesmo descuidados em não meter o lanche, mas a monitora devia providenciar alguma coisa.
                                                      Realmente, é o que dá colocaerm pessoas a trabalhar sem a minima vocação para a função e deixarem os que realmente gostam e têm vocação para isso no desemprego...
                                                      Não sei o porque dos psicotecnicos nos centros de emprego!
                                                      No minimo surreal....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                        Tem que se arriscar, pois os meus filhos passaram por OTL's e tenho de partir do principio que as pessoas que lá estão são pessoas capazes e responsáveis

                                                        Quem tem a sorte de ter os avós ou qualquer familiar para ocupar a criança, optimo

                                                        O mal é que os miudos não estão com os avós para sempre. []

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
                                                          Realmente, é o que dá colocaerm pessoas a trabalhar sem a minima vocação para a função e deixarem os que realmente gostam e têm vocação para isso no desemprego...
                                                          Não sei o porque dos psicotecnicos nos centros de emprego!
                                                          No minimo surreal....
                                                          Muitos destas monitores são através das Juntas de Freguesias... inscrevem-se e depois são chamados a entrevistas... e ficam seleccionados.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                                            O mal é que os miudos não estão com os avós para sempre. []

                                                            Isso é verdade, mas não se podem proteger para sempre! Ainda não sou pai, mas já estou quase a ser e uma coisa que tenho na cabeça é que filho meu só vai para Infantário ou ATL quando me souber explicar minimamente o que se passa... Há muita coisa que nem se imagina

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X