Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Substituir telhado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Substituir telhado

    Boas,
    gostava de ouvir umas opiniões acerca do seguinte:
    a casa onde vivo data de 1988 e na altura o telhado ficou apenas em viga e ripa de cimento com telha preta por cima. tem sótão, mas nunca se fez uso do mesmo. Como as vigotas são de 6 metros, apenas apoiadas nas pontas, com o passar dos anos o telhado ficou tipo pagode chinês.
    Vamos agora fazer umas obras e vamos aproveitar para mexer no telhado.
    A dúvida é esta (aproveitando tudo o que existe excepto as telhas que serão substituidas por novas, mais agradáveis e leves que as pretas):

    -faz-se um apoio a meio das vigotas e coloca-se algo tipo Onduline para melhor isolamento e fica assim,tendo a vantagem de não adicionar grande peso á estrutura existente;
    ou será melhor colocar abobadilhas e construir uma laje de cobertura, que além de mais cara adiciona bastante mais peso?

    Se quiserem sugerir outra solução, estão á vontade.

    #2
    em relação ao isolamento e ao problema peso eu equacionava lã de rocha

    Comentário


      #3
      Bem, eu de obras não percebo muito, e não conheço a casa, mas no teu lugar optava por meter uma placa.
      Melhoras em muito o isolamento, evitas futuras infiltrações, etc.
      Julgo que com as novas tijoleiras que existem em esferovite, o peso da placa não é muito.

      Se não queres gastar tanto e não queres fazer placa, aconselho-te a meter sub-telha. São telhas indicadas para ficar por baixo das outras. Dessa forma é quase impossivel que venhas a ter infiltrações, mesmo que venhas a ter telhas partidas.

      Em qualquer um dos casos acho que deves substituir as vigas. Se estão empenadas, já nunca se endireitam. Certamente estão também com pouca resistência e se a casa já tem quase 20 anos, acho que deves mesmo substituí-las.

      Boas obras.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pintonuno Ver Post
        em relação ao isolamento e ao problema peso eu equacionava lã de rocha
        Lã de rocha?? Acho que isso já quase nã se usa.
        O melhor que vi ultimamente é uma espuma. Foi aplicada num sótão que não é usado e foi por isso aplicado no chão. É um bom isolante para a temperatura mas também não deixa entrar água.
        O telhado foi lavado e uma telha ficou fora do sitio, junto a chamine. Entrou muita água e so passou a placa porque num sitio ficou um buraco (a espuma tinha que cubrir tudo). Por cima da espuma era só poças de água, e dali não passou.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por trocadinho Ver Post
          Boas,
          gostava de ouvir umas opiniões acerca do seguinte:
          a casa onde vivo data de 1988 e na altura o telhado ficou apenas em viga e ripa de cimento com telha preta por cima. tem sótão, mas nunca se fez uso do mesmo. Como as vigotas são de 6 metros, apenas apoiadas nas pontas, com o passar dos anos o telhado ficou tipo pagode chinês.
          Vamos agora fazer umas obras e vamos aproveitar para mexer no telhado.
          A dúvida é esta (aproveitando tudo o que existe excepto as telhas que serão substituidas por novas, mais agradáveis e leves que as pretas):

          -faz-se um apoio a meio das vigotas e coloca-se algo tipo Onduline para melhor isolamento e fica assim,tendo a vantagem de não adicionar grande peso á estrutura existente;
          ou será melhor colocar abobadilhas e construir uma laje de cobertura, que além de mais cara adiciona bastante mais peso?

          Se quiserem sugerir outra solução, estão á vontade.
          Bem... vamos por partes..

          Ficou tipo pagode chines pk as vigotas tao tortas com o peso?

          Se vais mexer no telhado o melhor é fazeres isto, que no fundo +e uma laje aligeirada:

          retiras todas as telhas pretas, e subtituis as vigotas de tiverem empenadas por vigotas novas. Depois colocas abobadilhas no intervalo das vigotas, depois uma camada de betão com LECA(bem mais leve) em vez de brita só para alizar, e tudo forrado a malha sol depois mais um pouco de betao e tudo alizado e tens a laje feita.

          o ideal era ser forrado depois com um bom isolante(de humidades) asfaltico , tipo tela e em cima dele placas azuis de roofmate e por cima telha lusa vermelha. devidamente fixa. no sotão por dentro pode ser rebocado e pintado, e claro o sotao aproveitado.

          Isto pk se vais mudar as as telhas e tens as vigotas danificadas mas vale mudar tudo e fazeres uma coisa em condições.


          mas poe aí fotos a mostrar o teu problema e as duvidas.:-)
          Editado pela última vez por Nephilim; 26 July 2007, 15:20.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 100do Ver Post
            Lã de rocha?? Acho que isso já quase nã se usa.
            O melhor que vi ultimamente é uma espuma. Foi aplicada num sótão que não é usado e foi por isso aplicado no chão. É um bom isolante para a temperatura mas também não deixa entrar água.
            O telhado foi lavado e uma telha ficou fora do sitio, junto a chamine. Entrou muita água e so passou a placa porque num sitio ficou um buraco (a espuma tinha que cubrir tudo). Por cima da espuma era só poças de água, e dali não passou.
            Lã de rocha é bom e usa-se mas é mais para tectos falsos ou paredes falsas com isolamento , tanto em pladur ou madeira...nao tem nada a ver com o que se pretende neste topico.

            Comentário


              #7
              eu falei da lã de rocha pois foi o que pusemos em casa a coisa de 4 anos, as telhas foram todas mudadas e em um dos sotãos que é de muito dificil acesso foi colocada lã de rocha, o resultado foi que as divisões abrangidas por esse sotão estão muito mais quentes de inverno de frias de verão!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pintonuno Ver Post
                eu falei da lã de rocha pois foi o que pusemos em casa a coisa de 4 anos, as telhas foram todas mudadas e em um dos sotãos que é de muito dificil acesso foi colocada lã de rocha, o resultado foi que as divisões abrangidas por esse sotão estão muito mais quentes de inverno de frias de verão!
                claro é um isolamento termico e acustico.

                mas nos telhados o que se usa actualmente é o isolamento roofmate em placas azuis.

                a lâ de rocha é tb usada mas para rechear paredes e tectos falsos, mas é um bom isolamento sem duvida.

                Comentário


                  #9
                  Nephilim, parece que percebes do assunto.

                  Conheces a espuma de que eu falei? Aquilo é projectado, parece-me ser muito bom. Mas é amarela.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                    Nephilim, parece que percebes do assunto.

                    Conheces a espuma de que eu falei? Aquilo é projectado, parece-me ser muito bom. Mas é amarela.
                    É espuma de Poliuretano Expandido é um material mto bom e mto usado pois é injectado e depois ele "cresce" é mto usado na montagens de portas e janelas para preencher espaços vazios alem disso é um bom isolante e é duravel.

                    Em isolamentos tb é usado para isolar paredes duplas e remediar erros de isolamento, no entanto se tudo for feito de raiz podera ficar mais barato e igualmente bom as placas azuis de walmate ou roofmate mas o poliurenano pode ajudar na fixação.

                    http://www.mvigna.com.ar/portugues/poliuretano.htm

                    Comentário


                      #11
                      Não me pareceu que fosse isso.
                      Essa eu conheço. Já usei e vinha num spray. Usei para fechar um buraco onde passou o tubo dos gases do esquentador.

                      A que vi na placa pareceu-me ser diferente, mas não sei o que é.

                      Comentário


                        #12
                        Para quem não sabe o isoamento moderno e mto util é este:


                        usando armamassa para prender as telhas.



                        ou usando um ripado pré-fabricado para prender as telhas.



                        Um familiar meu fez uma moradia de piso terreo com aproveitamento de sotão, e que participei tanto em projectos como em escolha de materiais e soluções construtivas, e na altura a solução foi caixa de ar no piso terreo paredes duplas com 35cm com caixa de ar e wallmate e telhado com roofmate.
                        Nestes dias de calor um vizinho ao entrar lá em casa disse isto: bem tem o ar condicionado ligado! isto pelo fresquinho agradavel que a casa apresentava num dia quente

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                          Não me pareceu que fosse isso.
                          Essa eu conheço. Já usei e vinha num spray. Usei para fechar um buraco onde passou o tubo dos gases do esquentador.

                          A que vi na placa pareceu-me ser diferente, mas não sei o que é.
                          Sim pode e é usado em spray...mas tb pode ser injectado de forma industrial em grandes quantidades.

                          Comentário


                            #14
                            Deve ser isso mesmo então.

                            Uma solução que também acho interessante é a que estão a aplicar na reconstrução de uma igreja que tem 100 anos. Como não fazia qualquer sentido fazer uma placa, aplica uma subtelha e só depois é que aplicam a telha. E julgo que mantêm as vigas e caibros em madeira.

                            Comentário


                              #15
                              andam aqui a fazer um prédio e estão a utlizar isso mesmo. constroem um pano, projectam a espuma e só depois é que fazem o outro pano de parede.

                              Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                              Nephilim, parece que percebes do assunto.

                              Conheces a espuma de que eu falei? Aquilo é projectado, parece-me ser muito bom. Mas é amarela.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                Deve ser isso mesmo então.

                                Uma solução que também acho interessante é a que estão a aplicar na reconstrução de uma igreja que tem 100 anos. Como não fazia qualquer sentido fazer uma placa, aplica uma subtelha e só depois é que aplicam a telha. E julgo que mantêm as vigas e caibros em madeira.
                                a sub-telho é para telhados sem laje...só com as ripas em betao ou madeira usa-se a sub-telha para não haver infiltrações.

                                Mas a se construir uma casa o ideal é ter laje.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por trocadinho Ver Post
                                  andam aqui a fazer um prédio e estão a utlizar isso mesmo. constroem um pano, projectam a espuma e só depois é que fazem o outro pano de parede.

                                  Isso tem a mesma função que as placas wallmate... se estão a projectar é pk o preço por m2 é mais vantagoso para o construtor, provavelmente tem alguma firma conhecida que lhe faz esse trabalho a bom preço.

                                  Comentário


                                    #18
                                    As vigotas empenaram porque têm 20 anos, porque a telha preta é pesadissima (comparada com as actuais) e principalmente porque têm + de cinco metros entre apoios.

                                    Sinceramente, eu queria evitar a laje. o meu pai é que anda com isso metido na cabeça. já estive a fazer umas contas por alto e em vigotas, ripas, telhas e onduline gasto cerca de 3000€ e poupo bastante em mão de obra, já que é bastante mais rápido e tem menos trabalhos.

                                    no caso da laje, retira-se o onduline, mas é preciso acrescentar leca, malhasol, cimento, areia, roofmate e demora mais tempo a construir.

                                    Depois ainda há a questão de que se construir a laje, obriga a projecto e consequentemente a reavaliação pelas finanças, no primeiro caso apenas a uma autorização da câmara.


                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Bem... vamos por partes..

                                    Ficou tipo pagode chines pk as vigotas tao tortas com o peso?

                                    Se vais mexer no telhado o melhor é fazeres isto, que no fundo +e uma laje aligeirada:

                                    retiras todas as telhas pretas, e subtituis as vigotas de tiverem empenadas por vigotas novas. Depois colocas abobadilhas no intervalo das vigotas, depois uma camada de betão com LECA(bem mais leve) em vez de brita só para alizar, e tudo forrado a malha sol depois mais um pouco de betao e tudo alizado e tens a laje feita.

                                    o ideal era ser forrado depois com um bom isolante(de humidades) asfaltico , tipo tela e em cima dele placas azuis de roofmate e por cima telha lusa vermelha. devidamente fixa. no sotão por dentro pode ser rebocado e pintado, e claro o sotao aproveitado.

                                    Isto pk se vais mudar as as telhas e tens as vigotas danificadas mas vale mudar tudo e fazeres uma coisa em condições.


                                    mas poe aí fotos a mostrar o teu problema e as duvidas.:-)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por trocadinho Ver Post
                                      As vigotas empenaram porque têm 20 anos, porque a telha preta é pesadissima (comparada com as actuais) e principalmente porque têm + de cinco metros entre apoios.

                                      Sinceramente, eu queria evitar a laje. o meu pai é que anda com isso metido na cabeça. já estive a fazer umas contas por alto e em vigotas, ripas, telhas e onduline gasto cerca de 3000€ e poupo bastante em mão de obra, já que é bastante mais rápido e tem menos trabalhos.

                                      no caso da laje, retira-se o onduline, mas é preciso acrescentar leca, malhasol, cimento, areia, roofmate e demora mais tempo a construir.

                                      Depois ainda há a questão de que se construir a laje, obriga a projecto e consequentemente a reavaliação pelas finanças, no primeiro caso apenas a uma autorização da câmara.
                                      Se o aspecto exterior se mantiver , não deverá ser preciso projecto nenhum, a camara ta-se a borrifar se tens laje ou telhas com onduline


                                      Sobre o telhado:

                                      repara as figotas vais ter de as comprar sempre., depois as vigotas tb nao sao nenhum balurdio, a leca é para fazer o betao de regarização e a malha sol tb nao +e uma fortuna...o isolamento é para n teres calor nem frio a vir do telhado e com laje podes aproveitar o sotão que caso contrario é "quase" impossivel.

                                      Quantos m2 tens de telhado ao todo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Se o aspecto exterior se mantiver , não deverá ser preciso projecto nenhum, a camara ta-se a borrifar se tens laje ou telhas com onduline

                                        Para os teus lados, pode até ser, mas por aqui não, se eu fizer a laje tenho mesmo que fazer o projecto ( +ou-500 €), licenças, etc e aqui fica numa pipa de massa ( 27.00€ entrega projecto+49.88 emissão alvará +0.5€/m2 de construção(80€)+9.98 cada mês de obra(19.96€)+1.25€/m2 para ocupação de via publica(72.5€)+24.94/mês ocupação de via publica c/ grua+TMU taxa p/ ajudar a pagar as infraestruturas(assim de cabeça para aí 1000€)=500+27+50+80+20+72.5+50+1000 - quase 1800 euros.

                                        Sobre o telhado:

                                        repara as figotas vais ter de as comprar sempre., depois as vigotas tb nao sao nenhum balurdio, a leca é para fazer o betao de regarização e a malha sol tb nao +e uma fortuna...o isolamento é para n teres calor nem frio a vir do telhado e com laje podes aproveitar o sotão que caso contrario é "quase" impossivel.
                                        a questão do isolamento térmico não é muito importante neste caso ( em qualquer dos casos melhorará)nem o do aproveitamento do sótão( não é necessário). é mais para impedir o lixo, pó e alguma água que já entrou no inverno passado.

                                        Quantos m2 tens de telhado ao todo?
                                        160/170

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X