Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolas e Professores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escolas e Professores

    Pois é amigos, deixo este tópico em jeito de desabafo.

    As considerações ficam por conta de cada 1.

    Pedi transferência da minha filha para outra escola. Tratei dos documentos, tarefa difícil por falta de informação e de informadores. Ninguém sabe como fazer, para onde fazer, quais as condições. Parece que estava a pedir a um pasteleiro para fazer um arroz de marisco.

    Passado estes belos momentos e com a ajuda de informação externa ás escolas. Leia-se amigos. Que tiveram problemas idênticos. A esta altura já me sentia o Homem Aranha.

    Entregues os documentos e informado do envio dos mesmo ao agrupamento da escola de destino. Praticamente há um mês. Telefonei para o agrupamento de destino para me informar da situação. Não fosse alguém ter-se esquecido.

    Telefonado no primeiro dia, para atenderem o telefone foi uma tarefa complicada. Chega então uma pessoa ao telefone, em boa risada, ou deverei dizer galhofa... Que uns segundos depois se dignou a dizer Boa Tarde. Informei da situação que me levou a telefonar, e passam o telefone à secretaria. Na secretaria para meu espanto atende rapidamente uma pessoa que me pergunta " O que deseja?". Expliquei que queria saber de uma transferência de uma aluna de outra escola para uma escola daquele agrupamento, ao que rapidamente recebi uma resposta.

    Escola/Secretaria - "Isso é responsabilidade do conselho executivo!"
    Eu - "Se fizer o favor de me transferir a chamada eu agradeço."
    Escola/Secretaria - "Tem de desligar o telefone e voltar a ligar para a telefonista."

    Que remédio tive de aceder ao pedido, mais 2 horas a tentar ligar a que passado este tempo me responde a telefonista das risadas. Expliquei OUTRA vez a situação ao qual me respondeu.

    Escola/Telefonista - " O conselho executivo está em reunião, tem de tentar depois."

    Agradeci e desliguei. Tentei ligar de manhã e á tarde. Sempre a mesma saga, quase nunca atendem e quando atendiam era tipo disco riscado. Ora estavam em reunião na DREL, ora estavam em reunião interna. Lógico que acabei por me chatear. Paciência tem alguns limites...

    Disseram-me então para aguardar. Atende uma professora do conselho executivo que procurou alguma coisa, não me perguntem o quê e que não encontrou. Pediu para ligar depois.

    Mais uma vez caí na esparrela. Pois voltei a ligar e voltei a ouvir a história das reuniões. Hoje cansado novamente de não conseguir resolver o problema respondi à telefonista.

    Eu - "Minha senhora, pediram-me para ligar entre as 4 e as 5. São 4:30, estão em Reunião outra vez?"
    Escola/Telefonista - "Aguarde um pouco."

    Lá falei outra vez com outra professora do conselho executivo. Qual não é o meu espanto que explicada a situação ouço dizer.

    Escola/Professora - "Isso é com os serviços administrativos."
    Eu - "Mas nos serviços administrativos informaram-me que era com o conselho executivo!"
    Escola/Professora - "Espere um bocadinho."

    Ouvi de fundo uma bela duma zaragata, sim zaragata. Eu sei diferenciar entre conversa e zaragata.

    Escola/Professora - "Vou passar aos serviços administrativos."

    E pumba telefone desligado. grgrgrgr,mais uma saga para me atenderem o telefone. Lá foi aos serviços administrativos, lá me disseram que não tinham recebido nada. Quando na outra escola me tinha dito que já tinham enviado.

    Tentei ligar para a outra escola e aí nem tuge, nem muge ás 4:30 da tarde.

    Resumindo:

    Sou um trabalhador, verdade que não ganho muito, mas pago os meus impostos. Ao ver estas situações lembrei-me logo das greves, manifestações e toda a espécie de insatisfação mostrada pelas classes atrás referidas.

    Sim, é verdade que dificilmente vejo um professor ou funcionário publico como uma pessoa competente. As competências não se ditam, mostram-se. E o que vejo mais é pessoas a quererem algo que não corresponde à realidade demonstrada no ecrã de casa.

    Portanto Sr. Ministro, se depender de alguma coisa as avaliações, prémios de mérito ou processos disciplinares. Pode contar comigo para reclamar de tudo a partir de hoje pois esgotei o meu limite.

    #2
    Se dos teus problemas fases regras,

    então digo-te que és um perseguido...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
      Se dos teus problemas fases regras,

      então digo-te que és um perseguido...
      Penso que não é bem assim. Esta situação já conteceu com muita gente. Inclusivo a minha mãe, mas conseguiu resolver o assunto, por vias menos simpáticas.....

      Generalizabdo, podemos dizer que a regra é que é o problema!

      Porque pessoas com essas funções, competentes, há. Mas não quantas as que deveriam!

      Comentário


        #4
        Renas fico feliz por saber que isso te aconteceu, embora eu não tenha passado pelo mesmo por causa de um filho, mas passei pelo mesmo por causa de mim, pedi uma transferência de escola e aconteceu-me o mesmo precisamente, parece que estava a ler a minha história, adianto-te que não consegui a transferência e ninguem assumiu a responsabilidade pelo não tratamento dos papeis a tempo. No entanto isto já foi a uns 5-6 anos atrás, logo fico feliz, que passado 6 anos as coisas não pioraram, simplesmente continuam na mesma.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
          Se dos teus problemas fases regras,

          então digo-te que és um perseguido...
          Bem de várias escolas enquanto aluno e pai. Foram todas iguais. Regras ou excepções?

          Acredito que existem excepções e profissionais competentes. Mas esses são aqueles que não são ouvidos e que de certeza há muito que uma mudança era bem vinda para poderem provar o que de melhor sabem fazer.

          Além disso se leste bem é uma história, 2 escolas. Talvez me tenham calhado as 2 piores do ensino.

          Tive azar, o que posso fazer? Nada.

          Lê também a parte de como comecei a resolver o problema. Colegas que infelizmente passaram pelo mesmo. Noutras escolas.

          Trabalho num sitio cheio de azarados.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Renas Ver Post

            Trabalho num sitio cheio de azarados.
            ???

            Não queres tu dizer "perseguidos" ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
              Renas fico feliz por saber que isso te aconteceu, embora eu não tenha passado pelo mesmo por causa de um filho, mas passei pelo mesmo por causa de mim, pedi uma transferência de escola e aconteceu-me o mesmo precisamente, parece que estava a ler a minha história, adianto-te que não consegui a transferência e ninguem assumiu a responsabilidade pelo não tratamento dos papeis a tempo. No entanto isto já foi a uns 5-6 anos atrás, logo fico feliz, que passado 6 anos as coisas não pioraram, simplesmente continuam na mesma.
              Não é minha intenção atingir ninguém. Caso contrário tinha descrito as escolas envolvidas no mínimo.

              Mas apelar ao bom senso das pessoas. Que infelizmente parece ultrapassado.

              Começamos a ter a atitude generalizada do "Opá, comigo foi pior.." E então até parece normal.

              Não só não acho normal como estou fulo!!

              Comentário


                #8
                Só uma questão, no meio da confusão, falaste com quantos professores?

                A meu ver com nenhum:

                1º Telefonista
                2º Administrativa da secretária
                3º Elemento do conselho executivo, que como tal é mais um professor administrativo do que docente.

                Portanto na lamentável situação que compreendo e não desejo a ninguêm estás a culpar quem não tem culpa neste processo, o professor.
                Não metas todos no mesmo saco.
                Já agora menciona a escola.

                Espero que tudo se resolva....

                Comentário


                  #9
                  Estás a falar de professores que estão em cargos administrativos... não generalizes a todos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                    ???

                    Não queres tu dizer "perseguidos" ?
                    Talvez, perseguídos pelo azar. Porque em comentários com os colegas. Amena cavaqueira. Começam a surgir as histórias, peripécias e afins.

                    Perseguídos pelo azar, até consigo ver o titulo do filme que dará origem a um "best-seller", que por sua vez dará origem a um filme excelente de bilheteira esgotada.

                    Resta-me a ironia a paciência já se foi.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jol2110 Ver Post
                      Só uma questão, no meio da confusão, falaste com quantos professores?

                      A meu ver com nenhum:

                      1º Telefonista
                      2º Administrativa da secretária
                      3º Elemento do conselho executivo, que como tal é mais um professor administrativo do que docente.

                      Portanto na lamentável situação que compreendo e não desejo a ninguêm estás a culpar quem não tem culpa neste processo, o professor.
                      Não metas todos no mesmo saco.
                      Já agora menciona a escola.

                      Espero que tudo se resolva....
                      Começo já por dizer que não vou mencionar a escola. Digo também que se o quisesse fazer por meios menos recorrentes já o tinha feito. O que não me falta são conhecimentos no Ministério da Educação. Mas nunca fui apologista desta forma de fazer as coisas, espero não ter que mudar agora.

                      Em relação aos professores, apenas os do conselho executivo sem duvida. Pelo menos identificaram-se como tal. Administrativos? Sim, é possível. Mas são estes que dão a cara pelas massas. Triste miséria.

                      Ressalvo ainda que adorei a professora da minha filha foi excelente a todos os níveis e que saudades vou sentir. Ao ver este futuro tão próximo arruinado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                        Bem de várias escolas enquanto aluno e pai. Foram todas iguais. Regras ou excepções?

                        Acredito que existem excepções e profissionais competentes. Mas esses são aqueles que não são ouvidos e que de certeza há muito que uma mudança era bem vinda para poderem provar o que de melhor sabem fazer.

                        Além disso se leste bem é uma história, 2 escolas. Talvez me tenham calhado as 2 piores do ensino.

                        Tive azar, o que posso fazer? Nada.

                        Lê também a parte de como comecei a resolver o problema. Colegas que infelizmente passaram pelo mesmo. Noutras escolas.

                        Trabalho num sitio cheio de azarados.

                        Não é isso, acho que tens todo o direito em estar insatisfeito...

                        Eu posso falar pelas escolas que conheço (são algumas, bem mais do que duas...) e as pessoas da secretaria normalmente são impecáveis...

                        Aliás nem percebo a chamada para o executivo.
                        E compreende o executivo, estão numa fase de reuniões para prepararem o próximo ano lectivo.

                        O que não quer dizer que não aconteçam situações como a tua.

                        Aliás eu estou farto de apanhar situações do empurra em tudo o que é serviços públicos e privados.

                        Só não acho correcto generalizares e falares como se isto só acontecesse em escolas...

                        Comentário


                          #13
                          Funcionários publicos no seu melhor...

                          Ainda ontem fui á camara de lisboa no departamente de saneamento...entrei tavam 5 pessoas na sala a conversarem como se fosse um café...olharam para mim e ninguem me atendeu ...

                          depois de perguntar 2 ou 3 vezes lá vieram atender com algum esforço...e por fim disseram que o assunto pretendido demorava 3 dias pk estavam com excesso de trabalho...


                          enfim

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                            ...
                            Além disso se leste bem é uma história, 2 escolas. Talvez me tenham calhado as 2 piores do ensino.
                            ...
                            A menos que essas duas escolas sejam de Odivelas foi mesmo azar porque fomos calhar às duas escolas piores do ensino.

                            Neste momento estou com esse mesmo problema com o meu filho mais velho, chegou ao cumulo de depois de dizerem numa escola que tinha vaga para ele, ao chegarem lá os documentos dizerem precisamente o contrario. Neste momento ele está colocado numa escola que fica a uns bons Kms de casa e que me lembre mais perto tenho 3 escolas. Andam a fechar escolas estupidamente, os filhos deles vão para as escolas privadas pagando balurdios.

                            Já está uma carta pronta para a DREN chamando todos os "bois" pelos nomes, muito bem explicitos de cada uma das escolas, carta essa que vai seguir igualmente para todos os orgão de comunicação que conseguir juntar.

                            Comentário


                              #15
                              É a triste realidade...

                              Comentário


                                #16
                                MJM

                                Compreendo, eu lembro-me qual a tua posição em relação a isto delicada. Também não gosto de ir com a manada, por assim dizer.

                                Mas a verdade é que acontece, aconteceu-me, aconteceu a outras pessoas. Não acho normal sque numa secretaria nem seuqer saibam informar sobre as condições de transferência. Existe um decreto-lei, existem circulares para interpretação deste mesmo decreto.

                                Os funcionários ou não as leram, o que revela uma falta de profissionalismo absurda. Ou não se deram ao trabalho de explicar. A 2ª hipótese ainda me parece pior. Não me lembro de uma 3ª.

                                Atenção que a saga, infelizmente para mim não acabou. Entre vários telefonemas e 1 apenas para meter por portas e travessas estou quase a optar pela 2ª. Apenas para conseguir o que seria normal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
                                  A menos que essas duas escolas sejam de Odivelas foi mesmo azar porque fomos calhar às duas escolas piores do ensino.

                                  Neste momento estou com esse mesmo problema com o meu filho mais velho, chegou ao cumulo de depois de dizerem numa escola que tinha vaga para ele, ao chegarem lá os documentos dizerem precisamente o contrario. Neste momento ele está colocado numa escola que fica a uns bons Kms de casa e que me lembre mais perto tenho 3 escolas. Andam a fechar escolas estupidamente, os filhos deles vão para as escolas privadas pagando balurdios.

                                  Já está uma carta pronta para a DREN chamando todos os "bois" pelos nomes, muito bem explicitos de cada uma das escolas, carta essa que vai seguir igualmente para todos os orgão de comunicação que conseguir juntar.

                                  Odivelas? DREN?

                                  A DREN é no Norte, deves fazer queixa na DREL...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
                                    A menos que essas duas escolas sejam de Odivelas foi mesmo azar porque fomos calhar às duas escolas piores do ensino.

                                    Neste momento estou com esse mesmo problema com o meu filho mais velho, chegou ao cumulo de depois de dizerem numa escola que tinha vaga para ele, ao chegarem lá os documentos dizerem precisamente o contrario. Neste momento ele está colocado numa escola que fica a uns bons Kms de casa e que me lembre mais perto tenho 3 escolas. Andam a fechar escolas estupidamente, os filhos deles vão para as escolas privadas pagando balurdios.

                                    Já está uma carta pronta para a DREN chamando todos os "bois" pelos nomes, muito bem explicitos de cada uma das escolas, carta essa que vai seguir igualmente para todos os orgão de comunicação que conseguir juntar.
                                    Podes juntar. São mais 2. Portanto são 4. Mas não devem ser as que o MJM conhece.

                                    Desculpa a ironia MJM.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                      Odivelas? DREN?

                                      A DREN é no Norte, deves fazer queixa na DREL...
                                      Sim claro que era DREL mas isto com a "publicidade" da DREN até nos esquecemos da DREL

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                                        MJM

                                        Compreendo, eu lembro-me qual a tua posição em relação a isto delicada. Também não gosto de ir com a manada, por assim dizer.

                                        Mas a verdade é que acontece, aconteceu-me, aconteceu a outras pessoas. Não acho normal sque numa secretaria nem seuqer saibam informar sobre as condições de transferência. Existe um decreto-lei, existem circulares para interpretação deste mesmo decreto.

                                        Os funcionários ou não as leram, o que revela uma falta de profissionalismo absurda. Ou não se deram ao trabalho de explicar. A 2ª hipótese ainda me parece pior. Não me lembro de uma 3ª.

                                        Atenção que a saga, infelizmente para mim não acabou. Entre vários telefonemas e 1 apenas para meter por portas e travessas estou quase a optar pela 2ª. Apenas para conseguir o que seria normal.

                                        Tens razão em estar chateado...
                                        Deves fazer pelos teus direitos!

                                        Como te digo acredito que muitas pessoas tenham problemas nas escolas e vão continuar a ter...

                                        Dou-te um conselho, vai a essa escola e trata directamente, se não fores bem atendido, usa o livro de reclamações pois funciona...

                                        A minha questão prende-se apenas com a tua generalização.

                                        Em relação a funcionários públicos, tenho tantas histórias para contar com os privados...
                                        Alguém que atire a primeira pedra!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                                          Ressalvo ainda que adorei a professora da minha filha foi excelente a todos os níveis e que saudades vou sentir. Ao ver este futuro tão próximo arruinado.
                                          O que é incrível é esta desvalorização do que é realmente o papel do professor(a), que, vá lá, teve direito a duas linhas de ressalva, em oposição a todo um tópico de mal dizer das escolas e professores (é este o seu título) graças a um atendimento telefónico deficiente.

                                          Será que a professora da sua filha, que tanto apreciou, lhe aprecia a si a ética (ou falta dela) das críticas que deixa à sua classe profissional?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                                            Podes juntar. São mais 2. Portanto são 4. Mas não devem ser as que o MJM conhece.

                                            Desculpa a ironia MJM.

                                            Se são de Lisboa não conheço nenhuma...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
                                              Sim claro que era DREL mas isto com a "publicidade" da DREN até nos esquecemos da DREL
                                              Hehehe, bela confusão aqui vai. A publicidade que tenho visto é da REN, Rede Eléctrica Nacional (ironia), ás vezes também vejo noticias, mas já começa a ser difícil. Conciliar o trabalho, a família e os serviços públicos. Sendo que o ultimo é o que me tem levado mais tempo e acho que vai piorar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                                O que é incrível é esta desvalorização do que é realmente o papel do professor(a), que, vá lá, teve direito a duas linhas de ressalva, em oposição a todo um tópico de mal dizer das escolas e professores (é este o seu título) graças a um atendimento telefónico deficiente.

                                                Será que a professora da sua filha, que tanto apreciou, lhe aprecia a si a ética (ou falta dela) das críticas que deixa à sua classe profissional?
                                                Exmo Sr.

                                                A falta de Ética nas minhas palavras ou titulo são meramente a realidade. Se houve falta de ética não foi minha. Foi com profundo pesar que escrevi otexto acima.

                                                A professora da minha filha no passado, teve nas minas palavras um profundo elogio em diversas ocasiões e da minha esposa. Se tivesse que ser avaliada seria concerteza uma boa maneira de a poder recompensar. Pelo esforço demonstrado.

                                                Se a minha intenção fosse de atacar alguém, não teria sido tão "bondoso" no texto escrito acima.

                                                Ressalvo ainda que comigo há uns anos foi pior. Pois agora a distância são 8 km. Comigo foram 300km da 1ª vez e 50km da 2ª. O meu Pai, que se lhe perguntar teria todo o prazer em dizer o que se passou. Teve que se deslocar 300Km mais que uma vez para resolver o problema. Para quem tem outras preocupações e funções, não me parece agradável. O que acha?

                                                Devo carinhosamente telefonar a agradecer o excelente serviço e pedir à Sra. Ministra uma medalha de mérito para estes funcionários, que de tão atarefados que estão nem os telefones conseguem atender.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vivo numa Urbanização nova que tem qualquer coisa como 8.000 fogos, ou seja, quando tiver em "pleno" fazendo a duas pessoas por casa são 16.000 pessoas. Atendendo que é uma Urbanização nova vai ter muitas crianças, essencialmente são casais jovens, a escola primaria mais perto foi precisamente a que aceitou e mais tarde recusou o pedido de transferencia. Para fechar escolas estão sempre prontos, agora para fazerem novas...

                                                  A carta já está pronta, quero apenas que a situação se resolva para depois a fazer publicar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                                                    Exmo Sr.

                                                    A falta de Ética nas minhas palavras ou titulo são meramente a realidade. Se houve falta de ética não foi minha. Foi com profundo pesar que escrevi otexto acima.

                                                    A professora da minha filha no passado, teve nas minas palavras um profundo elogio em diversas ocasiões e da minha esposa. Se tivesse que ser avaliada seria concerteza uma boa maneira de a poder recompensar. Pelo esforço demonstrado.

                                                    Se a minha intenção fosse de atacar alguém, não teria sido tão "bondoso" no texto escrito acima.

                                                    Ressalvo ainda que comigo há uns anos foi pior. Pois agora a distância são 8 km. Comigo foram 300km da 1ª vez e 50km da 2ª. O meu Pai, que se lhe perguntar teria todo o prazer em dizer o que se passou. Teve que se deslocar 300Km mais que uma vez para resolver o problema. Para quem tem outras preocupações e funções, não me parece agradável. O que acha?

                                                    Devo carinhosamente telefonar a agradecer o excelente serviço e pedir à Sra. Ministra uma medalha de mérito para estes funcionários, que de tão atarefados que estão nem os telefones conseguem atender.
                                                    Que a tua experiência foi má, não duvido, que essa seja a regra, também não duvido, mas em sã consciência, quem falhou foram os serviços administrativos, não entendo o que a palavra "professores" está a fazer no titulo do tópico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Renas, na primeira intervenção
                                                      Sim, é verdade que dificilmente vejo um professor ou funcionário publico como uma pessoa competente. As competências não se ditam, mostram-se. E o que vejo mais é pessoas a quererem algo que não corresponde à realidade demonstrada no ecrã de casa.

                                                      Portanto Sr. Ministro, se depender de alguma coisa as avaliações, prémios de mérito ou processos disciplinares. Pode contar comigo para reclamar de tudo a partir de hoje pois esgotei o meu limite.
                                                      Originalmente Colocado por Renas, na última intervenção
                                                      A professora da minha filha no passado, teve nas minas palavras um profundo elogio em diversas ocasiões e da minha esposa. Se tivesse que ser avaliada seria concerteza uma boa maneira de a poder recompensar. Pelo esforço demonstrado.

                                                      Se a minha intenção fosse de atacar alguém, não teria sido tão "bondoso" no texto escrito acima.
                                                      Uma boa maneira de recompensar a professora da sua filha seria não afirmar, publicamente, "que dificilmente vê um professor como uma pessoa competente". Depois dos "profundos elogios" que terá proferido a essa professora, não considera de uma enorme hipocrisia o seu texto escrito acima? Afirmando, na sua arrogância, que tinha sido "bondoso"?

                                                      Espero, para que abra os olhos, que este imbróglio burocrático se resolva o mais rapidamente possível e sem maiores transtornos, para que possa usufruir no próximo ano lectivo de um(a) professor(a) que faça a vida negra à sua filha. Cá estarei para lhe ler os elogios às escolas e professores pela eficiência com que trataram do que considera ser mais importante na sua missão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Neste momento as escolas estão a arrebentar pelas costuras...

                                                        Para além de tratar da inscrição de alunos e produção de horários... Têm aquele concurso do professor titular para certificar... e tratar... Nem imaginam...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          "Sim, é verdade que dificilmente vejo um professor ou funcionário publico como uma pessoa competente."

                                                          responde-me só a uma pergunta muito simples sff.

                                                          Não vês um professor como pessoa competente nas tarefas que lhe competem, ou seja ensinar? Ou nas tarefas administrativas que apenas em parte competem ao conselho executivo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Funcionários públicos, sejam professores ou secretariado, grande parte está lá para cumprir calendário fazer o mínimo e receber ao fim do mês e com a perspectiva de uma boa reforma. Nesta altura do ano então é um verdadeiro encher de barriga de nada fazer. Conheço alguns casos que mete impressão a aspereza como somos tratados se importunamos o seu descanso.

                                                            Por mim as avaliações os prémios por mérito ou processos disciplinares, só pecam por tardias


                                                            Um trabalhador do sector privado não tem metade das regalias dos públicos e não se queixam.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X