Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Competitividade, produtividade e salários em Portugal e na UE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Competitividade, produtividade e salários em Portugal e na UE

    RESUMO DESTE ESTUDO

    Tem-se assistido, com uma frequência crescente, à utilização de termos técnicos ou científicos, com significado deturpado, na manipulação da opinião pública. Dois dos mais utilizados com esse fim têm sido o da "competitividade" e o da "produtividade" que, depois, são associados ao de "salários", para construir um discurso que, devido à sua simplicidade e repetição pelos media, apesar de falso, acaba por ser tomado como verdadeiro por muitos portugueses. Esse discurso é o seguinte: "O País, para se desenvolver, precisa de ser competitivo; e para aumentar a competitividade é necessário aumentar a produtividade (leia-se do trabalho); e para que esta cresça é necessário a contenção (leia-se redução) dos salários". Pretende-se, assim, associar desenvolvimento a contenção e mesmo baixa dos salários, procurando-se fazer crer que o desenvolvimento não é possível se não se verificar a contenção ou mesmo baixa dos salários. Ora esta relação não tem qualquer fundamento técnico ou científico, e é mesmo falsa.

    A "competitividade" e a "produtividade" são dois conceitos que, sob o ponto de vista técnico, significam coisas completamente diferentes.
    A produtividade pode aumentar sem que a competitividade cresça. Para que isso aconteça, basta que uma empresa, com produtos ultrapassados ou de má qualidade, aumente a sua produtividade, ou seja, aumente a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, mas como não os consegue vender porque os consumidores os não compram não é competitiva, piorando a sua posição no mercado.
    Inversamente, a competitividade pode crescer sem que seja necessário aumentar a produtividade. Para que isso aconteça, basta que a empresa melhore o seu marketing, ou que encontre um canal de distribuição mais adequado, ou que consiga associar aos seus produtos uma marca de prestigio, etc, o que determina que a sua posição no mercado, relativamente às outras empresas, melhore. Portanto, num caso e no outro não será a contenção ou a redução dos salários que resolverá os problemas destas empresas.

    A confirmar isso, uma equipa do próprio MIT, que é uma conhecida instituição universitária americana, com quem o governo de Sócrates assinou em 2006 um contrato de muitos milhões de euros, após ter entrevistado os gestores de 500 empresas internacionais durante vários anos, concluiu o seguinte: "Contrariamente à convicção genérica de muitos gestores (nós acrescentaríamos, e também de muitos políticos) concluímos que as soluções que dependem da diminuição dos custos reduzindo os salários e benefícios sociais constituem sempre becos sem saída" . "As estratégias baseadas na exploração de mão-de-obra barata acabam em selvas competitivas, onde as vitórias são cada vez menores e cada dia surge um novo concorrente" . E "mesmo nas indústrias de mão-de-obra intensiva, como o vestuário, muitos outros custos e riscos, se sobrepõem à vantagem de salários baixos". E concluíram : "As actividades que acabam por ter êxito são aquelas que assentam na aprendizagem e na inovação contínua".

    A análise empírica prova também, contrariamente ao discurso oficial dominante nos media, que os países mais competitivos da União Europeia são precisamente os que têm salários mais elevados. Por exemplo, em 2005, o salário médio bruto na indústria e nos serviços na Suiça era 3,1 vezes superior ao pago em Portugal. Apesar dos baixos salários pagos, o nosso País ocupa no Ranking de Competitividade Global, elaborado pelo "insuspeito" Fórum Económico Mundial (Davos), a 34ª posição, enquanto a Suiça ocupa a 1ª posição (os EUA, entre 2005/06 e 2006/07, caíram da 1ª posição para a 6ª). Igualmente, a nível da UE15, verifica-se que os países com maior capacidade competitiva são aqueles em que existe uma melhor repartição dos rendimentos. Por ex., em 2005, o rendimento dos 20% mais ricos da população era, em Portugal, 8,2 vezes superior ao rendimento dos 20% mais pobres da população, enquanto na Finlândia essa relação era 3,6 vezes, na Suécia 3,3 vezes, na Dinamarca 3,5 vezes, na Alemanha 4,1 vezes, etc.

    Os baixos salários pagos em Portugal incentivam a baixa qualificação e escolaridade, e também o abandono escolar, na medida em que o emprego criado pelas empresas é, na sua maioria, de baixa escolaridade, de baixa qualificação, e mal pago. A baixa escolaridade e qualificação dos empresários (os patrões que surgiram na década 1991-2000 tinham, em média, apenas 7,7 anos de escolaridade), é um dos maiores obstáculos actuais ao aumento da produtividade e da competitividade das empresas pois impedem, por ignorância ou com medo de perder o controlo da empresa, qualquer tipo de inovação.


    Tem-se assistido, com uma frequência crescente, à utilização nos media de termos técnicos e científicos, com um significado que eles não têm, em campanhas de manipulação da opinião pública. Desta forma, utilizando o prestigio da técnica e da ciência, procura-se credibilizar a mensagem que se pretende fazer passar, mesmo quando essa mensagem defende uma politica que contraria os ensinamentos da ciência económica.

    Dois termos técnicos frequentemente utilizados são o da "competitividade" e o da "produtividade", que depois são associados ao de "salários", este último já bem conhecido pela opinião pública, o que ajuda a "naturalizar" os dois primeiros, pretendendo-se assim tornar a utilização dos dois primeiros, com o sentido incorrecto que lhes é dado, inquestionáveis. É uma forma clássica de manipulação estudada já pelas ciências da comunicação.

    O discurso oficial sobre a competitividade, produtividade e salários é basicamente o seguinte: " O País, para se desenvolver, precisa de ser competitivo; e para aumentar a competitividade é necessário aumentar a produtividade (leia-se do trabalho); e para que esta cresça é necessário a contenção (leia-se redução) dos salários". Procura-se desta forma associar crescimento, aumento de competitividade e de produtividade com contenção ou mesmo baixa de salários, pretendendo fazer crer que os primeiros não se verificam sem que se verifique o último. É um discurso que não tem consistência técnica, e que é falso mas que, devido à sua simplicidade e repetição pelos media, acaba por ser tomado como verdadeiro por muitos portugueses.

    São exemplos deste discurso oficial o Relatório do Orçamento do Estado de 2006 e o Boletim Económico – Primavera 2007 do Banco de Portugal, publicado já em Abril deste ano. No primeiro, logo na pág. 2, pode-se ler o seguinte: "A única forma de manter níveis de competitividade externa é através da contenção … dos custos salariais". E no Boletim do Banco de Portugal lê-se, na pág.36, o seguinte: " A rigidez salarial no mercado de trabalho português, uma das mais elevadas da União Europeia, não facilita o ajustamento das empresas a choques negativos sobre a procura dos seus produtos, especialmente tendo em conta que a legislação laboral dificulta a adaptação do número de trabalhadores à evolução da actividade das empresas".Este discurso oficial, que depois tem sido ampliado e repetido pela comunicação social, nomeadamente a afecta ao poder económico e politico, deve ser desmontado porque é falso e manipulador.

    A DIFERENÇA ENTRE COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE

    A "competitividade" e a "produtividade" são dois conceitos que, sob o ponto de vista técnico, significam coisas completamente diferentes. Para concluir isso, basta ter presente que a produtividade pode aumentar sem que a competitividade cresça; e inversamente, a competitividade pode crescer sem que seja necessário aumentar a produtividade.

    E isto porque a produtividade é uma medida que se obtém dividindo a quantidade de produtos obtidos pela quantidade de recursos utilizados. Para ser mais fácil o seu cálculo utiliza-se valores monetários dividindo o valor obtido, frequentemente o VAB, pela quantidade de recursos utilizados. Embora o VAB obtido seja o resultado de múltiplos recursos, normalmente utiliza-se apenas um para facilitar o seu cálculo, que é habitualmente o trabalho (número de trabalhadores, ou o total de horas trabalhadas), obtendo-se assim a chamada produtividade do trabalho. Ora a competitividade é uma coisa completamente diferente, já que se refere (mede) a posição vantajosa ou não de uma empresa no mercado relativamente às outras. E como é fácil de concluir a produtividade de uma empresa pode aumentar sem que aumente a sua competitividade. Para que isso aconteça basta que uma empresa, com produtos ultrapassados ou de má qualidade, aumente a sua produtividade, ou seja, aumente a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, mas como não os consegue vender porque os consumidores os não compram, a sua posição no mercado piora, piorando a sua competitividade. E inversamente poderá suceder que uma empresa se torne mais competitiva, portanto que a sua posição no mercado melhore relativamente às outras empresas, sem que aumente a sua produtividade. Para que isso aconteça basta que melhore o seu marketing, ou que encontre um canal de distribuição mais adequado, ou que consiga associar aos seus produtos uma marca de prestigio, etc..O problema da economia portuguesa é que se pretende aumentar a produtividade para produzir produtos muitos deles já ultrapassados, alguns com reduzida qualidade, e a maioria deles com muita pouca inovação incorporada, portanto para segmentos de mercado onde já não se é competitivo .

    UMA POLITICA DE BAIXOS SALÁRIOS SÓ PODERÁ LEVAR O PAÍS A UM BECO SEM SAÍDA

    Num livro recente publicado por uma equipa de especialistas americanos do MIT, com o titulo "A competitividade e as novas barreiras da economia", baseado no estudo de 500 empresas internacionais realizado durante vários anos, os autores concluíram sobre a estratégia de baixos salários o seguinte, a que puseram o título esclarecedor "PERDEM AS ESTRATÉGIAS DOS SALÁRIOS BAIXOS", : "Contrariamente à convicção genérica de muitos gestores (nós acrescentaríamos, e também de muitos políticos) concluímos que as soluções que dependem da diminuição dos custos reduzindo os salários e benefícios sociais constituem sempre becos sem saída" (pág. 75). "As estratégias baseadas na exploração de mão de obra barata acabam em selvas competitivas, onde as vitórias são cada vez menores e cada dia surge um novo concorrente" (pág. 76). "Mesmo nas indústrias de mão de obra intensiva, como o vestuário, muitos outros custos e riscos, se sobrepõem à vantagem de salários baixos" (pág. 76). E terminam : "As actividades que acabam por ter êxito são aquelas que assentam na aprendizagem e na inovação continua" (pág. 76).

    No entanto, estas verdades elementares infelizmente ainda não são reconhecidas quer pelo actual governo quer por aqueles economistas a que Sócrates chama "objectivos" (Silva Lopes, Augusto Mateus, Teodora Cardoso, Eduardo Catroga, etc) porque estão sempre disponíveis para defender a politica governamental e, por isso, têm acesso privilegiado aos media.

    BAIXOS SALÁRIOS INCENTIVAM BAIXA ESCOLARIDADE E BAIXA QUALIFICAÇÃO

    O governo fala muito que é fundamental aumentar a escolaridade e a qualificação em Portugal. Mas a verdade é que baixos salários incentivam e perpetuam a baixa escolaridade, o abandono escolar e a baixa qualificação em Portugal. Como o perfil produtivo da nossa economia assenta na exploração de baixos salários, é inevitável que recorra a trabalho pouco qualificado e de baixa escolaridade, incentivando o seu aparecimento. Como afirmou um gestor de uma empresa multinacional à equipa do MIT, referindo-se aos trabalhadores chineses, e utilizando a linguagem que caracteriza o capitalismo, em que a dignidade das pessoas pouco conta,: "Se pagamos com amendoins temos macacos" (pág. 294).

    Por outro lado, a precariedade desmobiliza quer as empresas quer os trabalhadores relativamente à formação ao longo da vida. As primeiras, porque não têm a garantia que tiram partido do investimento realizado. Os segundos, porque não têm condições nem motivação para se empenharem num esforço permanente de qualificação profissional. A essa mesma conclusão chegou a equipa do MIT mesmo em relação à economia americana, tendo escrito o seguinte: "Da mesma forma, os pontos fracos do sistema de formação americano são o reverso da medalha de algumas vantagens da flexibilidade do seu mercado de trabalho. Precisamente porque os operários circulam entre empresas, permitindo aos empregadores contratar as competências de que necessitam no mercado de trabalho em vez de as criarem dentro das empresas investindo na formação dos trabalhadores". Se a isto juntarmos, para o caso português, o perfil da nossa economia, assente fundamentalmente em trabalho mal pago e pouco qualificado, e o facto de a maioria dos empresários não possuírem as capacidades mínimas de gestão, rapidamente se conclui porque razão está a ser tão difícil a introdução da cultura da formação profissional ao longo da vida, que é tão necessária, já que cerca de 71% da população empregada portuguesa actual tem apenas o ensino básico ou menos.

    OS PAÍSES DA U.E. COM SALÁRIOS MAIS ELEVADO SÃO OS MAIS COMPETITIVOS

    A análise empírica prova, contrariamente ao discurso oficial dominante nos media, que os países mais competitivos da União Europeia são precisamente os que têm salários mais elevados. Os dados oficiais do quadro seguinte provam isso.


    Como mostram os dados do quadro, são precisamente os países da União Europeia com salários na Industria e Serviços mais elevados que ocupam os primeiros lugares no Ranking de Competitividade Global elaborado pelo Fórum Económico Mundial (Davos), que é diferente do divulgado pelo media portugueses, que é o "ranking" do IMD, uma escola Suiça de negócios. Por exemplo, no do Fórum a Suiça país onde o salário médio bruto pago na Industria e Serviços era 3,1 vezes superior ao pago em Portugal ocupa a 1ª posição no Ranking de Competitividade Global (os Estados Unidos da América que ocupavam, em 2005/2006, a 1ª posição caíram, em 2006-2007, para a 6ª posição).

    Por outro lado, como também revelam os dados do quadro, Portugal apesar dos baixos salários pagos, entre 2005/ 2006 e 2006/2007, caiu da 31ª posição para a 34ª posição, enquanto a Suiça subiu da 4ª para a 1ª posição.

    Afirmar, como faz o pensamento económico único dominante nos media, que o aumento da competitividade consegue-se com baixos salários e com a sua contenção é enganar a opinião pública, já que não tem qualquer fundamento nem cientifico nem empírico.

    A BAIXA ESCOLARIDADE E QUALIFICAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS É UM DOS MAIORES OBSTÁCULOS AO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS

    Um dos obstáculos mais importantes ao aumento da produtividade e competitividade das empresas portuguesas é precisamente a baixa escolaridade e qualificação dos patrões portugueses. E isto porque ocupam uma posição estratégica nas empresas, podendo impedir, como o fazem, por ignorância ou com medo de perderem o controlo, a introdução da inovação em todos os domínios. E quando têm escolaridade elevada, a maioria está mais interessada na banca, no imobiliário e nos hipermercados, onde o lucro é elevado, fácil e garantido, ou então são autênticos predadores mais interessados em apoderarem-se do que existe, do que em criar algo de novo, e muito menos em investir na industria, que terá de ser a base do aumento da competitividade da economia portuguesa. Basta recordar a banca e as grandes empresas publicas privatizadas, cujo único objectivo é obter lucros gigantescos à custa dos consumidores, com preços mesmo superiores aos preços médios comunitários, e as OPAs mais recentes.

    O quadro que se apresenta seguidamente, foi construído com dados retirados de um estudo recente publicado pelo Ministério do Trabalho com o titulo "Indicadores de empreendedorismo", e mostra o nível médio de escolaridade e a origem dos "empresários" que apareceram na década 1991-2000 em Portugal.


    O nível médio de escolaridade dos patrões que surgiram na década 1991-2000 era apenas de 7,7 anos, portanto menos que a escolaridade mínima obrigatória, e 47,9% eram antes simples trabalhadores qualificados. É significativo e esclarecedor que logo que passam a patrões se auto-designem "quadro superiores".

    OS PAISES DA UE COM MELHOR DISTRIBUIÇÃO DO RENDIMENTO SÃO OS MAIS COMPETIVOS

    Tal como se constatou em relação aos salários, também em relação à repartição do rendimento a experiência empírica revela que existe uma clara correlação positiva entre competitividade e distribuição do rendimento a nível da UE. Efectivamente como mostram os dados do quadro seguinte, uma elevada competitividade está associada a uma melhor repartição do rendimento.

    Portugal é o país com mais baixa competitividade em relação a todos os países que constam do quadro mas, em contrapartida, é o país onde é maior a desigualdade na distribuição dos rendimentos e mais rapidamente a desigualdade está a crescer.

    Efectivamente, em 2005, último ano em relação ao qual o Eurostat divulgou dados, em Portugal o rendimento dos 20% mais ricos da população era 8,2 vezes superior ao rendimento dos 20% mais pobres da população, portanto muito superior à média comunitária, que era 4,8 vezes. Por outro lado, em 1999, Portugal era já o país da U.E. onde a repartição era mais desigual (6,4 vezes), e apesar disso, entre 1999 e 2005, foi o país onde a desigualdade na distribuição do rendimento mais aumentou (+28,1%), quando o crescimento médio nos países da UE15 foi de 4,3%, ou seja, quase sete vezes menos do que o verificado em Portugal durante o mesmo período.

    Os dados do quatro também mostram que seria possível aumentar os salários em Portugal com uma melhor repartição do rendimento. Para alcançar isso, bastaria aproximá-la à repartição da média da UE15, o que teria efeitos importantes e positivos não só em termos de justiça social mas também da economia, já que determinaria o aumento do mercado interno o que, por sua vez, estimularia o crescimento económico.


    12/Maio/2007
    Desculpem a extensão do texto.

    Fonte.

    #2
    Pois, não é difícil de perceber.

    Vejamos as opiniões.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
      Pois, não é difícil de perceber.

      Vejamos as opiniões.
      É o que se vem dizendo, mas que não querem perceber...

      Comentário


        #4
        A produtividade é um dos calcanhares de Aquiles da economia portuguesa. Estando tão atrasados neste aspecto, deviam ser possíveis ganhos de vários pontos anuais, sendo que isso resultaria em melhorias de competitividade e produção de mais riqueza (logo, aumentos de salários sustentáveis).

        Por que é que não sobe como devia? A resposta está no texto, empresários sem formação, um estado atrofiador e uma cultura avessa à modernidade: 9 em cada 10 empresários preferiria vender um produto sem qualidade ganhando milhões em pouco tempo do que investir no desenvolvimento e na confiança dos clientes assumindo menores lucros. São os genes árabes que por cá ficaram.

        Finalmente, também os sindicatos têm de perceber que sem a arma da desvalorização da moeda, os aumentos têm de estar indexados aos ganhos de produtividade e não à inflacção, sobre risco de as empresas colapsarem. Aqui entramos num círculo infernal, pois os nossos empresários estão pouco virados para aí, preferindo como alternativa deixar tudo como está e contratar pessoal mais barato ou mandar trabalhar mais. Note-se que Portugal já deve ser dos países da europa em que se trabalham mais horas, conseguindo-se o milagre de mesmo assim produzir várias vezes menos que noutros países europeus. Assim, os sindicatos deviam era fazer o discurso da produtividade e não o do aumento salarial garantido, independentemente das condições para isso.

        Em suma, isto está mau e mau vai continuar.
        Editado pela última vez por LuisNeves; 31 July 2007, 02:06.

        Comentário


          #5
          Produtividade baixa, mão de obra sem formação, riqueza mal distribuída... O que querem mais?

          Os outros têm salários mais altos mas nesses países as coisas são mais caras e/ou os impostos sobre os ordenados são mais elevados.

          Se acham que nos outros países é muito melhor do que aqui, emigrem e depois venham cá falar da experiência.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
            Pois, não é difícil de perceber.

            Vejamos as opiniões.
            Afinal parece que sim.

            Comentário


              #7
              A competitividade não é fraca porque os salários são baixos ! É precisamente o inverso !

              A "competitividade" e a "produtividade" são dois conceitos que, sob o ponto de vista técnico, significam coisas completamente diferentes.
              A produtividade pode aumentar sem que a competitividade cresça. Para que isso aconteça, basta que uma empresa, com produtos ultrapassados ou de má qualidade, aumente a sua produtividade, ou seja, aumente a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, mas como não os consegue vender porque os consumidores os não compram não é competitiva, piorando a sua posição no mercado.
              Inversamente, a competitividade pode crescer sem que seja necessário aumentar a produtividade. Para que isso aconteça, basta que a empresa melhore o seu marketing, ou que encontre um canal de distribuição mais adequado, ou que consiga associar aos seus produtos uma marca de prestigio, etc, o que determina que a sua posição no mercado, relativamente às outras empresas, melhore. Portanto, num caso e no outro não será a contenção ou a redução dos salários que resolverá os problemas destas empresas.
              Este parágrafo então...balelas !!

              Ainda estou para perceber quem foi o iluminado que achou que produtividade e competitividade podem ser dissociados... Depois esses iluminados escrevem barbaridades destas e há pessoas que ficam contentes e aplaudem !

              Comentário


                #8
                Se não existe produtividade a maior parte das vezes deve-se a má gestão. E toda a gente sabe qual a diferença salarial dos nossos gestores para os quadros médios ou técnicos.

                Se não existe competitividade, deve-se de certeza ou à falta de produtividade. Ou à falta de empenho mais uma vez dos nossos gestores. O lucro fácil sempre foi o mais apetecido.

                Exijam dos trabalhadores. Por muito que se queixem eles responderão com produtividade, empenho e qualidade.

                Dêem-lhes perspectivas, carreiras, formação, salários condizentes com as funções desenvolvidas.

                Não queiram é convencer que 20 formigas a mandar valem mais que 20 a fazer.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                  A competitividade não é fraca porque os salários são baixos ! É precisamente o inverso !

                  A "competitividade" e a "produtividade" são dois conceitos que, sob o ponto de vista técnico, significam coisas completamente diferentes.
                  A produtividade pode aumentar sem que a competitividade cresça. Para que isso aconteça, basta que uma empresa, com produtos ultrapassados ou de má qualidade, aumente a sua produtividade, ou seja, aumente a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, mas como não os consegue vender porque os consumidores os não compram não é competitiva, piorando a sua posição no mercado.
                  Inversamente, a competitividade pode crescer sem que seja necessário aumentar a produtividade. Para que isso aconteça, basta que a empresa melhore o seu marketing, ou que encontre um canal de distribuição mais adequado, ou que consiga associar aos seus produtos uma marca de prestigio, etc, o que determina que a sua posição no mercado, relativamente às outras empresas, melhore.Portanto, num caso e no outro não será a contenção ou a redução dos salários que resolverá os problemas destas empresas.
                  Este parágrafo então...balelas !!

                  Ainda estou para perceber quem foi o iluminado que achou que produtividade e competitividade podem ser dissociados... Depois esses iluminados escrevem barbaridades destas e há pessoas que ficam contentes e aplaudem !
                  São balelas porque só viste parte do texto, se tivesses lido o resto, já não tinhas essa opinião .

                  Já agora, esta parte tb é muito elucidativa:

                  uma equipa do próprio MIT,(...) concluiu o seguinte: "Contrariamente à convicção genérica de muitos gestores (nós acrescentaríamos, e também de muitos políticos) concluímos que as soluções que dependem da diminuição dos custos reduzindo os salários e benefícios sociais constituem sempre becos sem saída" . "As estratégias baseadas na exploração de mão-de-obra barata acabam em selvas competitivas, onde as vitórias são cada vez menores e cada dia surge um novo concorrente" . E "mesmo nas indústrias de mão-de-obra intensiva, como o vestuário, muitos outros custos e riscos, se sobrepõem à vantagem de salários baixos". E concluíram : "As actividades que acabam por ter êxito são aquelas que assentam na aprendizagem e na inovação contínua".
                  Parece que iluminados é o que não falta no MIT, mas claro que não chegam aos calcanhares dos gestores e empresários nacionais.



                  .

                  Comentário


                    #10
                    Nthor, eu li o artº todo... e assinalei aquele parágrafo isoladamente de propósito ! É falso, há um confusão de conceitos...

                    Eu defendo as remunarações pelo valor das funções e pelos resultados obtidos. Como gestor jamais defendi, defendo, ou defenderei salários baixos...

                    Aliás, na minha empresa o mesmo trabalhador pode ter num mês um salário baixo como no mês seguinte ganhar o dobro do que eu ganho... tudo depende do seu desempenho !
                    Editado pela última vez por hpventura; 31 July 2007, 11:22.

                    Comentário


                      #11
                      Desde sempre que venho denunciando estes discursos falaciosos que tentam passar a mensagem que a culpa da baixa produtividade e competitividade é dos trabalhadores.

                      Mas também convém não cair na demagogia oposta de pensar que se aumenta a produtividade e competitividade essencialmente através do aumento dos salários....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                        Nthor, eu li o artº todo... e assinalei aquele parágrafo isoladamente de propósito ! É falso, há um confusão de conceitos...
                        Não me parece confuso ou falso de todo, é até bem simples de perceber.

                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                        Eu defendo as remunarações pelo valor das funções e pelos resultados obtidos. Como gestor jamais defendi, defendo, ou defenderei salários baixos...

                        Aliás, na minha empresa o mesmo trabalhador pode ter num mês um salário baixo como no mês seguinte ganhar o dobro do que eu ganho... tudo depende do seu desempenho !
                        Tudo bem , mas sabes que o desempenho é condicionado maioritariamente por factores externos e não por menor capacidade pessoal, o que geralmente é negligenciado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Desde sempre que venho denunciando estes discursos falaciosos que tentam passar a mensagem que a culpa da baixa produtividade e competitividade é dos trabalhadores.

                          Mas também convém não cair na demagogia oposta de pensar que se aumenta a produtividade e competitividade essencialmente através do aumento dos salários....
                          Claro que não isso é imediatamente depois de se modernizar e inovar que leva ao aumento da produtividade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                            A competitividade não é fraca porque os salários são baixos ! É precisamente o inverso !

                            A "competitividade" e a "produtividade" são dois conceitos que, sob o ponto de vista técnico, significam coisas completamente diferentes.
                            A produtividade pode aumentar sem que a competitividade cresça. Para que isso aconteça, basta que uma empresa, com produtos ultrapassados ou de má qualidade, aumente a sua produtividade, ou seja, aumente a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, mas como não os consegue vender porque os consumidores os não compram não é competitiva, piorando a sua posição no mercado.
                            Inversamente, a competitividade pode crescer sem que seja necessário aumentar a produtividade. Para que isso aconteça, basta que a empresa melhore o seu marketing, ou que encontre um canal de distribuição mais adequado, ou que consiga associar aos seus produtos uma marca de prestigio, etc, o que determina que a sua posição no mercado, relativamente às outras empresas, melhore. Portanto, num caso e no outro não será a contenção ou a redução dos salários que resolverá os problemas destas empresas.
                            Este parágrafo então...balelas !!

                            Ainda estou para perceber quem foi o iluminado que achou que produtividade e competitividade podem ser dissociados... Depois esses iluminados escrevem barbaridades destas e há pessoas que ficam contentes e aplaudem !
                            Não me parece haver qualquer dificuldade em compreender que estes dois conceitos podem ser, de facto, diferentes!

                            Por exemplo, tu na tua empresa podes ser muito produtivo de bens sem procura e fabricares milhares de sapatos que ninguém calça e ninguém comprará. Ou seja, podes ser muito produtivo mas de uma forma inútil desde que essa produtividade não tenha um objectivo concreto de mercado, logo não és competitivo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post

                              Mas também convém não cair na demagogia oposta de pensar que se aumenta a produtividade e competitividade essencialmente através do aumento dos salários....
                              guterres fez isso e o resultado esta á vista.

                              O que se passa é muito simples, não é o aumento de salarios que proporciona aumento de produtividade, mas o contrario.
                              Nos podemos ambicionar vencimentos á la deutchland quando a produtividade for semelhante.

                              A analise descrita em que afirma que a produtividade esta em alta onde se pagam bons salarios , é uma idiotice pegada, os salarios são altos onde a produtividade é alta primieo produz-se depois é que se gasta.


                              E a produtividade é alta, onde os miudos não fogem da escola, onde os pais não ralham com o professor que chumbou o seu filho querido, onde as pessoas encaram a formação como algo serio e não como terapia ocupacional.
                              etc etc etc.
                              a pricipal culpa da baixa produtividade e consequentemente dos baixos salarios é dos portugueses

                              Comentário


                                #16
                                Uma coisa impressionante é que em tempos de crise, ainda aumentou
                                mais a diferença entre os que mais ganham e os que menos ganham...
                                Ou seja, os que mais ganham, aproveitaram-se com a desculpa da crise
                                para não aumentarem ou aumentarem pouco os salários baixos, e
                                assim poderam aumentar mais os salários de quem mais ganha.

                                E estamos claramente destacados neste assunto com uma diferença
                                muito pior que qualquer outro país dessa lista. Nem parece que fazemos
                                parte desse grupo.

                                Somos claramente um país injusto, e ainda por cima não é por culpa
                                dos que ganham menos que o país está como está...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                  guterres fez isso e o resultado esta á vista.

                                  O que se passa é muito simples, não é o aumento de salarios que proporciona aumento de produtividade, mas o contrario.
                                  Nos podemos ambicionar vencimentos á la deutchland quando a produtividade for semelhante.

                                  A analise descrita em que afirma que a produtividade esta em alta onde se pagam bons salarios , é uma idiotice pegada, os salarios são altos onde a produtividade é alta primieo produz-se depois é que se gasta.


                                  E a produtividade é alta, onde os miudos não fogem da escola, onde os pais não ralham com o professor que chumbou o seu filho querido, onde as pessoas encaram a formação como algo serio e não como terapia ocupacional.
                                  etc etc etc.
                                  a pricipal culpa da baixa produtividade e consequentemente dos baixos salarios é dos portugueses
                                  UMA POLITICA DE BAIXOS SALÁRIOS SÓ PODERÁ LEVAR O PAÍS A UM BECO SEM SAÍDA

                                  Num livro recente publicado por uma equipa de especialistas americanos do MIT, com o titulo "A competitividade e as novas barreiras da economia", baseado no estudo de 500 empresas internacionais realizado durante vários anos, os autores concluíram sobre a estratégia de baixos salários o seguinte, a que puseram o título esclarecedor "PERDEM AS ESTRATÉGIAS DOS SALÁRIOS BAIXOS", : "Contrariamente à convicção genérica de muitos gestores (nós acrescentaríamos, e também de muitos políticos) concluímos que as soluções que dependem da diminuição dos custos reduzindo os salários e benefícios sociais constituem sempre becos sem saída" (pág. 75). "As estratégias baseadas na exploração de mão de obra barata acabam em selvas competitivas, onde as vitórias são cada vez menores e cada dia surge um novo concorrente" (pág. 76). "Mesmo nas indústrias de mão de obra intensiva, como o vestuário, muitos outros custos e riscos, se sobrepõem à vantagem de salários baixos" (pág. 76). E terminam : "As actividades que acabam por ter êxito são aquelas que assentam na aprendizagem e na inovação continua" (pág. 76).

                                  No entanto, estas verdades elementares infelizmente ainda não são reconhecidas quer pelo actual governo quer por aqueles economistas a que Sócrates chama "objectivos" (Silva Lopes, Augusto Mateus, Teodora Cardoso, Eduardo Catroga, etc) porque estão sempre disponíveis para defender a politica governamental e, por isso, têm acesso privilegiado aos media.
                                  Nem por muitos de nós, acrescentaria eu, apesar de parecer muito evidente...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                    Nthor, eu li o artº todo... e assinalei aquele parágrafo isoladamente de propósito ! É falso, há um confusão de conceitos...

                                    Eu defendo as remunarações pelo valor das funções e pelos resultados obtidos. Como gestor jamais defendi, defendo, ou defenderei salários baixos...

                                    Aliás, na minha empresa o mesmo trabalhador pode ter num mês um salário baixo como no mês seguinte ganhar o dobro do que eu ganho... tudo depende do seu desempenho !

                                    dá-me aí o teu contacto para te enviar o meu CV

                                    Comentário


                                      #19
                                      ninguem esta a defender politicas de ibaixos salarios so porque sim.
                                      o que se defende e´contenção salarial que é uma coisa totalmente diferente, e cujo principio é simples.
                                      O aumento salarial não pode ser superior ao aumento de produtividade isto em termos globais.

                                      Ou seja algo tão simples quanto isto, o aumento dos salario so pode acontecer de forma sustentada se e so se for acompenahado pr um aumento real da produtividade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                        Tudo bem , mas sabes que o desempenho é condicionado maioritariamente por factores externos e não por menor capacidade pessoal, o que geralmente é negligenciado.
                                        E então? Se não tiveres clientes para te pagarem recebes menos.

                                        Há pessoal a aplicar isso cá em Portugal na prática. Conheço o dono de uma empresa que quando os trabalhadores estão no cliente a serem cobrados a X€ recebem 4/3 do ordenado. Se estiverem só no escritório sem estarem a ser cobrados recebem apenas o ordenado. Essa pessoa só por acaso esteve 10 anos a trabalhar na Holanda e na Alemanha e veio de lá com essas ideias...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                          Não me parece haver qualquer dificuldade em compreender que estes dois conceitos podem ser, de facto, diferentes!

                                          Por exemplo, tu na tua empresa podes ser muito produtivo de bens sem procura e fabricares milhares de sapatos que ninguém calça e ninguém comprará. Ou seja, podes ser muito produtivo mas de uma forma inútil desde que essa produtividade não tenha um objectivo concreto de mercado, logo não és competitivo.
                                          Isso é daquelas coisas que fucionam nas aulas teóricas de Economia I .

                                          A verdade, pura e dura é que é impossível ser competitivo se não houver bons níveis de produtividade. E que para ser produtivo tens que estar num mercado competitivo ! Doutra forma não o és !

                                          Ao se querer analisar separadamente os dois conceitos está-se a cair num erro e a dar a entender aos mais incautos que se pode ser uma coisa sem a outra !

                                          Comentário


                                            #22
                                            fiquei surpreendido com o salário médio em Portugal - é superior ao que eu achava - e os espanhois não estão assim tão longe.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                              Não me parece confuso ou falso de todo, é até bem simples de perceber.

                                              Tudo bem , mas sabes que o desempenho é condicionado maioritariamente por factores externos e não por menor capacidade pessoal, o que geralmente é negligenciado.
                                              Existe um conjunto de variáveis que influi no desempenho dos Recursos Humanos. Algumas são intrinsecas à propria pessoa !
                                              Outras são, naturalmente, derivadas do ambiente proporcionado.

                                              Tenho alguns profissionais de topo na empresa, não tanto pelos seus conhecimentos, mas mais pelo seu esforço, dedicação e capacidade de produzir. Infelizmente nao sao todos assim.

                                              Sabes quais sao os mais insatisfeitos? Sao os que menos produzem, pois têm rendimentos mais baixos. Mesmo sabendo que o seu rendimento depende da sua capacidade individual em produzir. Ou seja, no seu desempenho.
                                              A formação é a mesma, as condições são as mesmas, o apoio dado é o mesmo, e a chefia é a mesma ! Condições de igualdade.

                                              Objectivamente demonstro às pessoas porque uma ganha X e a outra ganha X+Y. Os que ganham X em vez de tentarem atingir os patamares de desempenho dos que ganham X+Y apenas gostam de dizer que "nao acho justo".

                                              Não os mando embora porque me sao uteis... não são é tao uteis como os outros !

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                dá-me aí o teu contacto para te enviar o meu CV
                                                Epa...essas coisas dos bonecos na net nao sao para mim pa !!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                  ninguem esta a defender politicas de ibaixos salarios so porque sim.
                                                  o que se defende e´contenção salarial que é uma coisa totalmente diferente, e cujo principio é simples.
                                                  O aumento salarial não pode ser superior ao aumento de produtividade isto em termos globais.

                                                  Ou seja algo tão simples quanto isto, o aumento dos salario so pode acontecer de forma sustentada se e so se for acompenahado pr um aumento real da produtividade.
                                                  O estudo demonstra, muito bem, que essa lógica não coincide com as conclusões apuradas e é precisamente aí que está o vosso erro de análise.

                                                  Na verdade as conclusões apontam o "meio para" esse fim que todos nós queremos, que parece ser inverso do "meio para" que propões.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                    Epa...essas coisas dos bonecos na net nao sao para mim pa !!!!

                                                    os banners??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      fiquei surpreendido com o salário médio em Portugal - é superior ao que eu achava - e os espanhois não estão assim tão longe.

                                                      Penso que sejam vencimentos brutos...

                                                      Esses 14.700€ brutos de Portugal equivalem a uns 800€-900€ por mês.
                                                      Os 38.700€ da Holanda equivalem a uns 1600€ por mês (penso eu).

                                                      Corrijam-me se estiver enganado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                        Isso é daquelas coisas que fucionam nas aulas teóricas de Economia I .

                                                        A verdade, pura e dura é que é impossível ser competitivo se não houver bons níveis de produtividade. E que para ser produtivo tens que estar num mercado competitivo ! Doutra forma não o és !

                                                        Ao se querer analisar separadamente os dois conceitos está-se a cair num erro e a dar a entender aos mais incautos que se pode ser uma coisa sem a outra !
                                                        Tens alguma razão, mas, repara, para se perceber um todo como regra geral (se é que se pode falar em regra geral num conceito único para produtividade e competitividade juntas) há que perceber bem as suas partes que, em última análise, permitirão perceber melhor os mecanismos da economia de mercado e o caminho para obter-se determinado objectivo.

                                                        O exemplo que dei pode ser "teórico", mas outros há que demonstram bem que podes não ser muito produtivo mas estar no topo em termos de competitividade, de que é um bom exemplo a criação intelectual!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Penso que sejam vencimentos brutos...

                                                          Esses 14.700€ brutos de Portugal equivalem a uns 800€-900€ por mês.
                                                          Os 38.700€ da Holanda equivalem a uns 1600€ por mês (penso eu).

                                                          Corrijam-me se estiver enganado.

                                                          sim são valores brutos, mas pensei que em Portugal rondasse os 11.000€ anuais brutos, ainda bem que é superior à minha suposição.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                            Tens alguma razão, mas, repara, para se perceber um todo como regra geral (se é que se pode falar em regra geral num conceito único para produtividade e competitividade juntas) há que perceber bem as suas partes que, em última análise, permitirão perceber melhor os mecanismos da economia de mercado e o caminho para obter-se determinado objectivo.

                                                            O exemplo que dei pode ser "teórico", mas outros há que demonstram bem que podes não ser muito produtivo mas estar no topo em termos de competitividade, de que é um bom exemplo a criação intelectual!
                                                            Mas aí estás a cair num erro comum. Que é avaliar a produtividade pela "quantidade" produzida.

                                                            A produtividade tem que ser avaliada pelo valor produzido !

                                                            Repara, eu posso ter 10 funcionários que representam uma produção mensal de 100 peças (ou 100 serviços) a 20 cada.
                                                            Tenho uma produtividade média de (20x100)/10 = 200 por funcionário.

                                                            Ou, em alternativa, posso ter 10 funcionários que representam uma produção mensal de 50 peças ou serviços a 50 cada.

                                                            Tenho assim uma produtividade média de (50X50)/10 = 250 por funcionário.

                                                            Como vês tenho no 2º exemplo funcionários mais produtivos que, em teoria, até trabalham menos que no 1º exemplo. Porque? porque consegui elevar o valor do meu produto no mercado... a tal competitividade ou a capacidade de ser melhor que a concorrência, conseguindo por isso vender um produto com um prémio de preço !

                                                            Estás a ver como nao posso separar os conceitos ?!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X