Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Catorze ‘dezanoves’ e dez ‘vintes’ nos exames nacionais numa Escola!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Catorze ‘dezanoves’ e dez ‘vintes’ nos exames nacionais numa Escola!!!

    Catorze ‘dezanoves’ e dez ‘vintes’ nos exames nacionais
    Notas de ‘topo’ pertencem quase exclusivamente a uma turma também considerada de topo. Como forma de preparar todos os alunos, o colégio decidiu, este ano, efectuar exames, todos os sábados, a todas as turmas do 12.º ano.


    Paula Maia

    Estes números correspondem às notas mais altas obtidas por alunos do Colégio D. Diogo de Sousa, nos exames nacionais de Física, Química e Matemática, cujos resultados foram divulgados na passada sexta-feira.
    Nos exames de Física e Química, cinco alunos obtiveram nota 20 e outros tantos nota 19.
    Já no exame de Matemática, cinco estudantes obtiveram a nota máxima, enquanto que nove obtiveram um 19.

    De acordo com António Araújo, administrador do colégio, a maioria destas notas pertencem a alunos que integram uma turma “excepcional, de topo”. Só para termos uma ideia da qualidade destes estudantes, a média de final de ano à disciplina de Matemática é de 16.5, uma média considerada excelente tendo em conta a disciplina em questão.
    Perante a expectactivas dos estudantes aquando a divulgação dos resultados, a administração do colégio decidiu abrir as suas portas quando ainda passavam apenas alguns minutos da meia-noite de quinta-feira, cumprindo, desta forma, as regras estabelecidas pelo ministério da Educação, de que as notas só poderiam ser divulgadas após a meia-noite.

    Estes resultados são o fruto de uma dedicação que se verifica ao longo de todo o ano lectivo. Estas notas pertencem a alunos empenhados em atingir o topo recorrendo, por isso, as diversas ajudas, como por exemplo, as explicações.

    Mas, de acordo com António Araújo, o Colégio de D. Diogo de Sousa também colaborou na preparação dos estudantes para os exames nacionais, facto que também terá contribuído para a obtenção este resultados.
    “O Colégio resolveu efectuar testes escritos, que decorriam ao sábado, para todas as turmas do 12.º ano”, refere o responsável. Os testes, que tinham a mesma duração que os exames nacionais, mereceu o aplauso de toda a comunidade escolar, inclusive os pais.

    Inspector seguiu processo

    Face às denúncias anónimas verificadas no ano passado sobre a forma como foi conduzido o processo da realização dos exames nacionais no Colégio D. Diogo de Sousa, o estabelecimento de ensino decidiu, este ano, solicitar ao Ministério da Educação a colocação de um inspector que seguisse de perto a condução do processo. “O inspector não permaneceu apenas numa sala. Ele deamblou por todas as salas”, refere ao Correio do Minho António Araújo. Este foi um dos argumentos usados pela escola para colocar de lado qualquer suspeita sobre uma possível ‘inflação’ de notas. “É absolutamente impossível haver qualquer beneficiação”, sustenta o administrador, referindo que os alunos são distribuídos por ordem alfabética e que, por isso, numa mesma sala podemos encontrar alunos de vários níveis. “Por exemplo, os alunos da turma que referi não ficaram na mesma sala”, remata o responsável.


    #2
    ainda onterm no portugal directo deu 1 jornalista toda contente que estava numa escola do cadaval a entrevistar 2 miudos - 1 rapaz e 1 rapariga - que tinham tirado 20 no exame de matemática (a falar com eles como se fossem 2 putos de 11 ou 12 anos, mas ok, burrismos à parte...), com os pais, os professores, etc.

    se a televisao deixasse de centrar as notícias na grande lisboa e fizesse pesquisas a sério, via que há outras escolas e com melhor aproveitamenbto, seja uma só turma ou nao.

    ainda vou mandar pra lá 1 mail a perguntar se nao sabem fazer jornalismo a sério...

    nao é por eu estar a viver agora em braga, pois esta notícia podia ser de uma outra qualquer localidade. mas que chateia ser só lisboa, lisboa, lisboa, ai isso é que farta!!!


    bem, de qualquer forma, se eu nao visse a notícia na 1ª página, também nao saberia de nada. mas adiante, parabéns. mostraram que sabem contrariar o negativismo do ensino, principalmente nestas disciplinas. conseguiram encontrar uma medida eficaz de combate à má formaçao. assim com "exames" todas as semanas mais nao faziam do que ter sempre a matéria fresquinha e sempre sabida...

    Comentário


      #3
      Qual a fonte dessa notícia?

      Comentário


        #4
        http://www.correiodominho.com/

        procura abaixo do paulo santos e dos imigrantes.

        Comentário


          #5
          Essa obsessão das boas notas nos exames do 12º ano está a atingir proporções algo ridículas. Aqui em Lisboa já há escolas particulares a fazerem propostas aos melhores alunos do 9º ano de outras escolas para eles mudarem. Um exemplo dessas práticas é o S. João de Brito.

          É a forma que encontraram de ficarem com a boa fama das grandes notas no acesso ao ensino superior, ainda que a maioria da formação desses alunos tenha sido noutras escolas, como disso ninguém quer saber a estratégia resulta.

          Comentário


            #6
            Já li...

            Isso não interessa às tvs por 2 razões:

            - não é em Lisboa

            - boas notas a Matemática e a Física vem contra a imagem que eles passam, do "bicho-de-sete-cabeças"

            Comentário


              #7
              Considero a iniciativa de realizar exames ao Sábado para treino, EXCELENTE!!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Essa obsessão das boas notas nos exames do 12º ano está a atingir proporções algo ridículas. Aqui em Lisboa já há escolas particulares a fazerem propostas aos melhores alunos do 9º ano de outras escolas para eles mudarem. Um exemplo dessas práticas é o S. João de Brito.

                É a forma que encontraram de ficarem com a boa fama das grandes notas no acesso ao ensino superior, ainda que a maioria da formação desses alunos tenha sido noutras escolas, como disso ninguém quer saber a estratégia resulta.
                isso fuciona como?
                compram o passe do aluno?
                a contractos de marketing?
                podemos assistir ao exames?
                já existe claques organizadas?

                bincadeiras a parte. se o que dizes é verdade , é muito triste.

                Comentário


                  #9
                  O que eu sei é que ainda não há muito tempo um colega meu foi 1 ano para o Porto acabar o secundário e um aluno péssimo tornou-se excelente.

                  Cábula como ele era, e endinheirado como é o pai duvido um pouco dos métodos.

                  Mas com trabalho tudo se consegue.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
                    isso fuciona como?
                    É simples, oferecem o ensino. Considerando que a mensalidade nas escolas particulares mais conceituados ultrapassa sempre os 500€ e em alguns casos chega a mais de 1500€…

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      É simples, oferecem o ensino. Considerando que a mensalidade nas escolas particulares mais conceituados ultrapassa sempre os 500€ e em alguns casos chega a mais de 1500€…

                      Os exames nacionais não são corrigidos noutra escola qualquer como era o caso da aferição ou da PGA em tempos idos?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Os exames nacionais não são corrigidos noutra escola qualquer como era o caso da aferição ou da PGA em tempos idos?
                        Sim, os exames são corrigidos fora da escola.

                        Excelentes Alunos + Excelente Ensino = Excelentes Notas

                        Devo acrescentar que os maus alunos são geralmente convidados a abandonar a escola.

                        O mais engraçado é que muitas das pessoas mais influentes, mesmo com toda esta selecção, chegam a conclusão que não há nenhuma escola em Portugal suficientemente boa para os seus filhos e frequentemente mandam os filhos estudar para o estrangeiro.

                        Coitados dos liceus que não podem seleccionar os seus alunos desta forma. Depois não há média que resista.
                        Editado pela última vez por Jbranco; 31 July 2007, 11:56.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Sim, os exames são corrigidos fora da escola.

                          Excelentes Alunos + Excelente Ensino + Professores excelentes = Excelentes Notas

                          Devo acrescentar que os maus alunos são geralmente convidados a abandonar a escola.

                          O mais engraçado é que muitas das pessoas mais influentes, mesmo com toda esta selecção, chegam a conclusão que não há nenhuma escola em Portugal suficientemente boa para os seus filhos e frequentemente mandam os filhos estudar para o estrangeiro.

                          Coitados dos liceus que não podem seleccionar os seus alunos desta forma. Depois não há média que resista.
                          Adicionado

                          Comentário


                            #14
                            A notícia só vem confirmar que os resultados de todo se conseguem com uma equipa docente estabilizada e motivada.

                            Os mesmos professores não conseguiriam, por certo, o mesmo tipo de resultados se andassem a deambular de escola em escola e a leccionar a centenas de quilómetros de casa, como é evidente!

                            É fácil, está à vista e só não vê quem não quiser. A estabilidade é amiga da eficácia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                              É fácil, está à vista e só não vê quem não quiser. A estabilidade é amiga da eficácia.
                              Eu diria que é mais a competência.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tangas Ver Post
                                Eu diria que é mais a competência.
                                Não será mais, mas também!...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                  Já li...

                                  Isso não interessa às tvs por 2 razões:

                                  - não é em Lisboa

                                  - boas notas a Matemática e a Física vem contra a imagem que eles passam, do "bicho-de-sete-cabeças"
                                  tens razao!!! lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    ...a mensalidade nas escolas particulares mais conceituados ultrapassa sempre os 500€ e em alguns casos chega a mais de 1500€…
                                    Tens noção do que estás a dizer?

                                    Comentário


                                      #19
                                      desde que mantenham o núcleo duro e dêem um professor tarimbado a 1 determinado grupo de alunos e que possa acompanhá-los durtante 2 ou 3 anos, só têm a ganhar.

                                      em relaçao aos "exames" ao sábado, todos deverão estar de acordo, pois muitos dos pais podem nao querer ou os alunos terem outros compromissos, tipo futebóis e outros.

                                      claro que sendo para o bem deles (leia-se futuro académico durante o ano e depois dele) após uma reuniao e algumas conversas os pais aderem e fazem com que os filhos adiram. se forem actividades mais lúdicas os miudos acabam por se esforçarem e compreender!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Olha o Colégio onde eu andei

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          É simples, oferecem o ensino. Considerando que a mensalidade nas escolas particulares mais conceituados ultrapassa sempre os 500€ e em alguns casos chega a mais de 1500€…
                                          Neste caso, trimestralmente, rondava há uns tempo os 500€ já com almoço todos os dias.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Seria curioso saber a média do colégio excluindo essa turma!

                                            Talvez as palmas não fossem tão efusivas... ou então até poderiam merecer mais, mas assim...!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Realmente, não se vê os média a destacar o facto...

                                              Mas também... basta ver os morangos com açurar. Das poucas vezes que vi aquilo, nunca vi o pessoal da série a estudar ou preocupado com exames. Para mim parece-me que estão sempre de férias lol

                                              Depois admiram-se que os putos se estejam a cag@r para a matemática e para a física...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Conheço 3 pessoas que tiveram 20 no exame de matemática. E as 3 andam em "reles" escola públicas do concelho de Sintra, não têm explicadores, e têm vida para além dos exames
                                                Mas também o exame de matemática (pelo menos o da 1ª fase) era bastante acessível, tal como o de química (O de fìsica não vi)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ziNde Ver Post
                                                  Realmente, não se vê os média a destacar o facto...

                                                  Mas também... basta ver os morangos com açurar. Das poucas vezes que vi aquilo, nunca vi o pessoal da série a estudar ou preocupado com exames. Para mim parece-me que estão sempre de férias lol

                                                  Depois admiram-se que os putos se estejam a cag@r para a matemática e para a física...

                                                  Não me parece que a culpa dos maus resultados sejam desse programa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                    Olha o Colégio onde eu andei
                                                    Também lá andaste??
                                                    Eu andei lá 5 aninhos (8º até ao 12º)!

                                                    Realmente o corpo docente do colégio é bastante bom e desenvolve um bom trabalho. Pessoalmente não creio que valha muito a pena meter lá os filhos durante a escolaridade obrigatória (isto se tiverem acesso a uma boa escola pública) mas, no secundário, dão realmente uma bagagem muito boa e, se os alunos colaborarem, podem sair dali bastante enriquecidos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu andei na escola ao lado, Escola Sec. Sá de Miranda


                                                      Não acho muito bem é classificar uma turma como "de topo", isto pode levar a pensar que os alunos foram escolhidos a dedo para integrarem a mesma, enquanto os outros foram colocados em turmas menos capazes, não tendo o mesmo apoio... embora este processo tenha sido geral segundo a notícia.

                                                      Parabéns pela iniciativa!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        o redheart era a pessoa que eu ia indicar pra falar aqui, mas pelos vistos já apareceu aqui a dar a sua opinião.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                          Considero a iniciativa de realizar exames ao Sábado para treino, EXCELENTE!!!!
                                                          Mais do que excelente, pena na minha altura não ter havido nada disso nem ter tido acesso a essa possibilidade ... sem dúvida nenhuma uma boa aposta

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                                                            Eu andei na escola ao lado, Escola Sec. Sá de Miranda


                                                            Não acho muito bem é classificar uma turma como "de topo", isto pode levar a pensar que os alunos foram escolhidos a dedo para integrarem a mesma, enquanto os outros foram colocados em turmas menos capazes, não tendo o mesmo apoio... embora este processo tenha sido geral segundo a notícia.

                                                            Parabéns pela iniciativa!!
                                                            Mas é que os alunos, seja no particular seja no público, são mesmo escolhidos segundo vários critérios sócio-económicos-escolares para integrarem as turmas!!!

                                                            Numa instituição particular, isso ainda é mais fácil na medida em que a direcção se pode dar ao direito de seleccionar os alunos que entram (depois só têm de os distribuir como muito bem entenderem).

                                                            Para teres uma ideia, eu também andava no Sá de Miranda e, qd os meus pais me quiseram meter no D.Diogo, lá na secretaria diziam "aahh, tal e coisa... estamos cheios... temos muitos alunos em lista de espera... hoje está um sol do caraças... hoje está de chuva... o Benfica já não é campeão há duas épocas... etc...".
                                                            Duas ou três vezes depois de terem ouvido estas respostas, os meus pais voltaram lá não com a caderneta do banco (... porque não somos propriamente abastados) mas sim com a minhas cadernetas escolares. Resposta imediata: "Tem de preencher estes impressos".

                                                            Agora imagina uns 15 alunos que tenham entrado da mesma forma (num universo de muitas centenas de alunos, até nem é nada de especial). Basta colocá-los na mesma turma e voilà: uma "turma de topo" sem grandes esforços.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X