Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Mundo das Aves

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Mundo das Aves

    Porque será que umas espécies vivem tão pouco e outras tanto?


    Serinus canaria: 10 a 15 anos (CANÁRIO)


    Ara ararauna: de 50 a 100 anos (ARARA-CANINDÉ)


    Amazona aestiva: 50 anos (PAPAGAIO VERDADEIRO)


    Papagaio Cinzento 60-100 anos


    Fischer 10 a 15 anos



    Cabeça de Ameixa 20 e 30 anos




    Harpia 40 anos





    http://www.animalexotico.com.br/arti...s_especies.htm
    http://www.psitacideos.com/modules.p...howpage&pid=14
    http://www.psitacideos.com/modules.p...howpage&pid=10

    #2
    Não é o Corvo que dizem durar décadas ?

    Comentário


      #3
      Esta questão não é taxativa, pois o meu



      Alex, morreu ao fim de 3 anos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
        Não é o Corvo que dizem durar décadas ?
        Não tinha essa ideia, tendo resultado da pesquisa que fiz que durarão cerca de 16 anos!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
          Esta questão não é taxativa, pois o meu



          Alex, morreu ao fim de 3 anos
          Pois, mas aí algo de anormal se terá passado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Não tinha essa ideia, tendo resultado da pesquisa que fiz que durarão cerca de 16 anos!
            Se calhar é um "mito".

            Mas fica este texto.


            Corvo - A Força Criadora

            A simbologia do corvo é, ao contrário da da águia, tipicamente européia... embora haja referências bastante antigas e importantes na mitologia dos índios norte-americanos.
            Por sua cor negra, o corvo é associado à idéia de PRINCÍPIO (noite materna, trevas primigênias, terra fecundante...); por seu caráter aéreo, associado ao CEU, ao PODER CRIADOR E DEMIÚRGICO; às FORÇAS ESPIRITUAIS; por seu vôo, MENSAGEIRO. Por tudo isso, ele aparece na mitologia dos povos primitivos como um ser investido de extraordinária significação cósmica: tanto para os índios na América do Norte, quanto para os celtas, germanos e siberianos, ele é o grande civilizador e criador do mundo visível.
            Um mito grego, segundo Pausânias (séc. II) afirma que o corvo era, inicialmente, uma ave branca. Colocada por Apolo como guardião de sua amante Coronis, ele se descuidou e a mulher, embora grávida, fugiu para trair o deus com Isquis. Irado, Apolo o castigou tornando-o preto.
            Algo "curiosamente" muito semelhante aparece na Saga de Yelt, o heróico iniciador das civilizações indígenas norte-americanas. Segundo a lenda, Yetl transformou-se em corvo para conseguir para seu povo um pouco da água mantida sob a guarda dos deuses. Surpreendido na fuga, foi condenado à mudança de cor, do branco para o preto. Ainda assim, Yelt fugiu, sobrevoou o mundo, vomitou sobre ele a água roubada dos deuses e, assim, criou rios e lagos.
            Outra lenda grega, também nos fala de uma condenação, desta vez pelo crime da desobediência: forçado a buscar água para uma cerimônia celebrada pela coletividade dos deuses, o corvo atrasou-se no caminho, para esperar o amadurecimento de uns figos cobiçados por ele. Como castigo, fora condenado a ficar sem água durante todo o verão... o que lhe valeu uma rouquidão que explica o crocitar dos corvos até hoje.
            Aliás, apesar de os corvos habitarem regiões secas, é notável as inúmeras associações dele com a água. Talvez as mais comuns tratam de sua ligação com as tempestades: é sabido que os corvos recolhem-se sempre que há iminência de chuvas fortes; isso gerou a crença de que são capazes de prever tempestades. A observação de seu comportamento tornou-se, então, um bom fator de previsão meteorológica.
            Por causa de seu vôo alto, o corvo foi, muitas vezes, visto como um mensageiro dos deuses. Inúmeras lendas, de diferentes partes do mundo, falam-nos de como um corvo orientou humanos em suas jornadas. Por exemplo: segundo uma tradição, foram corvos que orientaram os beócios rumo ao lugar em que deveriam fundar uma nova cidade – a Beócia. Teriam sido eles que, também, guiaram Alexandre, o Grande, até o templo de Júpiter Amon, no oásis de Siwa, no Egito... e que, lá, predisseram sua morte. O imperador japonês Jimmu, teria marchado para a guerra, no século VII, guiado por um corvo dourado. Um corvo era o mensageiro do Rei Marres, do Egito. Odin informava-se a respeito do que acontecia no mundo por intermédio de dois corvos: Huginne Muninn: todos os dias eles sobrevoavam a terra e, depois, empoleiravam-se nos ombros do deus para lhe cochichar o que viram. Huginn e Muninn representam, portanto, a memória e o pensamento.
            Uma derivação oriental interessante é aquela em que um corvo de três pernas aparece dentro de um disco solar. As três pernas correspondem ao trípode– símbolo solar: aurora/sol nascente, zênite/sol do meio-dia e ocaso/sol poente. É assim que aparece como emblema imperial chinês, significando a vida e atividade do imperador e, por extensão, o YANG.
            Na poesia anglo-saxônica, o corpo é freqüentemente associado às batalhas. E há tanta semelhança entre as tradições celtas e germânicas que, sem dúvida, suas origens remontam a uma época em que as duas correntes étnicas ainda não haviam sofrido ramificações.
            É interessante notar que muitas fábulas envolvem corvos e corujas como antagônicos. Certamente incorporam reminiscências muito antigas relacionadas à oposição dos corpos celestes: Lua (coruja) e Sol (corvo). Uma tradição grega afirma que os corvos jamais penetram a acrópole exatamente por causa disso: a rivalidade entre Apolo (Sol/corvo) e Atenas (Lua/coruja), obviamente uma derivação de lendas de contraposição dia-noite.
            Na Europa Cristã, o corvo perde esta gigantesca valorização. Por sua associação pagã aos deuses, sem falar na sua cor negra e voz rouca, adquiriu uma simbologia sinistra e uma ligação com maus espíritos. Santo Ambrósio, por exemplo, exprobra o corvo por não haver retornado à arca quando Noé o soltou a inspecionar os efeitos do dilúvio. Lendas judaicas, maometanas e cristãs apresentam-no como desprezível e ímpio, por causa de seu regime alimentar de carniça. Falam de santos atormentados no deserto por demônios em forma de corvos e de bruxas que os cavalgavam. Shakespeare faz inúmeras menções ao corvo como ave mau-agourenta: acreditava-se que o esvoaçar crocitante de corvos sobre alguma casa onde houvesse alguém doente, sobretudo ao entardecer, era sinal de morte iminente. Esse misterioso relacionamento com a morte decorre do fato de a presença de corvos no céu indicarem, aos caçadores, a proximidade de carniça.
            Apesar de toda propaganda negativa dos cristãos em relação ao corvo, ele nunca perdeu seus atributos místicos. Como o poder, a ele atribuído, de uma capacidade especial para predizer o futuro. A observação do hábito de os corvos devorem primeiro os olhos dos cadáveres associado à grande eficiência ocular dessa ave (capaz de localizar uma carniça a enormes distâncias) , levou à crença de que, se um cego tratasse os corvos com benevolência, poderiam recuperar a visão; quem comesse três corações de corvo reduzidos a cinzas, viraria um exímio atirador. Além disso, como enxergar longe é uma forma simbólica de se descrever o dom da clarividência ou antecipação do futuro, a ingestão de corações de corvos também podia dar às pessoas o poder profético – atribuído à essas aves. Essa reputação oracular subsiste até hoje em algumas ilhas britânicas. A expressão irlandesa "conhecimento de corvo" , é uma figura de linguagem para indicar conhecimento e percepção de tudo.
            No campo da medicina popular, há igualmente inúmeras atribuições aos corvos: segundo Plínio, os ovos de corvo são ingredientes de uma antiga magia homeopática grega. Já Ovídio refere-se, em sua Metamorphoses, à bruxa Medea aplicando uma mistura de antílope e cabeça de corvo que sobrevivera a nove gerações humanas, nas veias envelhecidas de Jasão para restituindo-lhe a juventude. Aliás, a longevidade sempre foi um dos atributos de todos os pássaros da família dos corvos.
            Outra lenda fala-nos das capacidades fantásticas ao corvo: seus ovos servem para pintar cabelos grisalhos, dando-lhes novamente a coloração negra. Mas havia um cuidado especial: o "paciente" deveria manter a boca cheia de óleo para evitar que seus dentes também se escurecessem irremediavelmente.
            Só com o desenvolvimento da alquimia, é que ele recupera alguns dos aspectos de sua simbologia primitiva: aqui o corvo é o nigredo ou estado inicial, como qualidade inerente à "primeira matéria" ou provocada pela divisão dos elementos (putrefactio). Dentro da simbologia alquímica, o corvo manteve uma certa representação alegórica da SOLIDÃO – o isolamento daquele que vive num plano superior aos demais.

            Comentário


              #7
              Ultimamente fico muito feliz e tento sempre ler todos os posts do Excalibur, coloca o tamanho da letra tão grande, que eu até consigo ler sem os óculos

              Comentário


                #8


                in informAves

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  Pois, mas aí algo de anormal se terá passado.
                  A vida não é perfeita

                  Além de ter ficado "tocado" pela morte do bicharoco, o meu bolso tambem chorou

                  Comentário


                    #10
                    Sim, as aves dizem-nos muitas coisas, se estivermos dispostos a ver!

                    Gosto muito de animais, em geral, mas as aves são aqueles que prefiro. Se as olharmos com atenção os seus movimentos, cantos e medos dizem-nos muito sobre o ambiente que nos rodeia, os outros, os fenómenos naturais, a vida! É que elas "sentem" coisas que nos passam despercebidas com toda a facilidade!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                      Ultimamente fico muito feliz e tento sempre ler todos os posts do Excalibur, coloca o tamanho da letra tão grande, que eu até consigo ler sem os óculos
                      Descobri que há por aqui muitos "pitosgas" ...

                      Os que não vêm por causas naturais e a evolução da idade (sim eu também).


                      E os que têm cegueira selectiva.

                      Assim tudo faço para ajudar a vislumbrar melhor.


                      PS- Muitas vezes o copy/paste coloca o tamanho original das letras

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                        Bom apanhado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                          A vida não é perfeita

                          Além de ter ficado "tocado" pela morte do bicharoco, o meu bolso tambem chorou
                          Os psitacídeos são aves muito sociáveis e quando em cativeiro têm tendência a ganhar afectividade a uma determinada pessoa, sofrendo muito com a solidão. Nunca deveriam ser deixadas sózinhas, devendo providenciar-se, pelo menos, a companhia de outro elemento da família, ainda que mais pequeno!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                            .

                            Lista interessante.

                            Entre parentesis será a maior longevidade registada e observada ?

                            O cisne então ... upa, upa.

                            Comentário


                              #15
                              o papagaio amazonia astiva e a minha ave de eleicao. nao por ser optimo para aprender a falar, mas e uma ave mesmo linda! eu aprecio imenso

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                .

                                Lista interessante.

                                Entre parentesis será a maior longevidade registada e observada ?

                                O cisne então ... upa, upa.
                                Sim, para além de que os cisnes são animais magníficos, de uma beleza enorme e de um porte admirável.

                                Estas férias vi um num sapal no Algarve, sózinho, e estranhei, mas fiquei sem saber se era selvagem e se se tinha tresmalhado, ou se era manso e tinha fugido de algum sítio. Depois coloco aqui algumas das fotos que lhe tirei.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                  o papagaio amazonia astiva e a minha ave de eleicao. nao por ser optimo para aprender a falar, mas e uma ave mesmo linda! eu aprecio imenso
                                  Gosto muito do papagaio cinzento, mas lá chegarei, um dia...



                                  Por enquanto estou por esta espécie!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                    Gosto muito do papagaio cinzento, mas lá chegarei, um dia...



                                    Por enquanto estou por esta espécie!
                                    Ja tive um!!!


                                    São inteligentíssimos!!!


                                    Fiz-lhe com uma caixa de sapatos um T2 que ficava ligado á gaiola, com luz e tudo!!

                                    E ele de vez em quando ligava a luz antes de entrar!!!


                                    Dava com cada tareão ao gato!!!


                                    Chamo-lhes taralhocos!!

                                    Porque quando se tem alguns numa gaiola, e se assustam ficam todos taralhocos e começam logo a ficar nervosos e a chocar uns contra os outros!




                                    Ando a ver se arranjo outro para a casa nova.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                      Gosto muito do papagaio cinzento, mas lá chegarei, um dia...



                                      Por enquanto estou por esta espécie!
                                      Tenho de tirar uma foto ao meu Cusca, como companhia tem um canário ( Asdrubal Tatiano )

                                      Minha rica cabeça, é a ver quem faz mais barulho, sim porque o canário "desaprendeu" de cantar e agora é só "berros" para fazer companhia ao Cusca

                                      Comentário


                                        #20
                                        Comprei este casal há poucos dias:

                                        Comentário


                                          #21
                                          Gostava muito de ter um pardal destes... mas gostava que ele n estivesse dependente de estar sempre preso na gaiola.

                                          Gostava que ele pode-se andar pela casa ao pé de nós.

                                          Mas como não tenho muito tempo ( trabalho ) duvido que consegui-se ensinar um pardalito destes.

                                          Á uns anos tive um periquito que andava pela casa, voava de divisao em divisão, comia a mesa conosco, era um espectáculo, tenho saudades dele.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                            Gostava muito de ter um pardal destes... mas gostava que ele n estivesse dependente de estar sempre preso na gaiola.

                                            Gostava que ele pode-se andar pela casa ao pé de nós.

                                            Mas como não tenho muito tempo ( trabalho ) duvido que consegui-se ensinar um pardalito destes.

                                            Á uns anos tive um periquito que andava pela casa, voava de divisao em divisão, comia a mesa conosco, era um espectáculo, tenho saudades dele.
                                            Estes vivem entre 10 a 15 anos e podem ser criados à mão entre os 8 a 10 dias de vida, afeiçoando-se aos donos dessa forma!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                              Estes vivem entre 10 a 15 anos e podem ser criados à mão entre os 8 a 10 dias de vida, afeiçoando-se aos donos dessa forma!
                                              Gostei desta parte

                                              Vizinho mete lá os teus a fazer meninos que eu compro-te um!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                tem um cantar agradavel!
                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                Gosto muito do papagaio cinzento, mas lá chegarei, um dia...



                                                Por enquanto estou por esta espécie!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                  Gostei desta parte

                                                  Vizinho mete lá os teus a fazer meninos que eu compro-te um!!
                                                  Procua na net, por exemplo por Agapornis e nalguns sites, explicam como se tratam estes passarocos á mão

                                                  Depois dás entrada numa casa de saúde

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                    Gostei desta parte

                                                    Vizinho mete lá os teus a fazer meninos que eu compro-te um!!

                                                    Eh lá !!??

                                                    Incentivo ao lenocínio e ao deboche !!??



                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                      Eh lá !!??

                                                      Incentivo ao lenocínio e ao deboche !!??



                                                      Explícito!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                        Explícito!!!
                                                        Já tou a ouvir a "ramona", para te vir buscar ...



                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                          Já tou a ouvir a "ramona", para te vir buscar ...




                                                          Numa "ranhô" dessas não me apanhavam!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                            Porque será que umas espécies vivem tão pouco e outras tanto?
                                                            Life expectancy in birds is closely correlated with size -- the larger the species, the longer it is likely to live. But the relationship is far from exact. Some groups of birds tend to have long lives for their sizes, especially the Procellariiformes (tubenoses -- albatrosses, shearwaters, and petrels) and Charadriiformes (shorebirds, gulls and terns, and auks). Other groups, for instance titmice and chickadees, wrens, and game birds, are shorter-lived than their sizes would predict.


                                                            Birds can be very long-lived in captivity. One Sulphur-crested Cockatoo (a common Australian parrot made famous by the TV show "Baretta") lived most of his 80-plus years in a zoo. Captive Canada Geese have lived for 33 years, House Sparrows 23 years, and Northern Cardinals 22 years. In nature, the life-spans of these species are much shorter. As luck would have it, however, the record for a European Starling in the wild, 20 years, is 3 years longer than for any starling captives.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X