Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alerta ... tuberculose

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alerta ... tuberculose

    FICA A NOTICIA, SE PUDEREM ALERTEM OS VOSSOS CONHECIDOS QUE PODEM ANDAR DISTRAÍDOS.

    Divulgar pode salvar vidas, é um caso de saude publica, já que a tuberculose cada vez mais está multi-resistente.

    Autoridades de saúde francesas emitem um alerta de tuberculose

    Passageiros que viajaram no dia 28 de Maio num autocarro entre Lisboa e Paris estão em risco de ter contraído a doença

    As autoridades de saúde francesas emitiram hoje um alerta de tuberculose, dirigido às pessoas que viajaram a 28 de Maio num autocarro da Euroline que fez a ligação Lisboa-Paris, com paragens para recolher passageiros em Espanha.

    A Direcção-Geral de Saúde francesa precisou que a pessoa a quem foi diagnosticada uma forma de tuberculose muito contagiosa e resistente aos tratamentos habituais viajou no autocarro dessa companhia que saiu de Lisboa às 08:30 e chegou a Paris às 12:00 (hora local) de 29 de Maio.

    Embora a doença tenha sido diagnosticada em Junho, só mais tarde quando se verificou que se tratava de uma forma particularmente resistente de tuberculose, sobreveio o risco de contágio.

    Este risco, segundo as autoridades de saúde francesas não é negligenciável e justifica a realização de exames aos outros ocupantes do autocarro.

    A Lusa não conseguiu apurar qual a nacionalidade do passageiro doente mas confirmou que a Direcção Geral de Saúde já está a par da situação e a adoptar os procedimentos necessários.

    O organismo francês salientou que a duração do trajecto entre Lisboa e Paris e as condições de confinamento no veículo constituem "factores de risco".

    Esta forma particular de tuberculose exige antibióticos específicos e uma intervenção o mais precoce possível.

    A tuberculose é uma doença infecciosa que se transmite por via aérea, sendo que 30 por cento das pessoas muito expostas a um caso contagioso ficam infectadas e 10 por cento desenvolvem a doença.

    In JN

    #2
    Esta doença está a voltar em força e resistente à medicação, não é uma doença de pobre como se pensava há uns anos e é mortal.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
      Esta doença está a voltar em força e resistente à medicação, não é uma doença de pobre como se pensava há uns anos e é mortal.
      Nem mais...

      Comentário


        #4
        Actualizando

        Fica a noticia

        Tuberculose: Dezenas já fizeram rastreios, nenhuma infecção

        Dezenas de pessoas fizeram já rastreios desde que foi detectado um passageiro com tuberculose resistente num autocarro que viajou entre Lisboa e Paris, mas nenhuma análise revelou a presença da infecção, informou a Direcção-Geral de Saúde.


        Na semana passada, as autoridades portuguesas e francesas pediram aos passageiros do autocarro da empresa Intercentro que fez a ligação Lisboa (Sete Rios) - Paris (Gallieni) a 28 de Maio que se identificassem para serem submetidos a um rastreio.


        Segundo informação da Direcção-Geral da Saúde, a um passageiro desse autocarro foi posteriormente diagnosticada tuberculose pulmonar e, dado o elevado número de horas de contacto, a possibilidade de transmissão da infecção a passageiros ou elementos da tripulação «apesar de pequena, não pode ser ignorada».


        Em declarações hoje à agência Lusa, um especialista em tuberculose da Direcção-Geral de Saúde, Fonseca Antunes, referiu estarem envolvidas no rastreio «algumas dezenas de pessoas», já que além dos passageiros do autocarro que compareceram para exames, estão a ser avaliados indivíduos das suas relações profissionais e pessoais.


        No entanto, até agora todas as análises deram resultados negativos, o que indica que não foi detectada a infecção.


        O objectivo do rastreio é conseguir que todos os passageiros possam ser identificados, o que ainda não aconteceu, uma vez que «depende da iniciativa dos próprios passageiros», segundo o especialista português.


        Segundo o coordenador do Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose, este processo de rastreio, por rotina, pode prolongar-se por várias semanas e até três meses, mediante os resultados que vão sendo encontrados, até porque o período de incubação é «muito variável e pode ser longo».


        Fonte do Ministério francês da Saúde avançou sexta-feira à Lusa que cerca de 50 pessoas, com várias nacionalidades, viajaram no autocarro e que a Direcção-geral de Saúde francesa ainda não tinha conseguido contactar todos os passageiros.


        A porta-voz da transportadora não confirmou a nacionalidade do doente e disse apenas que está internado num hospital em Paris, tendo sido a partir deste internamento que se iniciaram as diligências actuais.


        O autocarro da Eurolines fez 17 paragens em território nacional antes de seguir para França. O autocarro saiu a 28 de Maio, às 08:30 de Sete Rios e fez paragens em Lisboa-Oriente, Torres Vedras, Bombarral, Caldas da Rainha, Alcobaça, Fátima, Leiria, Pombal, Coimbra, Moita da Serra, Oliveira Hospital, Seia, Viseu, Mangualde, Celorico da Beira, Vilar Formoso, segundo informações veiculadas pelo site do Ministério da Saúde francês.


        «A tuberculose é uma doença que pode ser prevenida e é curável, mas são fundamentais o diagnóstico precoce e o tratamento correctos», informa a DGS, no comunicado emitido sexta-feira.

        Diário Digital / Lusa

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X