Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A realidade social ... Alemã !!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A realidade social ... Alemã !!!

    A realidade de uma sociedade que concede subsidios e protege os seus cidadãos.

    Para quem não souber, além desta realidade, de que fala a noticia abaixo, existem ainda os cidadãos que são compulsivamente "exilados" em determinados países e colónias no exterior da Alemanha, desde adolescentes com um perfil e historial de drogas e comportamentos inadaptados, a adultos considerados "personna non grata" pela sociedade ou comunidade do seu pais de origem.

    Muitos de nós certamente já nos perguntámos como vivem alguns nas regiões do Alentejo e Costa Vicentina (maioritariamente), mas com os diversos subsídios provenientes da Alemanha, é possível comprar uma pequena propriedade e viverem despreocupadamente sem grandes sobressaltos.


    Subsídios estatais estão a criar uma nova classe social na Alemanha

    O cidadão da "nova classe social" alemã não passa fome, tem um tecto, carro e tem sempre dinheiro na carteira para gastar. É desempregado e beneficiário do sistema social do Estado. Estes novos "luxos", em especial para os alemães da ex- República Democrática Alemã, são recentes para quem abandonou forçosamente os seus postos de trabalho, mas a nível material estão sempre assegurados. A "desindustrialização" está a gerar uma nova classe de cidadãos improdutivos na Alemanha, considerados como "intrusos" sociais.

    Hans e Birgit personificam o retrato comum de um casal desempregado, perto dos 50 anos, e que vivem de forma desafogada com subsídios estatais. Ambos trabalhavam numa das fábricas do antigo regime, mas com a queda do Muro chegou o desemprego e a desertificação.

    Ambos são beneficiários do sistema social, do qual recebem um subsídio de desemprego de 750 euros mensais cada um, abono de família de 150 euros por cada filho até estes completarem 18 anos, e têm ainda direito a um subsídio de arrendamento. O orçamento mensal ultrapassa os 2000 euros numa família considerada pobre na actual Alemanha, que mais não é do que uma vítima das circunstâncias económicas e políticas.

    Sociólogos alemães, que se dedicam ao fenómeno, traçaram um retrato geral destas famílias: assistem em média a cinco horas por dia de televisão, bebem e fumam muito, são grandes consumidores de fast food, a formação escolar abrange os estudos básicos, não têm interesse em aprender mais, vivem de ajuda social e em datas de eleições são os que mais contribuem com votos em partidos políticos extremistas, como o Partido Nacional Democrático (NPD) ou os Republicanos.

    Os mesmos estudos revelam que esta nova classe social surgiu há uma década em países industrializados como a Alemanha, onde a economia moderna pouco tem para oferecer a quem não tem conhecimentos académicos. À medida que a globalização avança, esta nova classe social cresce na mesma proporção.

    O jornalista da revista Der Spigel Gabor Steingart analisa o tema em profundidade num livro que já é best-seller: Alemanha - o Declínio de Uma Superstar, em que explica que o sistema social alemão está a transformar as pessoas que beneficiam da protecção do Estado em grandes monopolistas. "Esta realidade é uma faca de dois gumes, os consumidores vítimas do sistema são os que mais contribuem para que a produção de bens continue a ser feita em países de mão-de-obra barata; no Lidl, Aldi ou Karlstad é possível comprar electrodomésticos ou abastecer a despensa por poucas dezenas de euros, o que importa quem fabrica se é barato?"(...) "Para quê comprar uma máquina de lavar mais cara produzida em Nuremberga num ritmo de 38 horas semanais com salários justos, se se pode obter o mesmo feito em Taiwan ou na China, onde as horas de trabalho são longas e os salários miseráveis?" questiona no seu livro.

    Steingart não poupa o sistema capitalista e afirma que "quem pensava que uma economia de mercado seria o passo final na história da economia é forçado a admitir que é um erro colossal; o mercado e o sistema financeiro deste sistema têm provocado o desaparecimento gradual da segurança social dos cidadãos". |
    Fontes:
    Der Spiegel
    Agências
    DN

    #2
    Interessante.

    Mas isso para um país como a Alemanha são trocos não?

    Comentário


      #3
      Não, pelos vistos não... serve perfeitamente para uma familia subsistir "desafogadamente". Essas pessoas não tem culpa do sistema as ter posto sem trabalho, mas a verdade é que não querem aprender mais, não se querem esforçar porque os estado paga-lhes tudo (ócio) e passam a não ser um bom exemplo para os filhos...

      Isto parece-me que vai incorrer numa bola de neve em que num futuro não muito longinquo, a Alemanha (e outros paises com a mesma politica social exagerada) vão entrar em colapso economico devido ao grande fosso entre ricos e pobres...

      Mas que sei eu? Não percebo nada de economia à escala mundial...

      Como diz o velho provérbio chinês: "Quando um homem te pedir de comer porque tem fome, não lhe dês um peixe... ensina-o a pescar!"

      Comentário


        #4
        "Como diz o velho provérbio chinês: "Quando um homem te pedir de comer porque tem fome, não lhe dês um peixe... ensina-o a pescar!"

        Já agora, num sitio onde haja peixes...senão não adianta nada a ajuda e os ensinamentos! E o desgraçado continua com fome...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ebay Ver Post
          "Como diz o velho provérbio chinês: "Quando um homem te pedir de comer porque tem fome, não lhe dês um peixe... ensina-o a pescar!"

          Já agora, num sitio onde haja peixes...senão não adianta nada a ajuda e os ensinamentos! E o desgraçado continua com fome...
          E desde que não seja tainha do rio Douro... senão o gajo pescava, comia e... morria!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
            Interessante.

            Mas isso para um país como a Alemanha são trocos não?
            Por acaso nem são.

            O pessoal da antiga RFA, onde tenho conhecidos e familiares a trabalhar, já há uns bons pares de anos que olham com descrença para os subsídios atribuídos após a integração da RDA, e depois ninguém investiu em industria nos antigos territórios da RDA, ou seja todo aquele vasto territórios foi deixado cheio de carências de várias espécie no que toca a empregos e postos de trabalho, para pessoal com qualificações de operários.

            Nem mesmo a industria metalomecânica foi reestruturada, preferiram investir em paises com a Rep. Checa e Polónia.

            É por isso que este parte do artigo:

            O jornalista da revista Der Spigel Gabor Steingart analisa o tema em profundidade num livro que já é best-seller: Alemanha - o Declínio de Uma Superstar, em que explica que o sistema social alemão está a transformar as pessoas que beneficiam da protecção do Estado em grandes monopolistas.

            "Esta realidade é uma faca de dois gumes, os consumidores vítimas do sistema são os que mais contribuem para que a produção de bens continue a ser feita em países de mão-de-obra barata; no Lidl, Aldi ou Karlstad é possível comprar electrodomésticos ou abastecer a despensa por poucas dezenas de euros, o que importa quem fabrica se é barato?"(...) "Para quê comprar uma máquina de lavar mais cara produzida em Nuremberga num ritmo de 38 horas semanais com salários justos, se se pode obter o mesmo feito em Taiwan ou na China, onde as horas de trabalho são longas e os salários miseráveis?" questiona no seu livro.
            É deveras importante, lá como cá.

            Só outro exemplo :

            Sabia que...

            …cada mineiro alemão custa, por ano, 75.000 euros em subsídios ao estado alemão ?




            75.000 não ganha um mineiro nas minas de Neves Corvo (as mais rentáveis de Portugal e da Europa na extracção de minério de cobre) durante 3 anos.

            Coisas caricatas não é !?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DPontes11 Ver Post
              Isto parece-me que vai incorrer numa bola de neve em que num futuro não muito longinquo, a Alemanha (e outros paises com a mesma politica social exagerada) vão entrar em colapso economico devido ao grande fosso entre ricos e pobres...
              Qual futuro ?

              Essa realidade já existe.

              E em Portugal só se podem queixar dos especuladores, mas esta mentalidade não é só "tuga", basta ver o exemplo além fronteiras e os gritos de alerta.


              Como diz o velho provérbio chinês: "Quando um homem te pedir de comer porque tem fome, não lhe dês um peixe... ensina-o a pescar!"
              Confúcio assim o disse.
              Por acaso é a verdade, mas não atribuam culpas a quem até quer trabalhar, mas receber o justo valor pelo seu trabalho.

              É que é mais fácil empregar 2 empregados com o salário minimo, do que empregar alguém qualificado por 750€.

              Por exemplo, vejo em muitas fábricas nas equipas de manutenção, pessoal de leste em detrimento de técnicos nacionais qualificados.

              Comentário


                #8
                Então mas pq é que o estado prefere gastar mais dinheiro assim do que a desenvolver o país e a dar condições as pessoas, não será apenas por populismos e visão curta dos políticos?

                Ou lá como cá os ventos liberais começam a influenciar as mentalidades numa tentativa de virar a opinião publica contra um qql culpado aplicando a maxima do "dividir para reinar"?

                Comentário


                  #9
                  Conheço um português residente na Alemanha que vive de expedientes onde se incluem a mama da Segurança Social e esquemas com seguros envolvendo fraudes com acidentes de automóvel, portanto temos em exemplos como estes o "lado escuro da lua" no que diz respeito ao Estado Providência.

                  Aqui ao lado na Polónia passa-se o mesmo. Descontamos estupidamente para a Segurança Social para sustentar uma variedade de malandros, gatunos, bêbados e viciados que o comunismo ergueu. Terão de passar muitas gerações para que as coisas mudem.

                  O comunismo criou vícios propositadamente para controlo da população. Cigarros, cerveja e todo o tipo de álcool nunca faltaram a par com programas de televisão medíocres.

                  Que rica vida era para alguns! Nunca faltava emprego, nem cigarros nem álcool, a comida era secundário e passar o mes a ingerir batata e sopa de nabo não fazia mal nenhum... desde que a vodka e o cigarro estivessem no quiosque ou no mercado negro.

                  Após viver num país ex-comunista mais de três anos e de o conhecer há mais de seis digo muitas vezes que só havera uma revolução no dia em que aumentarem brutalmente os impostos dos cigarros e do álcool! Até lá os sacanas oportunistas continuam a sentar a peid@ no sofá em frente do televisor, a encherem a cara de vodka ou de cerveja e a impregnarem os pulmões dos filhos com tabaco...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                    [...]É que é mais fácil empregar 2 empregados com o salário minimo, do que empregar alguém qualificado por 750€.

                    Por exemplo, vejo em muitas fábricas nas equipas de manutenção, pessoal de leste em detrimento de técnicos nacionais qualificados.
                    E depois vem o paleio da produtividade em Portugal...

                    O pessoal de leste até nem é assim não mal qualificado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                      Conheço um português residente na Alemanha que vive de expedientes onde se incluem a mama da Segurança Social e esquemas com seguros envolvendo fraudes com acidentes de automóvel, portanto temos em exemplos como estes o "lado escuro da lua" no que diz respeito ao Estado Providência.

                      Aqui ao lado na Polónia passa-se o mesmo. Descontamos estupidamente para a Segurança Social para sustentar uma variedade de malandros, gatunos, bêbados e viciados que o comunismo ergueu. Terão de passar muitas gerações para que as coisas mudem.

                      O comunismo criou vícios propositadamente para controlo da população. Cigarros, cerveja e todo o tipo de álcool nunca faltaram a par com programas de televisão medíocres.

                      Que rica vida era para alguns! Nunca faltava emprego, nem cigarros nem álcool, a comida era secundário e passar o mes a ingerir batata e sopa de nabo não fazia mal nenhum... desde que a vodka e o cigarro estivessem no quiosque ou no mercado negro.

                      Após viver num país ex-comunista mais de três anos e de o conhecer há mais de seis digo muitas vezes que só havera uma revolução no dia em que aumentarem brutalmente os impostos dos cigarros e do álcool! Até lá os sacanas oportunistas continuam a sentar a peid@ no sofá em frente do televisor, a encherem a cara de vodka ou de cerveja e a impregnarem os pulmões dos filhos com tabaco...
                      Cá em Pt também há desses parasitas oportunistas, mas eu não vou entrar em detalhes porque viola uma das regras do fórum. Pa-- bo-- enten------- me-- pala--- bas--.

                      Comentário


                        #12
                        Conheço um Casal Português que está em Inglaterra com os seus 3 filhos nascidos lá, ele não trabalha, ela trabalha 4 horas por dia, têm casa paga pelo estado em 80% e com o ordenado dela e os diversos subsidios entram cerca de 1800 libras por mês em casa!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                          E depois vem o paleio da produtividade em Portugal...

                          Pois é !!


                          O pessoal de leste até nem é assim não mal qualificado.
                          Claro que não ! Alguns são excelentes técnicos.

                          Mas há outros que são autenticos faz tudo sem qualificação, e que vão inclusivé mexer em algo de que nunca ouviram falar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                            Pois é !!



                            Claro que não ! Alguns são excelentes técnicos.

                            Mas há outros que são autênticos faz tudo sem qualificação, e que vão inclusivé mexer em algo de que nunca ouviram falar.
                            Sim. Muitos dos emigrantes de Leste são realmente engenheiros e doutores e é bom não esquecer mas outros são provenientes de aldeias e meios suburbanos com famílias patológicas e pais alcoólicos, como tal bastantes não passam de burgessos e revoltados.

                            Comentário


                              #15
                              Tou a ver que os alemães também têm por lá uns quantos Guterres e companhia...

                              Comentário


                                #16
                                Por causa de abusos como estes, perpetrados na Alemanha é que já hoje em Portugal, se concedem reformas antecipadas a pessoas sem problemas de saúde, e se obrigam pessoas com doenças terminais a trabalhar até morrer.

                                A sociedade não é justa, e depois cai-se no exagero de cortar tudo a "eito".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                  Tou a ver que os alemães também têm por lá uns quantos Guterres e companhia...
                                  Sim parecem ser o elo fraco de um país, estes políticos e desde que recebem uns feudos mais recentemente caminham para o liberalismo de cara alegre.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X