Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tratado bolonha ISE*=Incompetencia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tratado bolonha ISE*=Incompetencia

    Bom a historia que vos conto começou em meados de Setembro do ano passado, no Instituto Superior Engenharia "da capital"(chamemos-lhe assim),tinha acabado o bacharel e com o intuito de seguir a Licenciatura antiga, negaram-me e "empurraram-me" para fazer 2 cadeiras que me iriam dar o grau de licenciado por bolonha. Na altura na secretaria foi-me dito que se nao as fizesse depois nao me poderia inscrever no novo mestrado so com o grau de bacharel. Bom de boa fé, la paguei eu cerca de 900euros para andar la um semestre a fazer 2 cadeiras.Em Dezembro o objectivo estava feito. Em Fevereiro dirijo-me à "grandiosa" secretaria desta escola para pedir um certificado de licenciado para concorrer as forças armadas, certificado esse que teria de ter uma media para poder servir de factor de desempate no ramo das forças armadas que concorria. Na secretaria foi-me dito que nao sabiam calcular medias de bolonha, o que para grande espanto meu apos pagar as propinas e uma vez que la leccionavam este grau nao se admite. Resolvi pedir um certificado de habilitaçoes de bacharel( o que me iria dificultar a vida, uma vez que para onde estava a concorrer davam prioriadade a licenciados) que custava cerca de 15 euros, quando para meu espanto na secretaria me dizem que para me darem este papel teria de pedir o diploma, ou seja, tudo num total de 125euros. Pronto como precisava la paguei. Em Abril deste ano entro nas forças armadas(com grande sorte visto ter concorrido como bacharel)e informo-me e dizem que por nao me terem dado um certificado na escola, de licenciado, quando houvesse concursos para os quadros, iria entrar na corrida em desvantagem, pois estava num "grau abaixo", disseram-me que se quisesse podia colocar um processo a secretaria da escola, soluçao que descartei por nao querer problemas. À 3 semanas atrás, dirijo-me à "grande secretaria" desta escola para me matricular no mestrado, abrem pouquissimas vagas para o meu curso, e mais uma vez chulam os alunos com 80euros de uma candidatura(mas isto é alguma faculdade privado ou k??), dinheiro esse que nunca mais o vemos quer entremos ou nao. Esta semana voltam-me a ligar, a dizer que se quiser concorrer a uma dessas vagas em igualdade de circunstancias, que me deveria dirigir a secretaria e pedir o certificado de habilitações de licenciado, que custa 10 euros, mas que so pode ser pedido mais o diploma, porque sem ele nao mo dao, e que agora ja sabem calcular as medias, ou seja, num total de 120euros. Mais uma vez lá paguei. Hoje vim a saber que afinal poderia concorrer com o bacharel, ou seja, andei la um semestre a pagar 900euros sem necessidade nenhuma.
    Por isto tudo so tenho a dizer, estes senhores deste establecimento de ensino são uns chupistas, so querem dinheiro e enganam tudo e todos. Fui prejudicado no meu trabalho por eles, enquanto eles andam a gozar com o dinheiro dos alunos. Fazendo as contas, num ano na secretaria deixei 1225euros.
    Tenho colegas meus que este ano infelizmente nao se podem inscrever por nao terem dinheiro para pagar estas exorbitancias.
    É este o belo país que temos, em que vale tudo menos arrancar olhos!!

    P.S. Desculpem o texto ser enorme mas mais que um desabafo, é a minha maneira de mostrar o meu desagrado com uma das inumera situaçoes em que este país está mal.

    #2
    Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
    Bom a historia que vos conto começou em meados de Setembro do ano passado, no Instituto Superior Engenharia "da capital"(chamemos-lhe assim),tinha acabado o bacharel e com o intuito de seguir a Licenciatura antiga, negaram-me e "empurraram-me" para fazer 2 cadeiras que me iriam dar o grau de licenciado por bolonha. Na altura na secretaria foi-me dito que se nao as fizesse depois nao me poderia inscrever no novo mestrado so com o grau de bacharel. Bom de boa fé, la paguei eu cerca de 900euros para andar la um semestre a fazer 2 cadeiras.Em Dezembro o objectivo estava feito. Em Fevereiro dirijo-me à "grandiosa" secretaria desta escola para pedir um certificado de licenciado para concorrer as forças armadas, certificado esse que teria de ter uma media para poder servir de factor de desempate no ramo das forças armadas que concorria. Na secretaria foi-me dito que nao sabiam calcular medias de bolonha, o que para grande espanto meu apos pagar as propinas e uma vez que la leccionavam este grau nao se admite. Resolvi pedir um certificado de habilitaçoes de bacharel( o que me iria dificultar a vida, uma vez que para onde estava a concorrer davam prioriadade a licenciados) que custava cerca de 15 euros, quando para meu espanto na secretaria me dizem que para me darem este papel teria de pedir o diploma, ou seja, tudo num total de 125euros. Pronto como precisava la paguei. Em Abril deste ano entro nas forças armadas(com grande sorte visto ter concorrido como bacharel)e informo-me e dizem que por nao me terem dado um certificado na escola, de licenciado, quando houvesse concursos para os quadros, iria entrar na corrida em desvantagem, pois estava num "grau abaixo", disseram-me que se quisesse podia colocar um processo a secretaria da escola, soluçao que descartei por nao querer problemas. À 3 semanas atrás, dirijo-me à "grande secretaria" desta escola para me matricular no mestrado, abrem pouquissimas vagas para o meu curso, e mais uma vez chulam os alunos com 80euros de uma candidatura(mas isto é alguma faculdade privado ou k??), dinheiro esse que nunca mais o vemos quer entremos ou nao. Esta semana voltam-me a ligar, a dizer que se quiser concorrer a uma dessas vagas em igualdade de circunstancias, que me deveria dirigir a secretaria e pedir o certificado de habilitações de licenciado, que custa 10 euros, mas que so pode ser pedido mais o diploma, porque sem ele nao mo dao, e que agora ja sabem calcular as medias, ou seja, num total de 120euros. Mais uma vez lá paguei. Hoje vim a saber que afinal poderia concorrer com o bacharel, ou seja, andei la um semestre a pagar 900euros sem necessidade nenhuma.
    Por isto tudo so tenho a dizer, estes senhores deste establecimento de ensino são uns chupistas, so querem dinheiro e enganam tudo e todos. Fui prejudicado no meu trabalho por eles, enquanto eles andam a gozar com o dinheiro dos alunos. Fazendo as contas, num ano na secretaria deixei 1225euros.
    Tenho colegas meus que este ano infelizmente nao se podem inscrever por nao terem dinheiro para pagar estas exorbitancias.
    É este o belo país que temos, em que vale tudo menos arrancar olhos!!

    P.S. Desculpem o texto ser enorme mas mais que um desabafo, é a minha maneira de mostrar o meu desagrado com uma das inumera situaçoes em que este país está mal.
    Tu pagas-te 900 euros de propinas por apenas um semestre? Na minha faculdade se tiveres apenas cadeiras num dos semestres pagas so metade das propinas, agora se tiveres uma cadeira apenas em cada um dos semestres ja pagas as propinas por inteiro e tinha a ideia que o processo era igual em todas as faculdades.

    Comentário


      #3
      Já que falas disto, deves poder tirar-me uma duvida: concorrer a cargos públicos com a licenciatura antiga é o mesmo que concorrer com o mestrado de bolonha? Teoricamente a formação é exactamente a mesma, apenas muda o nome.

      A tua situação é mais uma a juntar a tantas outras de chulice. Acabei agora a licenciatura antiga e falam que posso fazer uma tese de mestrado para ficar com o mestrado de bolonha. Mas não si até que ponto isso não é chular-me 900€ já que o meu nível de qualificação é o mesmo!

      Comentário


        #4
        Isto de bolonha anda numa confusão desgraçada, o meu curso "entra" em bolonha este ano lectivo e estou mesmo para ver a tremenda confusão que isto vai ser, ainda por cima parece que ninguém sabe explicar nada a ninguém, vai ser bonito vai...quem me dera estar enganado e que corra tudo bem, mas duvido.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por M_knoxx Ver Post
          Tu pagas-te 900 euros de propinas por apenas um semestre? Na minha faculdade se tiveres apenas cadeiras num dos semestres pagas so metade das propinas, agora se tiveres uma cadeira apenas em cada um dos semestres ja pagas as propinas por inteiro e tinha a ideia que o processo era igual em todas as faculdades.

          exacto, paguei 900euros por uma semestre, ou melhor, neste caso 2 cadeiras. fui là e perguntei se me devolviam metade da propina, visto ja nao ir frequentar a escola porque ainda nao havia mestrado e disseram que nao, que os 900euros ja era deles.
          se puderem fujam deste establecimento.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por air Ver Post
            Já que falas disto, deves poder tirar-me uma duvida: concorrer a cargos públicos com a licenciatura antiga é o mesmo que concorrer com o mestrado de bolonha? Teoricamente a formação é exactamente a mesma, apenas muda o nome.

            A tua situação é mais uma a juntar a tantas outras de chulice. Acabei agora a licenciatura antiga e falam que posso fazer uma tese de mestrado para ficar com o mestrado de bolonha. Mas não si até que ponto isso não é chular-me 900€ já que o meu nível de qualificação é o mesmo!
            neste momento o grau é identico, a unica coisa que pode vir a incomodar, é num futuro proximo começarem a exigir mestrados e tu ao concorreres assim podem-te deixar para tras porque tens uma licenciatura( que vai dar ao mesmo, é um mestrado autentico) antiga.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
              neste momento o grau é identico, a unica coisa que pode vir a incomodar, é num futuro proximo começarem a exigir mestrados e tu ao concorreres assim podem-te deixar para tras porque tens uma licenciatura( que vai dar ao mesmo, é um mestrado autentico) antiga.
              Eu acho que nao havera problema, pois licenciatura pré-bolonha e licenciatura de bolonha sao distintas entre si. Senao as pessoas que se licenciaram a ate agora estariam automaticamente excluidas de futuros concursos.

              Comentário


                #8
                Isso dos certificados e dos diplomas há muitos anos que é assim.

                O certificado de Habilitações custa uns 15€ o diploma uns 100€ . Como o que até é mesmo necessário é o certificado, quase 90% das pessoas só pedia o certificado e cagava no diploma.

                Então passou a ser obrigatório pagar o diploma para se receber o certificado.

                Na minha faculdade aconteceu o mesmo. Paguei 120€ e recebi o diploma e o certificado!

                Comentário


                  #9
                  Fael5 qual é o curso? Informática?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por M_knoxx Ver Post
                    Eu acho que nao havera problema, pois licenciatura pré-bolonha e licenciatura de bolonha sao distintas entre si. Senao as pessoas que se licenciaram a ate agora estariam automaticamente excluidas de futuros concursos.

                    exacto, porque se fossem iguais iria haver muitas pessoas injustamente prejudicadas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mysterious Ver Post
                      Fael5 qual é o curso? Informática?
                      Eng. Electrotecnica,...agora entra la no site e ve o numero de vagas.
                      desculpa dada: existem poucos docentes deste curso com o grau de doutorado, logo existem poucos docentes para darem aulas.

                      Comentário


                        #12
                        Eu paguei a semana passada 46 euros pelo certificado, 60 centimos por cada cadeira mais 95 euros pelo diploma que vou colocar numa moldura em conjunto com a factura para nao me esqueçer quanto me levaram da carteira por aquele bocado de papel.

                        Comentário


                          #13
                          Pois se fosse informática ou tele, ainda podia-te confirmar algumas coisas. No entanto acho que não devias ter ido só a secretaria informar, devias ter ido a comissão pedagógica, eles é que te informavam como deve ser.

                          Em relação ao pagar as propinas é mesmo assim, tens que as pagar na totalidade seja para fazer um semestre, ou os dois semestres.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mysterious Ver Post
                            Pois se fosse informática ou tele, ainda podia-te confirmar algumas coisas. No entanto acho que não devias ter ido só a secretaria informar, devias ter ido a comissão pedagógica, eles é que te informavam como deve ser.

                            Em relação ao pagar as propinas é mesmo assim, tens que as pagar na totalidade seja para fazer um semestre, ou os dois semestres.

                            a comissão pedagogica está de férias, logo nao me restava grande alternativa.
                            o que mais deixa irritado, é que nem toda a gente tem cerca de 200euros so para fazer uma candidatura para um mestrado, que é o que acontece com amigos meus.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por M_knoxx Ver Post
                              Eu paguei a semana passada 46 euros pelo certificado, 60 centimos por cada cadeira mais 95 euros pelo diploma que vou colocar numa moldura em conjunto com a factura para nao me esqueçer quanto me levaram da carteira por aquele bocado de papel.

                              bom tu ainda deves ter sido mais chulado que eu pelos vistos
                              sei é que com a prestaçao do carro, com o seguro do carro, com esta brincadeira da escola, mais as propinas que tenho de pagar se entrar, byebye ordenado deste mes e o proximo....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
                                bom tu ainda deves ter sido mais chulado que eu pelos vistos
                                sei é que com a prestaçao do carro, com o seguro do carro, com esta brincadeira da escola, mais as propinas que tenho de pagar se entrar, byebye ordenado deste mes e o proximo....
                                Pois fui mas nao me enganam mais, ainda pensei se fazia a tese para ter equivalencia ao mestrado mas fui falar com o responsavel da minha licenciatura que me disse logo, se nao pretender ir para professor universitario ou tirar doutoramento que nao valia a pena pois ia gastar dinheiro e perder tempo. E natural que nao seja assim para todos os cursos, mas para o meu (eng Civil) acho que ele tem razao.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
                                  a comissão pedagogica está de férias, logo nao me restava grande alternativa.
                                  o que mais deixa irritado, é que nem toda a gente tem cerca de 200euros so para fazer uma candidatura para um mestrado, que é o que acontece com amigos meus.
                                  Referia-me ao ano passado, disseste que foste a secretaria, e devias acima de tudo ter ido ao pedagógico, a secretaria só desinforma.

                                  Infelizmente tenho que concordar contigo, é irritante largar tanto dinheiro para uma candidatura incerta, mas isso é em todo o lado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Já que falas disto, deves poder tirar-me uma duvida: concorrer a cargos públicos com a licenciatura antiga é o mesmo que concorrer com o mestrado de bolonha? Teoricamente a formação é exactamente a mesma, apenas muda o nome.
                                    Depende um bocado do que acontecer a seguir, no IST também se pensava que iria ser assim, e na realidade alteraram bastante o curso (Informática), para além da adição da tese tiraram cadeiras mais simples e puseram algumas de mestrado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      um pouco de off topic

                                      A minha faculdade, o ISPA, começou o processo de bolonha o ano passado. Eu estando no 3º ano fui cobaia pois seria o 1º ano antes de escolher a especializaçao de psicologia a seguir.

                                      Houve mta confusao nas matriculas, mas depois tudo foi resolvido e penso q correu tudo bem. Principalmente porque o ISPA ganhou o concurso de mestrado integrado (que permite a alunos do 1º ciclo - 3 anos, a passar para o 2º ciclo - 2 anos com cadeiras em atraso do 1º ciclo).

                                      E abriu a oportiunidade de alunos ja licenciados frequentarem + 2 anos para ficarem com mestrado.

                                      Penso q n vai haver distinçao entre licenciados 5 anos e mestrados 5 anos pois as empresas estao bem conscientes de bolonha, pior secalhar a distinçao entre mestrado bolonha e mestrado 7 anos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu to no ISPGAYA apanhei bolonha o ano passado tava no 3º e correu td as mil...

                                        num houve confusoes de maior...claro k ha sempre duvidas e impasses mas foi pacifico...

                                        qt maior a instituicao pior....

                                        mas é uma xatice do caraças..perdes-t tempo dinheiro e acabas-t por te xatear...

                                        enfim...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu ando no Iscal, e a transição para o processo Bolonha, foi do piorio...

                                          Desde confusão na altura das matrículas, em que os funcionários não sabiam nada, desde equivalências sem qualquer critério, horários com aulas sobrepostas (Num horário com 15 aulas por semana, tinha 9 aulas sobrepostas...), programas que não foram adaptados à quantidade de aulas, enfim aconteceu de tudo...

                                          Vamos lá a ver este ano, mas pelo que vi pelas matrículas, acho que vai ser a mesma treta...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
                                            neste momento o grau é identico, a unica coisa que pode vir a incomodar, é num futuro proximo começarem a exigir mestrados e tu ao concorreres assim podem-te deixar para tras porque tens uma licenciatura( que vai dar ao mesmo, é um mestrado autentico) antiga.
                                            Só podes estar a brincar comigo!!! Entao eu tenho uma Licenciatura de 5 anos e um Mestrado de 2 e passa a ser igual ao á tua Licenciatura pós Bolonha de 3 anos e meio???? Nao abuses.

                                            Em caso de concursos a cargos públicos a Lei nao contempla as Licenciaturas de Bolonha nem os Mestrados de Bolonha.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                                              Eu ando no Iscal, e a transição para o processo Bolonha, foi do piorio...

                                              Desde confusão na altura das matrículas, em que os funcionários não sabiam nada, desde equivalências sem qualquer critério, horários com aulas sobrepostas (Num horário com 15 aulas por semana, tinha 9 aulas sobrepostas...), programas que não foram adaptados à quantidade de aulas, enfim aconteceu de tudo...

                                              Vamos lá a ver este ano, mas pelo que vi pelas matrículas, acho que vai ser a mesma treta...
                                              E as equivalências de cadeiras que nunca foram frequentadas e com créditos diferentes de aluno para aluno para no final dar 180??? Ai pois é!!! ´Depois digam que é o diploma do outro que era falso!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
                                                Eng. Electrotecnica,...agora entra la no site e ve o numero de vagas.
                                                desculpa dada: existem poucos docentes deste curso com o grau de doutorado, logo existem poucos docentes para darem aulas.

                                                Fortes!!!! Eu até te dizia de quem é a culpa da desorganização que vai naquela casa, mas aí teria de dizer que o culpado tem nome de figura geométrica e deve ter-te dado aulas!!!

                                                Mas, explica -me uma coisa: tu acabas-te o Bacharelato no ano passado (2005-2006), correcto? E porque razão fizes-te mais duas cadeiras? Porque as meninas da secretaria te disseram para o fazer?!
                                                Nao sei quem te informou mas foste mal informado. Porque só era "obrigado" a ir para bolonha quem estava a fazer o bacharelato ou alunos novos! Logo podias ter concorrido ao 2º ciclo sem qq problema.

                                                Por acaso já tens os certificados de Bolonha? È que enquanto as portarias que os autorizam nao forem publicadas em diário da republica nao sao entregues aos alunos.
                                                E sim era verdade. Pensaram em tudo menos em como se calculavam as médias e sabes pq?? porque as mentes brilhantes daquela casa (os tais poucos Doutorados do teu curso!!) nao concordam com Bolonha e vai daí: os alunos que se lixem!
                                                È triste ver aquela escola que tem mais de 150 anos de existência na confusão em que está. Mas sao os alunos que fazem a Escola, e é isso que vocês- alunos têm de lhes mostrar.

                                                Qto á candidatura ao mestrado, podes tu e todos os outros darem-se por contentes pois as inscrições sao "baratas" e as propinas também. Só para tua informação sabes qual era o custo médio de um mestrado?? Cerca de 2000 a 3000 contoscom inscrições de cerca de 100 contos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
                                                  exacto, paguei 900euros por uma semestre, ou melhor, neste caso 2 cadeiras. fui là e perguntei se me devolviam metade da propina, visto ja nao ir frequentar a escola porque ainda nao havia mestrado e disseram que nao, que os 900euros ja era deles.
                                                  se puderem fujam deste establecimento.
                                                  É pratica correcte combrar só meia propina quando as cadeiras estão só num semestre...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                    Fortes!!!! Eu até te dizia de quem é a culpa da desorganização que vai naquela casa, mas aí teria de dizer que o culpado tem nome de figura geométrica e deve ter-te dado aulas!!!
                                                    O valente quadrado agora é o presidente...
                                                    Já agora fael5 porque é que não lhe mandas um mail? ele responde-te de certeza absoluta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu apanhei a transição este ano que passou, mas foi a balburdia geral, secalhar ser privada e ser nocturna e com poucos alunos não ajuda,mas foi o caos.

                                                      Alguns exemplos:
                                                      passei para o 2º ano de bolonha, e tive quase tantas cadeiras do primeiro ano como do 2º de bolonha ou seja quase perdi um ano, equivalências foi as que o coordenador quis, ele como estava xatiado não queria bolonha, n deu equivalências, cheguei a ter 10 cadeiras num semestre..

                                                      o código do aluno de bolonha só vai entrar este ano..

                                                      vou para o terceiro e ultimo ano e ainda vou ter cadeiras do 2º semestre pela primeira vez no horario das aulas

                                                      o coordenador ainda n sabe como fica o projecto final, se pode haver estagio, se é anual,semestral, em que se baseia, etc. tou a ver que ainda vão ser os alunos a decidir..

                                                      conclusão uma autentica palhaçada e + de 1000euros anuais,e + um grande melão levei eu, entrei no curso pk de algumas cadeiras + tecnicas e interessantes(para mim) que um ano dp pq de bolonha desapareceram..se soubesse tinha ido para uma uni. publica..emfim..é à tuga tudo à pressa, e o povo é que se lixa!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois, eu tambem vou pagar 900 Euros por 1 semestre no ISEP.

                                                        Vou fazer este ano a "conversão" do meu bacharel em licenciatura.

                                                        Em Portugal quer-se é titulos, independentemente do tempo que demoraram a tirar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                          Só podes estar a brincar comigo!!! Entao eu tenho uma Licenciatura de 5 anos e um Mestrado de 2 e passa a ser igual ao á tua Licenciatura pós Bolonha de 3 anos e meio???? Nao abuses.

                                                          Em caso de concursos a cargos públicos a Lei nao contempla as Licenciaturas de Bolonha nem os Mestrados de Bolonha.
                                                          nao, o que deve ser equivalente é licenciatura de 3anos mais mestrado de 2anos = a licenciatura antiga de 5 anos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isto de Bolonha é um embuste. Aliás, em Italia estão bem arrependidos de terem adoptado este sistema. Isto só vai servir para uma coisa: arruinar as Universidades existentes e criar 2 ou 3 universidades de "excelencia" onde realmente se dão os cursos como deve ser, onde as maiores empresas vão procurar pessoal e onde os alunos vão pagar os cursos a peso de ouro.

                                                            Mas tenho de reconhecer que Bolonha a nível estatístico é excelente: a % de licenciados e mestres vai aumentar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X