Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal os FP servem para alguma coisa ou só para sugar o orçamento de estado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Afinal os FP servem para alguma coisa ou só para sugar o orçamento de estado?

    Parece que o passatempo nacional passou a ser o de odiar os funcionários públicos. O que acham disso? São um peso morto para o país? Não servem para nada? Deviam de ser todos despedidos? Todas as suas funções deveriam ser dadas à gestão privada? Saúde, finanças, educação, justiça, etc...?

    Qual a sua opinião? As funções desempenhadas pelos funcionários públicos são necessárias ou poderíamos despedir todos e deixar o mercado privado actuar?

    #2
    Muito gostam vocês de dramatizar neste assunto.

    Este Governo quando foi eleito prometeu enxugar a FP para os 300,000 servidores.

    Quem sou eu para colocar em causa em número? Que sejam 400,000, pois as autarquias servem como fenómeno de apoio social, que aceito.

    Portanto, há 200,000 ou 300,000 FP a mais.

    São pessoas que estão a sugar o dinheiro dos nosso impostos. Os outros, não interessa fazer considerações.

    Os factos falam por si.

    Temos um sistema de Justiça que em termos de legislação se identifica com o resto da Europa. O nº de funcionários por habitante (apesar de ser uma comparação falaciosa) é idêntico.
    Então porque é que no UK um processo judicial é célere e aqui em Portugal demora uns 4 a 5 anos?

    Se não for do clima, a culpa é SEM QUALQUER MARGEM PARA DÚVIDAS dos respectivos Funcionários. De alto a baixo.

    Comentário


      #3
      OK, achas que a FP é profundamente ineficiente e que há funcionários a mais, tudo bem, agora tenta dar a tua opinião sobre o assunto, achas que aquilo que a FP faz poderia ser feito pelo sector privado?

      Comentário


        #4
        Não. Se reparares no que escrevi, não proponho a extinção da FP e a sua substituição pelo aparelho privado.

        Tento cingir-me ao supérfulo e só depois, ao ineficiente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
          OK, achas que a FP é profundamente ineficiente e que há funcionários a mais, tudo bem, agora tenta dar a tua opinião sobre o assunto, achas que aquilo que a FP faz poderia ser feito pelo sector privado?
          Segundo acontecimentos recentes, e ao nível do ensino superior, o sector privado até trabalha ao domingo. Pelo menos a secretaria para passar certificados.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
            Não. Se reparares no que escrevi, não proponho a extinção da FP e a sua substituição pelo aparelho privado.

            Tento cingir-me ao supérfulo e só depois, ao ineficiente.
            Se fizeres uma discriminação bem elaborada talvez a gente perceba!...

            Mas, para além do citado supérfluo e do citado ineficiente até tu poderás encontrar (vá lá, tenta, pelo menos) mais duas, ou três, divisões na FP, útil, imprescindível e eficiente!...

            Vá lá, faz lá uma elencagem dos serviços/utilidades para que se perceba, finalmente, que consegues distinguir as coisas, falando de FP!

            Comentário


              #7
              "Temos um sistema de Justiça que em termos de legislação se identifica com o resto da Europa. O nº de funcionários por habitante (apesar de ser uma comparação falaciosa) é idêntico.
              Então porque é que no UK um processo judicial é célere e aqui em Portugal demora uns 4 a 5 anos
              ?"

              Como se no UK fosse tudo despachado no mês seguinte..que não é!
              Mas há de facto uma razão para a demora: razões processuais.
              Exemplo simples em matéria de processo administrativo: petição inicial, resposta, réplica, tréplica, parecer do MP, alegações e sentença. Não contei com incidentes/ recursos processuais pelo meio..

              Comentário


                #8
                É impensável pôr a Justiça, por exemplo, nas mãos dos privados.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                  É impensável pôr a Justiça, por exemplo, nas mãos dos privados.
                  Isso é o que tu pensas,

                  Olha a segurança que está a passar gradualmente das mãos das policias para empresas de vigilantes, olha a ASAE a trabalhar para as produtoras discografias, a saúde e a educação a serem transferidos só para quem pode pagar, lenta mas inexoravelmente.

                  A justiça? A justiça mudará de mãos se a conjuntura continuar a evoluir neste sentido do liberalismo e acabara por voltar a ser o que era durante o feudalismo.

                  Primeiro começa-se a complicar e a burocratizar o acesso à justiça como se queixa o ebay:

                  Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                  "Temos um sistema de Justiça que em termos de legislação se identifica com o resto da Europa. O nº de funcionários por habitante (apesar de ser uma comparação falaciosa) é idêntico.
                  Então porque é que no UK um processo judicial é célere e aqui em Portugal demora uns 4 a 5 anos
                  ?"

                  Como se no UK fosse tudo despachado no mês seguinte..que não é!
                  Mas há de facto uma razão para a demora: razões processuais.
                  Exemplo simples em matéria de processo administrativo: petição inicial, resposta, réplica, tréplica, parecer do MP, alegações e sentença. Não contei com incidentes/ recursos processuais pelo meio..
                  Burocracia essa criada pelos políticos e seus afilhados de nomeação, criar o desejo de mudança na opinião publica e ir alimentando esse fogo com historias de corrupção e de ineficiência, dentro de pouco tempo todos clamarão por uma justiça fora das garras do estado e dos funcionários públicos.
                  Editado pela última vez por Nthor; 19 August 2007, 11:11.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    Se fizeres uma discriminação bem elaborada talvez a gente perceba!...
                    Infelizmente quem tem dificuldade em se fazer perceber é mais para os teus lados. Esse estilo de escrita fala por si...

                    Comentário


                      #11
                      As saudades que tinha destes posts...
                      Uma coisa é certa, de repente comecei a ver os familiares que tenho na FP menos tempo em casa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                        OK, achas que a FP é profundamente ineficiente e que há funcionários a mais, tudo bem, agora tenta dar a tua opinião sobre o assunto, achas que aquilo que a FP faz poderia ser feito pelo sector privado?
                        Claro que pode, a maioria dos sectores que hoje são do estado foram em tempos remotos da responsabilidade de privados.

                        O ensino e a saúde eram serviços fornecidos pelas ordens religiosas e só acessíveis a certas classes que as podiam pagar.

                        A segurança, a defesa e a justiça eram privilegio da nobreza e realeza e orientados para o manter da diferenciação de classes sociais e a que a maioria da população nunca podia ambicionar.

                        Até a cobrança de impostos era o que se sabe, servia para financiar luxos e guerras e empobrecer a população.

                        Tudo isso mudou um pouco quando esse tipo de serviços passaram a ser providenciados para todos independentemente da sua condição financeira e dos conhecimentos sociais, sendo o serviço publico para todos e de todos, pago por todos.

                        Um serviço público tem sido subvertido pelos burocratas a soldo dos interesses privados ao longo dos tempos mas a sua génese, o propósito e objectivo ainda se mantêm, apesar de tudo.

                        Quanto a mim deviam acabar com as nomeações politicas para o serviço público e deixar que os funcionários que nele trabalham, mudassem e acabassem com a burocracia, implementando melhor funcionalismo.

                        Afinal são eles que melhor conhecem o serviço e não um dos habituais boys de nomeação politica.




                        .
                        Editado pela última vez por Nthor; 19 August 2007, 13:32.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          Infelizmente quem tem dificuldade em se fazer perceber é mais para os teus lados. Esse estilo de escrita fala por si...
                          Já estava à espera dessa "não resposta" habitual!...

                          Comentário


                            #14
                            Vindo de quem nunca apresentou uma resposta cabal, legível e com interesse para os restantes sobre a problemática da FP...

                            Está bem. Como diria o Pe. António Vieira, é mais fácil penetrar no coração dos homens por actos do que por palavras.

                            Comentário


                              #15
                              concordo plenamente que existem varios ramos da função publica que funcionam muito mal, que existem funcionarios publicos prepotentes e incapazes, mas tambem existem excelentes profissionais acho que não devemos generalizar...

                              os nossos professores eram funcionarios publicos, bem como os medicos

                              acho que a função publica do nosso pais é o reflexo do resto da população, há de tudo

                              existe quem fale fale e não faça nada como existe o contrario!

                              existem excelentes profissionais na função publica como tambem os existem no sector privado, no entanto o contrario tamabem acontece

                              deve sim haver uma redução no numero de funcionarios publicos desde que as funções continuem a ser asseguradas, mas acredito sinceramente que tudo irá piorar, pois ao haver um decrescimo tão grande de funcionarios as decisões e processos irão ser centralizados em Lisboa e no Porto, será que isto vai tornar o nosso sector publico mais celere? duvido!
                              as finanças e segurança social por exemplo, com todas burocracias a serem tratadas nas grandes metropoles a eficiencia deste orgãos vai diminuir!

                              Comentário


                                #16
                                Ninguém está aqui a dizer que o FP é mau. Não há questões pessoais.

                                A máquina é que está pesada e pouco eficaz.

                                E levando cada vez mais os SI para a FP, o sistema irá ficar mais ágil e económico. Este é apenas um exemplo do muito que se pode fazer na FP.

                                O Paulo Macedo apesar de ser muito religioso, não faz milagres. Levou para as Finanças uma mentalidade moderna de suporte nos SI (Sistemas de Informação) e a coisa parece que está a resultar.

                                E se antes era impossível cruzar dados sobre o contribuinte, hoje vais à net e vez o que a Administração Fiscal sabe de ti.

                                Porque é que andamos sempre atrasados?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pintonuno Ver Post
                                  concordo plenamente que existem varios ramos da função publica que funcionam muito mal, que existem funcionarios publicos prepotentes e incapazes, mas tambem existem excelentes profissionais acho que não devemos generalizar...

                                  os nossos professores eram funcionarios publicos, bem como os medicos

                                  acho que a função publica do nosso pais é o reflexo do resto da população, há de tudo

                                  existe quem fale fale e não faça nada como existe o contrario!

                                  existem excelentes profissionais na função publica como tambem os existem no sector privado, no entanto o contrario tamabem acontece

                                  deve sim haver uma redução no numero de funcionarios publicos desde que as funções continuem a ser asseguradas, mas acredito sinceramente que tudo irá piorar, pois ao haver um decrescimo tão grande de funcionarios as decisões e processos irão ser centralizados em Lisboa e no Porto, será que isto vai tornar o nosso sector publico mais celere? duvido!
                                  as finanças e segurança social por exemplo, com todas burocracias a serem tratadas nas grandes metropoles a eficiencia deste orgãos vai diminuir!
                                  Exactamente!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Não. Se reparares no que escrevi, não proponho a extinção da FP e a sua substituição pelo aparelho privado.

                                    Tento cingir-me ao supérfulo e só depois, ao ineficiente.
                                    um exemplo:
                                    a CML, preparava-se par admitir mais 440 funcionarios (!!!)
                                    mas já nao vai.........admiti-los (!!!) (new president said....)
                                    entao é porque nao precisa deles para funcionar.....

                                    Na minha empresa há uma regra de ouro, quando um funcionario falta e e não se dá pela falta dele............é porque esta a mais (!!!)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Podem acrescentar aí uns 70% das Forças Armadas, especialmente aqueles na reserva...estamos a falar de dezenas de milhares de pessoas que, objectivmente, não fazem nada porque estão em casa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        mas um militar na reserva recebe alguma coisa?

                                        Comentário


                                          #21
                                          respondendo ao titulo do tópico: É claro que os FP servem para alguma coisa.
                                          Supostamente, deviam servir para garantir os serviços os quais os contribuintes pagam, com a maior brevidade e qualidade possivel.
                                          O que é obvio, é que quase todas as empresas publicas estão mal organizadas, sao ineficientes e autenticos buracos financeiros.
                                          O que eu acho é que cada uma dessas empresas/entidades devia ser pensada de forma a nao prejudicar o contribuinte (afinal somos "nós" que pagamos), e se para isso for necessario reestruturação, downsizing ou que lhe quiserem chamar, por mim é de valor.

                                          O que eu nao consigo compreender é as regalias dadas na Função Publica, coisas do tipo: reformas mais cedo que no sector privado , ou progressao automatica de carreira (que é um termo que so por si dá vontade de rir),enfim acho que se devia acabar com isso.
                                          Para além de que há muito boa gente, que nao faz um cu, mas aí a culpa nao é deles, é de quem os deixa ter essa atitude

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Der Teufel Ver Post
                                            respondendo ao titulo do tópico: É claro que os FP servem para alguma coisa.
                                            Supostamente, deviam servir para garantir os serviços os quais os contribuintes pagam, com a maior brevidade e qualidade possivel.
                                            O que é obvio, é que quase todas as empresas publicas estão mal organizadas, sao ineficientes e autenticos buracos financeiros.
                                            O que eu acho é que cada uma dessas empresas/entidades devia ser pensada de forma a nao prejudicar o contribuinte (afinal somos "nós" que pagamos), e se para isso for necessario reestruturação, downsizing ou que lhe quiserem chamar, por mim é de valor.

                                            O que eu nao consigo compreender é as regalias dadas na Função Publica, coisas do tipo: reformas mais cedo que no sector privado , ou progressao automatica de carreira (que é um termo que so por si dá vontade de rir),enfim acho que se devia acabar com isso.
                                            Para além de que há muito boa gente, que nao faz um cu, mas aí a culpa nao é deles, é de quem os deixa ter essa atitude

                                            eh!eh!eh!
                                            Vais levar poucas, vais!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                              mas um militar na reserva recebe alguma coisa?
                                              Claro..por inteiro !!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tendo em conta esta noticia..a culpa é dos fp ou de quem manda na/nos fp...?
                                                http://dn.sapo.pt/2007/08/19/economi...atamento_.html

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Der Teufel Ver Post
                                                  respondendo ao titulo do tópico: É claro que os FP servem para alguma coisa.
                                                  Supostamente, deviam servir para garantir os serviços os quais os contribuintes pagam, com a maior brevidade e qualidade possivel.
                                                  O que é obvio, é que quase todas as empresas publicas estão mal organizadas, sao ineficientes e autenticos buracos financeiros.
                                                  O que eu acho é que cada uma dessas empresas/entidades devia ser pensada de forma a nao prejudicar o contribuinte (afinal somos "nós" que pagamos), e se para isso for necessario reestruturação, downsizing ou que lhe quiserem chamar, por mim é de valor.

                                                  O que eu nao consigo compreender é as regalias dadas na Função Publica, coisas do tipo: reformas mais cedo que no sector privado , ou progressao automatica de carreira (que é um termo que so por si dá vontade de rir),enfim acho que se devia acabar com isso.
                                                  Para além de que há muito boa gente, que nao faz um cu, mas aí a culpa nao é deles, é de quem os deixa ter essa atitude
                                                  Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                  eh!eh!eh!
                                                  Vais levar poucas, vais!!!
                                                  Isso acabou, sabiam?...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                                    Tendo em conta esta noticia..a culpa é dos fp ou de quem manda na/nos fp...?
                                                    http://dn.sapo.pt/2007/08/19/economi...atamento_.html
                                                    Também eu acho mal que as férias (um direito inalienável) interfiram no normal decurso burocrático, prejudicando as empresas e, no final, o país!

                                                    No entanto temos de convir que os períodos de férias são alturas do ano mais parcas em recursos, porque, precisamente, as pessoas vão de férias! Resta referir que muitas empresas encerram completamente as portas em Agosto, coisa que não acontece com as instituições públicas que, mesmo a meio gás, continuam a funcionar em pleno Verão!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                      Isso acabou, sabiam?...
                                                      ainda bem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Der Teufel Ver Post
                                                        ainda bem
                                                        Então mas se acabou, porque é que falaste nisso?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                          Então mas se acabou, porque é que falaste nisso?
                                                          Exactamente!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                            Isso é o que tu pensas,

                                                            Olha a segurança que está a passar gradualmente das mãos das policias para empresas de vigilantes, olha a ASAE a trabalhar para as produtoras discografias, a saúde e a educação a serem transferidos só para quem pode pagar, lenta mas inexoravelmente.

                                                            A justiça? A justiça mudará de mãos se a conjuntura continuar a evoluir neste sentido do liberalismo e acabara por voltar a ser o que era durante o feudalismo.

                                                            Primeiro começa-se a complicar e a burocratizar o acesso à justiça como se queixa o ebay:

                                                            Burocracia essa criada pelos políticos e seus afilhados de nomeação, criar o desejo de mudança na opinião publica e ir alimentando esse fogo com historias de corrupção e de ineficiência, dentro de pouco tempo todos clamarão por uma justiça fora das garras do estado e dos funcionários públicos.
                                                            A justiça tem uma especificidade muito própria. Antes de mais é um orgão de soberania, com tudo o que isso implica.
                                                            É certo que muitos tribunais trabalham mal, seja por deficiências no espaço, material informático ou deficiências nos recursos humanos. Mas também há outros que, posso garantir-te, não têm qualquer atraso processual. Por isso, pergunto-te, será solução a passagem de "administrar" os tribunais para mãos privadas? Sinceramente, não me parece. A solução deveria passar por formação adequada e permanente aos funcionários, coisa que nem sempre acontece e que por acaso até é obrigatória por lei.
                                                            Para já não falar do imenso conflito de interesses que daí resultaria. Quem iria ganhar muito (mais ainda) eram as grandes sociedades de advogados (privados).

                                                            Apesar disso, existem alguns bons exemplos de sucesso na saude e até no ensino, no que aos privados diz respeito e admito que até haja utilidade em aproveitar a dinâmica destes para rentabilizar pequenos monstros moribundos que abundam na função pública.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X