Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do bacalhau

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico do bacalhau

    27-04-2005

    A nova lei de comercialização e armazenamento de bacalhau entra em vigor a 29 de Abril e vai “apurar o gosto” que os portugueses têm por este peixe.
    Até à data, o bacalhau seguia as classificações habituais: miúdo, corrente, crescido, graúdo e especial. A partir de agora, estas designações continuam a existir, mas apenas para o bacalhau salgado seco.

    As “novidades”, quanto a classificações são o bacalhau semi-seco, o verde e o bacalhau de cura amarela. Ou seja, a humidade e o teor de sal passam a fazer a diferença. Passando, igualmente, a estar definidas as espécies afins do bacalhau.

    A lei define as três espécies que são consideradas bacalhau legítimo. As outras são espécies afins. As três espécies de bacalhau, com o seu nome comercial e com o seu nome científico são as seguintes: “Bacalhau ou Bacalhau do Atlântico (gadus morhua)” – este é o chamado bacalhau da Noruega e também abrange o bacalhau pescado pela Islândia e pela Rússia; o “Bacalhau da Gronelândia (gadus ogac)” – aquele que ainda é pescado nas costas da Gronelândia, sendo que algum bacalhau da Islândia provem desta área, e por último, o “Bacalhau do Pacífico (gadus macrocephalus)” – trata-se de um bacalhau com menor valor comercial. Mesmo depois de cozinhado a sua carne não se desprende em lascas tão definidas como os outros.
    Quanto às espécies afins, estas são a “Abrótea ou Abrótea do Alto (phycis blenoides)”; “Arinca ou Alecrim (melanogrammus aeglefinus)”; “Bacalhau do Árctico (eleginus navaga)”; “Bacalhau Polar (boreogadus saída)”; “Escamudo (pollachius virens)”; “Lingue (molva molva)”; “Paloco ou juliana (pollachius pollachius)”; “Paloco do Pacífico ou escamudo do Alasca (theragra chalcogramma)”; “Zarbo ou bolota (brosme brosme)”.
    Importa ainda saber que no que diz respeito ao sal e humidade, existe o “Verde” – bacalhau (ou espécie afim) com teor de sal entre 16% ou superior e entre 51% a 58% de humidade; o “Semi-seco” – bacalhau (ou espécie afim) com teor de sal entre 16% ou superior e entre 47% a 51% de humidade; o “Salgado seco” – bacalhau (ou espécie afim) com teor de sal entre 16% ou superior e humidade inferior ou igual a 47%; o de “Cura amarela” – esta só se aplica ao bacalhau salgado seco que apresenta uma coloração amarelada característica e que apresente um teor de sal entre os 12% e os 16% e um teor de humidade igual ou inferior a 47 %.
    Quanto à classificação das espécies afins salgadas secas, estas classificam-se com as seguintes referências: “Grande” – peixe de 1ª categoria com peso superior a 2 kg; “Médio” – peixe de primeira categoria com peso entre 1 kg e 2 kg; “Pequeno” – peixe de 1ª categoria com peso entre 0,5 kg e 1 kg, e ainda o “Sortido” – para os peixes de 1ª categoria com peso inferior a 0,5 kg e para todos os peixes de 2ª categoria.
    O bacalhau salgado seco de 2ª categoria é classificado em sortido, nas seguintes variações: Sortido superior a 3 kg; Sortido 2kg – 3kg; Sortido 1kg – 2kg; Sortido 0,5kg – 1 kg; Sortido inferior a 0,5kg.
    Texto de Sónia Bexiga
    Agradecimentos: NORGE, Produtos do Mar da Noruega


    http://www.portalimentar.com/ArtigoDisplay.aspx?ID=1655



    Lembrei-me de abrir este tópico para todos os apreciadores de bacalhau. Como existem várias espécies, gostaria que opinassem sobre a qualidade das mesmas e se existe uma superior.

    Estão também à vontade para deixar receitas.


    #2
    Olha vai ser o meu almoço, um bacalhausito na brasa com azeite e alho...

    Ja agora... bacalhau para mim é assado ou cozido das outras formas e feitios não me agrada.

    Comentário


      #3
      só conheço duas espécias... a que está escarrapachada e salgada e a Ribeiralves...

      e gosto de Bacalhau com Natas, à Braga, à Zé do Pipo, à Narciso...

      Comentário


        #4
        Eu a pensar que iamos aqui debater receitas sobre outro tipo de bacalhau, ou melhor "bacalhoa", e afinal fala-se deste peixe que é tradição de Natal.

        Bahhh assim não gosto.

        Comentário


          #5
          Ai Maria traz cá o bacalhau...

          Comentário


            #6
            Epá...vocês...

            Ninguém percebe aqui nada de bacalhau?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
              Epá...vocês...

              Ninguém percebe aqui nada de bacalhau?
              De qual?

              Eu só percebo de um " "


              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                De qual?

                Eu só percebo de um " "



                Epá... ... eu estou a falar do bacalhau bacalhau e não do bacalhau bacalhoa...

                Comentário


                  #9
                  O bacalhau quer"alho......

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
                    O bacalhau quer"alho......
                    Ólha'me outro... ...a meter lenha na fogueira.


                    Vá, orientem-se (controlem-se) e digam alguma coisa que se aproveite...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                      Epá...vocês...

                      Ninguém percebe aqui nada de bacalhau?
                      Eu percebo, e posso já adiantar que:

                      ASSADO NA BRASA COM BATATA A MURRO E AZEITE ATÉ DIZER CHEGA COM UMA BOA PINGA DE TINTO BEBIDO POR UMA MALGA É UM MIMO!!!

                      Comentário


                        #12
                        Gosto mas não é a minha comida preferida, mas gosto mto de salada de bacalhao com batata é servido frio

                        Mas gosto de varios pratos com bacalhau, só bacalhau com natas é que acho mais comida de gaja

                        Comentário


                          #13
                          Eu gosto de punhet@ de bacalhau...

                          Pode-se escrever punhet@, não pode. É que eu escrevi p u n h e t a em cima e ficou em *******, e se não se puder escrever punhet@, tou lixado por ter escrito punhet@, sendo punhet@ uma palavra proibida!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                            Epá...vocês...

                            Ninguém percebe aqui nada de bacalhau?
                            Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                            De qual?

                            Eu só percebo de um " "



                            Nota-se rCrew !!!

                            Começas-te logo a usar a língua a torto e a direito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                              Eu gosto de punhet@ de bacalhau...

                              Pode-se escrever punhet@, não pode. É que eu escrevi p u n h e t a em cima e ficou em *******, e se não se puder escrever punhet@, tou lixado por ter escrito punhet@, sendo punhet@ uma palavra proibida!

                              O que é chato porque punhet@ é o nome genuíno e português desse gostoso prato de bacalhau.

                              E por exemplo Segóvia, Pivea, ou masturbação de bacalhau não soam lá muito bem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                Nota-se rCrew !!!

                                Começas-te logo a usar a língua a torto e a direito.


                                Já diziam os "antigos" enquanto houver lingua e dedo, não há bacalhau que meta medo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Agora respondendo ao tópico acerca do bacalhau, gosto humido e salgado.















                                  Costumo comer com puré de batata, e gosto de bacalhau de quase todas as maneiras, estufado, grelhado, frito, assado , etc, só não ligo nada a bacalhau cozido.

                                  Sou grande apreciador de bacalhau e também adoro pasteis de bacalhau.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É dos meus pratos preferidos.
                                    Seja cozido,assado,á bráz.
                                    Fiz ha dias á Zé do pipo e ficou bom.
                                    Tambem aprecio com grão,cebola picada e bastante salsa.



                                    Saludos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sobre bacalhau só percebo quando está no prato, pronto a comer.

                                      Eu gosto de quase todos os prato de bacalhau, principalmente quando é no forno.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nao me apetece ler aquilo tudo mas gosto de bacalhau

                                        Comentário


                                          #21
                                          toma lá um bacalhau qué de borla

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por basini Ver Post
                                            Nao me apetece ler aquilo tudo mas gosto de bacalhau
                                            Basini, estamos a falar de bacalhau mas é daquele que é um peixe




                                            Eu cá gosto de pastéis de bacalhau, bacalhau com natas, bacalhau à brás e gosto bué do Bacalhau à Cozinha que é servido no Restaurante A Cozinha na Praia de Mira....

                                            Claro depois o bacalhau que o basini falou tb é bom

                                            Comentário


                                              #23
                                              pra mim tanto me faz grosso ou fino, emboa goste mais do grosso, pois tem mais pra comer.

                                              de resto acho que essas classificaçoes todas sao pra confundir, apenas. quequices. lol

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu adoro bacalhau e como-o de todas as formas possiveis e imaginárias. Sou simplesmente viciado em bacalhau.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X