Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Praga de ratos ameaça Norte

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Praga de ratos ameaça Norte

    Uma praga de ratos do campo que há várias semanas afecta centenas de municípios espanhóis chegou já a povoações de Zamora próximo da fronteira com Trás-os-Montes, onde o único obstáculo é actualmente o Rio Douro, refere a Lusa.
    A informação foi avançada esta quinta-feira pela União de Pequenos Agricultores de Zamora (UPA) que em comunicado refere que o problema dos roedores deixou de ser um problema apenas da comunidade de Castela e Leão para se converter «num problema internacional».
    A UPA refere que já foram detectados roedores nas povoações da comarca de Aliste, limítrofes com Portugal, faltando-lhes pouco para chegar a terrenos portugueses.
    Contactado pela «Lusa», o secretário-geral da UPA de Zamora, Aurelio Gonzalez, declarou que os ratos do campo estão perto da localidade portuguesa de Travassos (Bragança) e que se deslocam muito rapidamente. «Em duas semanas atravessaram um município inteiro», cerca de dois mil hectares, disse Aurelio Gonzalez.
    Estima-se que entre 400 e 750 milhões de roedores tenham afectado já milhares de hectares de pelo menos 621 municípios espanhóis, continuando a sobreviver apesar de fortes campanhas de combate lançadas pelas autoridades e pelos agricultores.
    Presidente da Câmara de Bragança está a «acompanhar a situação» pelos media
    Contactado pelo PortugalDiário, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, António Nunes, afirmou que está a acompanhar a situação «pelos órgãos de comunicação social espanhóis», mostrando-se confiante no trabalho que está a ser feito do outro lado da fronteira, designadamente de colocação de raticida.
    Apesar de não ter mantido, até ao momento, qualquer contacto com o Ministério da Agricultura, o autarca espera que a tutela «esteja atenta». «Não tenho certeza se tem sido feita alguma coisa deste lado, mas penso que não», refere o autarca, acrescentando que «do lado espanhol o processo está controlado».
    Governo e Confederação Agrícola de Portugal «desconheciam»
    O Ministério da Agricultura revelou «desconhecer» o problema, remetendo para o Ambiente, sendo que este partilha o desconhecimento.
    Também o presidente da Confederação Agrícola de Portugal (CAP), João Machado «desconhecia» a situação, adiantando que «ainda ontem» contactou agricultores do Norte, nada lhe tendo sido referido.
    Segundo a mesma fonte, a única forma de evitar a praga é «colocando raticida nas margens». Não há outra solução, assegura, ao PortugalDiário, sublinhando que «o rio é uma barreira natural temporária», que os ratos conseguem transpor.
    Igualmente contactado pelo PortugalDiário, o enfermeiro Sérgio Gomes da linha de Saúde Pública, ignorava os milhões de roedores que se dirigem ao nosso país afirmando «ser muito cedo» para adiantar alguma informação.
    Os perigos para a saúde
    Nas últimas semanas o debate sobre como combater o problema tem-se alargado, com as autoridades a defenderem o uso de veneno, os agricultores a optarem por queimadas ou armadilhas e os ecologistas a alertarem para o perigo do veneno. Agricultores chegam a encontrar e a matar três a quatro mil roedores por dia, que depois enterram ou queimam com cal.
    A praga já trouxe outra, a de moscas verdes que se alimentam das carcaças dos roedores e que também já se começaram a fazer sentir em grande número.
    Igualmente preocupante é o aumento do número de casos de tularémia, uma doença conhecida como a «febre do coelho» e causada pela bactéria Francisella tularensis.
    Tipicamente rural, a doença é normalmente encontrada em roedores, coelhos e lebres, podendo ser transmitida ao homem e a outros animais.
    A Junta da comunidade de Castela e Leão confirmou já 42 novos casos na última semana, elevando para mais de 200 o número de afectados desde o inicio do ano - comparativamente a apenas seis no ano passado. Oficialmente a doença não está a ser directamente vinculada com os roedores, mas as autoridades não descartaram essa relação.

    Fonte: PortugalDiario

    #2


    De Espanha nem bom vento nem bom casamento, os ratos não são excepção.

    Será que um negócio de gatos resultava agora.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post


      De Espanha nem bom vento nem bom casamento, os ratos não são excepção.

      Será que um negócio de gatos resultava agora.

      tive um que era um caçador do caraças, infelizmente morreu atropelado. Agora se eu mandasse estes 3 que aqui tenho caçar ratos para o Norte, eles eram capazes era de fugir mais depressa que eu!!!

      O gato do sec. XXI quer-se deitadinho no jardim a apanhar sol. Quando tem fome vai à taça comer e volta para o jardim para dormir mais um bocado, eu bem vejo pelo que aqui tenho

      Comentário


        #4
        Se ainda fossem ratas...

        Comentário


          #5
          Vamos enviar uns destes





          Comentário


            #6
            se alguem tiver gatos disponiveis podera inscreve-los, mas nao sei onde! e pagam bem! lolol

            Comentário


              #7
              Chamem o gajo do pifaro...

              Comentário


                #8
                o meu gato não é para essas andanças lol

                Comentário


                  #9
                  Que tal darem uso aos que têem em "stock" nos canis municipais e mandarem-nos todos para lá, com fome todos se tornam bons caçadores...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                    Chamem o gajo do pifaro...



                    Boa !!!






















































                    Espera ... era Flauta Mágica !


                    Comentário


                      #11
                      http://www.youtube.com/watch?v=PsCb1B0gtzA

                      Um destes fazia os ratos pensar duas vezes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post


                        De Espanha nem bom vento nem bom casamento, os ratos não são excepção.

                        Será que um negócio de gatos resultava agora.

                        Já que a criação de cães de nada serviu.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                          Já que a criação de cães de nada serviu.


                          Calma !!!

                          O meu era mecânico, o único e original, e trabalhava na garagem.

                          O Criador de clones que se acuse

                          Ahhhh é o autor do tópico.

                          Editado pela última vez por Excalibur; 30 August 2007, 19:32.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post


                            Calma !!!

                            O meu era mecânico, o único e original, e trabalhava na garagem.

                            O Criador de clones que se acuse

                            Ahhhh é o autor do tópico.

                            Criador de clones?

                            Quem? Quem?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obi-Wan Ver Post
                              Criador de clones?

                              Quem? Quem?
                              Sim os canídeos dele são ténues cópias do meu Cão Mecânico.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                Sim os canídeos dele são ténues cópias do meu Cão Mecânico.


                                Ah bom!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Se quiserem ficar a par das noticias sobre esta praga em terras espanholas fica aqui dois links:

                                  http://www.agroterra.com/foro/foros/...s.asp?TID=5045
                                  http://www.agroterra.com/foro/foros/...s.asp?TID=6000

                                  Pelo o que tenho lido no fórum agroterra esta praga destrói quase todas as culturas que encontra (só faltava mais esta).

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X