Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É melhor casar que viver junto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É melhor casar que viver junto

    Pensa-se que é a mesma coisa, mas não é. Num estudo, psicólogos descobriram que viver junto desgasta mais a relação que um casamento.
    A explicação é que um casamento é um compromisso, algo mais sério que é assumido perante família e amigos. Os casais que vivem juntos tem maiores probabilidade de se separarem do que os casados. Viver apenas junto dá a sensação que se está a fazer uma tentativa, do tipo "se der deu, se não paciencia". Em contrapartida, quem decide casar é quem tem a certeza do que sente pelo parceiro, a necessidade de firmar algo mais sólido.
    Está também provado que quem casa logo tem mais probabilidades de a relação dar certo que quem vive junto primeiro e casa depois.
    O único lado "positivo" do viver junto é que a relação acaba com mais facilidade,sem demoras nem riscos de estar com o parceiro sem querer, pois não existe o sentimento de ter de se respeitar um compromisso sério. Um homem que viveu as duas situações conta que quando vivia junto demorou "apenas" um mês a acabar com a parceira e um ano para pedir o divórcio, já casado.

    Veio numa revista a falar disto e eu escrevi o que me lembrei. É espantoso porque pensei que viver junto era quase o mesmo que estar casado e que se se vivesse junto antes de casar já se conhecia cada um...

    Alguém já viveu isto e sabe se é assim?

    #2
    Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
    Um homem que viveu as duas situações conta que quando vivia junto demorou "apenas" um mês a acabar com a parceira e um ano para pedir o divórcio, já casado.

    Veio numa revista a falar disto e eu escrevi o que me lembrei. É espantoso porque pensei que viver junto era quase o mesmo que estar casado e que se se vivesse junto antes de casar já se conhecia cada um...

    Alguém já viveu isto e sabe se é assim?
    Realmente é um estudo interessante e acho que tem razão, eu nunca dei mto importancia a isso mas concordo com este estudo, nunca casei apesar de ja tar quase pa casar 3 vezes mas já vivi junto mtas vezes

    Comentário


      #3
      eu não tenho essa experiencia
      mas é curioso k pensava eu k era precisamente o contrário
      k quem vivia junto tinha probabilidade de se aguentar mais tempo na relação.
      aliás tive uns vizinhos k namoraram 8 anos e só estiveram casados 1 ano.
      mas creio k isso é muito relativo.
      desde k as pessoas se compreendam bem .tanto faz estarem casados ou juntos a relação dura dura e dura

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por gaspar-m Ver Post
        eu não tenho essa experiencia
        mas é curioso k pensava eu k era precisamente o contrário
        k quem vivia junto tinha probabilidade de se aguentar mais tempo na relação.
        aliás tive uns vizinhos k namoraram 8 anos e só estiveram casados 1 ano.
        mas creio k isso é muito relativo.
        desde k as pessoas se compreendam bem .tanto faz estarem casados ou juntos a relação dura dura e dura
        Pois...mas houve alguns testemunhos.

        Um casal em que ambos tinham 20 e poucos anos, ele cansou-se porque não sabia porque haveriam de viver juntos já que estavam sempre a sair...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
          Pois...mas houve alguns testemunhos.

          Um casal em que ambos tinham 20 e poucos anos, ele cansou-se porque não sabia porque haveriam de viver juntos já que estavam sempre a sair...




          sim eu tambem acho k esses jovens não gostam de assumir uma relação
          de vida em comum .muitos apenas gostam de andar ....
          como eles dizem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
            Pensa-se que é a mesma coisa, mas não é. Num estudo, psicólogos descobriram que viver junto desgasta mais a relação que um casamento.
            A explicação é que um casamento é um compromisso, algo mais sério que é assumido perante família e amigos. Os casais que vivem juntos tem maiores probabilidade de se separarem do que os casados. Viver apenas junto dá a sensação que se está a fazer uma tentativa, do tipo "se der deu, se não paciencia". Em contrapartida, quem decide casar é quem tem a certeza do que sente pelo parceiro, a necessidade de firmar algo mais sólido.
            Está também provado que quem casa logo tem mais probabilidades de a relação dar certo que quem vive junto primeiro e casa depois.
            O único lado "positivo" do viver junto é que a relação acaba com mais facilidade,sem demoras nem riscos de estar com o parceiro sem querer, pois não existe o sentimento de ter de se respeitar um compromisso sério. Um homem que viveu as duas situações conta que quando vivia junto demorou "apenas" um mês a acabar com a parceira e um ano para pedir o divórcio, já casado.

            Veio numa revista a falar disto e eu escrevi o que me lembrei. É espantoso porque pensei que viver junto era quase o mesmo que estar casado e que se se vivesse junto antes de casar já se conhecia cada um...

            Alguém já viveu isto e sabe se é assim?
            Duvido que tenha sido com a mesma mulher, por isso essa análise vale zero...

            Também já tive namoros que duraram um mês. Estou em união de facto há 2 anos com a mulher com quem comecei a namorar há 4 anos. As pessoas não são as mesmas e eu também já não sou o mesmo.

            As relações não dão ou deixam de dar certo por se ter uma certidão que as oficializa. As relações funcionam ou não, de acordo com a cabeça e os sentimentos das pessoas envolvidas.
            Editado pela última vez por RAD; 01 September 2007, 23:27.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RAD Ver Post
              Duvido que tenha sido com a mesma mulher, por isso essa análise vale zero...

              Também já tive namoros que duraram um mês. Estou em união de facto há 2 anos com a mulher com quem comecei a namorar há 4 anos. As pessoas não são as mesmas e eu também já não sou o mesmo.

              As relações não dão ou deixam de dar certo por se ter uma certidão que as oficializa. As relações funcionam ou não, de acordo com a cabeça e os sentimentos das pessoas envolvidas.
              Sim não era com a mesma mulher, claro.
              Claro que cada um é como é. Mas quando uma coisa sucede em alta percentgem é de desconfiar.

              Comentário


                #8
                Eu não gosto de rótulos, acho que as coisas são o que sentimos, e não o que lhes chamamos.
                Conheço "n" casos de casais que vivem "juntos" e até têm filhos, e já lá vão uns bons anos. São muitos felizes assim e têm as vidas plenamente partilhadas com as respectivas famílias.

                Eu não sou fã do casamento enquanto "instituição". Mas acaba por ser uma "necessidade" em relações a longo prazo, sérias. E tem algumas regalias.
                Mas um compromisso, para mim, é sempre um compromisso, chamem-lhe o que chamarem.

                Comentário


                  #9
                  Viver junto para mi é o ideal...n gosto de papelada...

                  Comentário


                    #10
                    e pa eu nao m posso casar... diz o medico que nao posso ter emoçoes fortes...
                    agr a serio, eu axo que o que importa e as pessoas estarem felizes o resto nao importa...cada um sabe de si..
                    cumps,,

                    Comentário


                      #11
                      eu concordo com o estudo!

                      Comentário


                        #12
                        É complicado generalizar porque também as pessoas nao sao iguais.


                        Para mim seria mais fidedigno e isto sei que é muito complicado senão impossivel é demonstrar a felicidade numa situação ou noutra.

                        Explicando melhor, uma mulher infeliz num casamento para sair dele (terminar) tem burocracia além do aspecto social (casou e já passa a divorciada).

                        Uma situação de viver junto se algo corre mal é só terminar.

                        Eu acho que o casamento apenas reforça psicologicamente a necessidade de aguentar...porque a sua dissolução tem muita implicação a nivel de familia, social e burocracia.

                        Eu penso que quando 1 relação funciona o nome que se dá é irrelevante.

                        Agora viver junto permite terminar mais facilmente mas também a pensar assim é porque só se tem alguem por ter e nao se assume compromisso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                          Pensa-se que é a mesma coisa, mas não é. Num estudo, psicólogos descobriram que viver junto desgasta mais a relação que um casamento.
                          A explicação é que um casamento é um compromisso, algo mais sério que é assumido perante família e amigos. Os casais que vivem juntos tem maiores probabilidade de se separarem do que os casados. Viver apenas junto dá a sensação que se está a fazer uma tentativa, do tipo "se der deu, se não paciencia". Em contrapartida, quem decide casar é quem tem a certeza do que sente pelo parceiro, a necessidade de firmar algo mais sólido.
                          Está também provado que quem casa logo tem mais probabilidades de a relação dar certo que quem vive junto primeiro e casa depois.
                          O único lado "positivo" do viver junto é que a relação acaba com mais facilidade,sem demoras nem riscos de estar com o parceiro sem querer, pois não existe o sentimento de ter de se respeitar um compromisso sério. Um homem que viveu as duas situações conta que quando vivia junto demorou "apenas" um mês a acabar com a parceira e um ano para pedir o divórcio, já casado.

                          Veio numa revista a falar disto e eu escrevi o que me lembrei. É espantoso porque pensei que viver junto era quase o mesmo que estar casado e que se se vivesse junto antes de casar já se conhecia cada um...

                          Alguém já viveu isto e sabe se é assim?
                          Sim, faz sentido.

                          Não deveria, mas poderá, de facto, por não haver um "papel escrito", haver um sentimento de menos obrigação, de mais desprendimento na relação, "afinal não somos casados"!

                          Sim , de facto percebe-se.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                            É complicado generalizar porque também as pessoas nao sao iguais.


                            Para mim seria mais fidedigno e isto sei que é muito complicado senão impossivel é demonstrar a felicidade numa situação ou noutra.

                            Explicando melhor, uma mulher infeliz num casamento para sair dele (terminar) tem burocracia além do aspecto social (casou e já passa a divorciada).

                            Uma situação de viver junto se algo corre mal é só terminar.

                            Eu acho que o casamento apenas reforça psicologicamente a necessidade de aguentar...porque a sua dissolução tem muita implicação a nivel de familia, social e burocracia.

                            Eu penso que quando 1 relação funciona o nome que se dá é irrelevante.

                            Agora viver junto permite terminar mais facilmente mas também a pensar assim é porque só se tem alguem por ter e nao se assume compromisso.
                            penso exactamente da mesma maneira.

                            Alem de que ja houvi noutro estudo feito, que nos casos em que se vive juntos de dividem mais as tarefas do que se se vive-se casado.

                            O casamento hoje me dia tambem já pouco vale, conheço um homem que se vai casar pela 3ª vez e diz que agora é a sério...

                            Comentário


                              #15
                              Passei pelas duas situações. Agora estou casado,a sério e de verdade.
                              N podia estar + de acordo c esse estudo.
                              De resto, n foi agora q essa pólvora foi descoberta.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                Sim não era com a mesma mulher, claro.
                                Claro que cada um é como é. Mas quando uma coisa sucede em alta percentgem é de desconfiar.
                                Qual é a dimensão da amostra desse estudo?

                                Comentário


                                  #17
                                  estou junto há oito anos e discordo com esse estudo por completo...

                                  O casamento tem "tendencia" a prender as pessoas

                                  Comentário


                                    #18
                                    já fui casado uns anos, e agora vivo em união de facto à 3 anos com outra mulher, e sinceramente acho que esse estudo não tem pés nem cabeça, pois tanto pode um casamento dar certo com as pessoas certas, como viver junto.
                                    acho que apenas tem a ver com a aceitação ou não dos seus compromissos e responsabilidades por parte do casal.
                                    por viver em união de facto não quer dizer que amanhã, cada um possa ir para o seu lado, pois partilham uma vida em comum e tem que haver aceitação por parte de ambos.
                                    eu não trato a minha companheira por namorada por não sermos casados, mas sim por esposa, pois não é um papel que vai fazer a diferença, mas considero-a como tal
                                    cumps.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                      já fui casado uns anos, e agora vivo em união de facto à 3 anos com outra mulher, e sinceramente acho que esse estudo não tem pés nem cabeça, pois tanto pode um casamento dar certo com as pessoas certas, como viver junto.
                                      acho que apenas tem a ver com a aceitação ou não dos seus compromissos e responsabilidades por parte do casal.
                                      por viver em união de facto não quer dizer que amanhã, cada um possa ir para o seu lado, pois partilham uma vida em comum e tem que haver aceitação por parte de ambos.
                                      eu não trato a minha companheira por namorada por não sermos casados, mas sim por esposa, pois não é um papel que vai fazer a diferença, mas considero-a como tal
                                      cumps.
                                      Concordo. Para "facilitar", seja namorada ou esposa, e conforme o contexto, costumo referir-me à minha companheira apenas como "a minha mulher".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não concordo nada com esse estudo. Eu vivo junto já ha bastante tempo e gente que se casou quando eu começei a viver junto, está separada, alias, neste momento acho que já não resta ninguem casado, tudo divorciado! O casamento cria a sensação de posse e desleixo pela relação, pelo que vi.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Felizmente são cada vez mais as pessoas que abdicam do uso de mais essa «trela social» do casamento...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Zen Ver Post
                                            Felizmente são cada vez mais as pessoas que abdicam do uso de mais essa «trela social» do casamento...
                                            Realmente... vejo muita gente que casa simplesmente porque a família assim o espera, ou porque a sociedade assim o exige. Há mesmo quem se sinta "desconfortável" em viver junto com alguém, por acreditar que está, de certa forma, à margem do que a sociedade dita.
                                            É uma espécie de etapa "standard" da vida que muita gente faz por fazer.
                                            Assemelha-se um bocado à ideia de que toda a gente deve tirar um curso superior.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não concordo com o estudo.

                                              Conheço muitos casais que estão junto á anos e dão-se optimamente e muitos que casaram e já estão divorciados ou a caminho do divorcio.

                                              Quando temos algo de que gostamos a sabemos que nos pode fugir temos mais cuidado com as nossas acções e atitudes.
                                              O mesmo não se passa quando está garantido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Garantido sempre foi relativo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                  Realmente... vejo muita gente que casa simplesmente porque a família assim o espera, ou porque a sociedade assim o exige. Há mesmo quem se sinta "desconfortável" em viver junto com alguém, por acreditar que está, de certa forma, à margem do que a sociedade dita.
                                                  É uma espécie de etapa "standard" da vida que muita gente faz por fazer.
                                                  Assemelha-se um bocado à ideia de que toda a gente deve tirar um curso superior.
                                                  Nem mais.

                                                  Pré-formatação psico-social para uso das massas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E por ventura não veio nesse estudo a carga de trabalhos que é separarem-se quando são casados em oposição a quando vivem juntos?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho MBA nessas coisas, já vivi junto (com e sem casamento depois) e já vou no 2º casamento LOLOL

                                                      se tiverem dúvidas apitem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                                        Pensa-se que é a mesma coisa, mas não é. Num estudo, psicólogos descobriram que viver junto desgasta mais a relação que um casamento.
                                                        A explicação é que um casamento é um compromisso, algo mais sério que é assumido perante família e amigos. Os casais que vivem juntos tem maiores probabilidade de se separarem do que os casados. Viver apenas junto dá a sensação que se está a fazer uma tentativa, do tipo "se der deu, se não paciencia". Em contrapartida, quem decide casar é quem tem a certeza do que sente pelo parceiro, a necessidade de firmar algo mais sólido.
                                                        Está também provado que quem casa logo tem mais probabilidades de a relação dar certo que quem vive junto primeiro e casa depois.
                                                        O único lado "positivo" do viver junto é que a relação acaba com mais facilidade,sem demoras nem riscos de estar com o parceiro sem querer, pois não existe o sentimento de ter de se respeitar um compromisso sério. Um homem que viveu as duas situações conta que quando vivia junto demorou "apenas" um mês a acabar com a parceira e um ano para pedir o divórcio, já casado.

                                                        Veio numa revista a falar disto e eu escrevi o que me lembrei. É espantoso porque pensei que viver junto era quase o mesmo que estar casado e que se se vivesse junto antes de casar já se conhecia cada um...

                                                        Alguém já viveu isto e sabe se é assim?
                                                        Discordo completamente!

                                                        Vivo junto há 3 anos num namoro que dura à 6. Simplesmente como não temos pais ricos nem com capacidade para "patrocinar" um casamento levamos a nossa vida assim. Não nos passa pela cabeça fazer um casamento a crédito só para alimentar fogueiras de vaidades. Temos outras prioridades. Levamos uma vida tal e qual como se fossemos casados, não estou a ver o que assinar um papel iria alterar na nossa vida.
                                                        Quantos casais se separam, pois só se conheceram a fundo depois de casar e de começar a partilhar o mesmo tecto?

                                                        Ver o que dá?? Eu nunca me juntaria com ninguém para ver o que dá! Acho que é um passo que tem de ser dado conscientemente e sem dúvidas.
                                                        Até porque, mesmo sem tar casado, a casa está em nome dos 2!

                                                        É claro que isto é uma questão muito subjectiva, que depende muito da personalidade e valores de cada um.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em Portugal vive-se muito o mito do casamento.

                                                          É ver pessoas de parcos recursos a gastarem o que tem e o que por vezes não tem só para encher a pança aos outros e ficarem bem na fotografia social.
                                                          Por vezes ouço conversas de valores de casamentos que roçam o imaginario ou o astronomico.
                                                          Para quê?

                                                          Tenho uma situação conhecida em que os pais de ambos contrairam um emprestimo para o casamento dos filhos.
                                                          Passado 1 ano estes separaram-se, o casamento acabou mas as dividas ficaram.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu penso que tudo depende se o casal quer ou não o casamento! Quem pensa de uma forma ou de outra? Aquelas pessoas que acreditam que o casamento é para toda a vida e olham de canto para o divórcio por norma não aceitam viver juntos e casam-se. Por isso estes vão fazer sacrifícios para manter a relação. Estão aqui a maior parte dos religiosos e isto aparentemente vai fazer com que estes estudos tenham tendência a dizer que o casamento é muito bom. Neste lado estão aqueles maridos e mulheres exemplares que no entanto fazem uns serviços por fora. Quem é mais liberal e não vê necessidade num casamento se calhar também olha mais para a qualidade de vida e não tem preconceitos em terminar a relação se for necessário. Estes são aqueles que romperão mais relações. Assim o estudo fica manchado para este lado.
                                                            A minha opinião é de que não interessa segurar relações com casamentos. Só dá certo se o casal se compreender mutuamente e acho contraproducente fazerem-se casamentos para segurar relações. Contrariando (aparentemente) tudo o que disse até agora, eu sou daqueles que tenciona constituir família e casar-se. Penso que para a minha mentalidade é o mais certo e que de certa forma será uma "segurança" para um futuro filho, mas apenas a nível social.
                                                            No entanto tenho uma amiga (criada comigo) cujos pais não estão casados e ela até agora ainda não sofreu com isso. Daí que o meu "medo" se calhar nem tem fundamento... Mas porque estamos todos intoxicados pelos costumes da sociedade eu prefiro não passar por isto.
                                                            A verdade é que o casamento é um passo muito importante na nossa sociedade para a "oficialização" das coisas. O facto de eu assinar um contrato com a minha cara metade não me impede de o quebrar se achar que é preciso. Se bem que é dos mais difíceis de revogar. Também só me caso se souber que é isso que quero. Conclusão: se pensarmos bem, viver juntos ou casar vai tudo ter ao mesmo quando existe amor. Quando não existe se calhar é melhor viver junto. Ou então não!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X