Anúncio

Collapse
No announcement yet.

I.R.S. e S.S.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    I.R.S. e S.S.

    Andei à procura de informação nas Finanças (DGCI) e na Segurança Social acerca dos escalões de contribuição para IRS e SS.

    Ora, devo ter feito asneira grande ou consultado tabelas erradas porque os números a que cheguei foram absurdos!

    Para o IRS procurei e consultei:
    - http://www.dgci.min-financas.pt/pt/i.../IRS/IRS72.htm

    Para a SS procurei e consultei:
    - http://195.245.197.202/preview_docum...?r=16162&m=PDF)



    São estas as tabelas? Se estão errados, alguém me consegue dar os links para as tabelas certas? Obrigado!

    #2
    As tabelas do IRS são estas: http://www.dgci.min-financas.pt/pt/a...la_ret_doclib/

    As da SS penso que estão certas, são normalmente os tais 11%.

    O que consideras valores absurdos?

    Comentário


      #3
      As da S.S. estão correctas.

      As do IRS também, mas tu deves querer são as tabelas de retenção não é?

      http://www.igf.min-financas.pt/uploa...belas_2007.pdf

      Comentário


        #4
        Obrigado pela ajuda.

        Bom, eu estava mesmo interessado em saber o valor total pago ao fim do ano em impostos e contribuições sociais.

        Exemplo:

        Fazendo as contas, por exemplo, a um ordenado de 2000€ mensais (o que eu considero um "ordenadão" comparado com o meu):

        - IRS:
        Rendimento anual = 2000€ * 14meses = 28000€
        Para este rendimento o escalão é de 34%
        IRS = 0.34 * 28000 = 9520€

        - SS
        Contribuição a 12 meses apenas
        SS = 12 * 0.11 * 2000 = 2640€


        Valor anual líquido:
        Líquido: 28000 - 9520 - 2640 = 15840€

        Ou seja, isto dá um equivalente líquido mensal aproximado de
        Líquido mensal = 15840 / 14 = 1131€


        Estou correcto?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Obrigado pela ajuda.

          Bom, eu estava mesmo interessado em saber o valor total pago ao fim do ano em impostos e contribuições sociais.

          Exemplo:

          Fazendo as contas, por exemplo, a um ordenado de 2000€ mensais (o que eu considero um "ordenadão" comparado com o meu):

          - IRS:
          Rendimento anual = 2000€ * 14meses = 28000€
          Para este rendimento o escalão é de 34%
          IRS = 0.34 * 28000 = 9520€

          - SS
          Contribuição a 12 meses apenas
          SS = 12 * 0.11 * 2000 = 2640€


          Valor anual líquido:
          Líquido: 28000 - 9520 - 2640 = 15840€

          Ou seja, isto dá um equivalente líquido mensal aproximado de
          Líquido mensal = 15840 / 14 = 1131€


          Estou correcto?
          Onde foste buscar esses 34%??? Eu acho que é 18,5%.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
            Onde foste buscar esses 34%??? Eu acho que é 18,5%.
            18.5% é a retenção na fonte, mas não é o que pagas de IRS anualmente. Se não tiveres "atenuantes" (despesas de formação/ensino, saúde, juros crédito habitação, dependentes, etc...etc...) o acerto ao fim do ano leva-te para os 34%.

            Penso eu de que. Estou errado?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              18.5% é a retenção na fonte, mas não é o que pagas de IRS anualmente. Se não tiveres "atenuantes" (despesas de formação/ensino, saúde, juros crédito habitação, dependentes, etc...etc...) o acerto ao fim do ano leva-te para os 34%.

              Penso eu de que. Estou errado?
              Errado. os 34% são sobre o "rendimento colectável" e não sobre o rendimento bruto.

              Para obteres o rendimento colectável tens de retirar as deduções específicas e todos os abatimentos aplicáveis.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por blink Ver Post
                Errado. os 34% são sobre o "rendimento colectável" e não sobre o rendimento bruto.

                Para obteres o rendimento colectável tens de retirar as deduções específicas e todos os abatimentos aplicáveis.
                Ah!, fixe!, afinal estou errado! Ainda bem!

                Mas no caso hipotético de um gajo não ter filhos, nem crédio à habitação, nem despesas de saúde, nem despesas de educação, etc, etc... o rendimento bruto não coincide com o rendimento colectável?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                  Onde foste buscar esses 34%??? Eu acho que é 18,5%.
                  18,5 é a taxa de retenção mensal.

                  A taxa é determinada pelo rendimento colectável e não o bruto.

                  irs.JPG

                  Do rendimento bruto ao rendimento líquido:

                  Mesmo sem as despesas que referes tens que fazer as deduções especificas:
                  Aos rendimentos brutos da categoria A deduzem-se, até à sua concorrência, e por cada titular que os tenha auferido: 72% de doze vezes o salário mínimo nacional mais elevado (se as contribuições obrigatórias para regimes de protecção social e para subsistemas legais de saúde excederem este limite, a dedução é pelo montante total dessas contribuições)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Ah!, fixe!, afinal estou errado! Ainda bem!

                    Mas no caso hipotético de um gajo não ter filhos, nem crédio à habitação, nem despesas de saúde, nem despesas de educação, etc, etc... o rendimento bruto não coincide com o rendimento colectável?
                    Não, não corresponde. Há sempre uma "parcela" que se deduz, julgo que de acordo com a regra que o Ment0r indicou.
                    Em vez de andares a fazer contas, o melhor é usares um simulador online para teres uma ideia dos valores. Mesmo sendo referente ao ano de 2006, sempre tens uma ideia aproximada dos valores que irão ser aplicados este ano.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por blink Ver Post
                      Não, não corresponde. Há sempre uma "parcela" que se deduz, julgo que de acordo com a regra que o Ment0r indicou.
                      Em vez de andares a fazer contas, o melhor é usares um simulador online para teres uma ideia dos valores. Mesmo sendo referente ao ano de 2006, sempre tens uma ideia aproximada dos valores que irão ser aplicados este ano.
                      Obrigado. A ideia do simulador é boa!

                      Apesar disso, eu gosto de saber +/- como funcionam as coisas para ter sentido crítico sobre os números que o simulador deita cá para fora. E já aprendi qualquer coisa convosco hoje!

                      Comentário


                        #12
                        ClioII, ainda n disseste de que regime estás a falar, trabalhador dependente ou independente, pode estar aí a confusão..

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X