Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reparar Disco Rigido Avariado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reparar Disco Rigido Avariado

    Na passada semana tive um azar, o meu disco rigido pifou.

    O disco começou a "chocalhar" denotando um problema mecânico (nas cabeças) parecendo uma agulha de um gira-discos sempre a saltar.
    Ao segundo arranque deixou de se identificar o disco na Bios.

    Assim perdi os mails do ultimo mês (antes tinha backup ), contudo tentei procurar uma solução "in extremis" para ver se recuperava alguma coisa.

    Com a ajuda da net encontrei um post onde era sugerido meter o disco no congelador e tentar ligar após 24 horas, que o disco poderia funcionar (na maioria da vezes) e dava para fazer backup para outro disco.

    Claro que achei a ideia e fiquei um pouco céptico, mas como não tinha nada a perder resolvi experimentar.

    Aqui fica um guia para que tenha o mesmo problema e queira experimentar.

    1º Se o conteúdo for realmente muito importante vale mais recorrer a uma empresa de recuperação de dados (pagas julgo entre 200 ou 300€, e de acordo com o tamanho da informação recuperada).

    2º Esta solução so pode funcionar no caso do erro do disco ser mecânico, se for electrónico nada feito. Nesse caso talvez arranjando um disco igual e substituindo a parte electrónica funcione.

    3º Nunca abrir o disco ( os discos são estanques se entrarem e contacto com o ar chapéu...)

    4º Colocar o disco num saco hermeticamente fechado (vácuo ou aqueles sacos de fecho) de forma a evitar a condensação, uma vez que condensação=água assim que o disco aquecer e isso significa chatice...

    5º Deixar o disco no congelador em local onde não apanhe pancadas ou líquidos, durante 24 horas (pode funcionar com menos).

    6º Ligar o disco ao PC, (de preferência fora da caixa) tendo já instalado o sistema operativo de forma a que rapidamente se possa copiar os ficheiros importantes (o disco pode funcionar 5 minutos, 20m, ou até ficar a funcionar por tempo indeterminado).
    Podem utilizar o Hiren boot cd ( tem suporte para NTFS) para arrancar ou tb ligar a outro pc.

    Atenção que se usarem o Vista, entrem em modo segurança, pq de outra forma o Vista assim que arranca tenta Indexar os ficheiros existentes tentado escrever no disco e pode bloquear tudo.


    No meu caso só à terceira consegui, após as primeiras 24horas funcionou 5 minutos, identificava o disco na bios, tinha acesso ao disco em Dos por Hiren boot cd.
    Da segunda vez funcionou, mais ou menos 20 minutos, consegui sacar uns ficheiros em Dos (com NTFS Read and Write).
    A terceira ontem à noite o disco ficou a funcionar por tempo indeterminado, apesar de erros em bad sectors de alguns ficheiros, consegui copiar a maioria dos ficheiros perdidos em ambiente windows, tendo para isso de entrar em modo segurança (vista).

    Espero que este pequeno guia sirva para alguém, que tenha ou venha a ter um disco avariado.

    confesso que a ideia é um pouco maluca, mas a verdade é que funciona. (já vi defenderem que é uma questão de física aplicada aos materiais)


    cump.

    Nota: Claro que não me responsabilizo pelo má utilização ou problemas que possam ocorrer com a aplicação deste guia.

    #2
    No congelador???

    Aprende-se cada coisa aqui... e não é só de carros...

    Comentário


      #3
      Gostava era de saber qual a explicação lógica do tal efeito...

      Comentário


        #4

        Comentário


          #5
          Não fazia ideia

          Acho que é de frisar o seguinte ponto:

          1º Se o conteúdo for realmente muito importante vale mais recorrer a uma empresa de recuperação de dados (pagas julgo entre 200 ou 300€, e de acordo com o tamanho da informação recuperada).

          Se precisarem mesmo do que está lá dentro não se ponham em aventuras...

          Um dia se me pifar um disco que não tenha nada de importante exprimento essa dica

          Comentário


            #6
            Esta realmente é muito boa.

            Tenho lá por casa uns quantos discos marados, vou ver o que consigo fazer por eles...

            Comentário


              #7
              guia para o carro que não pega: meter numa arca frigorifica


              Comentário


                #8
                Realmente estamos sempre a aprender e ás vezes esses desenrascanços podem dar para salvar informação como foi o caso.

                Tal com existe o famoso desenrascanço para quem tem o problema dos "red lights" da Xbox 360, circula também por aí na net uma forma de reparar isso, embora que temporária também.

                Comentário


                  #9
                  pois já vi um tecnico de televisões por uma a dar com um spray de ar frio , assim que circuito integrado aqueceu voltou a avariar

                  Comentário


                    #10
                    Isso funciona de facto, mas (há sempre um) depende da avaria do disco e pode danificar um disco de tal forma, que uma empresa especializada não vai conseguir recuperar nada dele.

                    Comentário


                      #11
                      De qql maneira é um bom exercício de pratica e depois podem sempre abri-lo e ver como funciona por dentro .

                      Comentário


                        #12
                        essa do congelador enfim...tem barbas, mas provas provadas poucas.

                        Quanto ao HBCD é MTO bom, já vai na v9.2 se nao me engano e é um mimo!

                        Comentário


                          #13
                          para quem quiser ver alguns dos artigos que li:

                          http://geeksaresexy.blogspot.com/200...over-data.html

                          e

                          http://help.lockergnome.com/general/...pict43993.html

                          e este tá brutal (este é gozo)

                          http://www.hardforum.com/showthread.php?p=1028112728

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Flyer Ver Post
                            essa do congelador enfim...tem barbas, mas provas provadas poucas.

                            Quanto ao HBCD é MTO bom, já vai na v9.2 se nao me engano e é um mimo!

                            Quanto ao HBCD sim vai na v9.2.

                            Em relação ás provas, não preciso de dar a ninguem, para mim chega ter recuperado os meus dados.

                            Comentário


                              #15
                              Só um pequeno pormenor, no ínicio deste ano o meu HDD externo pifou e na altura pedi orçamento para recuperação de dados na poweron e o que me disseram é que qualquer que fosse a empresa iria cobrar cerca de 600euros algumas devolvendo o dinheiro em caso de falha e outras ficando com o guito mesmo que não fosse possível a recuperação.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
                                guia para o carro que não pega: meter numa arca frigorifica
                                num saco hermeticamente fechado

                                DEMAIS..........

                                Comentário


                                  #17
                                  ao preço que eles estão vais tu reparar,não te metas nisso homem

                                  Comentário


                                    #18
                                    Essa já é conhecida. Sei que tem explicação relacionada com a dilatação do metal...

                                    Mas também o metodo das "pancadinhas de amor" já funcionou comigo.

                                    Consiste em colocar o disco de lado de forma a ficar com o braço de leitura do lado cima e dar algumas pancadas secas em cima de forma a desbloquear o braço. Já deu jeito em 4 ocasiões pelo menos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                      Essa já é conhecida. Sei que tem explicação relacionada com a dilatação do metal...
                                      Eu tive um IBM de 120 gigas emprestado e comecei a passar-me quando o gajo bloqueava (2 - 3 segundos ou coisa). Já estava a ver a coisa preta para o meu bolso! Antes de bloquear fazia um barulho estranho, mas nada que apontasse uma avaria. Fui consultar o fabricante e a explicação era algo como:

                                      Quando o disco funciona acima da temperatura recomendada e devido ao tamanho miniaturizado dos componentes, estes dilatam, tornando a leitura menos precisa. Quando a electrónica detecta que os erros aumentam por causa da temperatura, recolhe as cabeças e aguarda que elas arrefeçam.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X