Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Electronica: DIY : um hobbie

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico da Electronica: DIY : um hobbie

    Como não havia nenhum, abro eu este.

    Não estou a falar de electronica/electodomésticos, estou mesmo a falar de:









    Mais alguêm engenhocas por aqui?


    Conhecem sites com esquemas e outra informação util?




    Começo eu as hostilidades então!!


    Neste momento estou a construir um amplificador para a sala.

    Nada de extraordinário.


    A parte de amplificação já tenho.


    Estou na parte do pre, nomeadamente entradas e sua comutação:

    Queria fazer algo com interruptores tipo push, como estes:

    Que deverei usar na parte "fisica" da comutação? Relais?

    Tenho medo que introduzam ruido no sinal audio...


    Opiniões?

    #2
    Translate please!

    Comentário


      #3
      Para isso é que existem fabricantes !!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
        Para isso é que existem fabricantes !!
        Pois, mas o gozo de construires tu o próprio equipamento...



        Estou a ver que aqui não ha ninguêm que se interesse por electrónica...

        Comentário


          #5
          tive a pancada da electronica aos 15 anos e fiz uma mini emissor que se apanhava na radio fm... aos 16 fiz um modelador de luzes consoante a saída de som(tipo discoteca) e pensei fazer um radio CB potente mas era preciso um "cristal" que nunca o consegui comprar na altura.

          Depois nunca mais liguei á electronica...mas gosto de ver e quem sabe um dia volte a fazer algo.

          Comentário


            #6
            Sr. Tubes chamado à recepção!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              tive a pancada da electronica aos 15 anos e fiz uma mini emissor que se apanhava na radio fm... aos 16 fiz um modelador de luzes consoante a saída de som(tipo discoteca) e pensei fazer um radio CB potente mas era preciso um "cristal" que nunca o consegui comprar na altura.

              Depois nunca mais liguei á electronica...mas gosto de ver e quem sabe um dia volte a fazer algo.
              Eu adoro.

              Embora tenha estado alguns anos "adormecido", adoro construir as minhas próprias coisas.


              ( é um hobbie que ás vezes sai caro... )

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                Pois, mas o gozo de construires tu o próprio equipamento...



                Estou a ver que aqui não ha ninguêm que se interesse por electrónica...
                nao percebo um boi destas coisas ! e, honestamente, acho que seria mais fácil para mim aprender chinês do que electrónica !

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                  nao percebo um boi destas coisas ! e, honestamente, acho que seria mais fácil para mim aprender chinês do que electrónica !




                  Não é complicado, mas como para tudo na vida, ou se gosta, ou nunca se atina com aquilo!

                  Comentário


                    #10
                    Onde é a Media Markt, mais perto?? LOL

                    OT: vizinho, a MM está quase abrir lá na "aldeia"...

                    Comentário


                      #11
                      Não sou grande ajuda porque deixei-me das bricolages electrónicas há muito, muito tempo.

                      Acho muito interessante o projecto! Estás mesmo a desenhar um amplificador personalizado?? very cool!

                      Sem ter certezas, julgo que os "solid state relays" que são para soldar nas PCI, porque não têm partes electromecânicas não induzem ruído (durante a comutação).

                      Comentário


                        #12
                        embora sem grande beleza no que às soldagens diz respeito, também gosto de dar uso ao ferro de vez em quando.

                        http://forum.autohoje.com/showthread...ight=bricolage

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                          Onde é a Media Markt, mais perto?? LOL

                          OT: vizinho, a MM está quase abrir lá na "aldeia"...
                          Nem sabia que ia abrir lá uma MM !!

                          So sabia que vai abrir uma Moviflor !

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por blink Ver Post
                            Não sou grande ajuda porque deixei-me das bricolages electrónicas há muito, muito tempo.

                            Acho muito interessante o projecto! Estás mesmo a desenhar um amplificador personalizado?? very cool!

                            Sem ter certezas, julgo que os "solid state relays" que são para soldar nas PCI, porque não têm partes electromecânicas não induzem ruído (durante a comutação).
                            A parte de amplificação não, essa aproveitei, estou a desenhar o resto.


                            Ainda eu não era nascido, o meu pai construiu um amplificador para a sala.

                            Ora ao longo dos anos esse amplificador já deu muitas voltas.

                            Estou a proveitar o modulo de amplificação que ele tinha.

                            Foi feito por ele, usa um hibrido da STK, e tem um som muito porreiro.

                            Tive de reconstruir parte da PCB que tinha, coisas simples.


                            Agora estou a desenhar a parte de comutação .

                            Vou pesquisar o preço dos solid-state, a ver se é viável. Obrigado



                            Para já ainda não fiz equalização, nem sei se vou fazer.


                            A unica coisa que tem é um potenciómetro logaritmico á entrada para regular o volume.


                            Gosto do som limpo, numa primeira fase, pelo menos, não ha equalização absolutamente nenhuma, talvez um bass e treble no maximo...


                            As colunas são de 3 vias.

                            Já tenho os cross-overs, e os woofers, Philips 21cm, para aí com a minha idade, mas que dão um baixo bastante bom.


                            Numa terceira fase talvez leve mais 4 canais, para contemplar o DVD, mas isso só mais lá para a frente...


                            EDIT:E para já está tudo montado na caixa de um receptor de satelite da Grundig.

                            Comentário


                              #15
                              É um STK 463, visualmente igual a este da foto:

                              Comentário


                                #16
                                vou ter exame a Electrónica amanha acho que é a "coisa" que menos percebo. sinto me um burro de cada vez que estudo electronica afortunado quem percebe teorica e praticamente disto

                                Comentário


                                  #17
                                  Que tal usar mosfets ou mesmo transistores?

                                  Comentário


                                    #18
                                    EEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUU!


                                    "Electrónico" de corpo e alma! (Diga-se de profissão e de hobby!)


                                    Baiones, se estás muito preocupado com o ruído introduzido então a solução É MESMO relés electromecânicos com a bobina alimentada em DC.

                                    Qualquer semicondutor que introduzas irá obviamente introduzir shot noise / flicker noise.

                                    Por outro lado, esses STK não são um primor do baixo ruído, pelo que se incluísses um andar de entrada com op-amps (tipo TL082) poderia nem ser notório o ruído introduzido por estes. E facilitaria a construção dos tais filtros bass/treble se os quisesses incluir.

                                    De notar que a alimentação do pré-amplificador deverá ser muito bem filtrada, inclusivamente junto a qualquer elemento activo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Txiiiii. Já vi que na AH se fala mesmo de tudo! Ele é pachachas, miudas giras, investimentos, desportos, informática e agora até electrónica!
                                      Só falta o SóCactes vir aqui opinar também.


                                      Electrónica já me deixei disso há uns anos atrás. Mas era um hobby estimulante e muito porreiro! Agora é mais comprar tudo já feitinho, é mais bolos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post






                                        Argh.. resistências, condensadores, díodos, ampops... que horror...
                                        A pior matéria de sempre na física...

                                        Felizmente já me livrei disso no semestre passado..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NFS Ver Post
                                          Que tal usar mosfets ou mesmo transistores?
                                          Porque quero aproveitar aquela PCB que la tenho.

                                          E assim, pelo menos para ja, poupo alguns cobres nessa parte.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            EEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUU!


                                            "Electrónico" de corpo e alma! (Diga-se de profissão e de hobby!)


                                            Baiones, se estás muito preocupado com o ruído introduzido então a solução É MESMO relés electromecânicos com a bobina alimentada em DC.

                                            Qualquer semicondutor que introduzas irá obviamente introduzir shot noise / flicker noise.

                                            Por outro lado, esses STK não são um primor do baixo ruído, pelo que se incluísses um andar de entrada com op-amps (tipo TL082) poderia nem ser notório o ruído introduzido por estes. E facilitaria a construção dos tais filtros bass/treble se os quisesses incluir.

                                            De notar que a alimentação do pré-amplificador deverá ser muito bem filtrada, inclusivamente junto a qualquer elemento activo.
                                            Muito obrigado pelas dicas.

                                            Vou pesquisar um bocado sobre os TL082 e como os posso aplicar no conjunto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bimm€r Ver Post
                                              Argh.. resistências, condensadores, díodos, ampops... que horror...
                                              A pior matéria de sempre na física...

                                              Felizmente já me livrei disso no semestre passado..
                                              Hehehe, tu e eu... e não é uma cadeira... é um trono!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                A parte de amplificação não, essa aproveitei, estou a desenhar o resto.


                                                Ainda eu não era nascido, o meu pai construiu um amplificador para a sala.

                                                Ora ao longo dos anos esse amplificador já deu muitas voltas.

                                                Estou a proveitar o modulo de amplificação que ele tinha.

                                                Foi feito por ele, usa um hibrido da STK, e tem um som muito porreiro.

                                                Tive de reconstruir parte da PCB que tinha, coisas simples.


                                                Agora estou a desenhar a parte de comutação .

                                                Vou pesquisar o preço dos solid-state, a ver se é viável. Obrigado



                                                Para já ainda não fiz equalização, nem sei se vou fazer.


                                                A unica coisa que tem é um potenciómetro logaritmico á entrada para regular o volume.


                                                Gosto do som limpo, numa primeira fase, pelo menos, não ha equalização absolutamente nenhuma, talvez um bass e treble no maximo...


                                                As colunas são de 3 vias.

                                                Já tenho os cross-overs, e os woofers, Philips 21cm, para aí com a minha idade, mas que dão um baixo bastante bom.


                                                Numa terceira fase talvez leve mais 4 canais, para contemplar o DVD, mas isso só mais lá para a frente...


                                                EDIT:E para já está tudo montado na caixa de um receptor de satelite da Grundig.
                                                Os STK's da Sanyo não são maus mas também não esperes muito deles
                                                Experimenta utilizar o LM3886! É um AMP mais detalhado e mais dinâmico que, exige uma boa PSU e uma boa montagem, caso contrario também revela as imperfeições do setup.

                                                Se queres construir algo barato e com boa qualidade de som, experimenta um Classe D da Tripath. A sua alta eficiência evita o uso de PSU's e dissipadores massivos.... as partes mais caras de um AMP tradicional (Solid State)
                                                Começa por aqui: http://www.41hz.com/



                                                PS: coloca os filtros de lado.... isso só vai colorir a tua música! O que tu queres é amplificar a musicar tal como ela é!!
                                                Se quiseres um grave profundo, nada melhor que uma PSU com muita capacidade. 60.000uF por rail já é suficiente para ires buscar um grave de esmorrar a barriga
                                                Um bom transformador é importantissimo, para ter sempre muita corrente disponivel, joga com um valor 3x acima do que necessitas! No meu caso chego a utilizar 2 toroides de 650VA's.....
                                                Não te esqueças que a impedância das colunas não é fixa, varia com a frequência de funcionamento das mesmas, por isso é necessário uma boa PSU e um AMP capaz de as controlar em impedâncias baixas e altas!
                                                Editado pela última vez por 3com; 10 September 2007, 22:18.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Como não havia nenhum, abro eu este.

                                                  Não estou a falar de electronica/electodomésticos, estou mesmo a falar de:




                                                  Se isso fosse um AMP para Hifi, seria abominável..... só de imaginar esse condensador na saída para eliminar o offset, até me dá um nó na barriga

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Por acaso é coisa que gosto imenso mas cada vez tenho menos tempo. Não vou tão fundo a ponto de fazer circuitos integrados (apesar de ter aprendido a fazê-los em electrotecnia no secundário) mas de facto o meu hobby passa pela electrónica/informática. A minha última aventura foi mudar as capas a um Qtek S100, quando me apercebi que era preciso desmontar tudo para por a tampa da frente! Depois de desmontar a motherboard, lcd, ligações, teclado, altifalante e voltar a montar tudo em sentido inverso admirei-me como a coisa ainda funcionava...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                                      Os STK's da Sanyo não são maus mas também não esperes muito deles
                                                      Experimenta utilizar o LM3886! É um AMP mais detalhado e mais dinâmico que, exige uma boa PSU e uma boa montagem, caso contrario também revela as imperfeições do setup.

                                                      Se queres construir algo barato e com boa qualidade de som, experimenta um Classe D da Tripath. A sua alta eficiência evita o uso de PSU's e dissipadores massivos.... as partes mais caras de um AMP tradicional (Solid State)
                                                      Começa por aqui: http://www.41hz.com/



                                                      PS: coloca os filtros de lado.... isso só vai colorir a tua música! O que tu queres é amplificar a musicar tal como ela é!!
                                                      Se quiseres um grave profundo, nada melhor que uma PSU com muita capacidade. 60.000uF por rail já é suficiente para ires buscar um grave de esmorrar a barriga
                                                      Um bom transformador é importantissimo, para ter sempre muita corrente disponivel, joga com um valor 3x acima do que necessitas! No meu caso chego a utilizar 2 toroides de 650VA's.....
                                                      Não te esqueças que a impedância das colunas não é fixa, varia com a frequência de funcionamento das mesmas, por isso é necessário uma boa PSU e um AMP capaz de as controlar em impedâncias baixas ecaltas!
                                                      Obrigado pelas dicas.

                                                      Eu realmente gosto do som o mais puro possivel, daí nem me estar a preocupar muito com equalização.


                                                      Vou pesquisar o site.







                                                      EDIT: Muito bom esse site, e com preços que fiquei de boca aberta!!
                                                      Editado pela última vez por Baiones; 11 September 2007, 10:13.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                        Obrigado pelas dicas.

                                                        Eu realmente gosto do som o mais puro possivel, daí nem me estar a preocupar muito com equalização.


                                                        Vou pesquisar o site.







                                                        EDIT: Muito bom esse site, e com preços que fiquei de boca aberta!!
                                                        E quando os ouvires a tocar.....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bimm€r Ver Post
                                                          Argh.. resistências, condensadores, díodos, ampops... que horror...
                                                          A pior matéria de sempre na física...

                                                          Felizmente já me livrei disso no semestre passado..
                                                          Por acaso, por aqui tambem, embora gostasse de saber mais sobre isso mas realmente nao é facil..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            aproveito o topico pra deixar uma perguntazinha:
                                                            tenho aqui uma tv sony kv-29.. que a imagem está sempre a ligar e desligar sozinha mas o som dá bem, alguem sabe do que será?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X