au andei a tirar a carta de mota na altura com a de caro e penso que era até 125cc. meteram-me logo numa de 250cc!
e nao é se eu for caço, mas caçado. deve ser tipo apanhado, nao? digo eu.
au andei a tirar a carta de mota na altura com a de caro e penso que era até 125cc. meteram-me logo numa de 250cc!
e nao é se eu for caço, mas caçado. deve ser tipo apanhado, nao? digo eu.
[quote=Mike_121;1732129][quote=Tiago Leal;1732121]Podes conduzir esta
Mas não podes conduzir esta
Lei estranha..........![]()
(...)
Realmente, que lei mais estupida...
Se tens carta B, podes tirar licença de 50cc, nao precisas de tirar carta. Apenas precisas de fazer um exame pratico.
Dificilmente alguem é caçado numa 50cc, entao se for 125...
O melhor é ires à dgv, se nao tiveres oportunidade disso fala com a camera e tenta saber melhor.
Mas pelo que sei, tens de ir à cena onde se fazem os exames, preencher um impresso, levar fotos, levar uma mota em bom estado, piscas e luzes a funcionar, levar um carro e condutor para poder levar o examinador. Custa cerca de 30 euros, e acho que tu é que escolhes o caminho e tudo.
Isto foi contado por um amigo meu, eu tenho uma 50cc, mas por falta de paciencia nunca fui fazer isso, alem que nem sei dos documentos dela. Mas como agora anda avariada, vou adiar isso para quando "kitar" a mota.
Nem mais, ou tirar a carta de conduçao A que ronda os 300€, ou tirar a licença para ciclomotor.
Tens que marcas junto da DGV um exame prático, mas como ja te foi dito precisas de mota TOTALMENTE legal, carro para o examinador e parece que em alguns casos andam a pedir intercomunicador.
O preço ronda os 30e.
não foi o caso de não ter carta, não tinha era seguro na minha vespa 50 fl2. todos os dias fazia a vci para ir trabalhar até que um dia fui encostado por um psp, fiquei com a mota apreendida e paguei grande multa, não me lembro quanto foi. só depois de apresentar prova do seguro pude levantar os documentos da mota. acho que a multa dava para fazer praí 3 ou 4 seguros. ainda andei assim praí uns dois anos até ser apanho
. há males que vêm por bem, pois se me custou a pagar a multa e ficar sem transporte, podia ter sofrido um acidente e magoar alguém, se calhar hoje estava preso. assim serviu-me de emenda e sei que não volto a fazer o mesmo.
Olá amigos... Já andei a ler pela internet algumas coisas mas nunca fico esclarecido quanto a este tema. Eu possuo a carta B1 e B tiradas no dia 30/11/2006. Sei que não posso conduzir as vulgares "motorizadas" de 50cc e gostaria que me esclarecessem daquilo que preciso para o fazer. Tenho 19 anos e sei que posso tirar a carta de 125cc mas eu queria para já algo que desse para usufruir das 50cc.Existe algum tipo de licença onde não seja preciso efectuar exame de condução ou exame de código para as poder conduzir???Ou pelo preço que ficará mais vale tirar logo de 125cc???
CUMPS,MIKE
é assim tão difícil ir fazer um 8 e voltar pro centro de exames?
É um bocadinho difí$il!!! (eu sei que é com um "c")
Exame de condução???Ou escrito??? A DGV já não "foi a falencia"??? Quanto custa mais ou menos esse exame???
Com a carta B1 pode conduzir:
Triciclos e Quadriciclos.
Automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor.
Agora quando se vai tirar a carta de ligeiros (B), tira-se logo a B1 também.
O que faz com que se fique com a carta B1.
Quem tem só a B não pode conduzir Triciclos e nem Quadriciclos, pode apenas conduzir veiculos ligeiros, etc (mais informação em cima).
e onde raio vamos nos arranjar a scooter pa conduzir sem sequer a poder conduzir? Se fosse como antes é que era... licença e "ta a andar de mota"![]()