Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barulho do sino electrónico incomoda habitante em Alijó

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Barulho do sino electrónico incomoda habitante em Alijó

    Originalmente Colocado por SIC Online
    Para os habitantes de Pegarinhos, o toque da Avé Maria e as badaladas do sino às horas e meias horas é pouco. Dizem que o som do relógio da igreja não se ouve o suficiente, porque um morador da aldeia se queixou do ruído.

    A Comissão Fabriqueira acedeu e reduziu o volume e a frequência do toque. Mas tal não terá bastado ao médico do Porto, que moveu um processo em tribunal contra a associação.

    Os populares de Pegarinhos estão indignados e não admitem perder o toque electrónico do sino colocado na igreja em 2001.

    A SIC tentou entrar em contacto com o queixoso, que ocasionalmente passa alguns dias numa casa junto à igreja, mas este recusou-se a comentar o assunto.

    Na aldeia, os habitantes sugerem que quem não está bem que se mude e não acreditam que o juiz, depois de ver o povo em peso no tribunal, lhes tire o som do relógio que sempre sonharam ter na igreja.

    Este caso tem vindo a ser adiado sucessivas vezes pelo Tribunal de Alijó. O início do julgamento está agora marcado para 21 de Fevereiro do próximo ano.

    Na casa da justiça ou na rua, o povo promete lutar com todas as forças para que o sino se continue a fazer ouvir em Pegarinhos, de preferência até mais alto e mais vezes.
    O video: http://videos.sapo.pt/mW9z5TMBTLzEZWTRR29b

    Antes de mais, adoro ouvir as horas vindas dos sinos das igrejas, só que: da maneira mais antiga, ou seja, vinda dos sinos.

    Não é cá com estas modernices das horas vindas de um relógio de parede colocado na igreja, ou mesmo na casa de alguém que more perto da igreja (como já vi numa aldeia), com um microfone colocado lá dentro e depois ligados a uns altifalantes no campanário, que distorcem completamente o som, alguns nem se percebe nada.

    Em relação a este senhor, acho que se estivesse na mesma situação dele, faria a mesma coisa. É que para o resto da população é fácil, provavelmente nem moram ali mesmo em frente, para além dos comentários um bocado a cair no exagero...

    E vocês, também preferem ouvir as horas da maneira mais antiga, ou são mais adeptos do sistema de som? O que fariam numa situação destas?

    #2
    acho que a partir das 22h se o sino nao tocar nao faz mal a ninguem , mas isto e a minha opiniao

    Comentário


      #3
      eu respondia à letra. enquanto o sino tocasse, metia música heavy metal em grande nível. depois se veria.

      Comentário


        #4
        Era o que faltava o sino tocar durante a noite...

        Alguém se está a passar se isso está acontecer!...

        Comentário


          #5
          Na aldeia do meu avô paterno, é o mesmo.

          E é inútil discutir, pois quem se levanta antes das 6 para mugir as vacas, tá-se borrifando para o modo de vida alternativo dos outros.

          E a intensidade sonora tem a ver com os restantes que estão nos campos e que assim, não precisam dessas modernices de relógios de pulso.

          Infelizmente, essas pessoas estão a desaparecer. E se lhes tirarmos isso, o pouco que têm transforma-se em nada.

          Comentário


            #6
            Se ha coisa que adoro quando estou na aldeia, eh ouvir os sinos da igreja. Mas em horario nobre sff... nao ha necessidade de tocar ate as 21h.... das 7h as 19h eh o suficiente.

            Comentário


              #7
              e na cidade, já não gostas de ouvir o sino a altos berros de 15 em 15 minutos, que era como estava o sino da aldeia em questão? :P

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                e na cidade, já não gostas de ouvir o sino a altos berros de 15 em 15 minutos, que era como estava o sino da aldeia em questão? :P
                na cidade ouço as buzinas de 2 em 2 minutos, vai dar ao mesmo

                Comentário


                  #9
                  Na terra do meu pai sempre foi o sino que imperou e ninguém se queixa... Mas na terra ao lado, lembro-me da população ter pago cada um 500$00 para lá meter os altifalantes. Trata-se de uma moda que apareceu à cerca de 20 anos, e quase que era orgulho para essas terras terem esses sinos e de preferência que se ouvissem bem na terra ao lado...

                  Comentário


                    #10
                    E vocês, também preferem ouvir as horas da maneira mais antiga, ou são mais adeptos do sistema de som? O que fariam numa situação destas?
                    Som tradicional do sino, e o da igreja cá da terra para além de indicar as horas também indica as meias horas de cada hora. (sem altifalantes associados).

                    Comentário


                      #11
                      Na aldeia onde tenho uma casa acontece o mesmo. De meia em meia hora toca. E repete as horas duas vezes com intervalo de 5 minutos. Todo o santo dia. Domingo ainda toca uns 10/15minutos sem parar para a missa. Haja paxorra.

                      Comentário


                        #12
                        Temos sorte de viver numa sociedade onde a religião tem vindo a perder a sua força, nos países árabes as mesquitas estão sempre com os altifalantes a "ladrar" a toda a hora.

                        Pessoalmente enervam-me relógios a dar os quartos e meias-horas, as Avé Maria e o Westminster e por causa disso tive - e tenho até hoje - problemas de sono pois tenho de dormir com tampões de ouvidos para não ouvir barulhos e acordar ou não conseguir adormecer...

                        O fanatismo religioso bacoco e campónio leva a estes extremismos e a solução passa realmente por mudar de lugar ao invés de remar contra a maré impediosa dos beatos.

                        Apesar de ter crescido num meio quase rural em Famalicão chego hoje em dia à conclusão que as cidades foram feitas para um determinado tipo de pessoas e as aldeias para outras.

                        Comentário


                          #13
                          Acho piada ao pessoal que se habitua ao som das buzinas e das sirenes na cidade, mas no campo não podem ouvir um sino a tocar

                          Para mim faz parte dos encantos da aldeia

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso na aldeia acho piada ao som dos sinos das igrejas...

                            mas onde moro nao ha sinos nem barulhos e mto menos altifalantes das igrejas...e ainda bem, detesto barulheira desnecessaria e irritante

                            Comentário


                              #15
                              há coisas do carago por acaso a aldeia onde costumo passar uns dias de ferias tem uma igreija dessas mas a casa onde fico fico ainda distante da mesma não me incomoda muito, agora quem morar perto realmente... entao as 24h que aquilo da musica e depois da 12 pancadas

                              Comentário


                                #16
                                Os altifalantes nas igrejas não são "uma moda de agora", são uma solução de recurso.

                                É muito mais barato uns altifalantes do que uns sinos verdadeiros e respectivos relógio e autómato.

                                Uma das coisas que gosto nas aldeias é, de facto, de ouvir os sinos a bater as horas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não me importava se "apenas" desse as horas como se fosse um sino, agora tocar avé marias? se calhar também eu perdia a paciência, haja pachorra. Até acredito que o sino faça falta, mas as avé marias? quem quer rezar que reze para si.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                                    Acho piada ao pessoal que se habitua ao som das buzinas e das sirenes na cidade, mas no campo não podem ouvir um sino a tocar

                                    Para mim faz parte dos encantos da aldeia
                                    Felizmente não tenho buzinas nem sirenes de meia em meia hora todas as noites!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                      Felizmente não tenho buzinas nem sirenes de meia em meia hora todas as noites!
                                      Sorte a tua

                                      Eu sou da "província" quando vim trabalhar para Lisboa, cada vez que passava uma ambulância eu ouvia

                                      Agora já me habituei e já nem as oiço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu pessoalmente gosto de ouvir o sino tocar, bem como, quando passo uns dias na aldeia, de ouvir as cabras e ovelhas a passar, é surreal...
                                        ... irrita-me muito mais o ruído da "buzina fácil, do escape aberto da Zundapp-Famel, ou do escape Remus, ou então os "rateres", que os "anormais" teimam em mandar no meio da madrugada, só para ouvir o barulho que fazem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                          Felizmente não tenho buzinas nem sirenes de meia em meia hora todas as noites!
                                          De noite tb não há sinos a bater as horas nas terrinhas! Pelo menos, nas que eu conheço. Se há, está mal feito, porque as corujas não precisam de saber as horas!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vivo mesmo em frente à igreja do Nº Srº dos Navegantes em Caxinas Vila do Conde, e do mesmo modo, muitas outras pessoas também vivem... aqui o sino toca de hora em hora, 24 horas por dia. Quando me mudei julguei que iria passar a noite de hora em hora acordado, mas nada que umas janelas duplas não ajudem a reduzir bastante o ruído...

                                            Comentário


                                              #23
                                              ainda bem que nao apanhou um encontro de fanfarras de bombeiros à porta de casa como eu apanhei ontem !

                                              Nunca na vida tive tanta vontade de ir comprar uma granada !!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Giro giro é quando dão as 24 badaladas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                  Giro giro é quando dão as 24 badaladas...
                                                  Não dá... é uma badalada por cada hora... nas 12 horas AM/PM o número de badaladas é o mesmo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                                    Não dá... é uma badalada por cada hora... nas 12 horas AM/PM o número de badaladas é o mesmo!
                                                    Tens razão, o nº de badaladas é sempre AM/PM.
                                                    Mas poderiam mudar isso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                      Tens razão, o nº de badaladas é sempre AM/PM.
                                                      Mas poderiam mudar isso...
                                                      Nem penses nisso! Já chega o barulho que os sinos fazem quando morre alguém (sinal) ou então sempre que há algum funeral... a minha sorte é que durante a noite não há funerais nem tão pouco há sinais!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        só vão lá á "pancada",

                                                        por acaso é um sino de uma Igreja,

                                                        agora imaginem comprarem uma casas nova,
                                                        e depois de lá morarem descobrirem que têm como vizinho um senhor,
                                                        que se entretém a cortar lenha de moto-serra para vender... ....
                                                        tenho que levar com ele !??!'
                                                        e ainda me foi dizendo, que sempre cortou ali a lenha, e que eu não tenho nada haver com aquilo... se o barulho me incomoda ,, que me mude...
                                                        p.s. estamos a falar do centro da cidade,, numa zona Habitacional ....
                                                        aquilo só vai ir ao sitio quando eu chegar fogo aquela "me$da" toda....
                                                        ainda se dá ao luxo de insultar os policias, e de apontar a caçadeira aos fiscais da Cámara Municipal.

                                                        o sino que se cale de vez........

                                                        é poluição sonora e ponto final.
                                                        Editado pela última vez por ApenasEu; 24 September 2007, 16:14.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na aldeia do meu pai perto de viseu esse foi o ultimo upgrade que fizeram à igreja, resta dizer que é simplesmente incomodativo e já reduziram só para horario diurno...

                                                          Mas lá está os moradores da aldeia adoram.. que se pode fazer..

                                                          PS: Tá 10 minutos atrasado LOL

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
                                                            só vão lá á "pancada",

                                                            por acaso é um sino de uma Igreja,

                                                            agora imaginem comprarem uma casas nova,
                                                            e depois de lá morarem descobrirem que têm como vizinho um senhor,
                                                            que se entretém a cortar lenha de moto-serra para vender... ....
                                                            tenho que levar com ele !??!'
                                                            e ainda me foi dizendo, que sempre cortou ali a lenha, e que eu não tenho nada haver com aquilo... se o barulho me incomoda ,, que me mude...
                                                            p.s. estamos a falar do centro da cidade,, numa zona Habitacional ....
                                                            aquilo só vai ir ao sitio quando eu chegar fogo aquela "me$da" toda....
                                                            ainda se dá ao luxo de insultar os policias, e de apontar a caçadeira aos fiscais da Cámara Municipal.

                                                            o sino que se cale de vez........

                                                            é poluição sonora e ponto final.
                                                            Desde que o homem não o faça fora de horas não o podes impedir de trabalhar...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X