Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Analise SWOT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Analise SWOT

    Se vos pedissem para fazer uma analise ao vosso serviço, tendo em conta o modelo SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), o refeririam em cada um dos pontos?

    Pontos Fortes/Fracos- Os vossos fortes/fraquezas no serviço que desempenham ou os fortes/fraquezas do serviço que desempenham de uma forma geral?

    E as oportunidades e ameaças?

    Estou familiarizado com a analise SWOT (sem ser expert), mas sempre na perspectiva da empresa como um todo. Agora uma análise ao serviço de cada um...

    Agradeço todas as opiniões construtivas sobre este tema...

    #2
    Eu axo que já ouvi falar nisso na faculdade.... axo, pois não me lembro de nada...

    Onde é k isso lá vai... nunca foi coisa muito apelativa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por boost Ver Post
      Eu axo que já ouvi falar nisso na faculdade.... axo, pois não me lembro de nada...

      Onde é k isso lá vai... nunca foi coisa muito apelativa.
      Pois..

      o grande problema aqui, é pedirem para fazer uma análise do seu (meu) serviço segundo a analise SWOT...

      De uma forma generica o que falar nos Pontos Fortes/Fracos.... e principalmente nas oportunidade(?!) e ameaças....

      Uma ajudinha pessoal...

      Comentário


        #4
        Boa sou contabilista, com forte gosto pela informática.

        Strengths - Domínio da ciencia, actualização constante, há pouca concorrencia de outras profissoes, isto é, é dificil engenheiros e advogados andaram a fazer perninhas na contabilidade.


        Weaknesses - trabalho em equipa. havendo milhares de contas para fazer, o silencio é a melhor opção. prejudicando o trabalho em equipa.


        Opportunities - suporte a direcção sendo as melhores pessoas para relacionar a parte financeira com a parte economica

        Threats - pouco interesse de alguns orgaos de gestao na contabilidade, ser um meio transparente que alguns nao queriam, acabar os imposto com base no lucro.


        Bem, acho que isto era para ser de cada pessoa, mas fiz da minha profissão no geral.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
          Boa sou contabilista, com forte gosto pela informática.

          Strengths - Domínio da ciencia, actualização constante, há pouca concorrencia de outras profissoes, isto é, é dificil engenheiros e advogados andaram a fazer perninhas na contabilidade.


          Weaknesses - trabalho em equipa. havendo milhares de contas para fazer, o silencio é a melhor opção. prejudicando o trabalho em equipa.


          Opportunities - suporte a direcção sendo as melhores pessoas para relacionar a parte financeira com a parte economica

          Threats - pouco interesse de alguns orgaos de gestao na contabilidade, ser um meio transparente que alguns nao queriam, acabar os imposto com base no lucro.


          Bem, acho que isto era para ser de cada pessoa, mas fiz da minha profissão no geral.
          Obrigado!

          A minha area de formação também a contabilidade, mas não exerço. O que é uma pena, ainda mais neste caso, pois ja tinha o meu problema resolvido. Mas deu para ficar com umas ideias....

          Mais sugestões pessoal???

          Comentário


            #6
            Convinha primeiro, dizer sobre o quê, queres fazer a analise SWOT.

            Comentário


              #7
              Mas pediram-te para fazeres uma análise SWOT a ti mesmo, lá na empresa? É que não estou a ver a lógica de aplicar essa análise a um indivíduo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                Convinha primeiro, dizer sobre o quê, queres fazer a analise SWOT.
                Pois, o SWOT tem de ser relativo a um certo objectivo, digo. Mas também, não sou pro nessa análise.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                  Mas pediram-te para fazeres uma análise SWOT a ti mesmo, lá na empresa? É que não estou a ver a lógica de aplicar essa análise a um indivíduo.
                  Nem mais...

                  Pediram para fazer uma análise ao meu serviço, seguindo o modelo SWOT.

                  Levanta-se aqui uma questão... Será uma análise individual ou uma análise ao cargo desempenhado?

                  Em ambos os casos acho este tipo de análise um pouco complicado e subjectivo, principalmente no que toca à parte de Oportunidades e Ameaças..

                  Comentário


                    #10
                    Tambem nao estou a perceber ao que queres fazer a analise.

                    EDIT:

                    Ao inidividuo é realmente ca uma adpatação...lol
                    No teu caso e se o pretendido for efectivamente um analise ao individuo eu adptava as fraquezas, forças, ameaças e oprtunidades a ti mesmo e posteriormente comparava com o ambiente externo... colegas, mercado...

                    PS: Para mim nao tem pés nem cabeça essa analise a uma pessoa.
                    Editado pela última vez por ragazzito; 25 September 2007, 19:37.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ponto Ver Post
                      Nem mais...

                      Pediram para fazer uma análise ao meu serviço, seguindo o modelo SWOT.

                      Levanta-se aqui uma questão... Será uma análise individual ou uma análise ao cargo desempenhado?

                      Em ambos os casos acho este tipo de análise um pouco complicado e subjectivo, principalmente no que toca à parte de Oportunidades e Ameaças..
                      Explica-nos aqui, como é que queres, que quem está deste lado, que não sabe o que fazes, onde trabalhas, que pessoa és, te façamos uma analise SWOT?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                        Explica-nos aqui, como é que queres, que quem está deste lado, que não sabe o que fazes, onde trabalhas, que pessoa és, te façamos uma analise SWOT?

                        Bem.... eu não pedi que me fizessem uma análise SWOT, muito menos de mim próprio. Pedi sim ajuda, na forma de sugestões sobre o que responderiam caso este pedido vos fosse feito.

                        Talvez não tenha sido suficiente explicito nos posts anteriores... mas basicamente queria opiniões e sugestões tendo em conta os vossos conhecimentos e sensibilidade sobre o assunto em questão.

                        Comentário


                          #13
                          Assim no ar é mais complicado. É mais facil dar um exemplo.

                          Há factores, que sao subjectivos. Isto é uma analise mt superficial, e subjectiva.

                          O forum Autohohe


                          Pontos fortes:

                          -Grande comunidade de users
                          -Facil utilização
                          -Grande facilidade de otenção de respostas de utilizadores de variadas marcas auto

                          Pontos fracos

                          -Facilidade de criar clones e armar confusão
                          -Grande comunidade de users

                          Oportunidades:

                          -Pouca qualidade em foruns semelhantes


                          Ameaças:

                          -Massificação da net e surgimento de foruns mais especificos
                          -Forum com fortissima implantação em Portugal (apenas)



                          Os pontos Fortes e Fracos são intrínsecos á empresa.
                          As ameaças e Oportunidades externos.

                          Comentário


                            #14
                            É engraçado: toda a gente sabe o que é uma swot mas poucas vez vejo uma bem feita...

                            Analisando o objecto X (nós, empresa, o gato o negócio etc etc)

                            Pontos fortes são características DO objecto e não da envolvente.
                            Pontos fracos idem.

                            Oportunidades são características da envolvente e não do objecto.
                            Ameaças idem

                            Por exemplo em relação a uma profissão: "há pouca concorrencia de outras profissoes"

                            Não é nenhuma característica da profissão, é evidentemente da envolvente. Logo ou é oportunidade ou ameaça mas nunca ponto forte.
                            Editado pela última vez por neoxic; 25 September 2007, 20:04.

                            Comentário


                              #15
                              off topic:
                              Não consigo resistir.........
                              Saaaaaaaalllllllllllllllggggguuuuuuuueeeiiiros!!!! !
                              OK. podem-me chamar de tolo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por miguelmachado1 Ver Post
                                off topic:
                                Não consigo resistir.........
                                Saaaaaaaalllllllllllllllggggguuuuuuuueeeiiiros!!!! !
                                OK. podem-me chamar de tolo
                                WTF????????

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                  É engraçado: toda a gente sabe o que é uma swot mas poucas vez vejo uma bem feita...

                                  Analisando o objecto X (nós, empresa, o gato o negócio etc etc)

                                  Pontos fortes são características DO objecto e não da envolvente.
                                  Pontos fracos idem.

                                  Oportunidades são características da envolvente e não do objecto.
                                  Ameaças idem

                                  Por exemplo em relação a uma profissão: "há pouca concorrencia de outras profissoes"

                                  Não é nenhuma característica da profissão, é evidentemente da envolvente. Logo ou é oportunidade ou ameaça mas nunca ponto forte.

                                  exactamente...

                                  Mais opiniões precisam-se...

                                  Obrigado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Continuo a dizer que a SWOT tem de ser contextualizada num objectivo. Ou seja, tu podes ter pontos fortes ou fracos diferentes consoante o objectivo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Queres fazer a análise Swot a um serviço.. a um produto?

                                      Pontes fortes-> descrever aquilo que o teu produto ou serviço tem de unico face à concorrência.. aquilo que o distingue da concorrência.
                                      Pontos fracos-> O que pode ser melhorado
                                      Oportunidades-> Face a um estudo de mercado o que tens no teu produto/serviço que o faça evoluir para o sucesso
                                      Ameaças->Descrever um ponte forte de um concorrente por exemplo

                                      Espero não estar a dizer asneiras pois aprendi isto em marketing já há uns tempos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma analise swot a um individuo?
                                        A analise Swot é para ser aplicada a marcas e produtos, para se comparar com a concorrencia e verificar os seus pontos fortes, negativos, e as oportunidades, não esquecendo as ameaças... Tudo isto com o objectivo de definir o posicionamento que se pretende á marca e a estratégia a aplicar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ponto Ver Post
                                          Se vos pedissem para fazer uma analise ao vosso serviço, tendo em conta o modelo SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), o refeririam em cada um dos pontos?

                                          Pontos Fortes/Fracos- Os vossos fortes/fraquezas no serviço que desempenham ou os fortes/fraquezas do serviço que desempenham de uma forma geral?

                                          E as oportunidades e ameaças?

                                          Estou familiarizado com a analise SWOT (sem ser expert), mas sempre na perspectiva da empresa como um todo. Agora uma análise ao serviço de cada um...

                                          Agradeço todas as opiniões construtivas sobre este tema...
                                          Convêm conhecer bem o serviço para o fazer.

                                          Não a podes aplicar é as pessoas, ou pelo menos não deves, seria no mínimo eticamente reprovável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
                                            Uma analise swot a um individuo?
                                            A analise Swot é para ser aplicada a marcas e produtos, para se comparar com a concorrencia e verificar os seus pontos fortes, negativos, e as oportunidades, não esquecendo as ameaças... Tudo isto com o objectivo de definir o posicionamento que se pretende á marca e a estratégia a aplicar.
                                            Exacto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              se percebi o que te pediram foi uma analise parecida com a swot ao serviço onde desempenhas funçoes? È isso? E pediram o mesmo aos colegas (responsaveis) por outros serviços dentro da mesma empresa, certo?
                                              È que isto tá a soar-me familiar!!!!

                                              Aqui há uns meses o meu chefe q por acaso é o big boss lá do sitio pediu o mesmo a cada um dos serviços para fazer o plano estratégico dos proximos 5 anos. Eu como mau feitio conhecido e sempre pronta a barafustar perguntei-lhe como se aplicavam ameaças e oportunidades de cada um dos serviços se estes não prestam os mesmo serviço e nao eramos concorrentes. Ou seja, qdo todos trabalhamos para o mesmo q é o melhor para a empresa. Resumindo, sugeri q a analise foosse feita em conjunto por todos os serviços e assim tivessemos a caracterizaçao dos serviços centrais da empresa e dai nos pudessemos comparar e analisar com o exterior. Quando falo de exterior, falo exterior da empresa e nao do serviço.
                                              Assim parece complicado porque nao estamos a falar de casos praticos mas sim de teoria. Se pensares na empresa como um todo e de que forma o teu serviço pode melhorar ou fragiliza-la torna-se mais facil.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
                                                Uma analise swot a um individuo?
                                                A analise Swot é para ser aplicada a marcas e produtos, para se comparar com a concorrencia e verificar os seus pontos fortes, negativos, e as oportunidades, não esquecendo as ameaças... Tudo isto com o objectivo de definir o posicionamento que se pretende á marca e a estratégia a aplicar.

                                                Virou moda fazer aos serviços, nao ás pessoas.
                                                Pode tambem aplicar-se a alguns empresas que prestam serviços desde que exista concorrencia! Que foi o caso que expliquei!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A análise SWOT é um bom exercício de gestão.

                                                  Deve-se aplicar a qualquer idéia/projecto. Por muito pequeno que pareça.

                                                  Porque são 4 eixos que importa discutir em qualquer acção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                    A análise SWOT é um bom exercício de gestão.

                                                    Deve-se aplicar a qualquer idéia/projecto. Por muito pequeno que pareça.

                                                    Porque são 4 eixos que importa discutir em qualquer acção.
                                                    É um deja vu...estava a percorrer o tópico e já prontinho para responder isto, até que aparece a tua posta...

                                                    Acrescento só que a análise SWOT pode (e deve) ser aplicada a uma pessoa, para seu próprio bem.

                                                    Devemos conhecer os nossos pontos fortes (para os aproveitar/potenciar), os pontos fracos (para os combater, minimizar ou polarizar), as oportunidades com que nos deparamos (circunstancialmente ou que podem ser potenciadas) e as ameaças que se nos colocam (circunstancialmente ou de forma potencial).

                                                    Qualquer carreira deve ser construída com base numa análise deste tipo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom , penso que não será assim tão complicado fazeres uma análise swot ao teu serviço em particular!

                                                      Com certeza que tens ameaças e oportunidades dentro dele, uma ameaça pode ser por exemplo um desempenho ineficiente de alguém, ou um processo de trabalho mal desenhado!

                                                      Uma oportunidade pode ser por exemplo uma possível melhoria!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                        Com certeza que tens ameaças e oportunidades dentro dele, uma ameaça pode ser por exemplo um desempenho ineficiente de alguém, ou um processo de trabalho mal desenhado!
                                                        Acho que isso é uma fraqueza... tenho ideia que as ameaças são externas, tipo: concorrência, saturação de mercado, etc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A análise SWOT aplica-se a uma série de ramos...a minha área é do planeamento e gestão do território e é frequentemente utilizada....principalmente na fase de dianóstico para a elaboração de planos estratégicos e de desenvolvimento!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                            É engraçado: toda a gente sabe o que é uma swot mas poucas vez vejo uma bem feita...

                                                            Analisando o objecto X (nós, empresa, o gato o negócio etc etc)

                                                            Pontos fortes são características DO objecto e não da envolvente.
                                                            Pontos fracos idem.

                                                            Oportunidades são características da envolvente e não do objecto.
                                                            Ameaças idem

                                                            Por exemplo em relação a uma profissão: "há pouca concorrencia de outras profissoes"

                                                            Não é nenhuma característica da profissão, é evidentemente da envolvente. Logo ou é oportunidade ou ameaça mas nunca ponto forte.
                                                            É isso mesmo!!!! Realmente muitos não sabem fazer este tipo de análise, confundindo os conceitos!!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X