Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Contas poupança-habitação fazem portugueses perder dinheiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Contas poupança-habitação fazem portugueses perder dinheiro

    Os detentores das contas poupança-habitação perdem, anualmente, 18 milhões de euros em juros, comparando com o que podiam obter se tivessem o dinheiro depositados noutras contas, diz a DECO numa análise comparativa divulgada hoje

    «Os portugueses mantêm ainda 2,2 mil milhões de euros depositados nas CPH [contas poupança habitação] e, por esse facto, perdem anualmente cerca de 18 milhões de euros em juros, pois, a taxa de juro líquida média [destas contas] é de apenas 2,0 por cento, contra 2,8 por cento num depósito de 5.000 euros a um ano», refere um boletim financeiro da DECO Proteste.
    A conclusão refere os valores médios resultantes de uma análise comparativa feita entre os juros pagos nos dois tipos de produtos - depósito a um ano e conta poupança-habitação - por 17 bancos.
    Na amostra utilizada pela DECO, só o Millennium bcp, o Barclays, o BES e o BBVA têm melhores taxas de juro para as contas poupança-habitação do que para os depósitos a um ano no montante de cinco mil euros.
    A associação de defesa do consumidor aponta o dedo à banca e ao Ministério das Finanças nesta situação.
    Considera que os detentores das contas poupança-habitação «estão a ser lesados pela actual legislação», porque foi extinto o benefício fiscal associado às entregas feitas para as CPH, mas mantêm-se as restrições aos levantamentos, «situação tem vindo a ser aproveitada pelos bancos em detrimento dos depositantes».
    «Como os levantamentos das CPH estão limitados às poucas situações especificadas na lei e a sua transferência para outro banco apenas é possível caso se contrate um crédito à habitação na nova entidade, o investidor está, quase sempre, preso ao banco onde tem a conta», refere o boletim da DECO.

    Lusa/SOL

    #2


    Perder dinheiro é dar ouvidos á DECO!

    Comentário


      #3
      Como a PH obriga a que haja factura da mão de obra ou material, antes preferem fazê-lo na paralela, pois poupam 21%..... e no banco ainda vai rendendo 2%....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por filipe cunha Ver Post
        Como a PH obriga a que haja factura da mão de obra ou material, antes preferem fazê-lo na paralela, pois poupam 21%..... e no banco ainda vai rendendo 2%....



        LISTA I
        BENS E SERVIÇOS SUJEITOS A TAXA REDUZIDA

        ......
        2. - Outros:
        .....
        2.24 - (Redacção dada pela Lei n.º 55-B/2004, de 30 de Dezembro ) As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.
        A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20% do valor global da prestação de serviços.

        http://www.dgci.min-financas.pt/pt/i..._listas.htm#L1

        Tradução:

        Nestes casos IVA a 5% na mão-de-obra....

        Comentário


          #5
          Os Tugas perdem dinheiro mas não é por causa dos bancos.

          Se noutro sitio dão mais então as pessoas q aproveitem!

          Comentário


            #6
            Eu também sou um desses perdedores.
            Taxa de juro a 2.15% inferior à inflação. Por isso toca a perder dinheiro

            Cumprimentos,

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X