Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O caminho da irrelevância - Da Novell à Microsoft

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O caminho da irrelevância - Da Novell à Microsoft

    Esta crónica começou a ser preparada há quatro semanas - antes mesmo de iniciar a minha colaboração com o Expresso online. Mas o melhor é começar pelo fim. O meu ponto é este: mesmo tendo um monopólio que desfruta de uma belíssima imprensa e dos olhos fechados de vários governos ocidentais, de que o português é o exemplo de maior sabujice, a Microsoft é hoje uma empresa a caminho da irrelevância.

    A história indica-o inequivocamente. Aliás, basta hoje ler algum dossier sobre os caminhos das indústrias associadas à informática e telecomunicações, como o publicado na semana passada pela Economist, para perceber isto: o nome da Microsoft desapareceu do futuro.


    Comecemos então pelo princípio. Coloquei uma pergunta aos leitores do meu blog: quem é que conhece a Novell?

    Os seis respondentes são os mais nerds dos meus leitores e tirando eles mais ninguém respondeu. Eu pretendia perceber se aquela que foi a marca mundial mais importante na micro-informática e nas redes durante uma dúzia de anos ainda hoje era recordada. A meia dúzia de engenheiros ou estudantes informáticos que respondeu sabe do que se trata porque trabalhou (um deles ainda trabalha) com a Netware, «que me dava muito prazer rebentar nos meus tempos de escola», nas palavras de um dos mais afoitos. Recordam-na sem nostalgia e referem-na em grande medida porque a Novell detém hoje um produto do "clube" deles: o Suse, uma distribuição de Linux muito bem vista entre a lúcida comunidade que prefere o código aberto ao enganador software de aluguer.

    A Netware era "a" rede: introduzida em 1983, era efectivamente um bom produto e as empresas que precisavam de montar uma rede (praticamente todas as grandes e médias empresas americanas, europeias e asiáticas…) compravam o melhor. A Netware era uma rede multiplataforma, isto é, funcionava fosse qual fosse o tipo de computadores a ela ligados. Baseava-se num computador (ou vários) central que continha um verdadeiro sistema operativo de rede e servia de servidor de ficheiros, de impressão e de serviços (programas de facturação e gestão de estoques, por exemplo). Um espectáculo, com o qual tive o privilégio de "brincar".

    Dirigida pelo clarividente Raymond Noorda, a Novell cresceu durante a década de 80 e metade de 90 (Noorda foi substituído em 94) tornando-se num verdadeiro monopólio. A concorrência era menos que marginal. Nos anos entre 1990 e 1994, mais de 95 por cento das redes eram Novell Netware, numa das suas múltiplas versões. Em 1993 a Internet começava a despontar, ainda tímida, no mercado doméstico e empresarial. Com a Internet vinha o TCP/IP, um protocolo de rede diferente dos IPX/SPX inventados pela Novell. Estes eram tecnicamente evoluídos, enquanto o TCP/IP não parecia capaz de suportar as exigências do mundo das empresas. Repetidamente alertada pela entusiástica Imprensa da altura, a Novell fez ouvidos de mercador e só a muito custo foi dando suporte, instalado e pago à parte, à ligação entre uma Netware e a Internet.

    Só que… a versão do Windows 3.11 For Workgroups da Microsoft já tornava transparente a instalação de uma rede local, usando quer o IPX/SPX da Novell, quer o NetBeui da própria Microsoft. Eram meses loucos de inovação e o mesmo produto ainda foi comercializado já com o TCP/IP - que tornava a sua ligação à Internet numa tarefa dificílima, só ao alcance dos carolas da informática, mas possível!

    Em 1995 a Microsoft lançou o sistema operativo que devia ter produzido cinco anos antes: o Windows 95, graficamente uma cópia grosseira do Apple Macintosh, mais intuitivo e, até, mais robusto que os antecessores. A principal característica: tinha o TCP/IP, ou seja, a "linguagem" para falar com a Internet, já embutido. A Novell respondeu comprando aplicações para tentar isolar a Microsoft na ilha dos sistemas operativos. Cheia de dinheiro, comprou à ainda AT&T a Unix System Laboratories, basicamente um conjunto de direitos comerciais sobre o sistema operativo Unix que mais tarde viria a esgrimir, com pouco êxito, com vários processos nos tribunais aos "filhos" do Unix); e o WordPerfect e o Quattro Pro, processador de texto e folha de cálculo lançadas pela Borland e que eram magníficos produtos, na altura muito superiores ao Word e Excel da Microsoft.

    Mas quem não tem unhas não toca guitarra. Talvez flauta. Em 1996 a Novell vendeu o WordPerfect e o Quattro Pro à Corel e tratou de concentrar-se no seu core-bussiness: redes. Largou o IPX/SPX e adoptou o TCP/IP como protocolo principal, seguindo o que já se passava em toda a indústria. Tarde demais. O seu momento tinha passado e, entre dois CEO, a Novell perdera-o.

    Em termos de valor bolsista, depois de um ano com saltos mensais de gigante em Dezembro de 1991 cada acção da empresa valia 30 dólares. Até ao Verão de 1995 esteve sempre acima dos 20 dólares por acção. Depois, começou a cair. Teve um interregno de um ano, entre 1999 e 2000, em que as acções ainda deram um ar da sua graça: com o pulso firme de Eric Schmidt, o então jovem turco que tomara conta da empresa dois anos antes com a missão de a limpar das gorduras acumuladas ao longo dos anos de ouro, tornando-a eficiente. Schmidt beneficiou, claro está, do período louco da especulação bolsista, que atingiu o seu auge precisamente nesses anos. Em 2001 Schmidt foi contratado pelos tão jovens quanto inexperientes Sergey Brin e Larry Page para dirigir a Google, Inc. O fim da bolha trouxe as acções da Novell para a realista zona abaixo dos dez dólares, onde ainda hoje se mantém. Cada relatório e contas é uma nova decepção. Para sobreviver aos anos maus, a Novell até entrou na lista de mendigos da Microsoft: um acordo de 536 milhões de dólares em 2004 para desistir de uma acção legal interposta na Europa, um expediente que permitiu à Microsoft calar muitos competidores ultimamente.

    E quanto ao dinheiro? Em 2005 a facturação foi de 1.197 milhões de dólares, com 432.638 dólares de lucro. Em 2004 os resultados foram um pouco menores, embora já no verde, depois de três anos no vermelho. Dez anos antes o cenário era bem diferente: facturação superior a 2.000 milhões e margem de 17% de lucro, isto em tempo de compras desenfreadas. A margem manteve-se alta ainda durante uns anos, só declinando esta década. A explicação: as licenças vão deixando de ser renovadas…

    A curva da Novell é flat. Schmidt evitou a escorregadela fatal, que deixaria a Novell falir. Sem cientistas nem massa cinzenta, posicionou-a no nicho possível: o open source, onde há quem pense por nós. A Novell sobreviveu. Depois de ter tido o mundo na mão, é hoje uma empresa irrelevante, com um negócio desinteressante. Uma empresa de escriturários para dar cêntimos a fundos de pensões.

    A moral desta história lembra-nos que ser um monopólio não dá garantias de futuro. A Microsoft está num percurso parecido com o da Novell. O mundo em torno da empresa mudou e a empresa não quis, ou não soube, admitir isso. Dirigida por um mangas de alpaca a quem não se conhecem feitos dignos de nota excepto a) correr aos pulos os palcos das apresentações enquanto repete a mesma palavra centenas de vezes e b) dirigir impropérios contra a Google Inc e chamar nomes aos respectivos dirigentes, a Microsoft tem falhado todos os novos palcos onde se perfilam os combatentes das grandes guerras comerciais, presentes e futuras.

    O dinheiro compra comunicados de imprensa e até governantes, o que dá jeito para aguentar as coisas mais uns tempos na Europa, onde a Comissão e o Parlamento não serão tão complacentes, nem durante tanto tempo, quanto foram os seus congéneres americanos perante os abusos da empresa. Mas virá o tempo em que a Imprensa descobrirá que foi enganada pelos desorientados "bluffs" de Steve Ballmer. Que as promessas, amplificadas em milhares de notícias sérias por todo o mundo, de um sistema de venda de música online concorrente com o da Apple nunca se concretizaram. Que as promessas de combater o Google nas pesquisas com um MSN remodelado não passam de fogo de vista destinado a manter a empresa nos noticiários. Que o próximo substituto do Windows XP está, como é regra dourada na casa, atrasado e sairá, como também é regra da casa, sem a maior parte das anunciadas features que o diferenciam, que só serão integradas um ano ou dois depois. Que o pacote Office tem os dias contados e o Office "online" é uma tanga pois a empresa não possui "know-how" na matéria. Que o mercado das "set top boxes" para a televisão interactiva lhes escapou. Que o Internet Explorer não consegue acompanhar o Firefox. Que o sistema de blogs tem o mesmo destino que o Hotmail: reunir a maior colecção de lixo digital capaz de ser produzida pela Humanidade, repleta de todo o tipo de "infecções". Que a empresa não sabe sequer soletrar s-o-c-i-a-l n-e-t-w-o-r-k-i-n-g.

    Seguindo o caminho da irrelevância traçado, entre outras menos notórias, pela Novell, dentro de poucos anos a pergunta semelhante, quem é que conhece a Microsoft?, terá respostas semelhantes.
    «Um sistema operativo que me dava gozo rebentar», «uma plataforma caríssima, pesada, insegura e sempre a avariar que era obrigatória usar no escritório», «uma cena que os meus velhos compraram para eu poder correr os jogos e ir à net», «o colector de vírus e outros lixos» e outras que não consigo imaginar. Bill Gates estará reformado a jogar às cartas com o seu amigo Warren Buffet, Steve Ballmer olhará o seu relógio de ouro e a colecção de vídeos com os seus pulos e berros e um CEO recrutado pelos accionistas entre a nata dos escriturários formados nas melhores universidades será principescamente pago para manter as tetas da vaca a pingar uns cêntimos por acção, a razão de ser dos accionistas.

    Paulo Querido

    http://online.expresso.clix.pt/croni...sp?id=24760281

    #2
    A Microsft parece sempre estar presente em tudo, desde toolbars, blogs, mapas terrestres... enfim.

    O MSN tem um sistema de blogs semelhante ao Blogger que é o MSN Spaces. Já serve para a concorrencia contra a Google (que detém o Blogger).

    A microsoft tem:
    -MSN Toolbar (concorrente da Google Tollbar e do yahoo toolbar)
    -Microsoft AntiSpyware (ou Windows Defender) (tem varios concorrentes anti-spy)
    -Windows Live Local (concorrente do Google Earth)
    -IE7 (copia descarada do Firefox)
    -MSN Spaces (concorrente do Blogger)

    Ah pois... E digam lá porquê é que o Bill Gates é rico.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Methanex

      A Microsft parece sempre estar presente em tudo, desde toolbars, blogs, mapas terrestres... enfim.

      O MSN tem um sistema de blogs semelhante ao Blogger que é o MSN Spaces. Já serve para a concorrencia contra a Google (que detém o Blogger).

      A microsoft tem:
      -MSN Toolbar (concorrente da Google Tollbar e do yahoo toolbar)
      -Microsoft AntiSpyware (ou Windows Defender) (tem varios concorrentes anti-spy)
      -Windows Live Local (concorrente do Google Earth)

      Ah pois... E digam lá porquê é que o Bill Gates é rico...

      será o fantastico mundo da concorrencia ou a ansia de ganhar mais uns milhoes?

      Comentário


        #4
        Esse texto tem coisas verdadeiras mas é claramente parcial. A Microsoft também tem muitas virtudes e uma delas é produzir software fácil de usar.

        Para leigos, o XP é muito mais fácil de instalar e usar que qualquer distribuição Linux. Quer queiram, quer não.

        Comentário


          #5
          A Microsoft a nivel de pariculares acho que vai estar sempre segura!
          Ou talvez não depende acho que o problema vai ser quando o tio Bill bater a bota!
          Agora a nível empresarial, hmmm! acho que não se vai aguentar muito tempo!

          Onde trabalho utilizavamos VMS nos tempo dos Alfas agora só microsoft porque os clientes pedem que é mais simples para os operadores, e os nossos clientes são grandes empresas internacionais o que eles tem é sistemas mais complexos de gestão de redes por exemplo com outros sistemas que não Microsoft!

          Outro exemplo ainda a duas semanas estive a ter formação de SQL server porque trabalhamos com ORACLE mas a clientes que querem o SQL Server, enfim!

          Acho que a facilidade de utilização há-de garantir um lugar no futuro para a Microsoft a não ser que a concorrênçia se demonstre um incremento sobremaneira nesta campo!


          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por eu

            Esse texto tem coisas verdadeiras mas é claramente parcial. A Microsoft também tem muitas virtudes e uma delas é produzir software fácil de usar.

            Para leigos, o XP é muito mais fácil de instalar e usar que qualquer distribuição Linux. Quer queiram, quer não.
            Sim é verdade. O XP é muito mais fácil de instalar porque tu no linux tinhas que criar uma partição linux swap, depois uma partição ext3 (também podes por o linux a criar as partições sozinho).

            Só que eu tenho um problema: É de me habituar às pastas no linux.[}] Sempre sou viciado pelo C:

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por mccrow

              citação:Originalmente colocada por Methanex

              A Microsft parece sempre estar presente em tudo, desde toolbars, blogs, mapas terrestres... enfim.

              O MSN tem um sistema de blogs semelhante ao Blogger que é o MSN Spaces. Já serve para a concorrencia contra a Google (que detém o Blogger).

              A microsoft tem:
              -MSN Toolbar (concorrente da Google Tollbar e do yahoo toolbar)
              -Microsoft AntiSpyware (ou Windows Defender) (tem varios concorrentes anti-spy)
              -Windows Live Local (concorrente do Google Earth)

              Ah pois... E digam lá porquê é que o Bill Gates é rico...

              será o fantastico mundo da concorrencia ou a ansia de ganhar mais uns milhoes?
              Sim, ambas estão certas. A microsoft quer absorver lucros.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Methanex

                citação:Originalmente colocada por eu

                Esse texto tem coisas verdadeiras mas é claramente parcial. A Microsoft também tem muitas virtudes e uma delas é produzir software fácil de usar.

                Para leigos, o XP é muito mais fácil de instalar e usar que qualquer distribuição Linux. Quer queiram, quer não.
                Sim é verdade. O XP é muito mais fácil de instalar porque tu no linux tinhas que criar uma partição linux swap, depois uma partição ext3 (também podes por o linux a criar as partições sozinho).

                Só que eu tenho um problema: É de me habituar às pastas no linux.[}] Sempre sou viciado pelo C:
                acontece-me o mesmo ... deve ser porque so trabalho com o linux em servidores, e alias, qd arranco o servidor X a primeira coisa a fazer é abrir a consola, sabes como é, tem de ser branco no preto ;)

                Comentário


                  #9
                  Lembro-me de que a rede Novell era complexa de gerir e extremamente cara.

                  A Microsoft substituiu-a com naturalidade...

                  SQL Server vs ORACLE ... [}] [}] [}]

                  Até hoje a MS ainda não perdeu nenhuma guerra importante para se impor como líder NATURAL (esqueçam a XBOX 360 e NAVISION [)]) quando os outros são uns nabos. [:I]

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                    Lembro-me de que a rede Novell era complexa de gerir e extremamente cara.

                    A Microsoft substituiu-a com naturalidade...

                    SQL Server vs ORACLE ... [}] [}] [}]

                    Até hoje a MS ainda não perdeu nenhuma guerra importante para se impor como líder NATURAL (esqueçam a XBOX 360 e NAVISION [)]) quando os outros são uns nabos. [:I]

                    quem mais alto sobre mais do alto cai! LINUX RULES!!!

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por mccrow

                      quem mais alto sobre mais do alto cai! LINUX RULES!!!
                      Eu não gosto da situação de monopólio da MS, mas daí até deixar de ver a qualidade em alguns dos seus produtos...

                      Não te esqueças que para um utilizador vulgar do lineu, o Linux não acrescenta nada...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                        citação:Originalmente colocada por mccrow

                        quem mais alto sobre mais do alto cai! LINUX RULES!!!
                        Eu não gosto da situação de monopólio da MS, mas daí até deixar de ver a qualidade em alguns dos seus produtos...

                        Não te esqueças que para um utilizador vulgar do lineu, o Linux não acrescenta nada...
                        isso é verdade, mas nao fiques a pensar que só vejo Linux à frente. alias todos os sistemas que monto tendo diversificar os SO de modo a reduzir falhas e possiveis ataques.

                        que a microsoft tem algo de bom, tambem é verdade, mas acho que ultimamente tem estado estagnada em termos de software fiavel apesar de tirar o chapeu ao windows 2003 server e ter adorado a evolução investida no longhorn ou actual Vista, mas a ver vamos

                        Comentário


                          #13
                          Já esteve mais longe...... [:P]

                          Comentário


                            #14
                            O Mac Intel com Dual Boot vai certamente ser mais popular que os seus antecessores, há cada vez mais SO's linux bastante faceis de utilizar, mais software concorrente que se apresenta como uma verdadeira alternativa etc.

                            A Microsoft no minimo vai ter de passar a esforçar-se muito mais, o que é bom para todos nós.

                            Comentário


                              #15
                              A concorrencia e a evolução de mãos juntas a trabalhar para os utilizadores finais de modo a melhorar os sistemas informaticos... já é uma ideia antiga e muitas vezes esquecida!

                              Comentário


                                #16
                                CArlos.L o servidor de BD deste forum é sql-server , é um xeon 3.0 e vai ser trocado em junho por um DUPLO Xeon DP, razãp o SQL esta coma CPU acima dos 60% sistematicamente.

                                O servidor de banners que vez no topo, e em todo o site do AHO, bem como mais 47 bases de dados é Mysql 5.0 , em maquina identica, o load average é 0.02 , a este ritmo é maquina para durar mais 20 anos !

                                Nem sequer falo do ORACLE , no dia em que o SQL server 2035 XXXXppPPP equivaler a um oracle 7 ja a microsoft tem um bom RDBMS .
                                Ate la ja foi passada pelo Mysql, Pelo postgres e quiça pelo MSQL [}];)

                                Comentário


                                  #17
                                  não concordo nada que o I.E seja uma copia do firefox... quando o i.e nasceu primeiro. Mas para todos os efeitos utilizam a mesma plataforma, portanto o firefox era um I.E melhorado... agora com o 7 nem isso.

                                  O linux é como dar um telemovel cheio de merdinhas, camera, 320 botoes, todo personalizavel, email, acesso à net, wireless e o caraças a quem só quer fazer e receber chamadas. É demasiado complicado e chateia. Por isso nunca ha-de vingar. Além disso falta-lhe o marketing.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                                    não concordo nada que o I.E seja uma copia do firefox... quando o i.e nasceu primeiro. Mas para todos os efeitos utilizam a mesma plataforma, portanto o firefox era um I.E melhorado... agora com o 7 nem isso.
                                    A inovação do IE e do firefox partiu do OPERA!!

                                    citação:Originalmente colocada por Messerschmitt
                                    O linux é como dar um telemovel cheio de merdinhas, camera, 320 botoes, todo personalizavel, email, acesso à net, wireless e o caraças a quem só quer fazer e receber chamadas. É demasiado complicado e chateia. Por isso nunca ha-de vingar. Além disso falta-lhe o marketing.
                                    Uma coisa é dar outra é ir comprar, e quem compra um telemovel desses quer no minimo poder explorar todas as suas possibilidades, tal como o linux permite ao contrario do windows. desta forma, explica-se porque o linux é preferido pelos 'home developers'

                                    Comentário


                                      #19
                                      Hoje em dia as empresas podem recorrer apenas a software gratuito, mas precisam de um especialista em informática a tempo inteiro para "apagar fogos" junto dos utilizadores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por eu

                                        Hoje em dia as empresas podem recorrer apenas a software gratuito, mas precisam de um especialista em informática a tempo inteiro para "apagar fogos" junto dos utilizadores.
                                        mas isso acontece com software free ou não free.
                                        alias alguiem que experiemnte pedir suporte a microsoft, e percebe aquilo ques estou a dizer.

                                        quando montei o AHO, deparei com um BUG no SQL 2000, e multiprocessamento.
                                        escrevi para a MS indicando qual o BUG e o meu custumer number.

                                        a resposa veio 4 meses depois.
                                        o bug sera corrigido num proximo serviçie pack.
                                        ora se fossem levar na bilha era bem mais engraçado[8]
                                        entretanto na comunidade cuibernaauta encontre um workarround que funciona ate hoje.

                                        Comentário


                                          #21
                                          podes explicar o 'apagar fogos' ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                                            não concordo nada que o I.E seja uma copia do firefox... quando o i.e nasceu primeiro.
                                            Se fores a ver o IE nasceu depois:
                                            O Mozilla Firefox, como o nome indica, é baseado no Mozilla.
                                            O Mozilla por sua vez é a versão open-source do Netscape.
                                            O Netscape é anterior ao Internet Explorer e era o browser que dominava a web como hoje domina o IE.

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em relação ao artigo, eu acho que a MS ainda vai dominar o mundo da informática durante bastante tempo, especialmente ao nível do utilizador doméstico, o que para mim já perdeu (ou está a perder a olhos vistos) é o bom nome, o impacto, o efeito sensação que criava.
                                              No tempo do Win95 o nome Microsoft estava bem conotado, a Microsoft tinha de certa forma imagem de marca, actualmente está conotada é com produtos caros, lentos, virus, etc. As pessoas usam Microsoft porque estão habituadas ao software dessa empresa, grande parte delas reconhecem as falhas do produto mas não estão interessadas em mudar, é cómodo usar aquilo a que estamos habituados.
                                              O que falta à MS é o "hype", o efeito novidade que a Apple tem, mesmo sendo uma empresa pequena toda a gente vibra com o iPod, o iTunes, e gera curiosidade à volta do lançamento dos novos produtos, gera modas, gera expectativas.
                                              Alguem está "ansioso" de saber as novidades do novo Office? Acho que poucas pessoas estarão.
                                              Mas as novidades do novo MacOS ou o lançamento do novo iPod julgo que gera mais curiosidade.
                                              Basicamente acho que foi isto que a MS perdeu, não tem o factor "cool".

                                              Cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só para completar o artigo...

                                                Há grandes rumores que a Novell vai ser adquirida pela Oracle.. Ao que parece a Oracle no seu mercado é a unica que n~ºao vende soluções integradas SO+Software, ao contrario da Sun e da HP.. Pelo que o passo natural será adquirir um SO. OS possiveis candidatos serão a Red Hat ou a Novell(Suse), como os produtos são identicos, aliás, a Novell até tem inovado em alguns aspectos como o Xgl, e é mais barata, é bem possivel que a Oracle vá por ai..

                                                E sendo a Oracle uma empresa cheia de vitalidade e de €€€€€ que adquire outras empresas como nós adquirimos camisas, será uma operação que não vai surpreender ninguém..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hmm a oracle e a novell?!...vai ser interessante.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    pmct, não faço idéia do que é um servidor de banners, mas as necessidades podem ser substancialmente diferentes de caso para caso.
                                                    É um pouco como estares a equipar os entregadores de Piza com Strakar... [8D]

                                                    Num sistema transaccional complexo, onde os dados não tenham apenas que ser arrumados e disponibilizados, mas com transformações intensas, o SqlServer é um bom DBMS (desculpa lá não usar o R, mas é mania minha...)

                                                    Na minha ex-Empresa, liderei o projecto de informação de toda a Europa, mantendo as capacidades locais, centralizando a info em Londres e escolhi o SqlServer. O modelo que estava a ser desenhado em Oracle não servia, justifiquei-o, propus um novo, submeti-o a imensos benchmarks, tive a aprovação e o apoio da Administração e sabes que mais? Funciona e muito bem. E com cargas tremendas. ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por mundano

                                                      Só para completar o artigo...

                                                      Há grandes rumores que a Novell vai ser adquirida pela Oracle.. Ao que parece a Oracle no seu mercado é a unica que n~ºao vende soluções integradas SO+Software, ao contrario da Sun e da HP.. Pelo que o passo natural será adquirir um SO. OS possiveis candidatos serão a Red Hat ou a Novell(Suse), como os produtos são identicos, aliás, a Novell até tem inovado em alguns aspectos como o Xgl, e é mais barata, é bem possivel que a Oracle vá por ai..

                                                      E sendo a Oracle uma empresa cheia de vitalidade e de #8364;#8364;#8364;#8364;#8364; que adquire outras empresas como nós adquirimos camisas, será uma operação que não vai surpreender ninguém..
                                                      por falar nisso, a oracle ja tinha tentado comprar o mysql
                                                      http://uk.builder.com/architecture/d...9298439,00.htm

                                                      e se o sqlserver e melhor que o oracle, vou ali e ja venho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        MySQL em vez de SQL Server???? É para chorar a rir[8]

                                                        Até o meu básico trabalho final de curso conseguiu atrofiar uma BD MySQL em pouco tempo!

                                                        E quando se fala em tempo de resposta a problemas com o software, discordo! Onde estou a trabalhar agora as respostas não demoram mais que uns 3 ou 4 dias úteis. A resposta pode ser *******, tipo é corrigido no próximo patch... mas respondem!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Um comentário: Linux!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por joao

                                                            MySQL em vez de SQL Server???? É para chorar a rir[8]

                                                            Até o meu básico trabalho final de curso conseguiu atrofiar uma BD MySQL em pouco tempo!

                                                            E quando se fala em tempo de resposta a problemas com o software, discordo! Onde estou a trabalhar agora as respostas não demoram mais que uns 3 ou 4 dias úteis. A resposta pode ser *******, tipo é corrigido no próximo patch... mas respondem!
                                                            Quando respondem.

                                                            Já vi casos em que um técnico veio do canadá para cá e passou 2 semanas a levantar um servidor e já vi casos em que se perdeu dinheiro (e imenso) porque a M$ não respondeu a um pedido de assistência correctamente. (shit happens)

                                                            Já agora SQL é giro mas ORACCLE bate SQL aos pontos a questão está em saberem ver com quê e como se devem implementar as BD's que tem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X