Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Linux e discos externos (dúvida)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Linux e discos externos (dúvida)

    é assim pessoal:

    todos sabemos que o linux é muito versatil bla bla bla....


    o que quero saber é se posso ter o linux instalado num disco externo de rede e correr o linux em vários computadores a partir desse disco!


    alquem me pode dar umas luzes?

    #2
    bah... ninguem sabe nada?

    Comentário


      #3
      O que queres é uma arquitectura tipo servidor-thin client. Duvido é que o sistema corra a partir de um disco externo, mas é uma questão de investigar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
        é assim pessoal:

        todos sabemos que o linux é muito versatil bla bla bla....


        o que quero saber é se posso ter o linux instalado num disco externo de rede e correr o linux em vários computadores a partir desse disco!


        alquem me pode dar umas luzes?
        sei que existem varias versoes que correm por usb, mas como tu queres (como servidor) nao sei se haverá solução para isso.

        Comentário


          #5
          DRBL: um servidor thin client
          Contribuição de Noticias , Thursday, October 05 @ 08:45:51 BRT


          Administradores interessados num servidor thin client de baixo custo, poderoso e de fácil gerenciamento devem considerar o Diskless Remote Boot in Linux (DRBL). O DRBL permite que clientes carreguem uma imagem Linux sobre a rede, conseguindo assim iniciar um sistema operacional sem um HD próprio. Neste artigo, disponibilizado pelo Linux.com, Frank Tuzi oferece maiores informações sobre este recurso...



          http://tips.linux.com/tips/06/09/20/...tid=100&tid=49
          http://www.linuxsecurity.com.br/article.php?sid=11479

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
            é assim pessoal:

            todos sabemos que o linux é muito versatil bla bla bla....


            o que quero saber é se posso ter o linux instalado num disco externo de rede e correr o linux em vários computadores a partir desse disco!


            alquem me pode dar umas luzes?
            Bim dia, Sim, claro que existe. Tens em Portugal o Mind The Box http://www.mindthebox.com/ e é representado por uma empresa portuguesa: http://www.dri.pt/item1.php?lang=0&i...16&id_page=278

            Comentário


              #7
              hum... agrada-me

              já sei que estou a pedir de + mas já agora... freeware!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                hum... agrada-me

                já sei que estou a pedir de + mas já agora... freeware!
                Consegues um Linux Terminal Server com qualquer distribuição Linux (encontras vários tutoriais na net). Mas não consegues isso é só com um disco externo. Precisas sempre de um servidor.

                UPDATE: Da versão server do ubuntu: "Ubuntu Server edition includes thin client support using LTSP (Linux Terminal Server Project)."
                Editado pela última vez por Mooch; 11 October 2007, 10:07.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mooch Ver Post
                  Consegues um Linux Terminal Server com qualquer distribuição Linux (encontras vários tutoriais na net). Mas não consegues isso é só com um disco externo. Precisas sempre de um servidor.

                  UPDATE: Da versão server do ubuntu: "Ubuntu Server edition includes thin client support using LTSP (Linux Terminal Server Project)."

                  -.-'

                  tão mas eu tipo, não posso "chupar" o linux de uma partição? mas em x de ser
                  física é de 1 ip aka 192.168.1.60 <- exemplo...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                    -.-'

                    tão mas eu tipo, não posso "chupar" o linux de uma partição? mas em x de ser
                    física é de 1 ip aka 192.168.1.60 <- exemplo...
                    Como é que o disco tem um IP?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Como é que o disco tem um IP?

                      estando ligado a 1 router http://www.freecom.com/ecProduct_det...sCatID=1146196

                      ou podes ter 1 letra alocado ao mesmo... ate posso tar a dizer uma babuseira

                      mas é a ideia que tenho

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                        -.-'

                        tão mas eu tipo, não posso "chupar" o linux de uma partição? mas em x de ser
                        física é de 1 ip aka 192.168.1.60 <- exemplo...
                        Não... precisas sempre de ter um servidor. Não conseguirias na medida em que com mais que um computador a ir "chupar" o linux, terias valores péssimos de I/O de acesso ao tal disco, simplesmente aterravas com tudo.

                        Um disco não tem forma de gerir eficazmente os seus recursos, e não tem endereço IP.

                        Um processo que existe e que é diferente é teres um servidor de imagens, em que um computador antes de arrancar vai buscar uma imagem "limpa" de um sistema operativo (SO) a um servidor. Assim de cada vez que um utilizador usar um pc, tem sempre um SO limpinho para poder estragar à vontade, pois no próximo boot, será recarregada uma imagem limpa.

                        Mas para o que tu queres, o Linux Terminal Server é o ideal. Mas precisas sempre de um servidor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mooch Ver Post
                          Não... precisas sempre de ter um servidor. Não conseguirias na medida em que com mais que um computador a ir "chupar" o linux, terias valores péssimos de I/O de acesso ao tal disco, simplesmente aterravas com tudo.

                          Um disco não tem forma de gerir eficazmente os seus recursos, e não tem endereço IP.

                          Um processo que existe e que é diferente é teres um servidor de imagens, em que um computador antes de arrancar vai buscar uma imagem "limpa" de um sistema operativo (SO) a um servidor. Assim de cada vez que um utilizador usar um pc, tem sempre um SO limpinho para poder estragar à vontade, pois no próximo boot, será recarregada uma imagem limpa.

                          Mas para o que tu queres, o Linux Terminal Server é o ideal. Mas precisas sempre de um servidor.

                          mas eu não posso carregar essa "imagem" limpa a partir do disco? e arrancar com isso?

                          a minha ideia é ter tipo neste pc o xp, nesse disco ter o linux! ter dual boot no pc em que possa escollher!


                          e no portátil, o mesmo! mas n implica ter que usar 2 linux ao mm tempo!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                            mas eu não posso carregar essa "imagem" limpa a partir do disco? e arrancar com isso?

                            a minha ideia é ter tipo neste pc o xp, nesse disco ter o linux! ter dual boot no pc em que possa escollher!


                            e no portátil, o mesmo! mas n implica ter que usar 2 linux ao mm tempo!
                            Isso da imagem limpa é mais complexo do que queres e será contra-produtivo.

                            Consegues ter dual boot num disco externo, mas não é assim tão simples e a tua bios tem de suportar boot de um dispositivo USB. Existem alguns tutoriais na net sobre isso.

                            vê este: http://www.cc.gatech.edu/~quocminh/l...talllinux.html

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mooch Ver Post
                              Isso da imagem limpa é mais complexo do que queres e será contra-produtivo.

                              Consegues ter dual boot num disco externo, mas não é assim tão simples e a tua bios tem de suportar boot de um dispositivo USB. Existem alguns tutoriais na net sobre isso.

                              vê este: http://www.cc.gatech.edu/~quocminh/l...talllinux.html

                              não sei se tem sobre usb, mas tem sobre lan e o disco é de lan

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                não sei se tem sobre usb, mas tem sobre lan e o disco é de lan
                                Aqui já não te posso indicar nada, pois nunca lidei com algum sistema parecido.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X