Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E a escola está assim...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    E a escola está assim...

    Pois é, de novo mais um ano lectivo com que contar, despesas a aumentar, ideias a pôr em ordem em ordem (...) à escolha do futuro a seguir.

    Esta é a preocupação dos pais, ano após ano, que, ao que parece, está cair em saco roto nas preocupações de quem gere a política de ensino neste país!

    Senão vejamos. Ontem fui à primeira reunião de pais com a Directora de turma da minha filha, que ora frequenta o 11º ano numa escola da região. Estabelecimento de ensino que já foi de referência, hoje em dia aquela escola debate-se com os mais variados problemas, que não se compreendem...

    Falta de funcionários:

    No ano transacto passaram à reforma 4 funcionárias auxiliares que não foram substituídas. Este ano os resultados estão à vista! Não há Educação Física porque não há funcionários que dêem o necessário apoio para que essas aulas existam. Também não há biblioteca, o que até se compreende pois trata-se de um estabelecimento de ensino, local onde tal infraestrutura é, como sabemos, perfeitamente deslocada. A sala de TIC não tem, pasme-se, computadores...

    Os funcionários que "por lá passam" estão a termo certo e, por isso mesmo, sem formação e interesse para mais...

    Não há segurança no perímetro interno da Escola, havendo o conhecimento de que operam dentro desse espaço vários grupos marginais organizados armados com armas brancas aos quais apenas a fraca resposta da "Escola Segura" parece mostrar que a Sociedade ainda respira...

    Não há Associação de Pais, numa atitude de divórcio e descrença na defesa dos interesses das nossas crianças incompreensível...

    Fechou o Gabinete de Psicologia, considerado pela tutela como desnecessário apesar da Psicóloga que ali estava a exercer funções até ao ano anterior ser claramente insuficiente face às solicitações!...

    As premissas, como objectivos a cumprir em cada ano, estão de tal forma emaranhadas que os professores não sabem como vai ser este ano com a definição de critérios de avaliação. É que, dizem-nos, as alterações ao D.L. 74/2004, de 26 de Março, já sofreram tantas alterações (a última foi a portaria 1322/2007...) que já ninguém se entende!

    Foram criadas aulas com duração de 135 minutos...

    Desconhecem-se os critérios para os exames de matemática do 12º, pois se em 2005 saiu matéria do 10º, 11º e 12º no exame deste último, em 2006 saiu, sem que ninguém o previsse, apenas matéria do 12º, sobretudo depois do investimento feito, por alunos e pais, para essa prova final!

    No final do ano, SIADAP oblige, lá vem a avaliação final dos professores, cujos critérios, afinal, ainda não estarão assim tão bem definidos! E corrijam-me os profissionais da área que, certamente, estão mais por dentro destas coisas do que eu, naquilo que estiver errado ou impreciso!

    Será este o ensino que queremos?...

    #2
    Certamente não é a escola que se pretende...

    Mas é uma fase...desejo sorte para que a tua filha acabe depressa o 12º e saia daí.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
      Certamente não é a escola que se pretende...

      Mas é uma fase...desejo sorte para que a tua filha acabe depressa o 12º e saia daí.
      Eu anseio que ela saia deste sistema de ensino infernal onde parece que ninguém é respeitado... Para entrar, depois, num mercado de trabalho onde os critérios parecem-me preocupantemente semelhantes...

      Que raio de país ao qual demos a nossa juventude, a nossa saúde e a nossa esperança!...

      Comentário


        #4
        O meu 11º já lá vai há uns 7 ou 8 anos. E é estúpido (não encontro outra descrição!) reparar que as coisas mudam ou para soluções coladas a cuspo ou para pior!!! Enfim, só desejo a melhor sorte à tua filha e que ela tenha o maior sucesso no seu percurso escolar, pois uma educação sólida é cada vez mais essencial. Os empregos menos qualificados cada vez são mais raros e são entregues cada vez mais a países de 3º Mundo ou à exploração de imigrantes ilegais! Temos que nos formar e que evoluir se queremos continuar a competir com o mundo e ter sucesso no mercado de trabalho.

        E os graves problemas estruturais, sociais e culturais que Portugal tem relativamente à escolaridade nunca foram resolvidos, nem por Monarquias, Républicas, Ditaduras ou Democracias! E este, a meu ver, é o pilar mais importante para virmos a ter um país dito melhor e ninguém parece interessado em pegar nele.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          Certamente não é a escola que se pretende...

          Mas é uma fase...desejo sorte para que a tua filha acabe depressa o 12º e saia daí.
          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
          O meu 11º já lá vai há uns 7 ou 8 anos. E é estúpido (não encontro outra descrição!) reparar que as coisas mudam ou para soluções coladas a cuspo ou para pior!!! Enfim, só desejo a melhor sorte à tua filha e que ela tenha o maior sucesso no seu percurso escolar, pois uma educação sólida é cada vez mais essencial. Os empregos menos qualificados cada vez são mais raros e são entregues cada vez mais a países de 3º Mundo ou à exploração de imigrantes ilegais! Temos que nos formar e que evoluir se queremos continuar a competir com o mundo e ter sucesso no mercado de trabalho.

          E os graves problemas estruturais, sociais e culturais que Portugal tem relativamente à escolaridade nunca foram resolvidos, nem por Monarquias, Républicas, Ditaduras ou Democracias! E este, a meu ver, é o pilar mais importante para virmos a ter um país dito melhor e ninguém parece interessado em pegar nele.
          Obrigado.

          Comentário


            #6
            Trabalho na Escola (sou professor) em que fiz todo o meu percurso escolar, até ao secundário.

            E ao ler o que escreveste, comparo com as condições que tenho na minha Escola.

            Nestes, cerca de 12 anos desde que saí até agora quando voltei, a escola em vez de melhorar, piorou.

            Os materiais são os mesmos, com a agravante do desgaste do tempo.

            Computadores praticamente não existem e os que há estão desactualizados face à realidade...

            As condições físicas da escola estão miseráveis.

            Pelo que me contaram, grande culpa da situação teve o executivo anterior.
            Mas, por onde têm andado as inspecções às escolas...

            Enfim...
            Felizmente, que há muitas escolas com boas condições, mas
            também há muitas bastante precárias e
            estas não aparecem na propaganda governamental...

            Um último apontamento, a Escola da tua filha consegue ter piores condições que a minha.
            Só não percebo, como é que os Pais pactuam com a situação e não fazem nada...

            Uma ida da televisão a essa "Escola" resolveria muitos problemas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post

              Desconhecem-se os critérios para os exames de matemática do 12º, pois se em 2005 saiu matéria do 10º, 11º e 12º no exame deste último, em 2006 saiu, sem que ninguém o previsse, apenas matéria do 12º, sobretudo depois do investimento feito, por alunos e pais, para essa prova final!
              Não devemos estar a falar dos mesmos exames. O exame do 12º de Matemática sempre foi apenas com a matéria do 12º. Tens é conceitos que já é suposto saberes.

              Portanto não é que sem ninguém o previsse, os exames de matemática eram desde 1999 até 2006 ( agora não falo porque não sei como estão as coisas ) apenas com a matéria do 12º ano.

              Disse 1999 porque foi nesse ano ( penso eu ) que o programa sofreu umas alterações. Portanto o modelo de exame de matemática entre esses anos foi sempre o mesmo.

              Comentário


                #8
                Ou muito me engano ou a escola ñ pode estar a aberta com tantos problemas por resolver, a Biblioteca tem de estar aberta, assim como aulas de Ed. Fisica, e tem de ter computadores.

                Isso era 1 ida bem merecida à TV para mostrar o ensino que temos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                  Trabalho na Escola (sou professor) em que fiz todo o meu percurso escolar, até ao secundário.

                  E ao ler o que escreveste, comparo com as condições que tenho na minha Escola.

                  Nestes, cerca de 12 anos desde que saí até agora quando voltei, a escola em vez de melhorar, piorou.

                  Os materiais são os mesmos, com a agravante do desgaste do tempo.

                  Computadores praticamente não existem e os que há estão desactualizados face à realidade...

                  As condições físicas da escola estão miseráveis.

                  Pelo que me contaram, grande culpa da situação teve o executivo anterior.
                  Mas, por onde têm andado as inspecções às escolas...

                  Enfim...
                  Felizmente, que há muitas escolas com boas condições, mas
                  também há muitas bastante precárias e
                  estas não aparecem na propaganda governamental...

                  Um último apontamento, a Escola da tua filha consegue ter piores condições que a minha.
                  Só não percebo, como é que os Pais pactuam com a situação e não fazem nada...

                  Uma ida da televisão a essa "Escola" resolveria muitos problemas...
                  Isso está a ser pensado e começou, precisamente, a ser ponderado nessa dita reunião!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                    Não devemos estar a falar dos mesmos exames. O exame do 12º de Matemática sempre foi apenas com a matéria do 12º. Tens é conceitos que já é suposto saberes.

                    Portanto não é que sem ninguém o previsse, os exames de matemática eram desde 1999 até 2006 ( agora não falo porque não sei como estão as coisas ) apenas com a matéria do 12º ano.

                    Disse 1999 porque foi nesse ano ( penso eu ) que o programa sofreu umas alterações. Portanto o modelo de exame de matemática entre esses anos foi sempre o mesmo.
                    Bem, a informação foi veiculada pela Directora de turma, mas como naturalmente a minha filha ainda lá não chegou e o meu 12º ano já vai longe, e não tinha matemática, não vou aqui fazer nenhum "cavalo de batalha" sobre isso.

                    Essa é a opinião da Professora, pessoa, aliás, que me pareceu muito interessada, preocupada e esclarecida nesta matéria, sobretudo naquilo que são as suas competências, não as das alterações legislativas que se sucedem em catadupa e que ninguém, de bom senso, percebe!

                    Comentário


                      #11
                      É, de facto, lamentável. E fico pior que estragado quando se propagandeia computadores a rodos quando não há dinheiro para as elementares fotocópias e indispensáveis funcionários...

                      Comentário


                        #12
                        135 minutos?????????

                        Comentário


                          #13
                          Caro vizinho Pé Leve quase que arriscava a dizer o nome da escola.

                          Tendo já deixado o secundário á alguns anos, creio ainda ter conhecimento das pobres escolas que rodeiam a nossa região.

                          Mais infeliz ainda é não se tratar de um problema da nossa zona, mas sim um problema nacional, em que em muitos pontos do país temos escolas nas mesmas condições ou piores.

                          É triste que assim seja, pois os pais criam os filhos com tanto amor e carinho , e depois "dói" vê-los em escolas que não tem condições e nem se sabe em que condições é que os filhos iram chegar a casa.

                          Tens mesmo de fazer alguma coisa, pois sendo o povo português um povo comudista "do deixa andar" , se não fores tu a chegar-te a frente pelos que amas, ninguém se chegará por ti.

                          Grande abraço.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                            Pois é, de novo mais um ano lectivo com que contar, despesas a aumentar, ideias a pôr em ordem em ordem (...) à escolha do futuro a seguir.

                            Esta é a preocupação dos pais, ano após ano, que, ao que parece, está cair em saco roto nas preocupações de quem gere a política de ensino neste país!

                            Senão vejamos. Ontem fui à primeira reunião de pais com a Directora de turma da minha filha, que ora frequenta o 11º ano numa escola da região. Estabelecimento de ensino que já foi de referência, hoje em dia aquela escola debate-se com os mais variados problemas, que não se compreendem...

                            Falta de funcionários:

                            No ano transacto passaram à reforma 4 funcionárias auxiliares que não foram substituídas. Este ano os resultados estão à vista! Não há Educação Física porque não há funcionários que dêem o necessário apoio para que essas aulas existam. Também não há biblioteca, o que até se compreende pois trata-se de um estabelecimento de ensino, local onde tal infraestrutura é, como sabemos, perfeitamente deslocada. A sala de TIC não tem, pasme-se, computadores...

                            Os funcionários que "por lá passam" estão a termo certo e, por isso mesmo, sem formação e interesse para mais...

                            Não há segurança no perímetro interno da Escola, havendo o conhecimento de que operam dentro desse espaço vários grupos marginais organizados armados com armas brancas aos quais apenas a fraca resposta da "Escola Segura" parece mostrar que a Sociedade ainda respira...

                            Não há Associação de Pais, numa atitude de divórcio e descrença na defesa dos interesses das nossas crianças incompreensível...

                            Fechou o Gabinete de Psicologia, considerado pela tutela como desnecessário apesar da Psicóloga que ali estava a exercer funções até ao ano anterior ser claramente insuficiente face às solicitações!...

                            As premissas, como objectivos a cumprir em cada ano, estão de tal forma emaranhadas que os professores não sabem como vai ser este ano com a definição de critérios de avaliação. É que, dizem-nos, as alterações ao D.L. 74/2004, de 26 de Março, já sofreram tantas alterações (a última foi a portaria 1322/2007...) que já ninguém se entende!

                            Foram criadas aulas com duração de 135 minutos...

                            Desconhecem-se os critérios para os exames de matemática do 12º, pois se em 2005 saiu matéria do 10º, 11º e 12º no exame deste último, em 2006 saiu, sem que ninguém o previsse, apenas matéria do 12º, sobretudo depois do investimento feito, por alunos e pais, para essa prova final!

                            No final do ano, SIADAP oblige, lá vem a avaliação final dos professores, cujos critérios, afinal, ainda não estarão assim tão bem definidos! E corrijam-me os profissionais da área que, certamente, estão mais por dentro destas coisas do que eu, naquilo que estiver errado ou impreciso!

                            Será este o ensino que queremos?...
                            As escolas andam cada vez pior, não se faz nada...

                            As aulas de 135 minutos provavelmente servem para preparar os alunos para o ensino superior, em que não há intervalos, sai-se de uma aula e vais logo ter a outra, e as duas horas de aulas são de seguida, as vezes tres.

                            No meu tempo estava habituada a ter um intervalo entre aulas de duas/tres horas, e por isso quando cheguei a faculdade foi um choque descobrir que tinha de estar fechada esse tempo sem intervalo(embora se possa sair a meio da aula para ir comer ou wc). Por isso por mais pesado que seja, talvez prepare a tua filha.

                            No resto, concordo. Não haver bibliotecas ou computadores é o cúmulo. Nem todos os alunos tem possibilidade de ter um computador pessoal, como farão os trabalhos?
                            Editado pela última vez por DarkRose; 11 October 2007, 17:50.

                            Comentário


                              #15
                              Infelizmente, quando não há dinheiro o sistema detiora-se, até entrar em colapso.

                              Ao longo destes 3 anos aqui no off-topic, que tento lembrar os meus amigos de que é preciso reformar profundamente o Estado.

                              Uns pensam que é mania minha.

                              Outros que é pura maldade.

                              Mas se não mudarmos e muito depressa, um dia destas este País torna-se num autêntico filme de terror.

                              Acreditem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                No resto, concordo. Não haver bibliotecas ou computadores é o cúmulo. Nem todos os alunos tem possibilidade de ter um computador pessoal, como farão os trabalhos?
                                Depende dos trabalhos. Já vi muitos relatórios feitos à unha que envergonham muitos relatórios feitos a computador. É uma questão de conteúdo e não de forma.

                                Grave é leccionar-se TIC (Tecnologias da informação e comunicação) sem... computadores!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Depende dos trabalhos. Já vi muitos relatórios feitos à unha que envergonham muitos relatórios feitos a computador. É uma questão de conteúdo e não de forma.

                                  Grave é leccionar-se TIC (Tecnologias da informação e comunicação) sem... computadores!
                                  Exacto, mas referia-me a trabalhos em que o computador é indispensavel, como programação e afins.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                    135 minutos?????????
                                    Pois...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                      Caro vizinho Pé Leve quase que arriscava a dizer o nome da escola.

                                      Tendo já deixado o secundário á alguns anos, creio ainda ter conhecimento das pobres escolas que rodeiam a nossa região.

                                      Mais infeliz ainda é não se tratar de um problema da nossa zona, mas sim um problema nacional, em que em muitos pontos do país temos escolas nas mesmas condições ou piores.

                                      É triste que assim seja, pois os pais criam os filhos com tanto amor e carinho , e depois "dói" vê-los em escolas que não tem condições e nem se sabe em que condições é que os filhos iram chegar a casa.

                                      Tens mesmo de fazer alguma coisa, pois sendo o povo português um povo comudista "do deixa andar" , se não fores tu a chegar-te a frente pelos que amas, ninguém se chegará por ti.

                                      Grande abraço.
                                      Essa é que é essa, caro vizinho, se não formos nós a dar os passos que deveriam estar já implementados ou em vias disso as coisas não acontecem!...

                                      Um abraço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                        As escolas andam cada vez pior, não se faz nada...

                                        As aulas de 135 minutos provavelmente servem para preparar os alunos para o ensino superior, em que não há intervalos, sai-se de uma aula e vais logo ter a outra, e as duas horas de aulas são de seguida, as vezes tres.

                                        No meu tempo estava habituada a ter um intervalo entre aulas de duas/tres horas, e por isso quando cheguei a faculdade foi um choque descobrir que tinha de estar fechada esse tempo sem intervalo(embora se possa sair a meio da aula para ir comer ou wc). Por isso por mais pesado que seja, talvez prepare a tua filha.

                                        No resto, concordo. Não haver bibliotecas ou computadores é o cúmulo. Nem todos os alunos tem possibilidade de ter um computador pessoal, como farão os trabalhos?
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Depende dos trabalhos. Já vi muitos relatórios feitos à unha que envergonham muitos relatórios feitos a computador. É uma questão de conteúdo e não de forma.

                                        Grave é leccionar-se TIC (Tecnologias da informação e comunicação) sem... computadores!
                                        Pois, não é fácil não...

                                        Comentário


                                          #21
                                          As escolas públicas metem dó eu so fiz ensino publico até ao 9ºano depois fui para um colégio privado em como tirei um curso técnologico não paguei um tusto mas tive uma qualidade de ensino exemplar, actividades extracurriculares participava nas que queria e igualmente sem pagar um tusto até cheguei a jogar na equipa de voleibol onde tinha deslocaçoes e tudo e n paguei tb um tusto..

                                          se fosse para uma escola publica não sabia metade do que sei hoje isso é certo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                            Pois...
                                            Eu sou aluno do 11º ano e claro que tambem tenho essas aulas...Mas sinceramente isso não me afecta muito, porque estas aulas de 135 min são aproveitadas pelos professores para realizar actividades prácticas, por exemplo hoje ainda tive uma actividade de Biologia que ocupou o tempo todo, e quando não há actividades os professores dão materia normal mas de forma mais leve...E ainda temos um intervalo de 15 min entre o primeiro bloco de 90 min e o de 45 min...E para alem disso só tenho essas aulas duas vezes por semana (Uma de Biologia e outra de FQ)...


                                            PS: Desculpem se cometi para aqui alguma gaffe de Português, mas venho cansado por isso é provavel que esteja para aqui alguma coisa que me tenha escapado...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              Infelizmente, quando não há dinheiro o sistema detiora-se, até entrar em colapso.

                                              Ao longo destes 3 anos aqui no off-topic, que tento lembrar os meus amigos de que é preciso reformar profundamente o Estado.

                                              Uns pensam que é mania minha.

                                              Outros que é pura maldade.

                                              Mas se não mudarmos e muito depressa, um dia destas este País torna-se num autêntico filme de terror.

                                              Acreditem.
                                              Mas é preciso:

                                              Dinheiro para o ensino em vez de se fecharem escolas, é necessário que se aposte na natalidade e nas famílias, é necessário que os professores vejam as suas carreiras dignificadas, estáveis e não tenham de leccionar, precariamente, a centenas de quilómetros de casa, é indispensável que os professores sejam respeitados e o que eles dizem "seja lei", é necessário que os programas sejam claros bem como os respectivos objectivos, é preciso estar com atenção às crianças e perceber desde cedo quais as suas valias, é preciso apostar fortemente na segurança dos alunos e, também por aqui, na tranquilidade dos pais, é preciso não desvalorizar a célula familiar e perceber que é da sua estabilização que o resto se estabiliza...

                                              É preciso perceber que sem estabilidade nem se consegue sequer projectar a curto prazo, quanto mais a médio e longo!... E sem estabilidade as nossas crianças tornam-se inseguras, tal como o país...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                Eu sou aluno do 11º ano e claro que tambem tenho essas aulas...Mas sinceramente isso não me afecta muito, porque estas aulas de 135 min são aproveitadas pelos professores para realizar actividades prácticas, por exemplo hoje ainda tive uma actividade de Biologia que ocupou o tempo todo, e quando não há actividades os professores dão materia normal mas de forma mais leve...E ainda temos um intervalo de 15 min entre o primeiro bloco de 90 min e o de 45 min...E para alem disso só tenho essas aulas duas vezes por semana (Uma de Biologia e outra de FQ)...


                                                PS: Desculpem se cometi para aqui alguma gaffe de Português, mas venho cansado por isso é provavel que esteja para aqui alguma coisa que me tenha escapado...
                                                Ah mas espera lá... São aulas de 135 minutos seguidos sem intervalo, ou são aulas de 90+45 minutos com intervalo? É que isso já eu tinha no 12º...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                                  Ah mas espera lá... São aulas de 135 minutos seguidos sem intervalo, ou são aulas de 90+45 minutos com intervalo? É que isso já eu tinha no 12º...
                                                  Na minha escola está a funcionar 90+45 min

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                    Na minha escola está a funcionar 90+45 min
                                                    Ah... Isso, para mim pelo menos, não é novidade, eu tive, ainda com o os cursos antigos e sem a reforma nova. 135 minutos non stop é um bocado violento... eu com aulas de 50 minutos já fico com comichão no nalguedo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                      Na minha escola está a funcionar 90+45 min
                                                      Pois, mas na escola que refiro são 135 ininterruptos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                        Mas é preciso:

                                                        Dinheiro para o ensino em vez de se fecharem escolas, é necessário que se aposte na natalidade e nas famílias, é necessário que os professores vejam as suas carreiras dignificadas, estáveis e não tenham de leccionar, precariamente, a centenas de quilómetros de casa, é indispensável que os professores sejam respeitados e o que eles dizem "seja lei", é necessário que os programas sejam claros bem como os respectivos objectivos, é preciso estar com atenção às crianças e perceber desde cedo quais as suas valias, é preciso apostar fortemente na segurança dos alunos e, também por aqui, na tranquilidade dos pais, é preciso não desvalorizar a célula familiar e perceber que é da sua estabilização que o resto se estabiliza...

                                                        É preciso perceber que sem estabilidade nem se consegue sequer projectar a curto prazo, quanto mais a médio e longo!... E sem estabilidade as nossas crianças tornam-se inseguras, tal como o país...
                                                        Acho que na educação é preciso:

                                                        Reinstaurar o respeito por outrém, sobretudo policia e professores, para que haja bom ambiente, fora e dentro da escola.
                                                        Punir quem prevarica, sem receios nem contemplações.
                                                        Dar de uma vez um rumo à educação pois daqui a uns anos, por este andar, nem os professores sabem escrever português.
                                                        As crianças desenvolverem as suas capacidades e personalidade fora da escola também.

                                                        Acho que não é preciso nem se deve:

                                                        "Internar" as crianças de manhã à noite na escola, levando consequentemente à falta de interesse pela escola, devido à saturação.



                                                        Mas o que é bonito é mostrar na tv que existem portatéis a 150 euros* (atenção ao *), banda "larga" e que foram fechadas X escolas (e maternidades, etc, mas agora falamos de educação), juntando 30 alunos por turma, levando o estado a poupar dinheiro (mandando professores para o desemprego quando eles fazem falta entre outras coisas), como se isso fosse bom!

                                                        O sr. PM deve ser um homem felicíssimo a julgar pelos sorrisos de orelha a orelha que constantemente mostra aos portugueses.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Realmente o nosso país está cada vez pior, de dia para dia há mais politicas governamentais de contenção que retiram a qualidade aos Serviços Públicos...por mais que se pense não há (no geral) gente a mais na FP, há aliás nos principais serviços públicos uma falta de funcionários gritante, que tem sempre consequencias directas no serviços, na rapidez, na qualidade!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                            Realmente o nosso país está cada vez pior, de dia para dia há mais politicas governamentais de contenção que retiram a qualidade aos Serviços Públicos...por mais que se pense não há (no geral) gente a mais na FP, há aliás nos principais serviços públicos uma falta de funcionários gritante, que tem sempre consequencias directas no serviços, na rapidez, na qualidade!

                                                            Estou de acordo contigo.

                                                            Ainda hoje acompanhei o meu advogado a um Registo Civil, e além da senhora que estava ao balcão a despachar com energia todos o que lhes aparecia pela frente, havia naquele 'open space' + de 15 pessoas a olhar para o computador como se estivessem a ler Grego.

                                                            Santa paciência.

                                                            Não há dinheiro, acaba-se a farra.

                                                            Tenho pena que as crianças que são o futuro deste País, não o possam ser porque se tenta proteger quem pouco ou nada faz. Tenham lá paciência e abram os olhos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X