Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Pontualidade em Portugal.....das Pessoas ás Organizaçoes!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Pontualidade em Portugal.....das Pessoas ás Organizaçoes!

    Vem este topico, a proposito da "nossa" tradicional (falta dela...) Pontualidade, e que um jornalista Alemão na conferencia de imprensa organizada pelo Ministro da tutela para a apresentaçao do Orçamento de Estado para 2008, resumia assim:

    "que confiança se pode ter nas previsões de um Governo, que nao consegue começar uma conferencia de imprensa a horas" (???)

    Ps. começou com 40 minutos de atrazo !!!

    #2
    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
    Vem este topico, a proposito da "nossa" tradicional (falta dela...) Pontualidade, e que um jornalista Alemão na conferencia de imprensa organizada pelo Ministro da tutela para a apresentaçao do Orçamento de Estado para 2008, resumia assim:

    "que confiança se pode ter nas previsões de um Governo, que nao consegue começar uma conferencia de imprensa a horas" (???)

    Ps. começou com 40 minutos de atrazo !!!
    O brasileiro tem um descaso total com a pontualidade.

    Eu tenho pavor em não cumprir horários. O mesmo não se passa com 99,9999% do resto da população

    Comentário


      #3
      Mas, o que é a pontualidade?
      Um hábito, uma forma habitual de viver as referências temporais do quotidiano e, portanto, uma forma de expressão própria para gerir prioridades na relação consigo próprio e com as outras pessoas. Nesta perspectiva, é mais uma dimensão da personalidade, integradora da imagem que cada pessoa transmite para fora de si e com a qual comunica.
      No seu conjunto, a pontualidade de todos os indivíduos compõe a imagem cultural da sociedade e o modo como é feita a gestão do tempo e a importância dada aos compromissos assumidos leva a distinguir dois grupos culturalmente opostos. Assim são denominadas culturas monocrónicas, aquelas em que existe uma obsessão pelo relógio e culturas policrónicas, aquelas que são menos rigorosas com a pontualidade e os prazos. Nestas últimas, como a portuguesa, não é mal visto falhar os compromissos, sendo frequente a sobreposição de reuniões e preenchimento simultâneo das agendas, aparentando, por vezes, uma eficácia e produtividade que, na realidade, não se verificam.
      Não é difícil compreender a enorme relevância que tem a realidade subjacente a esta imagem no contexto dos diversos países, se se pretender crescer em produtividade, se se tiver como objectivo tornar-se mais competitivo em comparação com outras sociedades.
      Tal como se verifica com outros povos latinos do Sul da Europa, o gestor português possui uma grande capacidade para gerir a improvisação o que, muitas vezes, o leva a alterar as prioridades dos objectivos definidos, dos prazos determinados e das responsabilidades assumidas, em face da resolução de um problema urgente. É a esta tendência de levar o improviso ao extremo que, em Portugal, se costuma dar o peculiar nome de “desenrascanço”1.
      Se, numa situação concreta e definida, este talento é de uma grande riqueza e potencial competitivo, com facilidade conduz os indivíduos a desleixar a programação e a perder o foco sobre aquilo que é verdadeiramente prioritário, numa perspectiva de médio prazo, e leva os grupos em que se trabalha
      a tolerarem uma flutuação no controlo dos objectivos definidos, dos prazos determinados e das responsabilidades assumidas anteriormente.


      AESE Estudos e Monografias

      Pontualidade em Portugal

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
        Mas, o que é a pontualidade?
        Um hábito, uma forma habitual de viver as referências temporais do quotidiano e, portanto, uma forma de expressão própria para gerir prioridades na relação consigo próprio e com as outras pessoas. Nesta perspectiva, é mais uma dimensão da personalidade, integradora da imagem que cada pessoa transmite para fora de si e com a qual comunica.
        No seu conjunto, a pontualidade de todos os indivíduos compõe a imagem cultural da sociedade e o modo como é feita a gestão do tempo e a importância dada aos compromissos assumidos leva a distinguir dois grupos culturalmente opostos. Assim são denominadas culturas monocrónicas, aquelas em que existe uma obsessão pelo relógio e culturas policrónicas, aquelas que são menos rigorosas com a pontualidade e os prazos. Nestas últimas, como a portuguesa, não é mal visto falhar os compromissos, sendo frequente a sobreposição de reuniões e preenchimento simultâneo das agendas, aparentando, por vezes, uma eficácia e produtividade que, na realidade, não se verificam.
        Não é difícil compreender a enorme relevância que tem a realidade subjacente a esta imagem no contexto dos diversos países, se se pretender crescer em produtividade, se se tiver como objectivo tornar-se mais competitivo em comparação com outras sociedades.
        Tal como se verifica com outros povos latinos do Sul da Europa, o gestor português possui uma grande capacidade para gerir a improvisação o que, muitas vezes, o leva a alterar as prioridades dos objectivos definidos, dos prazos determinados e das responsabilidades assumidas, em face da resolução de um problema urgente. É a esta tendência de levar o improviso ao extremo que, em Portugal, se costuma dar o peculiar nome de “desenrascanço”1.
        Se, numa situação concreta e definida, este talento é de uma grande riqueza e potencial competitivo, com facilidade conduz os indivíduos a desleixar a programação e a perder o foco sobre aquilo que é verdadeiramente prioritário, numa perspectiva de médio prazo, e leva os grupos em que se trabalha
        a tolerarem uma flutuação no controlo dos objectivos definidos, dos prazos determinados e das responsabilidades assumidas anteriormente.


        AESE Estudos e Monografias

        Pontualidade em Portugal

        O desenrancanço é tido por aqui como "O jeitinho brasileiro", que por muitas vezes se utiliza de métodos escusos e pouco éticos, sem moral.

        Se a coisa tem que ser feita, que seja feita de forma correcta.

        Comentário


          #5
          Isso é um daqueles assuntos...


          Tem muito que se lhe diga, pena é nao termos tempo

          Comentário


            #6
            Eu se não chego a Horas a algum local combinado, ou tive algum problema ou foi por culpa de alguém externo... Mesmo o transito poucas vezes serve de desculpa.

            Faço sempre as contas por cima e perfiro chegar antes que depois.

            Comentário


              #7
              Para mim a pontualidade n é problema. Problema é a falta dela! E normalmente sou EU quem tem de ficar à espera de Suas Excas. seja p/ o que for (reuniões e afins...).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Eu se não chego a Horas a algum local combinado, ou tive algum problema ou foi por culpa de alguém externo... Mesmo o transito poucas vezes serve de desculpa.

                Faço sempre as contas por cima e perfiro chegar antes que depois.

                Pois, eu tb faço sempre as contas "pelo largo" para poder chegar antes. O que normalmente significa que, por exemplo, espero 45 minutos em vez de 30 pelo gajo que se atrasou 30!!!

                Comentário


                  #9
                  um dos cenários mais chatos: jantares de grupo

                  marca-se para determinada hora, e a maioria das pessoas já está a dizer "se marcaram para as 8, apareço lá só às 8 e meia, porque toda a gente chega tarde".
                  e quem chega a horas é que tem de ficar à espera de suas excelências... quando for eu a marcar um jantar desses, há uma tolerancia de 10 minutos e a seguir é ir pra mesa pedir a comida :P chegaram tarde? temos pena.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Eu se não chego a Horas a algum local combinado, ou tive algum problema ou foi por culpa de alguém externo... Mesmo o transito poucas vezes serve de desculpa.

                    Faço sempre as contas por cima e perfiro chegar antes que depois.
                    Assim como eu, Miguel.

                    E isso tendo em vista que não tenho transporte próprio (é autocarro ou dependo de terceiros para me levar/buscar)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                      um dos cenários mais chatos: jantares de grupo

                      marca-se para determinada hora, e a maioria das pessoas já está a dizer "se marcaram para as 8, apareço lá só às 8 e meia, porque toda a gente chega tarde".
                      e quem chega a horas é que tem de ficar à espera de suas excelências... quando for eu a marcar um jantar desses, há uma tolerancia de 10 minutos e a seguir é ir pra mesa pedir a comida :P chegaram tarde? temos pena.
                      Marquei um jantar de grupo. Mesa as 21h, marquei com o pessoal as 20h30 (sem eles saberem da hora da mesa) e disse que dava 30m de tolerancia que depois desses 30m quem chegasse tarde pagava uma rodada a todos os que lá estavam a horas.

                      Resultou e bem.

                      Os piores a que já fui, mesma técnica das horas, dizer 20h quando a mesa era as 20h30... A maior parte do pessoal chegou depois das 21h30.... Uma vergonha.

                      Comentário


                        #12
                        Faço questão de cumprir sempre horarios combinados, a não ser que aconteça algum imprevisto de força maior, faço sempre por chegar 5 a 10 minutos antes da hora. Ainda hoje tinha combinado com o meu pai ele passar em minha casa as 8.45 para sairmos juntos eram 8.30 já estava sentado no sofá a ver TV a espera que ele chegasse.

                        Comentário


                          #13
                          Além da falta de pontualidade que me repugna e revolta, existe algo que é comum fazerem, dar secas.

                          Por exemplo é comum ter um reunião marcada com o administrador Y ou X da empresa XPTO e este demorar em receber só porque é bem e dá um ar importante, nem que sejam só 5 minutos, mas existe muito a tendência de fazer esperar.
                          Claro que, depois não podem esperar complacência da parte de quem esperou, ou se vai embora - e muito bem diga-se- , ou usa a plenitude dos seus poderes para fazer suar quem assim procedeu.
                          É que este tempo, que alguns srs. gostam que o funcionário publico perca, é pago por todos os contribuintes, e dá prejuízo ao erário publico, além de atrasar e tornar moroso todos o mecanismo.

                          Também é comum darem secas a vendedores, mas normalmente não gostariam que tratatassem da mesma forma os comerciais das suas empresas.

                          Estou a generalizar, mas há muitos casos assim.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso se há coisa que me tira do sério é a falta de pontualidade... Acho que é uma profunda falta de respeito para com os outros..

                            Comentário


                              #15
                              não é atraZo,mas sim atraSo!

                              eu tento conseguir cumprir os horários,mas não consigo. no entanto não gosto muito de chegar atrasado, dá mau aspecto.

                              mas há gente (como a minha mãe) que exagera!!!

                              Comentário


                                #16
                                Infelizmente é raro chegar a horas.

                                A hora a que já devia estar em tal sítio é quando eu estou a sair de casa ou de onde estiver..

                                É feitio já.

                                Comentário


                                  #17
                                  Salvo imprevistos, chego sempre a horas aos encontros e detesto apanhar secas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É a tal falta de cultura de uma sociedade.

                                    Não o faço e nem tolero faltas de pontualidade.

                                    E essa do jornalista Alemão arruma logo com o assunto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E depois temos o caso flagrante das "tias" que chegam de propósito atrasadas, enfim é chique, e não se importam nada de fazer os outros esperar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        há uma "outra" pontualidade, a que este estudo se refere e que ainda ninguem falou, que é a pontualidade das organizaçoes (!!!)
                                        e esta é tão castradora da nossa eficacia e ate da nossa produtividade.

                                        -refiro-me aos prazos de execucão das empresas que não sao cumpridos!
                                        -os orçamentos pedidos que "nunca mais" são entregues!
                                        -o estudo de mercado que devia ter sido apresentado há 2 semans atras!
                                        -o trabalho adjudicado que já "dobrou" a data de entrega!
                                        -A mercadoria comprada (e já paga) que chega 2/3 dias depois da data acordada!
                                        -o parecer pedido que "seca" em cima da secretaria do Boss!
                                        -as apresentaçoes pedidas para a reunião que nao chegaram a tempo!
                                        -o prazo da obra excedido em 50% !!!

                                        e ficavam aqui mais uma dezena de exemplos (!!!)

                                        é genetico??? Não!!! é apenas socio-cultural de alguns.......(infelizmente a maioria).
                                        Editado pela última vez por 330i; 13 October 2007, 18:00.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          ............
                                          E essa do jornalista Alemão arruma logo com o assunto.
                                          é desesperante!
                                          tenho uma enorme dificuldade, em perceber como é que esta gente politica, não se preocupa com a imagem que passam para o exterior (!!!)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pior mesmo é obrigarem-nos a esperar pelo médico para sermos consultados, mas se somos nós a chegar atrasados, perdemos a consulta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              É a tal falta de cultura de uma sociedade.

                                              Não o faço e nem tolero faltas de pontualidade.

                                              E essa do jornalista Alemão arruma logo com o assunto.
                                              Ainda recentemente num evento na Alemanha, os prazos não foram cumpridos.Temos de perder a mania de nos rebaixarmos aos pés dos outros.Esse sim é o nosso problema.Conheço pessoas com mais pontualidade do que sem ela.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por baratowsky Ver Post
                                                Ainda recentemente num evento na Alemanha, os prazos não foram cumpridos.Temos de perder a mania de nos rebaixarmos aos pés dos outros.Esse sim é o nosso problema.Conheço pessoas com mais pontualidade do que sem ela.
                                                Não percebo essa do rebaixar perante outros. Eu apenas limito-me a concordar ou não com os outros. O rebaixar é um termo teu.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  sou muito pontual, isto de trabalhar com bifes tem destas coisas :P

                                                  há uns anos estava numa reunião em Londres, que começava às 8h em ponto, logo o ideal era chegar 15m antes para conversa da treta habitual, cafezinho bolinhos etc, às 8h lá arrancou a reunião, o meu colega espanhol chegou 10m atrasado e um dos bifes (chefe máximo), apenas disse: good afternoon!...

                                                  Estive na semana passada numa conferência em que numa intervenção houve um atraso de 5m em relação ao programa, e o mestre de cerimónias quase que entrava em histeria, resultado coffe break reduzido em 10m...

                                                  Eu gosto de pessoas pontuais porque sou pontual.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por baratowsky Ver Post
                                                    Ainda recentemente num evento na Alemanha, os prazos não foram cumpridos.Temos de perder a mania de nos rebaixarmos aos pés dos outros.Esse sim é o nosso problema.Conheço pessoas com mais pontualidade do que sem ela.
                                                    a questão é quando a excepçao vira regra (!!!)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                      a questão é quando a excepçao vira regra (!!!)
                                                      Pois.
                                                      Acho que até hoje em dia existe o pensamento na cabeça de alguns que chegar atrasado é "chique"... ou então que têm muitos compromissos e reuniões.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E as noivas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                          Pois.
                                                          Acho que até hoje em dia existe o pensamento na cabeça de alguns que chegar atrasado é "chique"... ou então que têm muitos compromissos e reuniões.
                                                          socialmente (ou seja fora da esfera profissional) é aceitável uma senhora chegar 10m atrasada.

                                                          A minha mulher (como a esmagadora das mulheres) gosta de se atrasar, no início da "ralação" se tinhamos um jantar de amigos dizia-lhe que estava marcado 30m antes da hora real... resultado os atrasos eram apenas de 15m a 20m...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                            Não percebo essa do rebaixar perante outros. Eu apenas limito-me a concordar ou não com os outros. O rebaixar é um termo teu.
                                                            Ao ligarem a noticias destas que merecem 0 seg da minha atenção.Acho que metade do país não percebe que a maioria dos estrangeiros adora rebaixar-nos e nós deixamo-os fazer isso com uma pinta.Existe um diferença entre o ser agradável,afável,etc e o ser fantoche e nós gostamos de ser o fantoche

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X