Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bateria do portátil: desligar ou não ???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bateria do portátil: desligar ou não ???

    Viva!
    Gostava de tirar uma duvida, sobretudo pelos "experts" em informatica cá do forum que é a seguinte:

    Quando temos o portátil a trabalhar ligado á corrente, devemos ou não desligar a bateria ??

    O tecnico que me vendeu e preparou este em que estou agora a escrever, recomendou-me que tal procedimento não era necessário, além disso se retirar a bateria ele fica completamente "manco" e desapoiado. Ora se fosse procedimento normal o fabricante deveria te-lo construido a pensar nesse fim....coisa que não acontece.
    No entanto há gente que continua a afirmar que se deve fazer porque vicia as baterias e mais não sei quê.
    Que acham??

    #2
    Eu no meu, assim que o ligo de manha, é sem estar ligado á corrente.


    Quando começa a acusar que a bateria está no fim, então ligo-o e deixo-o assim até ir embora .



    Apesar de dizerem que as baterias atuais já não têm esse problema, efeito memória, e que já não viciam, continuo a ver montes de casos de pessoas que se queixam, em portateis mais recentes que o meu, da mesma trampa...



    O meu leva uma descarga e carga completa todos os dias, fica mais dificil de viciar...

    Comentário


      #3
      Este é o 2º Portátil que tenho, o primeiro nunca retirava a bateria ao fim de 2 anos tava completamente viciada

      Agora neste retiro a bateria, convem descarregar a bateria pelo menos uma vez por semana

      Abr

      Comentário


        #4
        em todos os portáteis que tive (work) uso a bateria até ao limite ligo a corrente, carrega tudo e passa a bateria e volto a fazer tudo outra vez. Nunca tive problemas de bateria, pelo menos graves que eu me apercebesse

        Comentário


          #5
          Não se deve desligar a bateria do portatil por periodos longos de tempo... nem fazer descargas completas ...

          O "mito" que se deve deixar a bateria ir ate ao fim , é errado ... quanto mais descargas completas se fizerem , menos tempo a bateria irá durar. Isto nas baterias novas ... nas antigas é o contrario.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            em todos os portáteis que tive (work) uso a bateria até ao limite ligo a corrente, carrega tudo e passa a bateria e volto a fazer tudo outra vez. Nunca tive problemas de bateria, pelo menos graves que eu me apercebesse
            e assim mesmo que eu faço....tres anos sem qualquer problema

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
              em todos os portáteis que tive (work) uso a bateria até ao limite ligo a corrente, carrega tudo e passa a bateria e volto a fazer tudo outra vez. Nunca tive problemas de bateria, pelo menos graves que eu me apercebesse
              Eu idem.

              Comentário


                #8
                alguns pensamentos sobre o assunto: http://ruimoura.net/blog/2007/02/07/...-de-portateis/

                Comentário


                  #9
                  Ok eu vou desfazer alguns mitos ...


                  O efeito de memória, ou seja o ficar "viciada".
                  No caso das baterias de lítio, esta regra não se aplica, portanto o andar a descarregar completamente e carregar apenas quando descarregada é completamente inútil e até prejudicial como vão verificar mais abaixo.
                  A bateria de lítio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga actual.


                  "Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado a corrente?"
                  A resposta é: SIM e NÃO, depende dos casos.
                  Não prejudica ter a bateria a 100% de carga e estar com o adaptador AC/DC ligado, pois a bateria assim que chega aos 100% deixa de receber energia e é feito um bypass directamente para o sistema de alimentação do portátil.
                  Porém existe uma desvantagem em manter a bateria no portátil quando ligado à corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento gerado pelo hardware do portátil.
                  Portanto:
                  Uso normal do portátil sem aquecer (cpu e disco na ordem dos 30~40ºC) -> manter a bateria
                  Uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos) -> retirar a bateria para que esta não aqueça

                  O calor, aliado ao facto de estar a 100% de carga são o grande inimigo da bateria e não o cabo do transformador, como muitos pensam!!





                  Quanto ao carregamento da bateria, devem-se evitar as descargas completas (até o PC morrer) pois isto stressa muito a bateria e pode mesmo danificá-la.
                  É preferível fazer vários descarregamentos parciais (até 20~30%) e frequentes recargas a fazer um descarregamento total e carregamento total.

                  No entanto, as baterias de portátil contêm um medidor de capacidade que com o uso fica descalibrado. Alguns portáteis incluem na BIOS ferramentas para re-calibrar a bateria o que não é mais do que uma descarga completa seguida de uma carga completa.
                  Portanto para calibrar o medidor, deve ser feita, em cada 30 carregamentos parciais (referidos acima), uma descarga completa seguida de uma carga completa.
                  Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor irreal da capacidade, desligando o PC quando a bateria ainda tem capacidade.


                  No que toca à conservação por longos períodos da bateria, este deve ser feito com a carga da mesma a 40% e num local o mais fresco e seco possível.
                  Lembrem-se que o maior inimigo de uma bateria de lítio é o calor, por isso, deixar o portátil chapado ao sol no carro num dia de Verão com a bateria a 100% é meio caminho para uma morte anunciada!


                  Por fim referente à compra de uma bateria suplente, façam-no apenas quando a bateria actual estiver a dar as ultimas, caso contrário, o não aproveitamento de uma das baterias leva à sua degradação.
                  Se comprarem uma e não usarem durante muito tempo, conservem-na a 40% da sua carga e de preferência no frigorífico (0ºC - 10ºC).
                  Além disso, aquando da compra de uma bateria deve-se ter em atenção a data em que foi fabricada.


                  Pontos a memorizar:
                  O calor é o pior inimigo de uma bateria de lítio, se esta estiver 100% carregada então é muito mau!
                  Não há efeito de memória!
                  Descargas sempre parciais até uns 30%, cargas parciais não afectam negativamente a bateria
                  de 30 em 30 descargas parciais, fazer uma descarga total seguida de uma carga total, a fim de impedir que o medidor se descalibre.
                  Para conservar uma bateria por longos períodos, 40% de carga e não calor!

                  Comentário


                    #10
                    eu uso até descarregar, ligo à corrente, retiro da corrente quando está carregada e siga para bingo!
                    ld

                    Comentário


                      #11
                      Apesar dos avanços que se têm feito, o efeito de "viciação" da bateria continua a existir.

                      É natural que um vendedor diga que não, porque provavelmente pensa que quando ela ficar viciada, não terás outro remédio senão falar com ele e comprar outra.

                      O ideal é nunca ter o computador ligado á corrente e com a bateria colocada, a menos que esteja á carga. Depois de carregada deve sempre extrair-se a bateria.

                      É também aconselhável para quem usa os portáteis mais como desktop, ou seja, quase sempre ligado á corrente, que use a bateria pelo menos uma vez por semana, deixando-a descarregar completamente, e voltando a carregá-la completamente.

                      Outra coisa é que mais vale apena, quando se sabe que não se vai usar bateria durante muito tempo, deixa-la descarregada, e carregar apenas quando se sabe que vai usar, claro que ninguém faz isto porque pode haver um imprevisto e depois não há tempo de carregar a bateria.

                      Comentário


                        #12
                        Ter a bateria sempre colocada dá um jeitão! É uma UPS integrada! ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Ter a bateria sempre colocada dá um jeitão! É uma UPS integrada! ;)
                          Ia dizer o mesmo...


                          Já vi colegas meus perderem trabalhos importantissimos porque houve uma quebra momentanea na rede, e a bateria não estava lá para "suportar a queda"...

                          Comentário


                            #14
                            Nas baterias mais recentes de portateis e telemoveis, deixar a bateria chegar mesmo ao fim, é estar a diminuir a a duração da bateria.
                            Quanto mais vezes isto acotece menos esta vai durar.

                            Comentário


                              #15
                              bem posso dar o meu caso, com os dois portateis que já tive.

                              o primeiro, um toshiba, tinha o cuidado de fazer ciclos completos de carga e descarga. A bateria estava cheia, ligava o portatil sem bateria. Se não tivesse cheia, continuava a trabalhar até ficar sem bateria, carregava a bateria e continuava a trabalhar sem bateria. Ao fim de dois anos tinha a bateria deu o berro, já só se aguentava 40/45 minutos e com o passar de mais algum tempo 5/10 minutos.

                              o segundo portail, um tsunami, não tive cuidado nenhum. Ao fim de dois anos, a bateria deu tambem o berro, deixou de aguentar as 4 hora que aguentava em novo, para 1/2 horas e com o passar do tempo tambem chegou aos 5/10 minutos.

                              Conclusão: as baterias são feitas para que passado dois anos (prazo da garantia) deem o berro.

                              Comentário


                                #16
                                Está aí uma boa questão ...

                                Já ouvi várias opiniões acerca desse assunto, mas não sei qual a correcta.

                                O que é certo é que utilizo portáteis desde à 8 anos, e nos três que tive nunca retirei a bateria em nenhum deles. Durante a semana estão ligados à correcte, e ao fim de semana utilizo a bateria. E ao fim de dois anos de utilização as baterias continuam com o mesmo desempenho (entre 2 a 3 horas).

                                Comentário


                                  #17
                                  Com as baterias que se usam hoje em dia, ainda se preocupam em tirar ou não a bateria?

                                  Tirem apenas se o computador estiver demasiado quente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por psantos Ver Post

                                    Conclusão: as baterias são feitas para que passado dois anos (prazo da garantia) deem o berro.
                                    As baterias só tem garantia de 6 meses .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RodmanPt Ver Post
                                      Apesar dos avanços que se têm feito, o efeito de "viciação" da bateria continua a existir.

                                      É natural que um vendedor diga que não, porque provavelmente pensa que quando ela ficar viciada, não terás outro remédio senão falar com ele e comprar outra.

                                      O ideal é nunca ter o computador ligado á corrente e com a bateria colocada, a menos que esteja á carga. Depois de carregada deve sempre extrair-se a bateria.

                                      É também aconselhável para quem usa os portáteis mais como desktop, ou seja, quase sempre ligado á corrente, que use a bateria pelo menos uma vez por semana, deixando-a descarregar completamente, e voltando a carregá-la completamente.

                                      Outra coisa é que mais vale apena, quando se sabe que não se vai usar bateria durante muito tempo, deixa-la descarregada, e carregar apenas quando se sabe que vai usar, claro que ninguém faz isto porque pode haver um imprevisto e depois não há tempo de carregar a bateria.
                                      Se fizer isso não consigo trabalhar, tenho que calçar a máquina com um livro ou coisa do género, pois grande parte da bateria serve também de base do computador, daí eu ter colocado a questão, se fosse pratica recomendada retirar a bateria quando ligado á corrente, o fabricante (LG) nunca teria desenvovido o portatil desta forma.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu ligo sempre a bateria, até porque cosmtumo deixar o portatl sempre ligado (só desligo quando me vou deitar).

                                        Comentário


                                          #21
                                          É carregar, desligar da corrente quando tiver cheia.Quando esta carregada, desligar da corrente até dar o avido de bateria fraca! Tem quase 2 anos e ainda aguenta mais de 3 horas de serviço!

                                          Comentário


                                            #22
                                            se sei que vou jogar tiro a bateria, caso contrario uso a bateria até morrer, quasee volto a carregar!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                              bem posso dar o meu caso, com os dois portateis que já tive.

                                              o primeiro, um toshiba, tinha o cuidado de fazer ciclos completos de carga e descarga. A bateria estava cheia, ligava o portatil sem bateria. Se não tivesse cheia, continuava a trabalhar até ficar sem bateria, carregava a bateria e continuava a trabalhar sem bateria. Ao fim de dois anos tinha a bateria deu o berro, já só se aguentava 40/45 minutos e com o passar de mais algum tempo 5/10 minutos.

                                              o segundo portail, um tsunami, não tive cuidado nenhum. Ao fim de dois anos, a bateria deu tambem o berro, deixou de aguentar as 4 hora que aguentava em novo, para 1/2 horas e com o passar do tempo tambem chegou aos 5/10 minutos.

                                              Conclusão: as baterias são feitas para que passado dois anos (prazo da garantia) deem o berro.
                                              Eh... e os carros tb. Eles dao sempre o berro quando acaba a garantia... estao programados para isso... ate digo mais, se fores comprar um carro com 3 anos de garantia, e no momento de ires buscar o carro quiseres fazer uma extensao da garantia para 3 anos, eles levam-te o carro para o reprogramar, assim soh tens problemas daqui a 5... nunca reparaste que eh mto suspeito eles nunca quererem fazer extensoes de garantia ahs sextas feiras, depois das 7 da tarde? Pois!!! O gajo das repros nao ta la...

                                              Oh teoriazinha da conspiracao... nao tenham juizo nao...

                                              (de qualquer maneira estiveste bem em dizer que uma bateria tem 2 anos de garantia... tendo em conta o tipo de material de desgaste e de uso intensivo que eh, o pc deve ter uns 50 ano de garantia)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que há aqui um factor que muita gente ignora: as baterias são um consumível, por muito que se trate bem delas, elas têm um tempo de vida útil limitado. Apesar dos avanços nas tecnologias actuais, é preciso lembrar que de X em X anos, é preciso trocar a bateria. Penso que com o avanço da informática, acontece quase como nos telemóveis... ninguém chega a trocara bateria porque antes que isso aconteça o equipamento já está totalmente desactualizado.

                                                No meu caso, uso o computador como mais me convém, ou seja, tanto ligo à corrente, como não ligo, mas nunca estou preocupado com a bateria.

                                                Concidência, ou sorte, o meu anterior portátil durou muitos anos sem problema algum a nível de bateria (apenas uma ligeira queda no tempo máximo de utilização). Agora tenho um novo há cerca de 1 ano, por enquanto não se passa nada (e este em particular tenho sempre ligado à tomada).

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Segundo um engenheiro informático da Apple que eu ouvi na rádio numa espécie de entrevista, quando temos o computador ligado à corrente nunca, mas nunca se deve ter a bateria metida no portatil, com excepção quando está a carregar claro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                    Eu no meu, assim que o ligo de manha, é sem estar ligado á corrente.

                                                    Quando começa a acusar que a bateria está no fim, então ligo-o e deixo-o assim até ir embora .

                                                    Apesar de dizerem que as baterias atuais já não têm esse problema, efeito memória, e que já não viciam, continuo a ver montes de casos de pessoas que se queixam, em portateis mais recentes que o meu, da mesma trampa...

                                                    O meu leva uma descarga e carga completa todos os dias, fica mais dificil de viciar...
                                                    isso é uma bela ideia, principalmente tendo em conta que as baterias estão construídas para um X número de ciclos de carga/descarga, se fazes isso todos os dias só a vais matar mais depressa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                                                      Segundo um engenheiro informático da Apple que eu ouvi na rádio numa espécie de entrevista, quando temos o computador ligado à corrente nunca, mas nunca se deve ter a bateria metida no portatil, com excepção quando está a carregar claro.
                                                      esse "engenheiro da apple" faz uma boa recomendação, mas que infelizmente não é o que a apple usa como filosofia de produto. experimenta usar um portatil apple sem bateria, e vais ver que ele não funciona a mais do que 1GHz (ou semelhante, depende do processador). a apple penaliza quem não usa a bateria, impedindo-os de usufruir da velocidade normal do processador.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nunca tirei a bateria nos meus e já vou no 3º. O meu brother tem 1 Apple e faz o mesmo que eu.

                                                        Agora há uma coisa que chateia. Os carregadores de baterias deveriam ser universais.

                                                        Assim, não seria necessário andar com o trambolho do transformador atrás, pois haveria sempre alguém a quem pedir um pouco de sumo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                                          Nas baterias mais recentes de portateis e telemoveis, deixar a bateria chegar mesmo ao fim, é estar a diminuir a a duração da bateria.
                                                          Quanto mais vezes isto acotece menos esta vai durar.
                                                          entao pq é que os fabricantes de telemoveis recomendam sempre so se recarrega a bateria do telemovel, quando ele ficar sem ela, isto é, desligar-se?! sempre vi isso nos manuais dos telemoveis, e sempre que comprava um me diziam lá na loja: so se carrega quando ficar totalmente sem carga!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            esse "engenheiro da apple" faz uma boa recomendação, mas que infelizmente não é o que a apple usa como filosofia de produto. experimenta usar um portatil apple sem bateria, e vais ver que ele não funciona a mais do que 1GHz (ou semelhante, depende do processador). a apple penaliza quem não usa a bateria, impedindo-os de usufruir da velocidade normal do processador.
                                                            Pois, isso não sei, nunca trabalhei num portatil Apple, só me referi ao que ouvi na rádio, se não me engano foi na Antena 3.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X