Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CDS-PP: novo estatuto do aluno é um "erro histórico"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CDS-PP: novo estatuto do aluno é um "erro histórico"

    http://ultimahora.publico.clix.pt/no...631&idCanal=58

    Olha eu a apoiar um tipo que não suporto nem pintado de amarelo!


    Mas a verdade é que o tipo, desta vez, até tem razão: isto de não haver limites de faltas, de os meninos não chumbarem com faltas e o professor ainda ter de dar a essas criaturas um examezinho especial no fim para salvar as criancinhas baldas... é de rir para não chorar!

    Mas que belo estatuto! Cada vez mais a escola é para passear e não para aprender!

    #2
    Este regime é para evitar que ande pessoal na escola obrigado, dificultando muitas vezes a aprendizagem dos restantes colegas. Os professores até agradecem.

    Comentário


      #3
      sou totalmente contra as faltas!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Este regime é para evitar que ande pessoal na escola obrigado, dificultando muitas vezes a aprendizagem dos restantes colegas. Os professores até agradecem.
        Estás a brincar?

        Dantes, gajo que chumbava por faltas deixava de ir às aulas, ponto parágrafo.

        Com este regime, o tipo pode lá ir de vez em quando se lhe apetecer chatear a molécula a alguém, e isto quando quiser.

        E o prof. ainda tem de fazer um teste especial para o "coitado"!

        Achas mesmo que agradecem?

        Comentário


          #5
          epa hoje ja nem se precisa do 12 para entrar na faculdade

          tenho la gaijos este ano com o 9 ano feito

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Estás a brincar?

            Dantes, gajo que chumbava por faltas deixava de ir às aulas, ponto parágrafo.

            Com este regime, o tipo pode lá ir de vez em quando se lhe apetecer chatear a molécula a alguém, e isto quando quiser.

            E o prof. ainda tem de fazer um teste especial para o "coitado"!

            Achas mesmo que agradecem?
            Mas ao menos vai passando sempre e acaba a escolaridade obrigatória com os 14 ou 15 anos normais.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
              epa hoje ja nem se precisa do 12 para entrar na faculdade

              tenho la gaijos este ano com o 9 ano feito
              Depende da faculdade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                http://ultimahora.publico.clix.pt/no...631&idCanal=58

                Olha eu a apoiar um tipo que não suporto nem pintado de amarelo!


                Mas a verdade é que o tipo, desta vez, até tem razão: isto de não haver limites de faltas, de os meninos não chumbarem com faltas e o professor ainda ter de dar a essas criaturas um examezinho especial no fim para salvar as criancinhas baldas... é de rir para não chorar!

                Mas que belo estatuto! Cada vez mais a escola é para passear e não para aprender!
                Em Portugal, cada vez mais, o frequentar uma escola pouco tem a ver com aprender...

                Por isso, e como sei por experiência própria, que o conhecimento depende cada vez menos da frequência das aulas, compreendo a actualização do estatuto do aluno.

                E então para alunos que levem o conhecimento a sério, a frequência de uma escola portuguesa, em geral, só pode ser um equívoco ou uma experiência controlada mas de alto risco...

                Comentário


                  #9
                  É bom continuar a enterrar o ensino.

                  Agora distribuem-se diplomas a torto e a direito e de um momento pro outro vamos ser um dos países mais cultos da europa.. not

                  Digo-vos mais, se eu fosse empresário, não contratava um único funcionário que me aparecesse com estudos realizados nas Novas Oportunidades (de estar quietos).

                  Este artigo é só mais uma bela iniciativa..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    http://ultimahora.publico.clix.pt/no...631&idCanal=58

                    Olha eu a apoiar um tipo que não suporto nem pintado de amarelo!


                    Mas a verdade é que o tipo, desta vez, até tem razão: isto de não haver limites de faltas, de os meninos não chumbarem com faltas e o professor ainda ter de dar a essas criaturas um examezinho especial no fim para salvar as criancinhas baldas... é de rir para não chorar!

                    Mas que belo estatuto! Cada vez mais a escola é para passear e não para aprender!
                    Essa noticia é vergonhosamente tendenciosa, não concordo com a maioria das politicas deste governo, e no caso especifico de educação a maioria delas tem sido vergonhosas, mas neste caso creio que até será benéfico, uma vez que aos faltosos será exigido provas/exames adicionais de verificação de conhecimentos e aos professores serão dados mais poderes para melhor gerir a disciplina nas salas.

                    Mas tb acho que enquanto não se incentivar e criar condições para uma verdadeira acessibilidade ao ensino a todos e uma valorização do mesmo, esta medida vai resultar a medio/longo prazo num aumento do numero de repetentes a destabilizar o clima das escolas.

                    É um passo no sentido certo, mas que se terá de apoiar noutras medidas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
                      sou totalmente contra as faltas!
                      O momento em que os alunos sentiram que as faltam não contavam, ou contavam mas eles continuavam com a hipotese de transitar foi o momento X, em que isto foi tudo por água abaixo..... foi o descalabro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Mas ao menos vai passando sempre e acaba a escolaridade obrigatória com os 14 ou 15 anos normais.
                        "Acabar a escolaridade obrigatória" devia, quanto a mim, ter atingido um patamar de conhecimentos e competências mínimo. Se é só para picar o ponto, acabem com as salas de aula e despeçam os professores, fica só o recreio.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                          Essa noticia é vergonhosamente tendenciosa, não concordo com a maioria das politicas deste governo, e no caso especifico de educação a maioria delas tem sido vergonhosas, mas neste caso creio que até será benéfico, uma vez que aos faltosos será exigido provas/exames adicionais de verificação de conhecimentos e aos professores serão dados mais poderes para melhor gerir a disciplina nas salas.

                          Mas tb acho que enquanto não se incentivar e criar condições para uma verdadeira acessibilidade ao ensino a todos e uma valorização do mesmo, esta medida vai resultar a medio/longo prazo num aumento do numero de repetentes a destabilizar o clima das escolas.

                          É um passo no sentido certo, mas que se terá de apoiar noutras medidas.
                          Serão exigidas provas adicionais?!? Que "adicionais"? Então o gajo baldou-se o ano todo e ainda lhe é dada a oportunidade de fazer um exame extra para poder passar? Nem acredito no que leio...

                          Comentário


                            #14
                            A menos que a ministra seja mentirosa..

                            ...o que estava previsto era +/- isto:

                            Novo estatuto do aluno reforça autoridade disciplinar dos professores


                            12.04.2007 - 15h40 Lusa, PUBLICO.PT



                            O Governo aprovou hoje uma proposta que altera o estatuto do aluno dos ensinos básico e secundário, com o objectivo de reforçar a autoridade disciplinar dos professores e das direcções das escolas.
                            A proposta de lei foi apresentada aos jornalistas no final da reunião do Conselho de Ministros pela titular da pasta da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

                            Segundo a ministra, o actual estatuto do aluno foi aprovado em 2002, mas "ao fim de quatro anos de vigência revelou-se insuficiente para resolver os problemas disciplinares nas escolas, sobretudo devido à sua excessiva burocratização".

                            Quando a nova lei entrar em vigor, explicou, "a maior parte das medidas disciplinares passa a ser aplicada com autonomia de avaliação e decisão por parte dos professores e órgãos de gestão da escola".

                            O diploma prevê que "passa a ser da responsabilidade dos conselhos executivos das escolas a decisão final sobre todas as medidas disciplinares, com excepção das medidas de transferência ou expulsão, cuja aplicação deverá envolver também as direcções regionais de educação".

                            O projecto prevê também a simplificação dos procedimentos para a sanção dos alunos, o que, na perspectiva do Governo, tornará "mais eficientes úteis em termos pedagógicos, as medidas disciplinares", ainda que deva ser salvaguardada "a necessária informação aos encarregados de educação e o direito de defesa dos alunos".

                            Para as medidas correctivas deixará de ser necessária a realização de procedimentos formais, como a realização extraordinária de conselhos de turma, "passando a comunicação aos encarregados de educação a ser a única formalidade a ser exigida", lê-se no comunicado divulgado pelo Executivo.

                            Outra das novidades da nova proposta de estatuto consiste na não reprovação automática do aluno que ultrapasse o limite estipulado de faltas injustificadas. Contudo, para não ficar retido, o aluno será obrigado a realizar um exame final às disciplinas em causa.

                            O documento prevê também uma maior responsabilização dos encarregados de educação no dever de assiduidade dos alunos. "A frequência com que os pais vão ser chamados à escola para serem informados da faltas dos alunos vai aumentar e muito", afirmou a ministra, garantindo que serão dados instrumentos aos órgãos de direcção para reagir a estas situações.

                            http://ultimahora.publico.clix.pt/no...90987&idCanal=
                            E a menos que no cds sejam uma grupo de mentirosos...

                            ...de repente este post ficou estranho .


                            Bem recomeçando, a proposta de Abril deste ano (ver noticia acima (*)) até não era má (muito má pelo menos, pq óptima tb não era), mas segundo o cds o que a ministra tem agora, não me parece muito boa ideia.

                            Se assim for concordo contigo ClioII.
                            Editado pela última vez por Nthor; 26 October 2007, 11:21.

                            Comentário


                              #15
                              Vale a pena parar um pouco e atentar noutros pontos de vista.

                              Passe a publicidade, aqui vai a sugestão.

                              Se puderem, não deixem de ler "A Pedagogia da Avestruz", do mesmo autor e "o Eduquês" de Nuno Crato...

                              LB.jpg

                              A Lógica dos Burros - O Lado Negro das Políticas Educativas

                              Autor: Gabriel Mithá Ribeiro
                              Uma obra acutilante que nos ajuda a preparar o futuro de Portugal!
                              Com prefácio do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa
                              Professores, alunos, pais, políticos, analistas, pessoas interessadas na qualidade da vida pública — é vasto o universo dos directamente afectados ou preocupados com o sistema de ensino.
                              Gabriel Mithá Ribeiro, uma figura atenta à realidade do ensino em Portugal, que tem colaborado em diversas publicações, aponta o dedo a áreas cruciais sistematicamente ignoradas ou mal geridas por sucessivas tutelas. Refere-se o autor, entre outros domínios, ao controlo ideológico do ensino pelo lóbi dos «cientistas da educação & associados»; à indisciplina crescente; ao facilistismo nas avaliações; ao que considera imbecilidades curriculares; à burocracia estupidificante; à gestão caciquista das escolas; ao excesso de número de alunos por turma; à desvalorização da componente académica ou científica em favor da pedagógico-burocrática na preparação dos docentes; ou ao experimentalismo pedagógico irresponsável e recorrente. Mas o autor não se limita a criticar posturas que considera roçar a irresponsabilidade por parte de quem governa a educação. Mais do que isso, elabora um programa estruturado, assente em argumentos e propostas coerentes, tendo em vista transformações de fundo no ensino.
                              Por todas essas razões, este é um livro indispensável a todos os pais, professores, educadores, alunos, políticos e cidadãos conscientes.


                              in: Publicações Europa - América
                              Editado pela última vez por Manoel; 26 October 2007, 11:16.

                              Comentário


                                #16
                                (*) Eu sabia que havia mais qql coisa:

                                Ministério vai rever estatuto do aluno para combater violência escolar


                                Mas ainda assim concordo contigo ClioII.

                                Comentário


                                  #17
                                  Seja qual for a mudança, que se saia da mediocridade.

                                  Muitas vezes chega-se lá via tentativa/erro. Se não se fizer nenhuma, ficaremos eternamente mergulhados neste lodaçal.

                                  E temos de fixar o objectivo de levar a educação a todos. Depois, procurar que ela seja excelente.

                                  Quanto às opções a tomar, penso que acima de tudo se deve tentar fixar o aluno à escola.

                                  Mas neste domínio há vários exemplos a nível mundial, do bom, mau e assim/assim.

                                  Deveria ter-se criado 2 a 3 modelos e colocado a opinião pública a discuti-los, essencialmente quem mais está por dentro disto: Os professores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                    A menos que a ministra seja mentirosa..

                                    ...o que estava previsto era +/- isto:

                                    E a menos que no cds sejam uma grupo de mentirosos...

                                    ...de repente este post ficou estranho .


                                    O "Estatuto do Aluno" tem partes positivas e partes negativas. Eu não quis dizer que TODO o documento é mau.

                                    Assim, está previsto reforço de autoridade e disciplina, concordo.

                                    Faltas a torto e a direito com um examezinho extra a ver se ainda passa, não concordo.

                                    Acho que estamos de acordo, Nthor!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O problema é que a violência, o abandono escolar e o insucesso não se resolvem por decreto...

                                      Trabalho, rigor, exigência, em oposição ao facilitismo e à ditadura das estatísticas que a UE espera...

                                      Não se tapa o sol com uma peneira.
                                      Dito de outro modo: façam as mudanças, sem medo! Vamos em frente. Mas mudem realmente o que é necessário mudar!

                                      Já foram dados alguns passos. É verdade. Mas muito tímidos e despudoradamente servidos à opinião pública como arrojados, reformistas e inovadores!

                                      Vou ali, já venho!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post

                                        Deveria ter-se criado 2 a 3 modelos e colocado a opinião pública a discuti-los, essencialmente quem mais está por dentro disto: Os professores.
                                        Muitos só se mobilizam quando é para falar de direitos e condições de trabalho

                                        Olhe-se para a sua participação neste tópico

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          Seja qual for a mudança, que se saia da mediocridade.

                                          Muitas vezes chega-se lá via tentativa/erro. Se não se fizer nenhuma, ficaremos eternamente mergulhados neste lodaçal.

                                          E temos de fixar o objectivo de levar a educação a todos. Depois, procurar que ela seja excelente.

                                          Quanto às opções a tomar, penso que acima de tudo se deve tentar fixar o aluno à escola.

                                          Mas neste domínio há vários exemplos a nível mundial, do bom, mau e assim/assim.

                                          Deveria ter-se criado 2 a 3 modelos e colocado a opinião pública a discuti-los, essencialmente quem mais está por dentro disto: Os professores.
                                          Coisa rara na minha pessoa, concordo na íntegra com este post teu, Carlos!

                                          Resta dizer que os professores quase que foram espancados em praça pública como sendo os bruxos causadores de todos os males. Tivesse havido a inteligência e o discernimento que eles, melhor do que ninguém, saberiam apontar defeitos e hipóteses de solução.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Coisa rara na minha pessoa, concordo na íntegra com este post teu, Carlos!

                                            Resta dizer que os professores quase que foram espancados em praça pública como sendo os bruxos causadores de todos os males. Tivesse havido a inteligência e o discernimento que eles, melhor do que ninguém, saberiam apontar defeitos e hipóteses de solução.
                                            Normalmente esquecem-se de perguntar a quem trabalha no terreno como se fazem as coisa fora dos gabinetes.

                                            Vamos ver o que o ministério responde hoje, espero bem que não seja assim tão grave como diz o Paulo Portas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por um lado até compreendo este novo estatuto.

                                              No 11º ano tive uma professora de inglês que me dava 10 ou 11 valores nos testes. Sempre fui aluno de 17 e 18 a inglês.
                                              Às tantas deixei de ir às aulas dela não sem antes lhe perguntar o porquê desta situação.
                                              Cheguei a levar um exame de 11 valores à minha professora de 10º ano para ela o corrigir.............após a correcção dela, eu teria direito a 17 valores e não 11 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                              Em suma, deixei de ir às aulas de inglês, anulei a matrícula nessa disciplina, fiz exame e tirei 17.

                                              Com os 11 que a outra me dava, imaginem o que teria acontecido á minha média!!!
                                              Este foi um típico caso em que o aluno sabia mais daquilo que o professor...

                                              Mas pronto...foi um caso isolado.
                                              No geral não concordo com esta nova lei.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ClioII, essa de fazerem um exame para dar mais uma oportunidade aos "coitadinhos" dos baldas concordo!!!
                                                O mesmo ja é feito no secundario a muito tempo!!!
                                                Eu pessoalmente no 10º ano dei-me ao luxo de nao ir a Ingles porque nao gostava da prof... Fui fazer exame no final do ano e fiquei com Ingles do 10º e 11º feitos.... Nao fiz do 12º por que o curso nao o exigia!!`

                                                É algo perfeitamente normal e aceitavel!!!
                                                Esses meninos baldas nao venham é depois pedir aulas de apois ao exame ou qualquer coisa do genero!!!
                                                Que se desenrasquem!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Coisa rara na minha pessoa, concordo na íntegra com este post teu, Carlos!
                                                  A minha cotação já está a subir: 1/4,780 não é mau.

                                                  Mas voltando ao assunto, não há dúvida de que o professor, pela sua formação e experiência poderá ser um dos principais obreiros de uma nova Escola.

                                                  Porque não tenho a mínima dúvida que o 1º grande esforço deste País tem que estar na Educação.

                                                  Mas teremos de fazer um empenho conjunto para que os Políticos, Professores, Alunos e Encarregados de Educação façam o esforço para o mesmo lado. E não cair naquilo que tem sido a prática dos últimos tempos de andarem à pedrada uns com os outros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O presente e futuro estatuto do aluno - Eduquês oh conquista dos oprimidos!



                                                    O gráfico foi feito com base nos resultados dos exames nacionais (prova 635) e das notas internas de Matemática.

                                                    As notas internas são dadas com base em critérios que variam de escola para escola. As notas de exame são dadas de acordo com os mesmos critérios a alunos que realizaram uma de duas provas nacionais.

                                                    O gráfico representa a diferença entre a nota intena e a nota de exame em função da nota de exame. Verifica-se que quanto maior a nota de exame menor a diferença entre a nota interna e a nota de exame. Este é um indicador de que as notas internas mais baixas são inflacionadas. Esta inflação das notas dos piores alunos vicia os concursos de acesso ao ensino superior nos quais as notas internas contam mais do que as notas de exame nacional.

                                                    João Miranda, Blasfémias

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      claro que as notas mais baixas sao inflacionadas... Já quando eu andava na escola ,e revoltava-me com isso, pois via alunos de 8 a receberem o 10 para passar e eu com 17's 18's, que às vezes baixavam por "falar nas aulas", coisa que os alunos de 8's nem faziam.... os santinhos e esforçados....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        João, esse é o drama do mérito em Portugal

                                                        Ainda bem lembro bem do que acontecia quando andei no básico.

                                                        Se o stôr tivesse na dúvida entre um 2 e o 3, em 99% dos casos levava-se 3.

                                                        Entre o 3 e 4, em 50% dos casos levava-se o 4.

                                                        Entre o 4 e o 5, praticamente em 0% dos casos levava-se o 5.

                                                        Isto é daquelas coisas pequenas aparentemente, mas que no fundo são o perfeito exemplo da cultura instalada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                          Muitos só se mobilizam quando é para falar de direitos e condições de trabalho

                                                          Olhe-se para a sua participação neste tópico
                                                          é necessária identificação?
                                                          Achas que já falamos pouco de trabalho. .... por acaso até deves achar? Confessa lá.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            http://ultimahora.publico.clix.pt/no...631&idCanal=58

                                                            Olha eu a apoiar um tipo que não suporto nem pintado de amarelo!


                                                            Mas a verdade é que o tipo, desta vez, até tem razão: isto de não haver limites de faltas, de os meninos não chumbarem com faltas e o professor ainda ter de dar a essas criaturas um examezinho especial no fim para salvar as criancinhas baldas... é de rir para não chorar!

                                                            Mas que belo estatuto! Cada vez mais a escola é para passear e não para aprender!

                                                            Devo estar mesmo a leste dos acontecimentos...no meu tempo chumbava-se por faltas e haviam limites de faltas. Isso mudou?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X