Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Estado que merecemos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Estado que merecemos

    O redesenho da estrutura do Estado que o Governo ontem apresentou é apenas o princípio da reforma. É um novo organigrama com menos rectângulos. Não é uma revolução. Por enquanto. Porque se tiver a força política que precisa para concretizar os seus propósitos e as nossas necessidades, sê-lo-á.
    O redesenho da estrutura do Estado que o Governo ontem apresentou é apenas o princípio da reforma. É um novo organigrama com menos rectângulos. Não é uma revolução. Por enquanto. Porque se tiver a força política que precisa para concretizar os seus propósitos e as nossas necessidades, sê-lo-á.

    O mais importante na reforma do Estado não é o seu esqueleto formal. Isso é instrumental. Isso é trabalho de estirador, desenho a régua e esquadro, trabalho de consultor.

    O mais importante é o que ainda falta fazer: as funções do Estado. E as pessoas que trabalham no Estado. Sobre qualquer das duas, o Governo nada acrescentou ontem, remetendo os próximos passos para daqui a meses: como tem feito noutras reformas, o Governo dispara primeiro e pergunta depois; mas ao contrário do que tem feito noutros casos, neste dispara baixinho... Avança por etapas, prepara terreno, mentaliza funcionários e cidadãos para as próximas rupturas.

    A redefinição das funções do Estado é crucial. Não se questiona que as funções de soberania sejam responsabilidade do Estado. Mas saindo da esfera da segurança, da justiça e da defesa, será sempre polémico externalizar funções.

    Externalizar quer dizer converter organismos em empresas (como na empresarialização dos hospitais), fazer parcerias público-privadas (como nas estradas, nas SCUT) ou privatizar (como vender empresas de transportes). A saúde é externalizável? E a educação? E as prisões? E...?

    Este debate o Governo ainda não quis fazer.

    Mas há outro debate que o Governo vai fazer: o da reforma da vida e do trabalho dos recursos humanos, dessa imensa mole de mais de 700 mil funcionários públicos. E é aqui que vai fiar fininho. Porque quando se passar das macro para as microestruturas, deixa de falar-se em rectângulos de organigrama e começa a mexer-se na vida de pessoas.

    Alguns funcionários públicos vão ouvir "você está a mais". Outros, espera-se, vão ouvir "você não é competente para esta chefia". E outros, deseja-se, vão ouvir "você revela mérito para ser promovido e ganhar melhor".

    É no detalhe das políticas sobre as carreiras, os vínculos, as remunerações, a mobilidade que se vai fazer a revolução. E é essa a próxima conversa que o Governo vai ter connosco. Uma conversa que não porá em causa direitos adquiridos mas que só será útil se acabar com tabus. Há carreiras de mais. Progressões automáticas estimulam o demérito. Cunhas e falta de avaliação neutralizam a energia do mais voluntarioso trabalhador.

    É verdade que a reforma do Estado não pode ser feita contra quem nele trabalha. Já basta ao funcionário público o estigma de ser o bode expiatório de um país inteiro que se queixa à porta da repartição. A culpa não é dele, é do sistema de gestão errado que o asfixia. Partilhar serviços, fundir e extinguir organismos não mudam essa inércia nem um centímetro. Para mudá-la é preciso que o Governo não ceda daqui para a frente aos interesses partidários. Mas também que cidadãos e funcionários tenham cabeça aberta para avaliar o que aí vem sem preconceitos. O Estado que vamos querer será o Estado que vamos merecer. E merecemos mais do que hoje temos.

    Outro belo artigo [^]

    #2
    O Estado português é aquele de um país moribundo e em declínio de uma época imperial que não superou.

    Comentário


      #3
      [^] [^]




      Comentário


        #4
        citação:Para mudá-la é preciso que o Governo não ceda daqui para a frente aos interesses partidários. Mas também que cidadãos e funcionários tenham cabeça aberta para avaliar o que aí vem sem preconceitos. O Estado que vamos querer será o Estado que vamos merecer. E merecemos mais do que hoje temos.
        Para mais tarde recordar quando estivermos em periodo de reflexão para umas quaisquer eleições.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X