Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como optimizar a autonomia da bateria de um portátil?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como optimizar a autonomia da bateria de um portátil?

    A questão diz tudo.

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por underground Ver Post
    A questão diz tudo.

    Obrigado
    Qual é o portatil em questão? A acer tem um programazinho que substitui o windows na gestão de energia e deixa desligar as placas de rede/wireless a placa pci etc etc É uma questão de ver se a marca do portatil também tem algo assim.

    Depois ha também as soluções normais, aumentar ou diminuir o brilho do ecrã faz aumentar ou diminuir a duração da bateria por exemplo. Desligar o som também. Não me recordo de mais nada assim, mas basicamente é desligar tudo o que não precisares.

    Comentário


      #3
      No meu caso, vaio SZ mudo a gráfica em uso e voilá, aumenta a duração da bateria. Desligar coisas que não estejam a ser precisas, wireless, bluetooth ou baixar o contraste do monitor também costuma ajudar.

      Se a questão se refere ao tempo de vida da bateria, após recargas e recargas, isso aí temo que não haja grande solução, ela acaba por perder autonomia, mesmo que esteja parada e nunca a usem...

      Comentário


        #4
        Eu diminuo a velocidade do CPU e se pudesse a do GPU (não dá por causa de usar drivers para desktop, para ter maior rendimento), diminuo a luz do ecrã, e pouco mais...

        Comentário


          #5
          notebook hardware control

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
            notebook hardware control
            É bom sim sr (apesar de lhe dar muito pouco uso), então se tivermos o ficheiro de configuração especifico para o nosso portatil (não é o meu caso), melhor

            Comentário


              #7
              Eu usei a bateria do meu portátil normalmente, durou-me 3 anos e pico, após uns milhares (seguramente) de cargas o wear level era tal que a partir dos 60 e tal porcento deixou de aumentar, visto que a bateria falhava, tanto com 80% como com 20%, nem 10 minutos durava.
              É nesta altura que perdi o amor ao dinheiro, comprei uma bateria nova e voilà, a autonomia original regressou e o computador voltou a merecer o nome "portátil"...
              As baterias são um mal necessário, e muitas vezes o melhor uso é o uso "normal", conheço bastante gente que segue mil e uma regras, desde descarregar totalmente até não deixar baixar dos 10%, passando por aqueles que só carregam a bateria completamente e outros que até recargas parciais consecutivas fazem...
              Não interessa nada disto, muitas vezes quanto mais cuidado se tem mais depressa sobe o wear level, e outro tratam mal as baterias e elas duram uma infinidade de tempo, pelo que li basta o vosso portátil ser daqueles que aquecem qual torradeira, para pelo simples aquecimento acelerarem o desgaste e envelhecimento da bateria por isso o meu conselho é que usem as baterias normalmente, não tenham nenhum cuidado em especial e quando elas morrerem comprem uma nova!

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                estamos a falar de aumentar a duração de cada carga, não é do tempo de vida das baterias.

                Comentário


                  #9
                  O computador em questão é um Fujitsu Siemens usado pelo meu pai nas suas reuniões de serviço.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                    estamos a falar de aumentar a duração de cada carga, não é do tempo de vida das baterias.
                    Hummm, ok.
                    Então pouco há a fazer, usar a luminosidade ao mínimo, meter o gestor de energia em poupança máxima, e o tal notebook hardware control que permite baixar a tensão do processador, mas há máquinas onde isso leva a que em utilizações mais intensivas pode o computador a qualquer momento ir abaixo (se a tensão tiver baixa demais), de qualquer forma já experimentei isso e a diferença não é assim tão grande que justifique a insegurança de em algumas máquinas quando menos se espera ... puff!

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      a diminuição da voltagem só se faz até certo ponto. há testes para verificar a estabilidade.
                      e o principal objectivo é diminuir a temperatura - se a ventoínha for menos usada, a bateria dura mais ;)
                      a diferença na corrente não é muito elevada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                        a diminuição da voltagem só se faz até certo ponto. há testes para verificar a estabilidade.
                        e o principal objectivo é diminuir a temperatura - se a ventoínha for menos usada, a bateria dura mais ;)
                        a diferença na corrente não é muito elevada.
                        Estamos a falar de um aumento de autonomia de quantos minutos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                          a diminuição da voltagem só se faz até certo ponto. há testes para verificar a estabilidade.
                          Mas esses testes são estranhos...
                          No meu caso há tensões onde o teste que o programa faz que dura 30 segundos a cada velocidade a puxar a 100% o computador passa o teste, mas depois em utilização normal, passado uma quantidade de tempo indeterminada a qualquer momento o computador vai abaixo e reinicia, e depois de muitos testes percebi que tinha mesmo a ver com isso...
                          Às vezes ele passa os testes todos, usas meia hora, uma hora, está tudo bem, às vezes nem estás a fazer nada e a qualquer momento imprevisivelmente pum...
                          Com tensões mais elevadas não faz isso, e não é só na minha máquina que acontece, já vi casos semelhantes noutros portáteis...
                          Deve ser giro um portátil numa reunião a fazer uma apresentação, ou um slideshow numa apresentação a um júri de profs e vais a mudar de slide e pummm

                          Cumprimentos

                          Edit: E a minha teoria para o motivo disso tem a ver com um possível overshoot na transição das tensões (directamente relacionadas com a velocidade do processador), tipo o processador está em idle a 0,7v, mudas o slide do powerpoint e ele salta para 0.9v, mas regressa aos 0,7v, ao regressar a linha ser tipo sinusoidal e haver um pico ao descer de 0,9 para 0,7 em que ele toca nos 0,6 e pum foi abaixo!
                          Por isso as tensões relativamente elevadas dos processadores, deve ser para ter tolerância a esses overshoots (negativo neste caso)...
                          Editado pela última vez por 0003; 16 November 2007, 21:17.

                          Comentário


                            #14
                            não há ciências exactas a esse nível.
                            o que sei é que prefiro ter o portátil mais fresquinho e a gastar menos electricidade. poupo dinheiro, poupo os ouvidos, e poupo bateria - mas nunca fiz testes para saber aumentos efectivos. e cada caso é um caso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                              Com tensões mais elevadas não faz isso, e não é só na minha máquina que acontece, já vi casos semelhantes noutros portáteis...
                              Deve ser giro um portátil numa reunião a fazer uma apresentação, ou um slideshow numa apresentação a um júri de profs e vais a mudar de slide e pummm
                              Cumprimentos
                              nunca vi isso a acontecer e uso o NHC diariamente há muito muito tempo.
                              cada um tem de estudar os limites do seu hardware.

                              Comentário


                                #16
                                afasta a bateria do calor e usa programas de gestão de energia como o Acer ePowerManagement.

                                Uma ideia útil é retirar a bateria sempre que podes trabalhar só com o AC.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por amon293 Ver Post
                                  afasta a bateria do calor e usa programas de gestão de energia como o Acer ePowerManagement.

                                  Uma ideia útil é retirar a bateria sempre que podes trabalhar só com o AC.
                                  outra vez? o objectivo é aumentar o tempo que consegues ter o portátil ligado, não é para aumentar a vida da bateria!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu também uso no Notebook Hardware Control à 2 anos e nunca tive problemas com ele, quando estou a trabalhar com bateria uso o modo Max battery, quando está ligado à corrente uso o dynamic switch e neste tempo todo nunca o pc bloqueou ou reiniciou.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por fmsantos Ver Post
                                      Eu também uso no Notebook Hardware Control à 2 anos e nunca tive problemas com ele, quando estou a trabalhar com bateria uso o modo Max battery, quando está ligado à corrente uso o dynamic switch e neste tempo todo nunca o pc bloqueou ou reiniciou.
                                      e quanto é que reduziste as voltagens?
                                      o meu pentium-m 1.4GHz baixa bastante as voltagens sem perder estabilidade.
                                      se não tiver o NHC ligado, a ventoinha acaba por começar a funcionar relativamente frequentemente (mesmo em modo "portátil", no qual funciona a 600MHz). basta baixar a voltagem no NHC e a ventoinha passa a ser uma mera recordação

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não mexi nas voltagens, está com as voltagens que vinha por defeito no programa. Tenho um pentium-m sonoma 1.86ghz geralmente está a 800mhz com a voltagem a 0,988v.

                                        Comentário


                                          #21
                                          mas então o NHC não te está a fazer nada. essas capacidades de mudar a frequencia já existem no windows... nas opções de energia. os vários esquemas existentes (portátil, sempre ligado, etc) equivalem a velocidades do cpu diferentes (ou mesmo auto-adaptáveis).

                                          Comentário


                                            #22
                                            O nhc não desce assim muito as voltagens...
                                            Ja não me lembro, mas penso quem em bateria fico com o cpu a 1.0, enquanto que se usar o da asus fico com ele a 200mhz
                                            Eu queria era poder controlar a fan do meu portatil

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                              O nhc não desce assim muito as voltagens...
                                              Ja não me lembro, mas penso quem em bateria fico com o cpu a 1.0, enquanto que se usar o da asus fico com ele a 200mhz
                                              desce tanto quanto quiseres (e o hardware aguentar)
                                              quanto aos 200MHz... não acredites nisso

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por amon293 Ver Post
                                                afasta a bateria do calor e usa programas de gestão de energia como o Acer ePowerManagement.

                                                Uma ideia útil é retirar a bateria sempre que podes trabalhar só com o AC.
                                                podes-me dizer onde encontras esse programa no site da acer nada encontro

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                  desce tanto quanto quiseres (e o hardware aguentar)
                                                  quanto aos 200MHz... não acredites nisso
                                                  É o que o windows e o everest dizem ...E bem se nota..O computador arrasta-se

                                                  Originalmente Colocado por mago Ver Post
                                                  podes-me dizer onde encontras esse programa no site da acer nada encontro
                                                  Atenção que é para ser usado em acer's...

                                                  ftp://ftp.work.acer-euro.com/noteboo...01.8.6.053.zip
                                                  Editado pela última vez por Unreal; 18 November 2007, 14:13.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    double post...apagar sff

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho um Toshiba recente (Junho 07) e obviamente trás o soft da Toshiba, o NHC é mais eficaz que o software específico da marca?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                                        É o que o windows e o everest dizem ...E bem se nota..O computador arrasta-se



                                                        Atenção que é para ser usado em acer's...

                                                        ftp://ftp.work.acer-euro.com/noteboo...01.8.6.053.zip
                                                        ok tenho um acer obrigado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Amigos, que voltagem me recomendam colocar num Fujitsu Esprimo Mobile V5515?

                                                          Uso o Notebook Hardware Control.


                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            no vaio em poupança de energia tenho tudo no minimo e só 1 core a funcionar

                                                            memórias a 50%

                                                            wireless desligado

                                                            grafica no minimo...

                                                            isto td assim... da-me umas 3h e meia ah e brilho no minimo!
                                                            Editado pela última vez por GJP; 26 January 2008, 19:46.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X