Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Prótese Dentária, o Curso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Prótese Dentária, o Curso

    alguem sabe algo sobre este curso? tem boa saida profissional? a renumeração é boa? sei que se tira em 3 anos na Classica (Lx)...
    alguem ja tirou? como foi para arranjar emprego? o ordenado é aceitavel?

    todas as eventuais respostas são muito benvindas!
    obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
    alguem sabe algo sobre este curso? tem boa saida profissional? a renumeração é boa? sei que se tira em 3 anos na Classica (Lx)...
    alguem ja tirou? como foi para arranjar emprego? o ordenado é aceitavel?

    todas as eventuais respostas são muito benvindas!
    obrigado
    Pá eu trabalho na faculdade de med dentaria em Lx... e esse curso costuma ter saida... sei que ganham bem, mas não tenho ideias de valores concretos, mas posso tentar saber.

    Comentário


      #3
      Agora com a moda das placas ceramicas, um bom protetico ganha fortunas

      Comentário


        #4
        Já conseguem fazer nascer dentes em ratos de laboratorios!
        Qt ao tópico ppmente dito, quem ganha o dinheiro "todo" nas próteses sao os dentistas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
          Pá eu trabalho na faculdade de med dentaria em Lx... e esse curso costuma ter saida... sei que ganham bem, mas não tenho ideias de valores concretos, mas posso tentar saber.
          agradecia imenso!!

          Comentário


            #6
            vá lá, ppl.... nao conhecem ng que tenha tirado este curso? n sabem nd?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
              vá lá, ppl.... nao conhecem ng que tenha tirado este curso? n sabem nd?
              Hj e amanhã há congresso lá na fac, logo a maoiria dos alunos baldou-se, mas eu não me esqueci de ti

              Comentário


                #8
                Boas!

                Sou licenciado em Prótese Dentária e posso-te dizer que arranjas emprego com alguma facilidade, mas prepara-te para seres explorado (500€ 600€ nos primeiros meses) até teres alguma experiência na profissão.
                A experiência é um factor fundamental, uma vez que é uma profissão mt técnica, mt manual.
                Antigamente era uma profissão que se podia exercer sem qualquer curso, e só há alguns anos é que passou de curso técnico-profissional para licenciatura bietápica. Quero dizer com isto que ainda há mt pessoas a trabalhar no mercado mas com conhecimentos ganhos de maneira empírica.

                Em relação à formação, tens várias faculdades no pais onde podes tirar o curso; na área de Lx são duas, a Faculdade de Medicina Dentária de Lx e a Escola Superior de Saúde Egas Moniz, no Monte da Caparica (onde tive a minha formação).

                Se pretendes tirar este curso, é bom que saibas que são necessárias algumas características psicológicas, entre as mais importantes paciência (para aturar patrões chatos) e "mãozinhas".

                Comentário


                  #9
                  epaaah.... esse salario esta um pouco abaixo do que pensava.... mas isso é aonde? numa clinica ou no consultorio particular de algum dentista ou noutro sitio?

                  ah, as maozinhas sao em que sentido? mexer na boca das pessoas para tirar moldes/colocar as proteses?

                  muito obrigado pela resposta!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                    Hj e amanhã há congresso lá na fac, logo a maoiria dos alunos baldou-se, mas eu não me esqueci de ti
                    ok! brigadao

                    Comentário


                      #11
                      Mãozinhas, no sentido que é uma profissão mt manual, onde é preciso mt habilidade, destreza e precisão, é nesse sentido.

                      Em relação ao ordenado, podes até ter sorte e ganhares mt mais, aliás se trabalhares por conta própria e tiveres clientes, é claro que sacas mt mais ao final do mês, mas como te disse esse ordenado é a trabalhar para conta de outrem e sem experiência.

                      Comentário


                        #12
                        mas para trabalhar por conta propria tenho que abrir o meu laboratorio de proteses, adquirir as maquinas todas, propaganda, ou seja, mta chatisse....

                        já agora, trabalhas aonde? numa clinica dentaria? num consultorio particular dum médico? num laboratorio de proteses? num laboratorio/consultorio teu?

                        Comentário


                          #13
                          trabalho num lab privado

                          Comentário


                            #14
                            Já que estão aqui entendidos na área qual o preço médio de uma corôa ?

                            Ou seja meter um pino agarrado à base do dente ainda existente + um dente novo ....a raiz ainda existe.

                            Comentário


                              #15
                              Tecnicamente falando é um falso coto (pino metálico) e uma coroa.
                              Ora resta saber se a coroa é metálica (metal nobre ou não nobre), ou se é cerâmica, mais estética?
                              Varia mt o preço segundo estes factores

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                epaaah.... esse salario esta um pouco abaixo do que pensava.... mas isso é aonde? numa clinica ou no consultorio particular de algum dentista ou noutro sitio?

                                ah, as maozinhas sao em que sentido? mexer na boca das pessoas para tirar moldes/colocar as proteses?

                                muito obrigado pela resposta!
                                Um protesico supostamente não deveria mexer na boca das pessoas, não te hailitações para tal, mas como vivemos na republica das bananas isso acontece.

                                Devem ser pouquíssimas as clinicas/consultórios dentários q têm um protesico, normalmente trabalham em laboratorios de protese.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                  Já conseguem fazer nascer dentes em ratos de laboratorios!
                                  Qt ao tópico ppmente dito, quem ganha o dinheiro "todo" nas próteses sao os dentistas.
                                  Olha que não é bem assim, o protesico ou laboratorio de protese leva uma boa fatia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não concordo na totalidade contigo e acho até exagerado dizeres globalmente "que não têm habilitações para tal", há certos e determinados procedimentos técnicos relativamente à prótese que os protésicos com formação técnica e teórica são bem mais capazes do que os dentistas; falo de experiência própria e sei o que digo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                      Um protesico supostamente não deveria mexer na boca das pessoas, não te hailitações para tal, mas como vivemos na republica das bananas isso acontece.

                                      Devem ser pouquíssimas as clinicas/consultórios dentários q têm um protesico, normalmente trabalham em laboratorios de protese.

                                      tás errado ,um protesico pode e deve mexer na boca dos pacientes.
                                      primeiro o paciente é atendido pelo medico dentista e no caso de colocar protese é reencaminhado para o protesico para fazer moldes ,depoia a protese é colocada pelo protesico .
                                      eu sei do que estou a falar porque estou nessa area .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por gaspar-m Ver Post
                                        tás errado ,um protesico pode e deve mexer na boca dos pacientes.
                                        primeiro o paciente é atendido pelo medico dentista e no caso de colocar protese é reencaminhado para o protesico para fazer moldes ,depoia a protese é colocada pelo protesico .
                                        eu sei do que estou a falar porque estou nessa area .
                                        É exactamente o contrário e também sei do que falo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tigre Ver Post
                                          Não concordo na totalidade contigo e acho até exagerado dizeres globalmente "que não têm habilitações para tal", há certos e determinados procedimentos técnicos relativamente à prótese que os protésicos com formação técnica e teórica são bem mais capazes do que os dentistas; falo de experiência própria e sei o que digo.
                                          Nem me referia globalmente, totalmente! Quanto muito pra ver a cor dos dentes e fazer um esquema da distribuição das cores, no caso da fixa. Mas isso só quem se dedica e tem um protesico ao lado.

                                          Já agora em que procedimentos é que um protesico está melhor habilitado que um dentista, no que toca as etapas da confecção de uma protese que têm que ser feitas na boca do paciente???
                                          Editado pela última vez por smi1e; 25 November 2007, 22:18.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por gaspar-m Ver Post
                                            tás errado ,um protesico pode e deve mexer na boca dos pacientes.
                                            primeiro o paciente é atendido pelo medico dentista e no caso de colocar protese é reencaminhado para o protesico para fazer moldes ,depoia a protese é colocada pelo protesico .
                                            eu sei do que estou a falar porque estou nessa area .
                                            è mtas vezes assim é....mas não deveria ser.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Flyer Ver Post
                                              è mtas vezes assim é....mas não deveria ser.
                                              Eu diria na maioria das vezes é assim, mas enfim...Na faculdade os protésicos só necessitavam de contactar com o paciente por duas razões: comparar a cor dos dentes naturais com a escala de cores in loco (trabalhando dentista e protésico no mesmo local dois pares de olhos são sempre melhores que um) e quando algo corria mal nada melhor que ter o paciente à frente para dentista e protésico comunicarem correctamente e discutirem o problema e respectivo resolução.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                                alguem sabe algo sobre este curso? tem boa saida profissional? a renumeração é boa? sei que se tira em 3 anos na Classica (Lx)...
                                                alguem ja tirou? como foi para arranjar emprego? o ordenado é aceitavel?

                                                todas as eventuais respostas são muito benvindas!
                                                obrigado
                                                O curso agora tem a vantagem de ser uma licenciatura em 3 anos, a faculdade de medicina dentária em lisboa parece ser o melhor lugar para o tirar, existem mais três privadas onde existe o curso, ISAVE, CESPU e ESSEM, mas têm propinas extremamente elevadas.
                                                É um curso bastante prático em que o mais importante é a habilidade manual para executar os trabalhos.
                                                As saidas profissionais dependem muito da qualidade do teu trabalho, da área que depois queres trabalhar e também da zona do país, na zona norte é bastante complicado entrar no mercado de trabalho.

                                                Eu tenho a licenciatura em Prótese Dentária, antes disso já tinha tirado o curso profissional de auxiliar de prótese.
                                                Arranjar emprego inicialmente parecia ser uma tarefa fácil, ainda não tinha finalizado o curso e já estava num laboratório onde iria realizar um estágio profissional, no entanto devido a umas complicações burocráticas acabou por não se realizar e estou novamente a procura de emprego, por isso se alguém dá área souber de algo, apite

                                                O ordenado inicialmente nunca é muito elevado e depende do tipo de patrão que encontrares, no entanto após teres alguma experiência e caso tenhas bastante habilidade para o trabalho consegues ter um salário muito bom.
                                                Conheço uma pessoa que ganha 3500 € por mês e trabalha no horário que quiser, desde que faça os trabalhos que lhe são exigidos a tempo e horas. Mas é uma pessoa que tem uma qualidade de trabalho fantástica e só faz prótese fixa.


                                                Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                Um protesico supostamente não deveria mexer na boca das pessoas, não te hailitações para tal, mas como vivemos na republica das bananas isso acontece.

                                                Devem ser pouquíssimas as clinicas/consultórios dentários q têm um protesico, normalmente trabalham em laboratorios de protese.
                                                Em muitos países o protesico pode trabalhar directamente com o paciente em casos de prótese removível, e no caso desse tipo de trabalhos acho que também deveria acontecer cá em Portugal. De certo modo já acontece, mas devia acontecer de um modo legal, mas unicamente com este tipo de próteses.

                                                Eu não tenho pretensões de o fazer no futuro, eu sou apologista que se deve fazer um trabalho de equipa entre médico e técnico para que o trabalho seja o melhor possível, ficando deste modo todos a ganhar.
                                                Praticamente toda a experiência profissional que já tive foi em prótese fixa, e tenho noção de que o simples facto de poder observar o paciente, permite obter um trabalho com resultados mais satisfatórios para o paciente.
                                                Um modelo de gesso e um esquema de cores por vezes é muito limitado para um trabalho estético, e acho que seria do interesse de todas as partes envolvidas, médico, técnico e paciente, que o resultado fosse o melhor possível.


                                                Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                Olha que não é bem assim, o protesico ou laboratorio de protese leva uma boa fatia.
                                                Mas o médico fica com a maior parte, quanto à prótese removível não tenho muito conhecimento dos preços praticados, mas os poucos casos que conheci, os médicos cobravam normalmente ao paciente o dobro daquilo que pagaram ao laboratório, ou seja, tinham o mesmo lucro que o laboratório mas sem trabalho quase nenhum, apenas o de tirar moldes, registo de oclusão, prova de dentes e colocação da prótese, no final perdem uns 40 minutos com todos estes trabalhos.
                                                No caso da fixa, já exige da parte do médico um maior trabalho, mas também tem um maior lucro.
                                                Por exemplo, uma coroa metalo cerâmica sai do laboratório a uma média de 90 euros e o paciente paga ao médico valores a volta de 350 euros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Opiumm tiraste a tua licenciatura onde?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    agradeço mt as respostas que deram!

                                                    mas tenho outra questao,
                                                    posso tirar o mestrado (sim, pq a licenciatura dá para pco) na Faculdade de Medicina dentaria da U.L. (onde se tira a licenciatura)??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tigre Ver Post
                                                      Opiumm tiraste a tua licenciatura onde?
                                                      Tirei no ISAVE na Povoa de Lanhoso

                                                      Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                                      agradeço mt as respostas que deram!

                                                      mas tenho outra questao,
                                                      posso tirar o mestrado (sim, pq a licenciatura dá para pco) na Faculdade de Medicina dentaria da U.L. (onde se tira a licenciatura)??

                                                      Podes tirar o mestrado numa faculdade qualquer, incluindo a de lisboa, desde que seja um mestrado ao qual te possas candidatar e desde que termines a licenciatura pelo menos com 14.
                                                      A maior parte dos mestrados que existem na áreas das ciências dentárias são apenas para médicos dentistas.
                                                      No caso especifico da prótese dentária, o mestrado só tem utilidade caso queiras seguir a vertente de ensino e ai tiras por exemplo o mestrado de Educação para a Saúde.
                                                      Totalmente dedicado a prótese, penso que só existe um mestrado, é na ESSEM e tem um valor absurdo.
                                                      Depois de teres a licenciatura, e mesmo durante, a melhor solução é fazer pequenos cursos que vão havendo no estrangeiro, e mais raramente por cá, para evoluir cada vez mais a técnica de trabalho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olhem lá € 630,00 por uma corôa é muito, pouco ou assim-assim ???....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uma coroa metalo-cerâmica ou totalmente cerâmica?
                                                          E é so mesmo a coroa? O suporte da coroa vai ser o teu dente?

                                                          Mas de qualquer modo pede orçamentos em vários locais

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas, com a licenciatura em Prótese Dentária e tal como o Opiumm disse, podes-te candidatar a qualquer mestrado, que tu aches útil para a tua vida futura.
                                                            Para te poderes candidatar, normalmente tens que ter nota mínima de 14, embora tb conte para a candidatura o teu CV.
                                                            Este ano tomei essa decisão, inscrevi-me no mestrado da ESTeSL, na área da Qualidade e Tecnologias da Saúde. Até à data posso dizer que estou satisfeito com o que tenho aprendido, tendo em conta que me dá uma visão alargada da área da saúde e me permite adquirir conhecimentos e meios para ter uma visão/argumentação crítica.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X