Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um grande, grande dilema! Opiniões precisam-se!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um grande, grande dilema! Opiniões precisam-se!

    Boas!

    Um casal meu amigo está a passar por uma situação de dilema na sua vida pessoal e por isso venho aqui pedir-vos as vossas opiniões em nome deles. É o seguinte:

    Ele encontra-se a trabalhar aqui em Lisboa e a mulher dele encontra-se neste momento em Leiria, desempregada. Eles são ainda um casal jovem e, por isso, os pais dela disponibilizaram a casa deles para o casal viver até resolver a sua situação. A casa é relativamente grande e confortável, e o casal vive de forma independente dos pais dela, não precisando de pagar nada por lá viver. A questão agora é a seguinte: eles pretendem construir a sua casa lá em Leiria, dado que, uma vez mais, teriam a ajuda dos pais dela, que disponibilizariam um terreno para eles construirem. Por essa razão, ele pediu que fosse transferido para Leiria, mas o pedido foi indeferido, tendo o meu amigo que ficar em Lisboa durante mais 1 ano a ano e meio!
    O dilema agora é: será melhor ela tentar arranjar emprego em Leiria, continuando ele apenas a ir a casa aos fins de semana (estão a ver a situação num casal recém-casado, né?) ou seria melhor ela vir viver para Lisboa com ele, tentando arranjar casa e emprego lá?

    Sendo certo que ele tem que ficar em Lisboa por mais 1 ano a ano e meio, as vantagens e desvantagens de ela ficar num lado ou noutro são:

    FICANDO EM LEIRIA:

    Vantagens:
    • Casa de habitação gratuita
    Desvantagens:
    • Fica mais 1 ano separada do marido
    • Menos ofertas de emprego com salários, em média, mais baixos
    INDO PARA LISBOA:

    Vantagens:
    • Fica perto do marido
    • Mais ofertas de emprego e salários, em média, mais altos
    Desvantagens:
    • Necessidade de encontrar casa (aos preços que todos sabemos em Lisboa )
    • Necessidade imperiosa de encontrar emprego para poder pagar a casa
    O problema é: se por um lado é economicamente mais vantajoso ela ficar em Leiria, por outro lado é uma situação extremamente chata para os 2 ficarem separados durante a semana inteira, ficando ela sozinha em casa pelo menos até arranjar um emprego, para o que, como já vimos, as oportunidades escasseiam mais do que em Lisboa.

    É realmente um dilema em que nenhuma das situações é perfeita, mas tendo em conta os elementos apresentados, qual é que seria a vossa decisão e porquê?

    Desde já obrigado a todos!



    P. S. - Acham necessário abrir uma poll?

    #2
    Acho que começa logo a dúvida na 2ª linha.

    Se ela está desempregada, e ele trabalha em Lisboa, pq raio é que querem partir neste momento para a construção de uma casa?

    Comentário


      #3
      Na minha humilde opinião, há que fazer sacrifícios, para mais tarde ter certos luxos, para mim, a pessoa ( a rapariga ) ficava em Leiria, tentava arranjar emprego, o rapaz ia a casa aos fins de semana e desfrutavam desse tempo juntos, acredito que não são nenhumas crianças logo podem estar algum tempo separados um do outro.

      Com isso a casa é "de graça", ela arranjando trabalho não precisa de nenhum ordenado chorudo pois tudo o que ganhar pode juntar, ele aguenta mais um ano e meio e depois podem viver felizes e sem preocupações os dois.

      Isto é só a minha opinião, ja agora seja qual for a decisão deles, muito boa sorte para os dois.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Acho que começa logo a dúvida na 2ª linha.

        Se ela está desempregada, e ele trabalha em Lisboa, pq raio é que querem partir neste momento para a construção de uma casa?
        Porque o Banco deixa... LOL

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          Acho que começa logo a dúvida na 2ª linha.

          Se ela está desempregada, e ele trabalha em Lisboa, pq raio é que querem partir neste momento para a construção de uma casa?
          Não é essa a questão neste momento, Silver. E ninguém disse que queriam construir AGORA. Mas a verdadeira questão é que a parte da habitação fica sempre mais barata ficando em Leiria, já que têm a possibilidade de construir com "oferta" de terreno. Algo que em Lisboa nunca será possível, e vão ficar a pagar renda para um apartamento que nunca será seu?

          Comentário


            #6
            Tudo depende das carreiras e das áreas de formação de cada um. Se cada um ganhar 1000€ em Lisboa, já dá para viver de forma decente.

            Comentário


              #7
              Não consigo perceber qual o problema

              Já trabalhei em Leiria ia na 2ª e vinha 6ª são 4 noites! se ele é casado podia ir dormir a leiria á 4 feira. Sim ficavam só 3 noites separados por semana

              Sinceramente por um tempo não acho que 3 noites longe por semana afecte assim tanto um casal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                Não é essa a questão neste momento, Silver. E ninguém disse que queriam construir AGORA. Mas a verdadeira questão é que a parte da habitação fica sempre mais barata ficando em Leiria, já que têm a possibilidade de construir com "oferta" de terreno. Algo que em Lisboa nunca será possível, e vão ficar a pagar renda para um apartamento que nunca será seu?
                E porque não vender o terreno e dar como entrada para a casa em Lisboa?

                De Lisboa a Leiria é um passinho, dá à vontade para ir lá todos os fins de semana.

                Comentário


                  #9
                  Eu podia dar a minha opinião, mas esse é um assunto que nem deveria ser debatido por mais ninguém além deles próprios, é demasiado pessoal, e só apenas cada um deles saberá aquilo que pretende do seu projecto de vida....





                  se quiserem jogarem pelo seguro eles que sigam a relação mais equilibrada entre coração e razão!!!

                  Comentário


                    #10
                    Se fôr certo que daqui a um ano, ano e meio ele consegue ir para Leiria, acho que a melhor opção é mesmo ela lá ficar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                      Porque o Banco deixa... LOL
                      Não, pá...porque o pessoal gosta de se enterrar cedo, para ter uma vida de ****** mais longa.

                      Quanto à pergunta do tópico, e para seu próprio bem, é bom que saiam da casinha dos pais o quanto antes.

                      Em Portugal vive-se dos 20 aos 80 anos da mesma forma: igual aos pais, avós e tetra-avós.
                      Get a life!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                        Não, pá...porque o pessoal gosta de se enterrar cedo, para ter uma vida de ****** mais longa.

                        Quanto à pergunta do tópico, e para seu próprio bem, é bom que saiam da casinha dos pais o quanto antes.

                        Em Portugal vive-se dos 20 aos 80 anos da mesma forma: igual aos pais, avós e tetra-avós.
                        Get a life!
                        Qual é o problema deles terem uma casa?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Qual é o problema deles terem uma casa?
                          Estava a responder ao zerorpm.

                          Não há qualquer problema em terem uma casa...pelo contrário.
                          Agora, se essa compra/construção for motivo para ficarem agarrados à terrinha e ao banco, se calhar é melhor pensarem 2 vezes.

                          Eu sei que nem todos podemos gostar do amarelo, mas o mercado laboral não tem a estabilidade das gerações anteriores.
                          E por vezes, por causa de uma problema arranjam-se outros bem maiores.

                          Mobilidade rulez...

                          Comentário


                            #14
                            Parece-me mais uma questão de investimento a longo prazo. Se podem ter a casa paga ao fim de 10 anos, porquê ter em 20 ou 30?

                            Comentário


                              #15
                              Lino,

                              A minha opinião seria mesmo a de a mulher do teu amigo ficar em Leiria, continuando a procurar emprego. Eu sei que é difícil estarem separados durante a semana, mas a opção Leiria tem mais vantagens (partindo do princípio que a longo prazo ficarão a viver em Leiria).

                              Ao vir para Lisboa, não é certo que arranje um bom emprego e alugar uma casa em Lisboa é bastante caro.

                              É um sacrifício que me parece vir a ser compensado num futuro próximo.

                              Comentário


                                #16
                                É simples! Ela vai para Lisboa este ano e meio que o marido fica lá e arranja lá um trabalho para este tempo. Depois vão os dois para Leiria
                                Assim ficam sempre juntos e poderão fazer a casa em LEiria quando o marido conseguir a transferência!

                                Comentário


                                  #17
                                  Ano e meio passa num abrir e fechar de olhos

                                  Eu "voto" no 3º e 14º posts.

                                  E sempre dá para "arejar" no bom sentido a relação entre os dois.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na minha opinião era preferível ela ficar em Leiria e ele ir tentando ir para lá. (Até eu ia para Leiria se pudesse!!)

                                    Em Leiria, por ser um meio mais pequeno, há mais qualidade de vida, a vida é mais barata que em Lisboa, é mais calma. O facto de terem habitação gratuita é uma grande mais valia que é contrabalançada pelo facto de ela estar sem emprego. Mas se ela viesse para isboa seria bem mais complicado! Acho que é preferível em Leiria ganhar p. ex. 500€ e não ter a despesa de uma casa do que em Lisboa ganhar 750€ e ter uma despesa superior aos 250€ de diferença. Além de que encontrar emprego não está fácil em lado nenhum. Mas Leiria tem a vantagem de ter muitos serviços e muita indústria principalmente nos arredores.

                                    Eu consideraria a separação de um ano (com visitas regulares ao fim de semana) como um sacrifício em prol de uma futura melhoria de vida.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ir e vir todos os dias de Lisboa não é opção?

                                      Sendo que a ida para Leiria daqui a 1 ano/1 ano e meio é dado adquirido acho que ficarem por Leiria e começarem a procurar construír uma casa lá é a melhor coisa que podem fazer

                                      Ela só tem de procurar trabalho por lá, e o teu amigo faz o esforço por agora de ir e vir...carro a diesel e tal, e um porradão de kms. mas poupa nas dormidas por cá para o gásoleo da viagem

                                      Comentário


                                        #20
                                        para já, esqueçam essa historia de construir/comprar casa,

                                        ele que procure emprego, quer em Leiria, quer em Lisboa,

                                        entretanto, daqui por 1 ano e meio,

                                        dependendo do emprego da senhora,
                                        o marido pede a transferencia ou não para Leiria,

                                        de qualquer forma, podem sempre experimentar a viver em Lisboa por 1 anito,

                                        já que estão salvaguardados em Leiria, se correr mal paciencia, fazem as malas e voltam pra Leiria, se correr bem,, optimo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Epah... Leiria não é propriamente a Sibéria e há sempre skypes e webcams e telemóveis. Num situação de urgência, em menos de hora e meia ele põe-se lá....

                                          Mas isto sou eu a pensar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Grrrrr contruir casa em terreno oferecido pelpos sogros é meio caminho andado para permitir todo o genero de ingerencias na sua vida.
                                            Ela que venha para lisboa, mororar ao pe dos pais é um stress .

                                            Comentário


                                              #23
                                              X 2. Não vejo qual é o problema. Até acho que pode trazer vantagens. E Leiria também não é assim tão longe.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se o teu amigo está em Lx de 2ª de manhã a 6ª à tarde, a mulher não pode ficar alojada no mesmo sítio e, durante o dia, procurar um emprego?



                                                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                Grrrrr contruir casa em terreno oferecido pelpos sogros é meio caminho andado para permitir todo o genero de ingerencias na sua vida.
                                                Ela que venha para lisboa, mororar ao pe dos pais é um stress .
                                                Isso depende dos pais...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu moro com os meus pais, avós, tio e irmão e qualidade de vida em alta.

                                                  Mas admito que haja pessoas com que seja complicado viver.

                                                  Se o teu amigo vai regressar a Leiria daqui a algum tempo, não faz sentido organizar a vida em Lisboa. Perguntem aos professores como é que é....

                                                  Entretanto, ela que arranje um trabalho e esqueça a casa. É uma tristeza vê-los tão tenrinhos a enterrarem-se no lodo dos compromissos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu posso dar o meu exemplo. Eu durante a semana estou em Lisboa e a minha namorada está no Alentejo, sensivelmente 1h30 de distancia. Ambos temos trabalho estável e está fora de hipotese ela vir para Lisboa. De momento vou a meio da semana a casa, ou seja só durmo 3 noites fora e digo-te desde já que a relação sofreu um revitalização que só nos beneficiou. A comprar casa será sempre no Alentejo, pois consigo fazer uma casa à maneira muito mais barata. Depois quando casar logo se vê qts noites dormirei em Lx, mas se puder não me importo nada de ir e vir todos os dias, até pq tenho alguma flexiblidade de horários.

                                                    PS: Peço desculpa pelo testamento, mas estava a contar a minha situação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A grande questão é: Onde é que ele vive em Lisboa? Se puderem ambos viver em Lisboa na casa dele, não vejo qual o mal de ela vir para Lx.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        Eu moro com os meus pais, avós, tio e irmão e qualidade de vida em alta.

                                                        Mas admito que haja pessoas com que seja complicado viver.

                                                        Se o teu amigo vai regressar a Leiria daqui a algum tempo, não faz sentido organizar a vida em Lisboa. Perguntem aos professores como é que é....

                                                        Entretanto, ela que arranje um trabalho e esqueça a casa. É uma tristeza vê-los tão tenrinhos a enterrarem-se no lodo dos compromissos.
                                                        eu tenho um mau feitio terrivel.
                                                        as vezes é dificil viver comigo mesmo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nao acho grande dilema...
                                                          Acho que ela aproveitando o facto de estar desempregada deveria ir viver para Lisboa com o marido,nao precisavam de comprar casa.Alugavam uma e ela tentava arranjar emprego.
                                                          Quando passasse esse ano e meio se quisessem iam para Leiria ou entao resolviam continuar em Lisboa e compravam casa.


                                                          Recem casados e so se verem ao fim de semana é muito mau

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por basini Ver Post
                                                            Nao acho grande dilema...
                                                            Acho que ela aproveitando o facto de estar desempregada deveria ir viver para Lisboa com o marido,nao precisavam de comprar casa.Alugavam uma e ela tentava arranjar emprego.
                                                            Quando passasse esse ano e meio se quisessem iam para Leiria ou entao resolviam continuar em Lisboa e compravam casa.


                                                            Recem casados e so se verem ao fim de semana é muito mau
                                                            É muito mau mesmo...

                                                            Se a ida para Leiria dele é garantida, das duas uma, ou ela fica em Leiria e ele vem o máximo de vezes ou ela vai para Lisboa arranjar um emprego para lá ficar com ele o tempo necessário.

                                                            Mas a seperação é que não me parece grande ideia...

                                                            Quanto paga ele de casa e quanto custariam as viagens Leiria-Lisboa-Leiria?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X