Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Tempo para Nascer!" - "Prós e Contras" de dia 3/12/2007...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Tempo para Nascer!" - "Prós e Contras" de dia 3/12/2007...

    A baixa natalidade compromete o futuro dos portugueses!

    Se os nascimentos não aumentarem a Segurança Social entra em desequilíbrio!

    Porque é que os portugueses não têm mais filhos?

    As medidas governamentais de incentivo à natalidade!

    Os anseios e as dificuldades das famílias!

    O ministro da Segurança Social Vieira da Silva, o Prof. Mário Leston Bandeira da Associação Portuguesa de Demografia, Assunção Cristas da Comissão Política do CDS -PP e do Grupo de Missão para a Natalidade do CDS-PP, pais e autarcas todos juntos para o GRANDE debate da natalidade!
    RTP.PT

    #2
    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Porque é que os portugueses não têm mais filhos?
    Porque há uma crise?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
      Porque há uma crise?
      Porque, mercê da enorme crise, e a motivá-la, não se criam verdadeiras condições conjunturais, realmente abrangentes, para que as famílias se voltem a formar algo mais cedo em vez de mais tarde, como é actual tendência, tenham mais confiança e estabilidade, tenham mais tempo para o seu tempo e vejam nesta sociedade uma organização mais materna em vez de madrasta...

      Comentário


        #4
        Porque falta dinheiro e/ou tempo?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Porque falta dinheiro e/ou tempo?
          E qual a solução, ou conjunto de soluções?...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Porque, mercê da enorme crise, e a motivá-la, não se criam verdadeiras condições conjunturais, realmente abrangentes, para que as famílias se voltem a formar algo mais cedo em vez de mais tarde, como é actual tendência, tenham mais confiança e estabilidade, tenham mais tempo para o seu tempo e vejam nesta sociedade uma organização mais materna em vez de madrasta...
            Eu acho que há muitas pessoas que sim sr. motivam a crise, não temos é um modelo social, uma sociedade justa, que faça com que muita boa gente tenha esperança que este país melhore.
            Há muitos valores que não existem em Portugal... familia, educação, paz, tratar meio-ambiente, civismo...

            A condição conjuntural que se devia criar era haver politicos honestos, trabalhadores e competentes.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              E qual a solução, ou conjunto de soluções?...
              arranjar dinheiro e/ou tempo ?

              Agora um pouco mais a sério... o estilo de vida actual é muito exigente. A maior parte das pessoas não tem a estabilidade necessária para poder ter filhos. Os filhos exigem muito tempo, dinheiro e atenção.

              -Quem tem empregos precários tem receio de não poder suportar os custos de criar um filho;
              -Quem investe forte na carreira e faz do trabalho a sua vida, não pode ter filhos a "atrapalhar";

              É curioso que hoje em dia, as famílias numerosas são as da classe baixa e ... da classe alta.

              A maior crise de natalidade está na classe média
              Editado pela última vez por eu; 02 December 2007, 22:51.

              Comentário


                #8
                Porque é que os portugueses não têm mais filhos?
                Curto e directo:

                1 - Dificuldade a nível financeiro ("crise", etc)
                2 - Jovens hoje em dia dão mais valor a gozar mais tempo a sua vida, a aproveitarem a vida, sem encargos, até mais tarde.
                3 - Os jovens hoje em dia também estão menos tolerantes uns para com os outros e custa-lhes aceitar e perdoar os defeitos e falhas uns dos outros, levando à ruptura prematura. Isto adia os filhos. Basta olhar para o número de jovens com 20 e tal 30 que andam por aí já divorciados...
                4 - Mundo do trabalho consome muito tempo aos casais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  arranjar dinheiro e/ou tempo ?
                  Sim, claro, claro, mas de que forma?...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                    Eu acho que há muitas pessoas que sim sr. motivam a crise, não temos é um modelo social, uma sociedade justa, que faça com que muita boa gente tenha esperança que este país melhore.
                    Há muitos valores que não existem em Portugal... família, educação, paz, tratar meio-ambiente, civismo...

                    A condição conjuntural que se devia criar era haver políticos honestos, trabalhadores e competentes.
                    Pessoalmente acho que está a cultivar-se, cada vez mais, o lema "cada qual por si", como uma das principais causas para o estado em que o país está, também em termos de natalidade! Apoiam-se políticas que "prejudicam apenas os outros", em vez de se promoverem políticas que sejam mais valias para todos, transversalmente!

                    Há que fazer alguma coisa para inverter o envelhecimento da população, mas há que fazer depressa!

                    Comentário


                      #11
                      Tudo se resume a uma simples questão de dinheiro e vontade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Tudo se resume a uma simples questão de dinheiro e vontade.
                        Sim, passa em grande parte por aí! Mas também passa pela estabilização social a todos os níveis, desde o emprego à educação, passando pelas políticas de apoio e incentivo a todos quantos queiram estabilizar e produzir riqueza e, consequentemente, descendência!

                        Comentário


                          #13
                          E também a nível de tempo, hoje em dia ter muitos filhos dá imenso trabalho, pouco compativel com as exigências das empresas e negócios dos dias de hoje.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                            Sim, passa em grande parte por aí! Mas também passa pela estabilização social a todos os níveis, desde o emprego à educação, passando pelas políticas de apoio e incentivo a todos quantos queiram estabilizar e produzir riqueza e, consequentemente, descendência!
                            Como atingir essa estabilização quando nem o estado nem o cidadão fazem a sua parte?

                            Comentário


                              #15
                              A culpa é das mulheres!

                              O Salazar é que tinha razão

                              Sorry pela joke

                              Neste momento, o nosso país não dá vantagem nenhuma às famílias numerosas.

                              Cá em casa somos 3fillhos e pra termos um bom nível de vida o meu pai trabalha de 2ª a Sábado, geralmente das 9h às 20h (mas não raras vezes das 8h às 24h).. E se o negócio dele der pro torto, não tem direito a subsídeo de desemprego..

                              Pode-se dizer que antigamente se vivia com muito menos e havia mais filhos.. mas não vale apena pegar por aí, não é?
                              É que não estou a ver voltarmos aos tempos em que o meu avô paterno fazia diarimante 15kms a pé pra trabalhar ou como o meu avô materno que após trabalhar ainda ia e vinha todos os dias à noite de Vila Verde pra Braga pra estudar.

                              Aquilo que o Estado pensa que está a conseguir poupar neste momento vai (Vamos) pagá-lo bem mais caro num futuro não muito distante.

                              Comentário


                                #16
                                É uma questão interessante e com muitas respostas:

                                1º os vencimentos são uma miséria.

                                2º cada vez se trabalha mais tempo, o que retira tempo para a familia.

                                3º Os avós trabalham até mais tarde (idade), logo com menos tempo para o netos.

                                4º As mulheres descobriram as virtudes de uma carreira profissional (é um direito)

                                5º As pessoas estão cada vez mais comodistas, egoístas, narcisistas, etc ...um filho implica abdicar. (um reflexo disto é quantidade de mães que se recusam a amamentar os filhos só porque pensam que as mamas ficam descaídas, descurando assim uma peça fundamental no desenvolviemnto da criança)

                                6º Os infantários são um pesadelo para os pais:caros, inexistentes e maus.

                                7º A vida suburbana é um pesadelo para quem tem filhos. Por os filhos à escola e depois ir trabalhar, regressar, ir buscar os filhos à escola, dar-lhe banho, dar-lhe de comer, deita-los...ufa, até já me sinto cansado....

                                8º as pessoas casam-se tarde. ficam à espera de uma determinada estabilidade e quando dão por ela têm 30 e tal anos.

                                9º antigamente um filho era uma fonte de riqueza, agora é uma despesa.

                                Soluções?

                                Parece-me que não há. Os subsidios são uma falsa questão...quem é vai ter um filho para ter um subsidio?

                                Para corrigir o resto, era preciso virar isto tudo de pernas para o ar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Está difícil comprar uma casa quanto mais ter um filho...não há condições.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                    É uma questão interessante e com muitas respostas:

                                    1º os vencimentos são uma miséria.

                                    2º cada vez se trabalha mais tempo, o que retira tempo para a familia.

                                    3º Os avós trabalham até mais tarde (idade), logo com menos tempo para o netos.

                                    4º As mulheres descobriram as virtudes de uma carreira profissional (é um direito)

                                    5º As pessoas estão cada vez mais comodistas, egoístas, narcisistas, etc ...um filho implica abdicar. (um reflexo disto é quantidade de mães que se recusam a amamentar os filhos só porque pensam que as mamas ficam descaídas, descurando assim uma peça fundamental no desenvolviemnto da criança)

                                    6º Os infantários são um pesadelo para os pais:caros, inexistentes e maus.

                                    7º A vida suburbana é um pesadelo para quem tem filhos. Por os filhos à escola e depois ir trabalhar, regressar, ir buscar os filhos à escola, dar-lhe banho, dar-lhe de comer, deita-los...ufa, até já me sinto cansado....

                                    8º as pessoas casam-se tarde. ficam à espera de uma determinada estabilidade e quando dão por ela têm 30 e tal anos.

                                    9º antigamente um filho era uma fonte de riqueza, agora é uma despesa.

                                    Soluções?

                                    Parece-me que não há. Os subsidios são uma falsa questão...quem é vai ter um filho para ter um subsidio?

                                    Para corrigir o resto, era preciso virar isto tudo de pernas para o ar...
                                    1º Os vencimentos são uma miséria mas melhores do que os de antigamente. Mas neste ponto, só terá vencimentos de miséria quem infelizmente não tiver a oportunidade de estudar até tarde. Os outros até nem se safam mal.

                                    2º Tens razão. Mas não esquecer que no tempo dos meus avós se trabalhava de sol a sol.

                                    3º Nunca fui criado com os meus avós, não vejo aí uma condicionante.

                                    4º Estão no seu direito.

                                    5º Tens razão, são os reflexos de uma sociedade capitalista.

                                    6º Há bons infantários.

                                    7º Tens razão, nos 1ºs anos é bastante complicado.

                                    8º É uma das desvantagens de se estudar até tarde para se ter um ordenado decente.

                                    9º Era uma fonte de riqueza porque muitos como o meu pai iam trabalhar para o campo ou para as obras mal acabavam a primária.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      2º Tens razão. Mas não esquecer que no tempo dos meus avós se trabalhava de sol a sol.
                                      esses malandros não faziam nada no inverno o dia é tão pequenito

                                      Comentário


                                        #20
                                        De todas as razões invocadas, todas têm a sua lógica mas porque é que uma pessoa é considerada egoísta por não querer ter filhos ou muitos filhos ?

                                        Porque é que toda a gente tem de gostar de ter três, quatro ou cinco filhos ?

                                        Antigamente não havia escolha. Havia lá algum controlo sobre a natalidade... Pílulas ? Preservativos ? Quantas famílias do "antigamente" não seriam mais reduzidas se a contracepção fosse como hoje.

                                        Um casal hoje pode decidir não ter mais filhos. Simples.

                                        E não o faz apenas por questões económicas. A sociedade mudou radicalmente e o conceito de família também.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A baixa natalidade compromete o futuro dos portugueses!
                                          Objectivamente a culpa é da TV

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                            Objectivamente a culpa é da TV

                                            Nada.

                                            Internet !!

                                            Comentário


                                              #23
                                              isso da crise é uma falacia.
                                              quanto mais dinheiro menos filhos.

                                              e falo por mim, podia criar economicamente 5 ou 6 filhos, no entanto tenho dois e fechei a loja.

                                              porquê ? simples ha mais vida para alem dos filhos, ha o 911, ha conhecer o mundo, ha o carrera GT , ha vivenda com cort de tenis, ha o 911 turbo, ha o hiate, ha o 911 GT3RS sei la ..

                                              quanto a SS , em vez de por a gerações fturas a pagar as actuais, passemos ao sistema de conta coorente e cada 1 tem direito ao que desconta !

                                              ou seja, a baixa natalidade é um problema, mas parece-me a mim que culpar a crise (qual crise?) é um exagero.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Menor natalidade

                                                Além dos aspectos sociais, relacionados não só com as dificuldade actuais mas também realização profissional e o ritmo de vida a isso subjacente, existe um factor deveras importante

                                                Egoismo

                                                Poucos estão dispostos a abdicar da sua vida confortável
                                                Poucos estão dispostos a terem trabalhos
                                                Muitos não têm paciência para os putos

                                                Etc, etc.

                                                Basta ser racional e verificar o que tem de abdicar para ter um filho, para que muitos mandem de imediato os planos de natalidade às urtigas.

                                                Busquem as causas na educação e no egoísmo que cada vez mais incutimos à sociedade.

                                                É que cada vez mais temos de ser competitivos, os melhores, atingir o topo.

                                                E muitas vezes para se alcançar este fim temos de abdicar do mundo que nos rodeia e ser egoístas no pensamento e no trato.

                                                O resto, vem por arrasto.

                                                Basta ver estes dois tópicos

                                                A frieza dos dias de hoje
                                                Viver bem e ser feliz... Como é visto por cada um de nós?

                                                Para nos apercebermos que o mundo está muito mudado em aspectos humanos, a baixa natalidade é o reflexo dessa mudança.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                  Porque, mercê da enorme crise, e a motivá-la, não se criam verdadeiras condições conjunturais, realmente abrangentes, para que as famílias se voltem a formar algo mais cedo em vez de mais tarde, como é actual tendência, tenham mais confiança e estabilidade, tenham mais tempo para o seu tempo e vejam nesta sociedade uma organização mais materna em vez de madrasta...

                                                  Errado, a Noruega e a Suécia, para citar só dois exemplos, não estão em crise, e tem problemas de natalidade bem piores do que os nossos.

                                                  E têm bastantes condições sociais par estar com a família e ter filhos.


                                                  Por outro lado temos a Irlanda, que também não está em crise, e tem uma taxa de natalidade muito equilibrada, sendo dos poucos países europeus com crescimento positivo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A vida de hoje, pura e simplesmente não dá para ter muitos filhos, o primeiro filho ainda é fácil, todos os casais, tirando algumas excepções, pensam em ter um filho, deixar a sua herança genética a alguem ainda falara os nossos genes primitivos de reprodução. Depois com o custo do primeiro filho, pouco dinheiro e paciencia fica para o segundo. Não é só o dinheiro, mesmo havendo dinheiro, os filhos roubam tanto tempo aos pais, que este por muito que queiram não arranjam mais tempo para ter mais filhos.

                                                    Depois de acordar ás 6/7 da manha, despachar o puto, ir coloca-lo á creche, para chegar ao trabalho ás 9. sair ás 18 ir a correr buscar o puto á creche , perder mais uma hora no transito, dar banho ao puto, dar o comer, lá para ás 9/10 horas da noite os pais finalmente tem algum tempo para eles. É preciso reconhecer, depois de 2 anos a fazer isso, uma pessoa pensar seriamente em ter o segundo filho. A vida já não é tão simples como antigamente, em que as mães ficavam em casa a tomar conta dos filhos.

                                                    Mas este problema não é recente, é eterno, só que enquanto nos paises ocidentais existiam pessoas nas zonas rurais que migravam para as zonas urbanas alimentan-se assim com mão de obra as necessidades cosmopolitas dos paises, ninguem olhava para o problema. As zonas rurais iam ficando desertas, mais o que é que isso interessava, as cidades continuavam com pessoas, com vida, com movimento.

                                                    Só agora o corte substancial do número de pessoas a migrarem das zonas rurais para as zonas urbanas é que os governantes vem o problema. Afinal o pais não é só lisboa, lisboa durante muitas anos absorveu todo o capital humano que o pais produzia, e agora já não existe mais capital humano par absover, esperemos que não seja tarde para repovar o interior e pensar num crescimento sustentado do pais com zonas urbanas e zonas rurais que não sejam esquecidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Filhos para quê?

                                                      1- para que ao estar grávida a mulher seja despedida ou encostada para canto?
                                                      2-para que no parto o bebé nasça na auto estrada a caminha da maternidade que fica a 150km?
                                                      3- para que o dinheirinho da prestação da casa passa a ser para fraldas e afins?
                                                      4- para que os pais convivam com eles entre as 6h30 e 7h30 e depois entre as 20h30 e as 22h?
                                                      5- para os pais receberem dos estado um abono de familia de 50€ por mês? quando isso nem para as fraldas do mês todo dá?
                                                      6-Para mais tarde terem de deixar o salário do pai ou da mãe no infantário?
                                                      7- Para mais tarde deixarem em todos os setembros os salários dos pais em livros e materiais escolares para o novo ano?
                                                      8- Para querer levar os miudos ao dentista e ter que pagar tudo do bolso deles?
                                                      9- Para querer tratar algum problema de saude dos miudos e nao ter dinheiro para o privado e esperar assim 2 ou a3 anos?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                        Menor natalidade

                                                        Além dos aspectos sociais, relacionados não só com as dificuldade actuais mas também realização profissional e o ritmo de vida a isso subjacente, existe um factor deveras importante

                                                        Egoismo

                                                        Poucos estão dispostos a abdicar da sua vida confortável
                                                        Poucos estão dispostos a terem trabalhos
                                                        Muitos não têm paciência para os putos

                                                        Etc, etc.

                                                        Basta ser racional e verificar o que tem de abdicar para ter um filho, para que muitos mandem de imediato os planos de natalidade às urtigas.

                                                        Busquem as causas na educação e no egoísmo que cada vez mais incutimos à sociedade.

                                                        É que cada vez mais temos de ser competitivos, os melhores, atingir o topo.

                                                        E muitas vezes para se alcançar este fim temos de abdicar do mundo que nos rodeia e ser egoístas no pensamento e no trato.

                                                        O resto, vem por arrasto.

                                                        Basta ver estes dois tópicos

                                                        A frieza dos dias de hoje
                                                        Viver bem e ser feliz... Como é visto por cada um de nós?

                                                        Para nos apercebermos que o mundo está muito mudado em aspectos humanos, a baixa natalidade é o reflexo dessa mudança.
                                                        Eu não partilho nada desta opinião.
                                                        E a opção de não ter filhos, é tão valida como qualquer outra.

                                                        E falo com o avontade de quem tem 2.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                                          Curto e directo:

                                                          1 - Dificuldade a nível financeiro ("crise", etc)
                                                          2 - Jovens hoje em dia dão mais valor a gozar mais tempo a sua vida, a aproveitarem a vida, sem encargos, até mais tarde.
                                                          3 - Os jovens hoje em dia também estão menos tolerantes uns para com os outros e custa-lhes aceitar e perdoar os defeitos e falhas uns dos outros, levando à ruptura prematura. Isto adia os filhos. Basta olhar para o número de jovens com 20 e tal 30 que andam por aí já divorciados...
                                                          4 - Mundo do trabalho consome muito tempo aos casais.
                                                          True! N há mto mais a dizer.
                                                          E garanto-vos que grande parte dos bebés que existem é por pressão das mulheres devido ao mítico "relógio biológico", senão mtos casais nem filhos tinham.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 911_Turbo Ver Post
                                                            Filhos para quê?

                                                            1- para que ao estar grávida a mulher seja despedida ou encostada para canto?
                                                            2-para que no parto o bebé nasça na auto estrada a caminha da maternidade que fica a 150km?
                                                            3- para que o dinheirinho da prestação da casa passa a ser para fraldas e afins?
                                                            4- para que os pais convivam com eles entre as 6h30 e 7h30 e depois entre as 20h30 e as 22h?
                                                            5- para os pais receberem dos estado um abono de familia de 50€ por mês? quando isso nem para as fraldas do mês todo dá?
                                                            6-Para mais tarde terem de deixar o salário do pai ou da mãe no infantário?
                                                            7- Para mais tarde deixarem em todos os setembros os salários dos pais em livros e materiais escolares para o novo ano?
                                                            8- Para querer levar os miudos ao dentista e ter que pagar tudo do bolso deles?
                                                            9- Para querer tratar algum problema de saude dos miudos e nao ter dinheiro para o privado e esperar assim 2 ou a3 anos?

                                                            Errado mais uma vez! Contraponho novamente com o exemplo da Noruega e da Suécia ...



                                                            É apenas uma questão de egoísmo puro e duro e uma medida da forma como as sociedades ocidentais estão a evoluir. Não tem a ver com dinheiro nem com crise, apenas com egoísmo!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X