Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Globalização, Euro e empobrecimento do País

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Globalização, Euro e empobrecimento do País

    Vivam,

    A nossa adesão ao Euro e a globalização estão, em conjunto, a tornar a nossa balança comercial num desastre tal, que inevitavelmente vai empobrecer o País.

    Será que isto é mesmo assim, ou não? O que acham?

    #2
    será que podes culpar o Euro?
    Quanto a globalização, hoje em dia muitas economias tendem a oscilar devido a que o seu impulso economico depende de outros para alem do proprio país!

    Comentário


      #3
      Óbvio que sim.

      Não estavamos preparados nem para o €uro nem para a globalização. E continuamos a não estar.

      Logo, não estamos a aproveitar as potencialidades da globalização e do €uro e estamos a levar com os seus "efeitos negativos".

      Por outro lado, sabendo como funciona este país e conhecendo a sua mentalidade tremendamente reformista não é verdade, se não tivéssemos no €uro, estariamos bem pior, uma autêntica Argentina europeia...

      É a vida.

      Comentário


        #4
        o euro foi (é) uma ganda bosta....
        ld

        Comentário


          #5
          O nosso problema são os governantes.

          Se tivessemos contratado alemães ou nórdicos ou mesmo
          Israelitas para governarem isto quando aderimos à CEE,
          agora estariamos de certeza bem mais preparados para a globalização.

          Comentário


            #6
            O 1€ substitui os 100$... Logo passou tudo para o dobro!!

            2€ = 200$ etc etc

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              O 1€ substitui os 100$... Logo passou tudo para o dobro!!

              2€ = 200$ etc etc
              é verdade!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por André
                Não estavamos preparados nem para o €uro nem para a globalização.
                Infelizmente penso que isto é verdade.

                Por outro lado, o Euro foi uma armadilha mortal para o País, ao permitir taxas de Juro historicamente baixas.

                Num País empreendedor isto seria óptimo, pois permitiria a criação e a expansão das empresas com dinheiro barato. Estas empresas criariam e exportariam riqueza e a economia cresceria de forma sustentada.

                Mas, afinal, os juros baixos alimentaram uma vontade insaciável de consumo. Casas, carros, férias, electrodomésticos, etc... quase tudo importado.

                Os bancos Portugueses, claro que aproveitaram o desvario dos Tugas e ganham rios de dinheiro com este tipo de crédito, em vez de financiarem o empreendedorismo. Por sua vez, para emprestarem dinheiro, tiveram que o "pedir" no estrangeiro, o que significa que... de uma forma geral, o País está hipotecado a bancos estrangeiros[:0][:0]

                Maldito Euro[8)] Ou será que não?

                Comentário


                  #9
                  O problame não é nem o EURO, nem o governo, nem a globalização

                  São so funciionarios publicos! joking :D

                  O problema somos nos, e a nossoa falta de ambição.
                  Think BIG and you will get it [8D]

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por pmct

                    O problame não é nem o EURO, nem o governo, nem a globalização

                    São so funciionarios publicos! joking :D

                    O problema somos nos, e a nossoa falta de ambição.
                    Think BIG and you will get it [8D]
                    O problema é que se calhar muitos portugueses embora ambiciosos vão a jogo com as regras viciadas e as cartas marcadas.

                    Mas isto é a minha visão ... há determinados sectores da nossa economia que já só são acessiveis a dois tipos de linguagem, que estão interligados ...

                    Muito capital ou influencias/cunhas/corrupção

                    Comentário


                      #11
                      a nossa sorte foi o EURO, senão caminhavamos para o mesmo que a Argentina.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Excalibur

                        citação:Originalmente colocada por pmct

                        O problame não é nem o EURO, nem o governo, nem a globalização

                        São so funciionarios publicos! joking :D

                        O problema somos nos, e a nossoa falta de ambição.
                        Think BIG and you will get it [8D]
                        O problema é que se calhar muitos portugueses embora ambiciosos vão a jogo com as regras viciadas e as cartas marcadas.

                        Mas isto é a minha visão ... há determinados sectores da nossa economia que já só são acessiveis a dois tipos de linguagem, que estão interligados ...

                        Muito capital ou influencias/cunhas/corrupção
                        os pessimistas são mais nefastos que esses.
                        trust-me;)

                        Comentário


                          #13
                          Reeditando outro tópico antigo...:

                          "Tenho andado a pensar noutros exemplos (talvez maus...) de dupla moeda em circulação e pensei, ou melhor perguntei-me se não poderia ser algo aplicável à especificidade portuguesa que, como sabemos, não tem nada a ver com nada...

                          Por isso, e já sei que vai haver respostas do tipo, "epá, isso é completamente descabido", ou, "mais uma ideia impensada", ou, "perfeitamente impraticável", ou ainda, "és um lírico", ou outro comentário do género... Tudo bem, aceito, mas aceito se for dada uma explicação à luz da ciência economia!

                          Talvez aprendamos todos mais alguma coisa...

                          Então, seria possível, ou não?..."

                          http://forum.autohoje.com/topic.asp?...s=moeda,única

                          A questão prende-se, primeiro, com a dúvida que sempre tive da necessidade da moeda única para este nosso país e, depois, com o facto de pessoalmente achar que o nosso processo de transição deveria ter sido mais longo, eventualmente atendendo à nossa especificidade única neste contexto que, como sabemos, nos dá desde sempre o pior "score" absoluto neste ranking do euro...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                            a nossa sorte foi o EURO, senão caminhavamos para o mesmo que a Argentina.
                            Eu gostava de ver portugal fora do EURO só mesmo para ver como é que as pessoas se safavam com taxas de juros altas ... talvez assim aprendessem a não depender do crédito e a poupar a sério.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por pmct

                              os pessimistas são mais nefastos que esses.
                              trust-me;)
                              Então estou descansado
                              Não sou nefasto nem pernicioso, se calhar realista ...

                              [8D]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                Reeditando outro tópico antigo...:

                                "Tenho andado a pensar noutros exemplos (talvez maus...) de dupla moeda em circulação e pensei, ou melhor perguntei-me se não poderia ser algo aplicável à especificidade portuguesa que, como sabemos, não tem nada a ver com nada...

                                Por isso, e já sei que vai haver respostas do tipo, "epá, isso é completamente descabido", ou, "mais uma ideia impensada", ou, "perfeitamente impraticável", ou ainda, "és um lírico", ou outro comentário do género... Tudo bem, aceito, mas aceito se for dada uma explicação à luz da ciência economia!

                                Talvez aprendamos todos mais alguma coisa...

                                Então, seria possível, ou não?..."

                                http://forum.autohoje.com/topic.asp?...s=moeda,única

                                A questão prende-se, primeiro, com a dúvida que sempre tive da necessidade da moeda única para este nosso país e, depois, com o facto de pessoalmente achar que o nosso processo de transição deveria ter sido mais longo, eventualmente atendendo à nossa especificidade única neste contexto que, como sabemos, nos dá desde sempre o pior "score" absoluto neste ranking do euro...
                                A moeda Unica é fundamental para o nosso pais, nem que seja pelo simples facto de impor algum rigor orçamental e cambial nesta republica das bananas.

                                Carambas pa, nos não somos piores que os gregos e espanhosi, se eles conseguem ns temos é que conseguir tambem.

                                E por fim no meu caso pessoal o euro facilita-me muito a vida, alojo uma serie de sites de emperesas espanholas, e com o euro tudo se procvessa normalmente sem qualquer tipo de complicação imposta pelo cambio.

                                I Have a dream !
                                Existir uma unica moeda Mundial , e fim das fronteiras e barreiras economicas.
                                Globalização total.
                                [8D]

                                Comentário


                                  #17
                                  Globalização total? Cuidado com o que desejas...

                                  Quando uma qualquer empresa Indiana oferecer os mesmos serviços que tu por metade do custo, vais concerteza ter uma opinião diferente...

                                  Uma coisa que me chateia na globalização é que as empresas têm que competir no mercado global com condições diferentes. Não me parece justo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por eu

                                    Globalização total? Cuidado com o que desejas...

                                    Quando uma qualquer empresa Indiana oferecer os mesmos serviços que tu por metade do custo, vais concerteza ter uma opinião diferente...

                                    Uma coisa que me chateia na globalização é que as empresas têm que competir no mercado global com condições diferentes. Não me parece justo.
                                    evidente que tudo tem que ser feito com o devido acautelemento.
                                    agora não tenho nenhum problema com isso.
                                    coma devida convergencia de sistemas fiscais, e de justiça, vejo muito mais oportunidades que que outra cosa qualquer.
                                    e olhando ao exemplo que referes, muito provavelmenete eu deslocalizava-me pra china ou pra india :D;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por pmct

                                      A moeda Unica é fundamental para o nosso pais, nem que seja pelo simples facto de impor algum rigor orçamental e cambial nesta republica das bananas.
                                      O pá.
                                      Rigor orçamental???? Brrrr (arrepio).

                                      Mas tu não vês que o pessoal preferia as inflações de 20 e tal % e a desvalorização da moeda.

                                      Isso é que eram bons tempos.
                                      Compravas um carro por 300 contos e vendias, 8 anos depois, por 400.
                                      Bons tempos[}][}].

                                      Comentário


                                        #20
                                        Seja como for vamos continuar a ficar cada vez mais pobres pelo menos até 2050. Porreiro.

                                        Edit: Mas não acho que a culpa seja da Globalização/Euro por si só. Falta viabilidade a este país porque nós, enquanto povo, somos terrivelmente incompetentes e/ou irresponsáveis.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há aqui um facto. O País está cada vez mais pobre.

                                          Não creio que o Euro e/ou a Globalização tenham contribuído para a glória ou ruína deste povo.

                                          Creio que o maior problema é deste povo e é aí que temos que encontrar a solução.

                                          E sinceramente, não que tenha assistido, mas pelo que me contam, o 25 do A foi o agente catalizador para a desgraça.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L
                                            E sinceramente, não que tenha assistido, mas pelo que me contam, o 25 do A foi o agente catalizador para a desgraça.
                                            Ora aqui está algo que defendo também.

                                            Agora em que variantes é que tu dizes !?

                                            Eu aponto o rumo que imprimiram em termos de governação, a corrupção, a cunha, o compadrio, a legislação (legislar e executar leis por que agrada a alguns sectores e não porque serão justas e adequadas).

                                            No meu entender, por arrasto o resto entra em perda, se não houver alicerces sólidos para poder imprimir moral e seriedade aos actos que se pedem de um povo ou sociedade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por pmct
                                              com a devida convergencia de sistemas fiscais, e de justiça, vejo muito mais oportunidades que que outra cosa qualquer.
                                              ... descontos segurança social, direitos mínimos, etc...

                                              Dentro dos Países, todas as empresas competem sob as mesmas leis, fiscalidade, direitos e deveres. Quando este paradigma é subvertido estamos perante a figura de "concorrência desleal".

                                              Porque raio é que se permite a concorrência desleal entre Países de forma tão leviana? Acho que esta globalização devia ser um pouco mais regrada...

                                              O País está lixado porque foi apanhado desprevenido (culpa nossa, claro) e estamos num beco sem saída: não somos fortes em mão de obra barata nem em inovação. Tamos bem lixados.

                                              citação:Isso é que eram bons tempos.
                                              Compravas um carro por 300 contos e vendias, 8 anos depois, por 400.
                                              Bons tempos.
                                              [}] De facto é uma boa perspectiva.:D

                                              Mas a desvalorização tinha uma vantagem: limitava o poder de compra de produtos estrangeiros e mantinha o nosso tecido produtivo artificialmente competitivo nos mercados estrangeiros.

                                              Com o Euro, as empresas não competitivas são simplesmente eliminadas por uma espécie de darwinismo económico. Num País com espírito inovador isso até seria positivo, mas em Portugal o resultado está a ser catastrófico.

                                              E tu sabes bem que o País aparentemente não tem futuro

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por eu
                                                Com o Euro, as empresas não competitivas são simplesmente eliminadas por uma espécie de darwinismo económico. Num País com espírito inovador isso até seria positivo, mas em Portugal o resultado está a ser catastrófico.

                                                E tu sabes bem que o País aparentemente não tem futuro
                                                O "eu" mas nos não queremos essa empresas competitivas artificialmente.
                                                é que essa "artificalidade" tem um preço, é feito a custa das boas empresas.
                                                E depois deixemo-nos da lamentações.

                                                As empresas são como as pessoas, nascem,. crescem e morrem
                                                O que interessa é a taxa entre as que vem e as que vão.
                                                Alem disso o que não falta por ai são optimas empresas em variadissimas areas.

                                                E QUANTA MAIS DEPRESSA FALIREM TODOAS AS INVIAVEIS melhor, mais depressa entramos numa espiral crescente.


                                                Nunca se esqueçam de uma coisa, uma empres aartificialmente viabilizada, é feita a custa dos contribuintes e das outars empresas, pelo que o melhor é fechar mesmo e quanto mais depressa melhor.

                                                fica aqui um exemplo do que nos queremos para o nosso cantinho.

                                                Emptresas de ponta capaz de arrasar a cncorrencia em qualquer canto do mundo.

                                                http://www.ydreams.com/ydreams_2005/...sion=1&lang=en

                                                e o resto é conversa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  pmct, eu concordo contigo. O País precisa de novas empresas com capacidade de inovação competitivas a nível mndial. O problema é que nos últimos anos, a taxa de aparecimento destas empresas é muito baixa quando comparada com a morte das empresas inviáveis.

                                                  Aliás, a evolução da nossa balança comercial é a PROVA do nosso empobrecimento constante.

                                                  Quanto à YDreams: [^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

                                                  Precisamos urgentemente de milhares de empreendedores como estes![^][^][^][^][^][^]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por eu

                                                    pmct, eu concordo contigo. O País precisa de novas empresas com capacidade de inovação competitivas a nível mndial. O problema é que nos últimos anos, a taxa de aparecimento destas empresas é muito baixa quando comparada com a morte das empresas inviáveis.

                                                    Aliás, a evolução da nossa balança comercial é a PROVA do nosso empobrecimento constante.
                                                    a nsosa balança comercial no primeiro trimestre deste ano melhororu siginifcativamente.
                                                    com as exportaç~ºoes a crescerem mais que as importaçõees 7,1% contra 6%.
                                                    portanto nem tudo são mas noticias.
                                                    ja chega de pessimismo.

                                                    Uma vez vi ouvi um medico dizer uma grande verdade.

                                                    O pessimismo é profecia que se cumpre.
                                                    ja chega de pessimismo né

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se fosse pessimismo era bom, mas trata-se de realismo: desde que me lembro, a balança comercial Portuguesa sempre foi negativa. Se não fossem as ajudas da UE, o País já estava na maior das misérias.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por gilmour

                                                        citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                                                        a nossa sorte foi o EURO, senão caminhavamos para o mesmo que a Argentina.
                                                        Eu gostava de ver portugal fora do EURO só mesmo para ver como é que as pessoas se safavam com taxas de juros altas ... talvez assim aprendessem a não depender do crédito e a poupar a sério.
                                                        Ora nem mais! É facil dizer que a culpa é disto daquilo ou daquele outro mas muitas vezes os problemas são por nós criados. Eu contra mim falo que por vezes sou capaz de me queixar de meio mundo antes de admitir que estava enganado por minha culpa.

                                                        Se para fazer coisas futeis se pede um credito onde o custo final fica muitas vezes por mais de 25% do valor final, porque não poupa-lo em vez de ter no momento? Vivemos numa mentalidade de consumo e mais engraçado é que a banca tem cerca de 100 mil milhoes em creditos. Isto é, cada portugues deve 1000€ à banca.

                                                        E para que se dá melhor com a moeda antiga, devemos (mesmo quem acaba de nascer) 200 contos em média à banca.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por eu

                                                          Se fosse pessimismo era bom, mas trata-se de realismo: desde que me lembro, a balança comercial Portuguesa sempre foi negativa. Se não fossem as ajudas da UE, o País já estava na maior das misérias.
                                                          Deixa lá ver se me lembros das 3 razões porque~ainda não fomos ao fundo:

                                                          1-Remessas de emigrantes
                                                          2-Receitas de Turismo
                                                          3-Fundos Comunitários

                                                          :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por pmct

                                                            ...
                                                            Emptresas de ponta capaz de arrasar a cncorrencia em qualquer canto do mundo.

                                                            http://www.ydreams.com/ydreams_2005/...sion=1&lang=en

                                                            e o resto é conversa
                                                            Empresas dessas há algumas, mas é como estar a falar da história do Cristiano Ronaldo a um puto ansioso por jogar futebol.

                                                            Há 1 que vai para o Manchester e joga na Selecção e há 3 milhões a jogar à bola na rua. [8D]

                                                            Ok, há sempre um Português em qualquer lado a fazer alguma coisa, nem que seja com o apoio dos suspeitos do costume.
                                                            O que interessava é que em Portugal existisse uma classe Empresarial que criasse Produto, Capacidade e Riqueza.

                                                            O que não existe. [xx(]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X