Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cimeira Europa - Africa em Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cimeira Europa - Africa em Lisboa

    Durante 3 dias, Lisboa vai ser a Capital do Crime do mundo, visto estarem aqui reunidos alguns dos maiores criminosos e assassinos da actualidade.

    Só faltam aqui um punhados de lideres asiaticos para o quadro ficar completo.

    #2
    Espero que essa cimeira tenha resultados.

    Comentário


      #3
      Já tem

      Khadafi traz negócios para empresas nacionais

      A Galp deverá alargar a sua presença na exploração de petróleo ao território líbio. Construção e petroquímica também ganham.

      Francisco Teixeira

      A visita oficial de Muammar Khadafi a Portugal, um dia antes do início da Cimeira UE/África, não se ficou a dever ao desejo do presidente líbio de ficar a conhecer melhor Portugal, mas a sublinhar a importância crescente das relações comerciais entre os dois países. E para que tudo não se fique, apenas, pelas palavras hoje deverão ser anunciados vários acordos entre empresas dos dois países.

      Os envolvidos assinaram um acordo de confidencialidade, dando ao Presidente líbio o privilégio de os anunciar, esta manhã, num encontro com responsáveis empresariais. Mas o Diário Económico sabe que uma das empresas envolvidas será a Galp. Os detalhes não são ainda conhecidos, mas o acordo deverá abranger as actividades em que a empresa tem apostado com maior força nos últimos meses: a exploração de petróleo naquele país e a distribuição de combustíveis em África, em parceria com uma empresa líbia. Os mercados alvo deverão localizar-se na orla mediterrânea, uma vez que a Galp já opera nos países africanos de língua portuguesa com parceiros locais.

      Os contratos deverão abranger ainda empresas do sector da construção, bem como na indústria petroquímica e, possivelmente, no sector financeiro e farmacêutico.

      Muammar Khadafi aterrou de manhã no aeroporto de Figo Maduro e dirigiu-se a São Bento para uma cerimónia protocolar com José Sócrates. Ao som do hino da Líbia e de A Portuguesa, Kadhafi foi recebido pelo primeiro-ministro português antes de se dirigir ao Forte de São Julião, a residência oficial do ministro da Defesa, onde estará montada a tenda que acolhe o Presidente da Líbia. Kadafi recusa-se a dormir em hotéis.

      Exportações de produtos refinados em queda
      Entre 2005 e 2006 Portugal aumentou substancialmente as importações de produtos energéticos da Líbia (gás e petróleo) com um aumento de 48%. Logo, a seguir, em 2006, na lista de importações estão os minérios e os metais. Em sentido contrário, de Portugal para a Líbia, o topo da lista foi ocupado, em 2005, por produtos energéticos (refinados), seguido por máquinas e produtos agro-alimentares. Mas, em apenas um ano, as exportações portuguesas para a Líbia de produtos refinados caíram dos dois milhões para os zero. Daí que o alargamento da posição portuguesa na área da refinaria (ver texto) seja fundamental. Certo é que desde 2004 a quota portuguesa no total das importações líbias tem vindo a cair (ver gráfico). E nem a visita oficial de José Sócrates à Líbia em 2005 evitou que, no ano passado, o peso de Portugal na quota das importações líbias tenha caído para os 0.07% ( um valor insignificante). Ainda assim a balança comercial entre os dois países tem expressão. As importações equivalem a 461 milhões de euros, enquanto as exportações não vão além dos 5.415 mil euros, segundo valores de 2006. Um saldo negativo para Portugal.

      De apoiante do terrorismo a líder ocidentalizado
      O coronel Muammar Khadafi nasceu em 1942 na Líbia, uma região desértica à beira do Mediterrâneo. Nacionalista e fervoroso praticante muçulmano, o Alcorão é desde cedo um dos seus livros de cabeceira. Mas na juventude Kadhafi procurou inspiração nos discursos de Abraham Lincoln, sobre a emancipação dos escravos e “A Filosofia da Revolução” do presidente egípcio Gamal Abdel Nasser. Aos 26 anos era já capitão do exército líbio quando viveu um dos episódios mais marcantes da sua vida. Durante um estágio num quartel de elite do exército britânico, Khadafi esteve num casino da capital londrina onde viu um conselheiro real do rei líbio Idris, perder cerca de meio milhão de dólares numa hora de jogo. Ao regressar do Reino Unido, e com apenas 27 anos, liderou o grupo de oficiais radicais islâmicos que derrubou a monarquia em Setembro de 1969. Desde então não voltou a largar o poder. A partir da década de 70 expulsou os militares estrangeiros e decretou a nacionalização das empresas, bancos e recursos petrolíferos. Foi acusado de estar envolvido em vários actos terroristas. Desde o ataque de 1986 a uma discoteca de Berlim frequentada por militares norte-americanos à queda de um avião da Pan Am sobre a localidade escocesa de Lockerbie. Em 2003 assumiu a responsabilidade pela acção de agentes líbios no caso de Lockerbie, e pagou uma indemnização às famílias das 270 vítimas. Desde essa altura adoptou uma atitude de maior aproximação ao Ocidente, o que passou pela renúncia oficial ao programa de armas de destruição maciça.

      Nunca Portugal esteve tão vigiado por polícias
      Começa hoje a maior operação policial e de segurança aeroportuária alguma vez realizada em Portugal. A Cimeira UE/África vai mobilizar três mil elementos da PSP para policiamento e 250 agentes para garantir a segurança pessoal das 144 altas entidades presentes no território nacional até domingo. A presença em Portugal de chefes de Estado como Robert Mugabe, do Zimbabué ou Khadafi, da Líbia, não fez aumentar o nível de ameaça em relação a outros eventos da Presidência - e que se mantém no nível 3, numa escala de 5 - mas “há um maior risco, porque são mais delegações”, explicou ontem o director nacional da PSP, Orlando Romano. Tudo será controlado pela polícia desde o aeroporto até aos locais da cimeira e aos 22 hotéis onde as delegações ficarão instaladas. Para a operação foram cedidos três helicópetros pela Empresa de Meios Aéreos (estatal) que permitirão, entre outras coisas, recolher imagens da cidade transmitidas em tempo real para o local
      onde funcionará o comando. Para a segurança pessoal, a PSP vai estrear 20 novas viaturas, que se juntarão aos 100 carros-patrulha e 85 motociclos que vão reforçar os meios disponíveis. Tudo o que é nova tecnologia estará a ser usado a 100% neste fim-de-semana. Entre os meios especializados que estarão no terreno, destaque para o centro de inactivação de explosivos e segurança em subsolo, que irá vistoriar os hóteis e instalações da Cimeira e estará nas galerias subterrâneas do Parque das Nações a esterilizar a área, contra ameaças químicas e explosivas.

      Jornal do Zimbabué censura artigo de Barroso
      Com um sorriso nos lábios o presidente da Comissão Europeia contou ontem que o seu artigo sobre a cimeira UE/África saiu alterado nas páginas do maior jornal zimbabueano, “The Herald”. “Um parágrafo do artigo saiu alterado”, explicou. Onde se lia violação de direitos humanos no Zimbabué, nas edições de muitos jornais europeus e africanos, no Herald lê-se “alegada violação…”. Este episódio, segundo Barroso, só reforça a tese de que esta cimeira é uma oportunidade de falar para o povo do Zimbabué – “é isso que já estamos a fazer”, apesar da censura. “É por isso”, exclamou, que “o ponto dos direitos humanos vai ser o primeiro da agenda a ser discutido”. Robert Mugabe, o presidente do Zimbabué, antiga colónia britânica, é acusado de ser responsável pela situação de extrema miséria que reina no país, mas é também um dos vários heróis da independência. Esteve em Lisboa em 1993 e foi recebido pelo Governo português, onde estava Durão Barroso. “Tem havido uma tendência muito negativa no regime zimbabueano e isso é algo que teremos de discutir” na cimeira, disse. “Não compreendo como é que quem lutou pela liberdade do seu país, não aceite agora dá-la ao seu povo”. Em alusão à recusa do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, de vir a Lisboa apertar a mão a Mugabe, Durão Barroso não esconde que há outros países em África e no mundo onde há problemas. “Até na Europa há preocupações dessa natureza”, acrescentou. “Se essa fosse a política, a UE não podia ter reuniões internacionais”.

      in: DiarioEconomico

      Comentário


        #4
        Quem é que paga esta cimeira que custa 10 milhões? Nós somos só nós espero eu...

        Comentário


          #5
          O que sei é que já anda um aparato para estes lados

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
            Quem é que paga esta cimeira que custa 10 milhões? Nós somos só nós espero eu...
            em ultimo caso...

            sei que quando um pais assume a presidencia da união europeia, esta dá algum dinheiro ao pais para organizar as coisas, só que como esta cimeira não esta planeada quando portugal assumir a presidencia, logo não veio estes 10.000.000€. Não sei se vai vir à postriori, ou se vamos ficar a arder.

            Comentário


              #7
              Mesmo que o Estado português pague a totalidade dos custos (o que honestamente não acredito, uma vez que é a cimeira UE-África e não Portugal-África), não vem mal nenhum ao mundo, pois os beneficios que podemos colher com ela serão bem superiores.

              Há gastos do Estado bem piores do que este...

              Comentário


                #8
                O Kadhafi está numa tenda e o Mugabe?

                Será que reservaram as jaulas todas do Zoo para ele e a sua comitiva?
                Afinal os animais não podem andar á solta por ai.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                  Quem é que paga esta cimeira que custa 10 milhões? Nós somos só nós espero eu...
                  Se te queres sentir menos revoltado pensa o seguinte:

                  "Hoje fazemos folga ao dinheiro de Bruxelas"

                  Comentário


                    #10
                    Acabem com os subsídios aos agricultores europeus, isso já seria um bom avanço para os países africanos se desenvolverem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                      Acabem com os subsídios aos agricultores europeus, isso já seria um bom avanço para os países africanos se desenvolverem.
                      Se eles se querem desenvolver então acabem com as guerras.

                      Se eles não se querem desenvolver, o problema é deles, agora não nos obriguem a prescindir do nossos direitos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                        Acabem com os subsídios aos agricultores europeus, isso já seria um bom avanço para os países africanos se desenvolverem.
                        Exacto...pera Mas o Zimbabwe tinha gigantes quintas...ahh espera tinha! Eram de Europeus que após construirem lá a vida e terem fazendas ALTAMENTE PRODUTIVAS e apos 25anos foram escurraçados por uns SACANAS revolucionarios RACISTAS (sim porque faziam isto aos brancos)... agora como está o panorama?
                        Bem...eles não produzem nada, não vão produzir nada porque as quintas estão destruidas/inutilizadas e eles não teem o know how e não sou eu que vou dar ajudas nos supermercados para Africa.

                        Moral da historia: são todos culpados daquilo que fazem, infelismente quem não tem culpa lá acaba por morrer á fome ou com doenças

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          Se eles se querem desenvolver então acabem com as guerras.

                          Se eles não se querem desenvolver, o problema é deles, agora não nos obriguem a prescindir do nossos direitos.
                          Quem te lê pensa que todos os países africanos estão em guerra civil...

                          Eles não querem se desenvolver? Refereste aos líderes corruptos? Aí concordo, devem ser depostos...
                          Mas não se trata "de não quererem" se desenvolver... que adianta ter produção agrícola se não conseguem competir com os "coitadinhos" dos agricultores europeus que vivem à nossa custa(dos subsídios)?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            O Kadhafi está numa tenda e o Mugabe?

                            Será que reservaram as jaulas todas do Zoo para ele e a sua comitiva?
                            Afinal os animais não podem andar á solta por ai.

                            Tá num hotel para os lados de Cascais

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                              Quem te lê pensa que todos os países africanos estão em guerra civil...

                              Eles não querem se desenvolver? Refereste aos líderes corruptos? Aí concordo, devem ser depostos...
                              Mas não se trata "de não quererem" se desenvolver... que adianta ter produção agrícola se não conseguem competir com os "coitadinhos" dos agricultores europeus que vivem à nossa custa(dos subsídios)?
                              E quais são os custos de produção de uns e de outros?

                              Alem disso, muitos paises africanos tem mais riqueza que alguns paises europeus. Eles que a explorem, invistam e deixem-se de guerras e de corrupção.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                E quais são os custos de produção de uns e de outros?

                                Alem disso, muitos paises africanos tem mais riqueza que alguns paises europeus. Eles que a explorem, invistam e deixem-se de guerras e de corrupção.
                                Isso dava panos para mangas essa questão, mas isto é um forum público

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                  Tá num hotel para os lados de Cascais
                                  Se for no hotel do Forte de S.Julião da Barra, ainda é aceitavel.

                                  Especialmente se ficarem a dormir nas celas inferiores na altura da maré alta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    E quais são os custos de produção de uns e de outros?

                                    Alem disso, muitos paises africanos tem mais riqueza que alguns paises europeus. Eles que a explorem, invistam e deixem-se de guerras e de corrupção.
                                    Custos de produção? Não percebi a tua ideia,podes explicar melhor sff?
                                    Alguns países já se "deixaram" de guerras e o comércio livre é que é um DIREITO e não os proteccionismos

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que eu acho engraçada é a birra sobre o Mugabe.....

                                      Parece que é o único ditador que realmente cá vem......se ele não viesse, os ingleses já podiam vir á vontade que não haveriam cá ditadores...o Mugabe é que era o único...

                                      Comentário


                                        #20
                                        espero que a imprensa não estrague a cimeira, apenas isso

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ofereciamos uma parceria a angola e monçambique e eles aumentavam o territorio, nos aumentavamos a influencia e tinhamos +1mercado para explorar e livravamo-nos do mugabé e a população ficava mais contente.

                                          PS: é uma visão algo colonialista mas certamente seria melhor do que como tá

                                          Comentário


                                            #22
                                            Começo a achar que esta cimeira vai ser um teatro dos horrores.

                                            Ou por outras palavras, 10milões de euros para deitar ao lixo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                              Se for no hotel do Forte de S.Julião da Barra, ainda é aceitavel.

                                              Especialmente se ficarem a dormir nas celas inferiores na altura da maré alta.

                                              No forte ficou o libanês mais as tendas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Shark Ver Post
                                                Ofereciamos uma parceria a angola e monçambique e eles aumentavam o territorio, nos aumentavamos a influencia e tinhamos +1mercado para explorar e livravamo-nos do mugabé e a população ficava mais contente.

                                                PS: é uma visão algo colonialista mas certamente seria melhor do que como tá
                                                O ideal seria um regresso à Rodésia (sem escravatura)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                  O que eu acho engraçada é a birra sobre o Mugabe.....

                                                  Parece que é o único ditador que realmente cá vem......se ele não viesse, os ingleses já podiam vir á vontade que não haveriam cá ditadores...o Mugabe é que era o único...
                                                  Alem de ditador, é só um assassino racista e um criminoso para com o seu proprio povo.
                                                  Este homem devia era estar atras das grades ou melhor ainda, debaixo de terra.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    Alem de ditador, é só um assassino racista e um criminoso para com o seu proprio povo.
                                                    Este homem devia era estar atras das grades ou melhor ainda, debaixo de terra.
                                                    Óbvio que sim.....

                                                    É pena é por vezes a televisão fazer parecer que é o único...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                      Óbvio que sim.....

                                                      É pena é por vezes a televisão fazer parecer que é o único...
                                                      Ai tambem tens razão.
                                                      Podiam ir todos no mesmo avião mas só com combustivel para metado da viagem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        Ai tambem tens razão.
                                                        Podiam ir todos no mesmo avião mas só com combustivel para metado da viagem
                                                        Bolas...
                                                        Um avião é caro, não merecem tanto.

                                                        Há maneiras bem mais baratas de resolver o problema. lol

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sinceramente acho que se os países africanos fossem governados por brancos teriam mais a ganhar do que a perder.

                                                          Chamem neo-colonialismo, chamem racismo, chamem o que quiserem... mas é a realidade

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                                                            Sinceramente acho que se os países africanos fossem governados por brancos teriam mais a ganhar do que a perder.

                                                            Chamem neo-colonialismo, chamem racismo, chamem o que quiserem... mas é a realidade
                                                            Quando olho para países como o Zimbabwe e a Guiné Bissau.....não posso deixar de pensar o mesmo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X