Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sangue B Rh negativo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sangue B Rh negativo

    Recebi agora uma sms de um contacto meu, sobre uma rapariga internada (não dizem onde nem porquê), com uma doença grave, que precisa de ser operada, mas necessita de sangue B-, que é raro.

    Vêm dois contactos e respectivos nomes na sms, mas não sei se posso pô-los aqui, visto que não faço a mínima ideia quem sejam.

    Mas se tiverem este tipo sanguíneo, e quiserem ajudar, digam, que envio por pm.




    PS: Sim, eu sei que há muitos mails e sms dessas que são falsas, algumas vindas do Brasil até (este pela linguagem, acho que não). Eu não tenho nem conheço ninguém com este tipo sanguíneo, mas deixo aqui o alerta, e fica ao critério de cada um se quer ou não ajudar (desde que possa, claro).
    Editado pela última vez por Fadista; 10 December 2007, 22:23.

    #2
    Também recebi uma sms duma colega minha com o mesmo conteúdo. Eu pensava que isto só me aparecia no email....afinal até por telemóvel

    Comentário


      #3
      O meu tipo de sangue é B RH-

      Aqui há cerca de meio ano recebi um daqueles emails (vindo de alguem de confiança...), de pedido de sangue, na altura para ajudar uma criança com leucemia, pedindo encarecidamente para se dirigir ao IPO do Porto para doar sangue.

      Do dia seguinte, faltei ao trabalho e fui lá para dar sangue.

      Ninguem lá sabia de falta nenhuma, de qualquer tipo de sangue, inclusive disseram-me que já não era a 1ª vez que apareciam lá pessoas a falar de emails e tal... e que eles nunca na vida fazem qualquer pedido por essa via!!!

      Um medico que ouviu a conversa acrescentou que, tanto no IPO como nas restantes unidades hospitalares, muito raramente, mas mesmo muito raramente tem necessidade de um tipo especifico de sangue, e mesmo que tenham, mantem um ficheiro actualizado de dadores habituais, os quais são os 1ºs aos quais pedem ajuda.

      Eu sou dador habitual no Hospital de S. João.

      Por isso, peço desculpa, mas não acredito nesses emails ou sms.


      cumps,
      [dio]

      Comentário


        #4
        Estas tretas deixam-me sempre a pensar... porque sinceramente na sociedade actual o que é um sangue raro?

        Imaginam hoje em dia não haver sangue de um tipo num hospital? Quando isso acontecer até nas noticias aparece!

        Já agora, o O rh - é o sangue mais raro de todos, porque só aparece quando dois O's se juntam. Se um A se junta a um O... fica-se com sangue A. Ou seja, o O, é o "gene fraco". O B- nao é mais nem menos raro que o A-. São ambos "genes fortes" que quando ligados, dão o famoso AB (receptor universal se for rh+!).

        Já agora, se alguem aqui tiver filhos e tiver a mulher com sangue O, e o marido com sangue O... e tiver um filho com sangue que não seja O... fique com muitas (todas) as duvidas, que o filho seja dele! ;)
        Editado pela última vez por Taveirada; 10 December 2007, 22:14.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
          Estas tretas deixam-me sempre a pensar... porque sinceramente na sociedade actual o que é um sangue raro?

          Imaginam hoje em dia não haver sangue de um tipo num hospital? Quando isso acontecer até nas noticias aparece!

          Já agora, o O rh - é o sangue mais raro de todos, porque só aparece quando dois O's se juntam. Se um A se junta a um O... fica-se com sangue A. Ou seja, o O, é o "gene fraco". O B- nao é mais nem menos raro que o A-. São ambos "genes fortes" que quando ligados, dão o famoso AB (receptor universal se for rh+!).

          Já agora, se alguem aqui tiver filhos e tiver a mulher com sangue O, e o marido com sangue O... e tiver um filho com sangue que não seja O... fique com muitas (todas) as duvidas, que o filho seja dele! ;)
          Então e o A rh D+, provêm de???

          Comentário


            #6
            A rh D+?

            D+?

            O factor Rh(esus) só tem dois factores, positivo ou negativo.
            Este factor é determinado pela ausencia ou não de um antigeno... Antigeno esse que por exemplo provoca(provocava) muitos abortos antigamente.

            Caso uma mulher fosse por exemplo negativa, e o bebe fosse positivo, quando a mulher tivesse o segundo filho, o corpo iria reagir caso o filho fosse novamente positivo... matando-o!

            Comentário


              #7
              Usando a wikipedia:

              Em 1940, Karl Landsteiner e Alexander Solomon Wiener realizaram experiências com o sangue do macaco Rhesus. Ao injetar sangue em cobaias, perceberam que elas produziam anticorpos, gradativamente. Concluíram que havia nas hemácias do sangue do macaco um antígeno que foi denominado de fator Rh. O anticorpo produzido no sangue da cobaia foi denominado de anti-Rh. Os indivíduos que apresentam o fator Rh são conhecidos como Rh+, apresentando os genótipos RR ou Rr. Os indivíduos que não apresentam o fator Rh são denominados Rh- e apresentam o genótipo rr, sendo geneticamente recessivos.
              Quando se procede a uma transfusão sanguínea é necessário verificar se o receptor tem Rh-. Se assim for, o paciente só poderá receber sangue também Rh-, já que se receber sangue Rh+ o sistema imunológico poderá reagir, causando hemólise. O contrário, contudo, pode ocorrer - o paciente com Rh+ pode receber sangue Rh-, já que este último não traz consigo os antígenos que provocam a reação imunológica.
              Ou seja:
              • Se seu sangue contém Rh+ você pode receber de Rh+ e Rh-;
              • Se seu sangue contém Rh- você só pode receber de Rh-;

              Comentário


                #8
                Que calinada...pus Rh b negativo em vez de B Rh negativo...




                Pois, eu também desconfio sempre dessas sms...mas pronto, para não ficar com peso na consciência, resolvi deixar o alerta às tantas ainda havia alguém aqui que soubesse do caso, e garantisse ser verdadeiro...

                Comentário


                  #9
                  http://forum.autohoje.com/showthread...ghlight=sangue

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                    Já agora, o O rh - é o sangue mais raro de todos, porque só aparece quando dois O's se juntam. Se um A se junta a um O... fica-se com sangue A. Ou seja, o O, é o "gene fraco".
                    Não necessariamente...uma pessoa com sangue tipo A e outra com sangue tipo 0, podem ter um filho tipo 0

                    Comentário


                      #11
                      ATENÇÃO aos e-mails e sms com pedidos de sangue
                      Infelizmente algumas pessoas utilizam as tecnologias da informação no pior sentido, os e-mails e sms que circulam com apelos de pedidos de sangue para doentes, são disso um exemplo.Todos estes e-mails e sms com pedidos de sangue personalizados, que não procedam dos Centros Regionais de Sangue ou do Instituto Português do Sangue IP, são INCORRECTOS, já que qualquer pedido das Instituições que necessitem de sangue para tratar os doentes é sempre feita, previamente, ao Instituto Português do Sangue, IP.

                      http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-179.html

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                        Não necessariamente...uma pessoa com sangue tipo A e outra com sangue tipo 0, podem ter um filho tipo 0
                        Sim... nem disse o contrario!

                        Disse que se juntando, no mesmo individuo, um fenotipo A e outro O ... o teu sangue é A!
                        Mas se tu fores O, e a/o teu parceiro/a for O... é impossivel ter um filho diferente do O. Simplesmente porque para seres O tens que ter dois fenotipos O! ;) E no gene que passas para o teu filho, irá ser sempre O... e idem para o outro parceiro.
                        Logo O + O = O.
                        O + * (diferente de O) = *

                        Comentário


                          #13
                          ATENÇÃO aos e-mails e sms com pedidos de sangue
                          Infelizmente algumas pessoas utilizam as tecnologias da informação no pior sentido, os e-mails e sms que circulam com apelos de pedidos de sangue para doentes, são disso um exemplo.Todos estes e-mails e sms com pedidos de sangue personalizados, que não procedam dos Centros Regionais de Sangue ou do Instituto Português do Sangue IP, são INCORRECTOS, já que qualquer pedido das Instituições que necessitem de sangue para tratar os doentes é sempre feita, previamente, ao Instituto Português do Sangue, IP.
                          in Instituto Português do Sangue
                          Editado pela última vez por blink; 10 December 2007, 22:40. Razão: MrAnderson, não tinha reparado no teu post.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                            Sim... nem disse o contrario!

                            Disse que se juntando, no mesmo individuo, um fenotipo A e outro O ... o teu sangue é A!
                            Mas se tu fores O, e a/o teu parceiro/a for O... é impossivel ter um filho diferente do O. Simplesmente porque para seres O tens que ter dois fenotipos O! ;) E no gene que passas para o teu filho, irá ser sempre O... e idem para o outro parceiro.
                            Logo O + O = O.
                            O + * (diferente de O) = *


                            Ah ok, interpretei mal, sorry

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                              A rh D+?

                              D+?

                              (...)
                              É o q está no meu cartão de dador...

                              Quem sou eu p/ discordar do IPS!?

                              Cumps, Edd

                              Comentário


                                #16
                                Qualquer dia é mesmo preciso sangue mas graças a uns burros ninguem vai acreditar!

                                Comentário


                                  #17
                                  O sangue 0- é universal...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso é SPAM telefonico ...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                      Estas tretas deixam-me sempre a pensar... porque sinceramente na sociedade actual o que é um sangue raro?

                                      Imaginam hoje em dia não haver sangue de um tipo num hospital? Quando isso acontecer até nas noticias aparece!

                                      Já agora, o O rh - é o sangue mais raro de todos, porque só aparece quando dois O's se juntam. Se um A se junta a um O... fica-se com sangue A. Ou seja, o O, é o "gene fraco". O B- nao é mais nem menos raro que o A-. São ambos "genes fortes" que quando ligados, dão o famoso AB (receptor universal se for rh+!).

                                      Já agora, se alguem aqui tiver filhos e tiver a mulher com sangue O, e o marido com sangue O... e tiver um filho com sangue que não seja O... fique com muitas (todas) as duvidas, que o filho seja dele! ;)
                                      Nem mais

                                      Eu sou O - -> dador universal, mas para receber sangue caso necessite só de alguém com o meu sangue

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                        É o q está no meu cartão de dador...

                                        Quem sou eu p/ discordar do IPS!?

                                        Cumps, Edd

                                        Sim, existe esse "D" na designação...Existem vários tipos de antigénios no sangue, e RhD é um deles (se não me engano os outros são RhC, Rhc, RhE e Rhe). O "postivo/negativo" refere-se sempre ao RhD

                                        Comentário


                                          #21
                                          A minha colega recebeu um sms desse género com dois contactos referentes à zona do Porto ... e ela é B- por isso preocupada com a situação tentou ligar para os números e não estão atribuidos...
                                          Talvez o teu sms seja o mesmo sms q ela recebeu...
                                          E se assim for,

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para não haver equívocos antes de irem dar sangue devem sempre ver as reservas que existem através do Instituto Português do Sangue

                                            http://ipsangue.org/reservas/?reload

                                            Comentário


                                              #23
                                              já agora, alguém sabe se há mais sitios onde se possa doar sangue me Braga, além do Hospital de S. Marcos?

                                              Comentário


                                                #24
                                                A questão é: se é falso então com que objectivo é que alguém dá início a um email desses? É preciso não se ter vida...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                  A questão é: se é falso então com que objectivo é que alguém dá início a um email desses? É preciso não se ter vida...
                                                  Spam, "roubar" mais mails para distribuir mais porcaria...

                                                  Nunca um pedido quer de sangue quer de orgãos seria feito quer via e-mail ou via sms.

                                                  De referir que os portadores do tipo 0 são dadores Universais, contudo so se recorre aos mesmos em último caso, pois as complicações são mais comuns do que quando sangue do mesmo tipo sanguineo(mas isto é obvio...)

                                                  Um abc

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post

                                                    Já agora, o O rh - é o sangue mais raro de todos, porque só aparece quando dois O's se juntam. Se um A se junta a um O... fica-se com sangue A. Ou seja, o O, é o "gene fraco". O B- nao é mais nem menos raro que o A-. São ambos "genes fortes" que quando ligados, dão o famoso AB (receptor universal se for rh+!).

                                                    Já agora, se alguem aqui tiver filhos e tiver a mulher com sangue O, e o marido com sangue O... e tiver um filho com sangue que não seja O... fique com muitas (todas) as duvidas, que o filho seja dele! ;)
                                                    Taveirada,
                                                    Parece-me que a questão é mais complexa e, sobretudo, menos linear do que aquilo que referes.

                                                    Os meus avós maternos:
                                                    O meu avô materno era sangue O.

                                                    E disso não há dúvida. Nos últimos anos de vida fazia hemodiálise (tendo falecido, em 1971, aos 58 anos, enquanto fazia uma diálise em Coimbra. uma curiosidade... na época, no centro do país, só havia máquinas de hemodiálise nos Hosp. de Coimbra e o meu avô era de Aveiro. Como director de finanças do distrito tinha feito uma exposição ao minist. da saúde e, no dia do falecimento, chegou a resposta que iriam ser colocados tais quipamentos em todos os hospitais capitais de distrito).
                                                    Colocou-se a questão de um transplante de rim, mas a inexistência de um filho com sangue compatível, a época e rápida deterioração de saúde impediu tal facto.

                                                    A minha avô materna (a viúva) faleceu em 2007, aos 87 anos. Nos últimos 3 anos de vida foi detectada uma massa tumoral que lhe afectava parte dos intestinos e a medula. Em resultado disso, o seu sangue ficava com um número muito reduzido de glóbulos vermelhos... ficava quase como água.
                                                    Assim, de 2 ou de 3 em 3 semanas tinha que levar abundantes transfusões de sangue de 3, 4, 5 litros...

                                                    Isto para dizer que é natural que o grupo de sangue da minha avó também fosse por demais nosso conhecido: grupo O, tal como o marido.

                                                    Tiveram 3 filhas e 1 filho. SÃO TODOS SANGUE B.
                                                    E, naturalmente, são todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Disso também não há dúvida

                                                    A questão foi abordada pela minha mãe a colegas professoras no liceu (estas de saúde, biologia, etc) e todas disseram ser impossível.
                                                    Só uma vez, em conversa, um médico disse ser raríssimo mas possível, em virtude de uma rara recessividade.
                                                    Editado pela última vez por JPR; 26 January 2009, 20:00.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                                      Taveirada,
                                                      Parece-me que a questão é mais complexa e, sobretudo, menos linear do que aquilo que referes.

                                                      Os meus avós maternos:
                                                      O meu avô materno era sangue O.

                                                      E disso não há dúvida. Nos últimos anos de vida fazia hemodiálise (tendo falecido, em 1971, aos 58 anos, enquanto fazia uma diálise em Coimbra. uma curiosidade... na época, no centro do país, só havia máquinas de hemodiálise nos Hosp. de Coimbra e o meu avô era de Aveiro. Como director de finanças do distrito tinha feito uma exposição ao minist. da saúde e, no dia do falecimento, chegou a resposta que iriam ser colocados tais quipamentos em todos os hospitais capitais de distrito).
                                                      Colocou-se a questão de um transplante de rim, mas a inexistência de um filho com sangue compatível, a época e rápida deterioração de saúde impediu tal facto.

                                                      A minha avô materna (a viúva) faleceu em 2007, aos 87 anos. Nos últimos 3 anos de vida foi detectada uma massa tumoral que lhe afectava parte dos intestinos e a medula. Em resultado disso, o seu sangue ficava com um número muito reduzido de glóbulos vermelhos... ficava quase como água.
                                                      Assim, de 2 ou de 3 em 3 semanas tinha que levar abundantes transfusões de sangue de 3, 4, 5 litros...

                                                      Isto para dizer que é natural que o grupo de sangue da minha avó também fosse por demais nosso conhecido: grupo O, tal como o marido.

                                                      Tiveram 3 filhas e 1 filho. SÃO TODOS SANGUE B.
                                                      E, naturalmente, são todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Disso também não há dúvida

                                                      A questão foi abordada pela minha mãe a colegas professoras no liceu (estas de saúde, biologia, etc) e todas disseram ser impossível.
                                                      Só uma vez, em conversa, um médico disse ser raríssimo mas possível, em virtude de uma rara recessividade.

                                                      Isso é impossível.
                                                      O fenótipo O corresponde a um genótipo OO. Se ambos eram O, então ambos teriam duas cópias do gene O (genótipo OO). Logo, cada um transmitirá um gene O aos filhos, que obrigatoriamente serão OO.
                                                      Para o tipo sanguíneo ser B, há dois genótipos possíveis: BO e BB. Uma obrigatoriedade é que um dos genes seja o B. Como os teus avós não tinham esse gene, os filhos não podem ser do suposto pai.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Por causa desta questão (que já me tinha esquecido, até ter respondido ao taveirada) fiz há momentos uma pesquisa no Sapo. Para já encontrei isto: Inicialmente o autor (brasileiro) da mensagem tinha respondido ser impossível, mas parece que entretanto o seu professor de genética explicou o fenómeno e corrige a resposta:


                                                        Se pais tem sangue do tipo O, pode sim o filho nascer com sangue do tipo B. Porque?!?

                                                        Eu respondi esta pergunta, mas errado, e hoje na aula de genética meu professor explicou está possiblidade.

                                                        Isso acontece por causa de um outro fator chamado "Fenótipo de Bombain", este apresenta o alelo H_ e hh além de IA, IB e ii que afeta o tipo sanguíneo. O sangue do tipo O apresenta os genótipos H _ ii ou hh _ _ , aqui ocorre epistasia recessiva onde hh inibe a ação dos outros alelos. Os genótipos de sangue tipo A, B e AB são H _ IA IA, H _ IB IB e H _ IA IB, respectivamente. Portanto se pais de sangue tipo O gerarem um filho com o sangue tipo B, esses pai apresentam o genótipo Hh ii e hh IB _, onde um pai passa H e outro h e um passa IB e outro i, portanto Hh IB i apresenta sangue do tipo B.


                                                        Pode nascer um filho c/ sangue tipo B, se um dos pais for falso 0 c/ genótipo IB_hh.
                                                        O outro tem q ser 0 verdadeiro, c/ genótipo iiH_ , p/ transferir p/ filho um alelo H, p/ q então o filho posso manifestar o fenótipo de sangue tipo B.
                                                        O genótipo do filho seria: IBi Hh.


                                                        Portanto... como tinha dito o tal médico a quem a minha mãe colocou a questão... É muito raro mas possível.
                                                        Editado pela última vez por JPR; 26 January 2009, 21:02.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                                          Por causa desta questão (que já me tinha esquecido) fiz há momentos uma pesquisa no Sapo. Para já encontrei isto: Inicialmente o autor (brasileiro) da mensagem tinha respondido ser impossível, mas parece que entretanto o seu professor de genética explicou o fenómeno e corrige a resposta:


                                                          Se pais tem sangue do tipo O, pode sim o filho nascer com sangue do tipo B, Por que?!?

                                                          Eu respondi está pergunta, mais errado, e hoje na aula de genética meu professor explicou está possiblidade.

                                                          Isso acontece por causa de um outro fator chamado "Fenótipo de Bombain", este apresenta o alelo H_ e hh além de IA, IB e ii que afeta o tipo sanguíneo. O sangue do tipo O apresenta os genótipos H _ ii ou hh _ _ , aqui ocorre epistasia recessiva onde hh inibe a ação dos outros alelos. Os genótipos de sangue tipo A, B e AB são H _ IA IA, H _ IB IB e H _ IA IB, respectivamente. Portanto se pais de sangue tipo O gerarem um filho com o sangue tipo B, esses pai apresentam o genótipo Hh ii e hh IB _, onde um pai passao H e outro h e um passa IB e outro i, portanto Hh IB i apresenta sangue do tipo B.


                                                          Pode nascer um filho c/ sangue tipo B, se um dos pais for falso 0 c/ genótipo IB_hh.
                                                          O outro tem q ser 0 verdadeiro, c/ genótipo iiH_ , p/ transferir p/ filho um alelo H, p/ q então o filho posso manifestar o fenótipo de sangue tipo B.
                                                          O genótipo do filho seria: IBi Hh.


                                                          Portanto... como tinha o tal médico a quem a minha mãe colocou a questão... É muito raro mas possível.
                                                          não conhecia... e devia...
                                                          estamos sempre a aprender...

                                                          edit: como tinha dito, o genótipo de um dos pais terá de ser BO. O que entra nesta equação, e que eu desconhecia, é um outro alelo que determina o padrão de expressão dos alelos ligados ao tipo sanguíneo!
                                                          Muito interessante. Obrigado por partilhares ;)
                                                          Editado pela última vez por Sweden; 26 January 2009, 21:03.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                                            O meu tipo de sangue é B RH-

                                                            Aqui há cerca de meio ano recebi um daqueles emails (vindo de alguem de confiança...), de pedido de sangue, na altura para ajudar uma criança com leucemia, pedindo encarecidamente para se dirigir ao IPO do Porto para doar sangue.

                                                            Do dia seguinte, faltei ao trabalho e fui lá para dar sangue.

                                                            Ninguem lá sabia de falta nenhuma, de qualquer tipo de sangue, inclusive disseram-me que já não era a 1ª vez que apareciam lá pessoas a falar de emails e tal... e que eles nunca na vida fazem qualquer pedido por essa via!!!

                                                            Um medico que ouviu a conversa acrescentou que, tanto no IPO como nas restantes unidades hospitalares, muito raramente, mas mesmo muito raramente tem necessidade de um tipo especifico de sangue, e mesmo que tenham, mantem um ficheiro actualizado de dadores habituais, os quais são os 1ºs aos quais pedem ajuda.

                                                            Eu sou dador habitual no Hospital de S. João.

                                                            Por isso, peço desculpa, mas não acredito nesses emails ou sms.


                                                            cumps,
                                                            [dio]
                                                            É exactamente assim.
                                                            Obrigado por este testemunho...na primeira pessoa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X