Já que andaste por esses lados, por que não foste também a Sortelha?![]()
Era a isso mesmo que eu me referia!
É uma das minhas grandes referências a visitar. Aconselhas?![]()
Escola primária de associação protectora de meninos pobres.
O antes e o depois. Os painéis de azulejos à entrada, com o nome da instituição, ainda existiam há pouco tempo.![]()
Quinta da Secretária. Quem conhece a zona (é junto à escola do post anterior) sabe que está cheia destas quintas abandonadas, a maior parte cujos terrenos já foram entretanto loteados, urbanizados e construídos. Está não parecia ter mais nada para ver do que isto, estava engolida por mato.![]()
Já estive para entrar nessa escola.
Se ainda não tiverem sido desafectadas da rede ferroviária (o que duvido muito), o ponto de partida é aqui: http://www.ippatrimonio.pt/
Chama-se Rota dos Tuneis. Liga la Fregeneda a Bar D'Alva. fiz esse percurso o ano passado em Março quando ja existiam alguma obras de "Requalificação" entre elas vários tuneis vedados, mas que deu para passar sem muita dificuldade. Eu comecei no miradouro do contrabando para fazer tambem a ponte antes da estação de Fregeneda/Valdenoguera. Top.![]()
Cruzei-me com umas 10 pessoas durante o percurso.
É um passeio muito bonito de se fazer para quem não tem vertigens. Se bem que com a requalificação feita tudo se tornou mais seguro.
Eu nao tenho registo fotografico possivel de partilha mas encontrei este link que ajuda a perceber o que por la se encontra, contudo este casal foi antes da requalificação.
https://www.viajarentreviagens.pt/po...-la-fregeneda/
Julgo que nem será esse o objectivo, tendo em conta que existem túneis que estão vedados com grandes portões e algumas pontes que não sofreram requalificação.
Olha agora como estão as pontes.
Fonte:Rota dos Túneis: De La Fregeneda a Barca d'Alva - Tworistas
Os portões aos 1.45m
Muito interessante, essa ponte!!!![]()
Um antigo deposito da JAE, perdido numa EN:
![]()
Venda do Pinheiro - Mafra
O espaço em si não é nada de especial, mas vale pelo painel em azulejo
Ainda no sábado, passei por esse e por outro igual, que está na Freixofeira.
Anda por aqui o Francisco?
https://magg.pt/2019/03/04/o-palacio...eLmT1JL0bvPe_4
Quem passa pelo palacete na Praça Duque de Saldanha, que faz esquina com a Avenida da República, não é capaz de lhe ficar indiferente. Das varandas às colunas, sem esquecer as varandas ou os arcos, o projeto é um dos raros exemplos da arquitetura do início do século XX que ainda hoje perdura na cidade.
Infelizmente, talvez não seja assim durante muito mais tempo. Fechado há quase 30 anos, os últimos registos da sua utilização remontam a 1989, quando José de Sousa Cintra fez campanha para chegar à presidência do Sporting Clube de Portugal. Três anos antes, mais precisamente a 9 de março de 1986, foi desta varanda que Mário Soares celebrou a conquista da Presidência da República, perante uma multidão eufórica. Agora, está devoluto, consumido pelo tempo e, garante o fotógrafo, pode não aguentar muito mais tempo sem uma intervenção...
É uma pena esse edifício, assim como outros similares que estão ao abandono em Lisboa.