Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Situação de trabalho revoltante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Situação de trabalho revoltante

    Esta situação está acontecer actualmente no meu local de trabalho. Infelizmente não sei muito pormenores apenas sei as coisas por alto.

    Eu trabalho para um laboratório de analises clínicas, antes de eu entrar para este laboratório, este era uma entidade independente, mas o do dono decidiu fazer parceria com um laboratório maior, pois este era um em pequena escala e para suportar as despesas era mais complicado. Eu quando entrei já foi devido ao resultado dessa parceria, comecei a trabalhar para esta "empresa" a recibos verdes e as restantes empregadas eram efectivas.

    Mas agora nos últimos dias tudo mudou e a situação do laboratório vai mudar. Vai deixar de ser um laboratório para passar a ser um simples posto colheitas do labrotório maior com o qual fez a parceria. E devido a essa mudanças as empregadas que estavam a tempo inteiro vão passar a trabalhar apenas só a meio tempo durante a manha para fazer apenas colheitas e isto implica para elas ganhar menos, os chefões querem que elas passem de situação de contracto sem termo para recibos verdes. Para conseguirem fazer esta marosca o o laboratório vai deixar de existir e vão criar um novo. A minha situação mantem-se a mesma pois já trabalhava a recibos verdes, mas as minhas colegas ou vão em embora e passam para o fundo desemprego ou então aceitam ganhar menos e a recibos verdes e perdem todas as regalias que tinham.

    A minha situação vai piorar um pouco porque vou começar a ter mais trabalho, pois vou ter que começar a fazer o trabalho das que vão embora, isso significa mais horas pelo mesmo vencimento, mas o pior é que vou ter mais despesas.

    Uma situação complicada, isto é uma exploração.

    #2
    Porquê que é uma exploração? só se for por ires trabalhar mias horas a receber o mesmo, mas aí tens de ter uma conversa com os "chefões" em relação a isso.. De resto acho perfeitamente normal, eles quiseram mudar a empresa e quem manda sao os donos..

    Comentário


      #3
      Bem vinda ao mundo real...

      O mercado de trabalho está assim e todos temos de nos preparar para que estas situações não sejam um drama.

      É pena que alguns, tenham o imenso previlégio de não serem afectados pelos ventos de mudança e que resistam estoicamente e à custa dos nossos impostos.

      Coragem.

      Porque não arranjas uns colegas e abrem vocês próprias um posto de colheitas?

      Comentário


        #4
        os donos para mandar embora têm de pagar as tuas colegas um mês por cada ano de trabalho, e carta para o fundo de desemprego, agora atenção se estão no fundo de desmprego não podem passar recibos verdes, se passam recibos verdes não têm direito ao fundo de desemprego.

        Comentário


          #5
          Despede o patrão... muda de emprego...

          Quando trabalhava num stand em Portugal o fulano não pagou 1 milhão de Euros às finanças e como tal teve de falir a empresa mudando a designação da empresa e alugando uma "porta" noutra cidade de modo a ter uma nova sede social.

          O empregado mais recente (que era eu) foi despedido para justificar a falência mas apenas enquanto o vento soprava forte... entrementes o fulano fazia corridas de troféu e gastava 1000 a 2000 Euros num fim-de-semana de provas mas não tinha dinheiro para pagar salários... a coisa estava preta...

          Quando o vento deixou de soprar forte telefonou-me a oferecer o emprego de volta nas condições anteriores que eram (em 2002) 440 Euros limpos e horário de trabalho das 9:00 as 18:00, de Segunda a Sexta mas que na realidade era frequentemente das 9:00 as 19:30, 20:00, 20:30 com dois Sábados por mês não pagos... nunca mais falei com ele...

          Quando assim é despedes o patrão e encontras outro local de trabalho, o que não falta por aí são patrões!
          Editado pela última vez por JorgeCorreia; 14 December 2007, 08:44.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por furão Ver Post
            os donos para mandar embora têm de pagar as tuas colegas um mês por cada ano de trabalho, e carta para o fundo de desemprego, agora atenção se estão no fundo de desmprego não podem passar recibos verdes, se passam recibos verdes não têm direito ao fundo de desemprego.
            Nem mais...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por furão Ver Post
              os donos para mandar embora têm de pagar as tuas colegas um mês por cada ano de trabalho, e carta para o fundo de desemprego, agora atenção se estão no fundo de desmprego não podem passar recibos verdes, se passam recibos verdes não têm direito ao fundo de desemprego.
              Lutem pelos vossos direitos...

              Comentário


                #8
                Infelizmente em Portugal é mesmo assim. Toda a gente aproveita as pequenas falhas do sistema para fazer dele o que se quer. Já ninguém se preocupa e cultiva coisas como civismo, seriedade ou integridade. Principalmente quando mete dinheiro. Está tudo uma selva e cada um salva-se como puder. Como sempre, quem sai por baixo é o peixe miúdo!

                Força!

                Comentário


                  #9
                  Se tu estás num lugar fixo a fazer um trabalho para uma única empresa e
                  ainda por cima nas instalações dessa empresa, em primeiro lugar acho que
                  é ilegal estares a recibos verdes. Se fores a tribunal, quase de certeza que
                  eles são obrigados a colocar-te com contrato de trabalho, a ti, e às
                  tuas colegas que eventualmente no futuro fiquem a recibos verdes.

                  Eu sinceramente que não percebo estes patrões, porque é que gostam de
                  fazer as coisas "travessas" quando podiam fazer as coisas de forma correcta
                  e legal...

                  Existe uma coisa na lei que é a extinção de posto de trabalho.
                  Se vão extinguir coisas que faziam dantes, e vão precisar de menos
                  trabalhadores, usam isso, despedem quem não precisam (é a vida),
                  mas aqueles trabalhadores que têm, estão a sério, e dentro da lei.

                  Ou se os trabalhadores aceitarem reduzir o tempo total para part-time,
                  também é uma opção. Agora, recibos verdes é que nunca. Não foram feitos
                  para isso, e é ilegal usá-los dessa forma... embora o estado seja muitas
                  vezes o primeiro a dar o exemplo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    Porque não arranjas uns colegas e abrem vocês próprias um posto de colheitas?
                    Eu não deitava de fora estudar esta sugestão...

                    Comentário


                      #11
                      É Portugal...infelizmente. Instabilidade e exploração laboral no seu melhor.

                      Comentário


                        #12
                        tambem me parece que seja uma área um pouco saturada.

                        a minha namorada é tecnica de análises clinicas, as namoradas de 2 amigos meus tambem, e alem destas ainda conheço mais 5 técnicas.

                        e todas na faixa dos 23/25 anos (que penso tambem ser o caso da Vilina)

                        Comentário


                          #13
                          Como é que é?

                          Vão fechar uma empresa para de seguida abrir outra que faz o mesmo, conseguindo assim passar á força as empregadas de contratos e regalias para recibos verdes na nova empresa ?


                          Isso é mesmo legal?!?



                          Não é possivel fazer queixa de tal intenção da empresa?!?

                          Comentário


                            #14
                            Pronto, agora já percebi tudo. Infelizmente, como alguém já disse, é muito normal que estas coisas aconteçam.

                            E, infelizmente, só tens de lutar contra isso com as armas que tens, sejam elas o mudar de emprego (como disse o Jorge), incluindo abrir um novo lab (como disse e bem o Carlos L), ou sujeitares-te a isso.

                            Seja lá qual for a tua decisão, boa sorte!

                            Comentário


                              #15
                              Entrem em contacto com a CGTP e com o escritório de advogados do Garcia Pereira. Não percebo muito de direito do trabalho, mas acho que há ilegalidade da grossa...

                              Comentário


                                #16
                                Acho que não é ilegal. Isto deve ser aquilo a que chama flexisegurança. que tem mais de flexi e pouco ou nada de segurança.
                                A previsão é que as rajadas de ventos liberais se intensifiquem nos próximos tempos. O melhor mesmo é adaptarmo-nos à realidade actual do nosso mercado de trabalho. Boa Sorte na procura de melhores condições!

                                Comentário


                                  #17
                                  Não querem leis de trabalho inflexíveis ?! Pois, é o que dá.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                    Acho que não é ilegal. Isto deve ser aquilo a que chama flexisegurança. que tem mais de flexi e pouco ou nada de segurança.
                                    A previsão é que as rajadas de ventos liberais se intensifiquem nos próximos tempos. O melhor mesmo é adaptarmo-nos à realidade actual do nosso mercado de trabalho. Boa Sorte na procura de melhores condições!

                                    Precisamente o inverso. Estes episõdios só acontecem precisamente por causa da falta de flexibilidade das leis laborais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não era isto que queriam!? Então "porreiro, pá!"

                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                      Não querem leis de trabalho inflexíveis ?! Pois, é o que dá.

                                      Pois é meus amigos, querem!? Tomem FLEXISEGURANÇA (à lá tuga, entenda-se), a bem de um país integrado numa Europa em franco desenvolvimento...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                        Entrem em contacto com a CGTP e com o escritório de advogados do Garcia Pereira. Não percebo muito de direito do trabalho, mas acho que há ilegalidade da grossa...
                                        Não há ilegalidade nenhuma...vão fechar a empresa e a empresa parceira fica com o espaço e carteira de clientes.

                                        Uma vez que a empresa fecha, despeding no assunto...
                                        Mas antes de chegar ao despeding, estão a negociar a saída das colaboradoras convidando-as a terminarem os contratos sem termo e iniciarem a prestação de serviços à outra empresa.
                                        Desta forma, poupam as indeminizações por rescisão unilateral do contrato em vigor.

                                        É claro que as colaboradoras poderiam transitar para a nova empresa nas mesmas condições, mas obviamente isso apenas depende da capacidade negocial de cada uma das partes.

                                        E como os sindicatos são uma nulidade em Portugal - só fazem o que não devem, só estao onde não devem e não têm qualquer crédito na privada - as desgraçadas estão à sua mercê.

                                        Se falarem com o Garcia Pereira/CGTP/UGT, só receberão resposta se aparecerem com a TVI ou SIC para uma manifestaçãozinha.
                                        E havendo manifestaçãozinha, acaba tudo em tribunal e elas no desemprego. A receber indeminização daqui por 20 anos, se ainda forem vivas.

                                        Estamos em Portugal, qual é a dúvida?

                                        Sigam o conselho do Carlos L. e montem um posto de colheitas para um laboratório concorrente.
                                        Vocês possuem o maior activo da empresa - o contacto com os Clientes, para quem é indiferente ser a Medlab ou a Lambmed.

                                        Organizem-se e mexam-se!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jcc Ver Post
                                          Pois é meus amigos, querem!? Tomem FLEXISEGURANÇA (à lá tuga, entenda-se), a bem de um país integrado numa Europa em franco desenvolvimento...
                                          Mas nós estamos a viver na era da NÃO-SE-CONSEGUE-DESPEDIR-UMA-PESSOA-SEM-SE-ENTRAR-EM-EM-ESQUEMAS-MIRABOLANTES-SEGURANÇA !

                                          E enquanto não tivermos um código de trabalho em condições, são mais casos destes que se vão ver por aí !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se é legal ou não pouco ou nada importa...pois é uma falta de respeito da entidade patronal para quem trabalha...

                                            Num caso desses o melhor é tomarem medidas...tribunal do trabalho para saberem os direitos, e procurarem novo emprego...e já agora trazerem tudo o que puderem desse local antes de daí sairem... mafiosos desses tem que ser "educados"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Se é legal ou não pouco ou nada importa...pois é uma falta de respeito da entidade patronal para quem trabalha...

                                              Num caso desses o melhor é tomarem medidas...tribunal do trabalho para saberem os direitos, e procurarem novo emprego...e já agora trazerem tudo o que puderem desse local antes de daí sairem... mafiosos desses tem que ser "educados"
                                              Por haver pessoas com esta mentalidade é que não vamos a lado nenhum.

                                              Desde que lhes paguem aquilo a que tem direito, qual é o problema?

                                              As empresas são tão livres de empregar pessoas como de as despedir, consoante as suas necessidades.
                                              O grande problema é que em Portugal ainda se tem a velha mentalidade que um emprego é para o resto da vida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                Por haver pessoas com esta mentalidade é que não vamos a lado nenhum.

                                                Desde que lhes paguem aquilo a que tem direito, qual é o problema?

                                                As empresas são tão livres de empregar pessoas como de as despedir, consoante as suas necessidades.
                                                O grande problema é que em Portugal ainda se tem a velha mentalidade que um emprego é para o resto da vida.
                                                Quanto mais depressa se deixar cair esta ideia, melhor para todos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                                  Sigam o conselho do Carlos L. e montem um posto de colheitas para um laboratório concorrente.
                                                  Vocês possuem o maior activo da empresa - o contacto com os Clientes, para quem é indiferente ser a Medlab ou a Lambmed.

                                                  Organizem-se e mexam-se!
                                                  É a melhor maneira de lutar por um sistema mais justo. Fazer concorrência ao actual, ser criativo na captação e conservação de clientes.

                                                  E daqui a 20 anos, quando quiserem ajustar a vossa actividade às flutuações do mercado, não se esqueçam do que escreveram por aqui hoje.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ainda mais flexivel que o recibo verde?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                      Entrem em contacto com a CGTP e com o escritório de advogados do Garcia Pereira. Não percebo muito de direito do trabalho, mas acho que há ilegalidade da grossa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        Desde que lhes paguem aquilo a que tem direito, qual é o problema?
                                                        O problema é que, pela descrição do primeiro post, NÃO querem pagar o que é de direito! Simples. Tristemente simples.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O sector das análises clínicas é assim mesmo, têm surgido monopólios, os grandes laboratórios compram os pequenos que passam a postos de colheita, nada a fazer, é perfeitamente legal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                            Mas nós estamos a viver na era da NÃO-SE-CONSEGUE-DESPEDIR-UMA-PESSOA-SEM-SE-ENTRAR-EM-EM-ESQUEMAS-MIRABOLANTES-SEGURANÇA !
                                                            Situação de trabalho - Patrão mafioso - O que fazer?

                                                            Situações só possíveis pelo código de trabalho demasiado liberal e flexível.


                                                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                            E enquanto não tivermos um código de trabalho em condições, são mais casos destes que se vão ver por aí !
                                                            Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
                                                            ainda mais flexível que o recibo verde?
                                                            Sim o feudalismo institucional, senhores e servos, só assim é que ficamos com um "um código de trabalho em condições" e depois estas situações deixam de se ver, pois quem não se submete morre de fome.
                                                            Editado pela última vez por Nthor; 14 December 2007, 20:59.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X