Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aveiro - Marrocos. Sardinha portuguesa nem vê-la...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aveiro - Marrocos. Sardinha portuguesa nem vê-la...





    Pode parecer mais um tópico de non-sense mas não é... passo a explicar...


    Quando se está emigrado as saudades apertam e volta e meia pensamos no que andamos aqui a fazer e nas boas coisas e petiscos que o nosso belo país dito à beira mar plantado tem... nesse sentido fui ontem fazer umas compras de Natal ao hipermercado Tesco aqui em Lodz e decidi procurar produtos portugueses depois de dar de caras com estas sardinhas Delmonaco made in Marrocos, cidade de Aveiro mas com a fábrica de transformação em Agadir... comprei uma lata para passar a scanner e mostrar-vos como nós os portugueses andamos porventura a dormir...

    Nem uma única marca de sardinhas portuguesas encontro nesta cidade... nem azeite português, atum, azeitonas, nem meloa, melancia, especiarias, castanhas, têxteis... nada... mesmo nas agências de viagens ele é promoções a Espanha, Croácia e Grécia mas Portugal vai timidamente dando os seus passos em promover o país na Europa Central e de Leste sobretudo o Algarve (aqui sem Allgarve). Bacalhau impossível mas pronto... a comunidade portuguesa ainda é inexpressiva...

    As sardinhas são marroquinas, espanholas, equatorianas... o azeite italiano (sobretudo Carapelli), espanhol, grego... a fruta espanhola, italiana e sul-americana... azeitonas italianas, espanholas e gregas, castanhas espanholas...

    Vinhos

    Nos supermercados Biedronka (Jerónimo Martins) encontra-se com relativa facilidade vinho tinto seco e tinto meio-doce da firma Falua de Palmela mas exceptuando o sempre presente Vinho do Porto temos um bastante conhecido chamado... Los Companheiros...



    Não é erro meus caros! O nosso artigo definido OS passa a LOS talvez por uma questão de marketing... e pensar que temos excelentes vinhos e castas!

    A Europa Central de Leste é um mercado novo e com grandes possibilidades de negócio... empresários cheguem-se a frente!

    #2
    Curiosamente aqui na Irlanda encontram-se muitos produtos Portugueses.

    Parto-me sempre a rir quando vejo latas de "Portuguese Sardines" nos supermercados, mas há algum vinho Pt (Mateus é aos molhos, mas encontra-se outras coisas mais indicadas), até sumos e enlatados da Compal.


    Mas concordo ctg que o futuro está no leste, e é aí que os empresários Pts devem apostar tudo o que puderem!

    Comentário


      #3
      Obrigado ou thanks Rasec... alguém respondeu ao tópico!

      Os mercados da Europa Central e de Leste andam a ser mal aproveitados por os empresários portugueses... potencialidades temos e muitas!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
        Obrigado ou thanks Rasec... alguém respondeu ao tópico!

        Os mercados da Europa Central e de Leste andam a ser mal aproveitados por os empresários portugueses... potencialidades temos e muitas!
        Excepto quando se trata de deslocalizar empresas inteiras para esses locais remotos... O costume!...

        Comentário


          #5
          Isto é a demonstração da falta de ambição e de visão de todo o nosso sector economico e produtivo.
          Gastam tempo e dinheiro a apostar em mercados tradicionais e descoram mercados emergentes. Certo que depois ficam dependentes desses poucos mercados tradicionais e das suas economias.

          E pensar que já fomos um pais de exploradores, que tinhamos paixão pela aventura

          Comentário


            #6
            Desde que não se fechem cá empresas para abri-las depois noutros mercados...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Excepto quando se trata de deslocalizar empresas inteiras para esses locais remotos... O costume!...

              Para os polacos remoto é Portugal... até já me perguntaram se em Portugal temos Koalas por causa dos eucaliptos... Tudo depende do ponto de vista.

              Na empresa onde trabalho tivemos de abrir uma fábrica na China porque o preço dos trabalhadores na Polónia está cada vez mais caro e a debandada da indústria europeia do aço para a Ásia assim o dita... qualquer dia estou a escrever a partir de Guangdong...

              E a lata de sardinhas marroquina? Aveiro?

              Alguém percebeu?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                E a lata de sardinhas marroquina? Aveiro?

                Alguém percebeu?

                Percebemos. O Google é amigo.

                Percebo o teu patriotismo, para mais estando longe, mas disparaste cedo demais:

                http://www.aveiro-maroc.com/index.php

                "Aveiro Maroc" é o nome da indústria sediada em Agadir, Marrocos. Não tem qq ligação com Portugal, ao que me parece. O nome é talvez apenas coincidência.

                Na verdade, tirando as enguias da Murtosa, não tenho conhecimento de grande indústria conserveira no distrito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Percebemos. O Google é amigo.

                  Percebo o teu patriotismo, para mais estando longe, mas disparaste cedo demais:

                  http://www.aveiro-maroc.com/index.php

                  "Aveiro Maroc" é o nome da indústria sediada em Agadir, Marrocos. Não tem qq ligação com Portugal, ao que me parece. O nome é talvez apenas coincidência.

                  Na verdade, tirando as enguias da Murtosa, não tenho conhecimento de grande indústria conserveira no distrito.
                  Não pesquisei de facto mas acho estranho o nome Aveiro...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Percebemos. O Google é amigo.

                    Percebo o teu patriotismo, para mais estando longe, mas disparaste cedo demais:

                    http://www.aveiro-maroc.com/index.php

                    "Aveiro Maroc" é o nome da indústria sediada em Agadir, Marrocos. Não tem qq ligação com Portugal, ao que me parece. O nome é talvez apenas coincidência.

                    Na verdade, tirando as enguias da Murtosa, não tenho conhecimento de grande indústria conserveira no distrito.
                    Falta-te aí a informação que Aveiro - Maroc é do GROUPE BICHA...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                      Falta-te aí a informação que Aveiro - Maroc é do GROUPE BICHA...
                      Acabei de verificar isso...

                      Bichas a fazerem concorrência as nossas sardinhas?!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                        Falta-te aí a informação que Aveiro - Maroc é do GROUPE BICHA...


                        Decididamente não tem nada de português, já que nem o Castelo Branco, nem o Carlos Castro nem o Cláudio Ramos estão no sector conserveiro!

                        Comentário


                          #13
                          Penso ter visto há algum tempo uma reportagem na RTPN sobre o mercado polaco e actividade de várias empresas portuguesas lá e o panorama era bastante optimista. No caso da Jerónimo Martins fiquei com a ideia de que uma parte dos produtos que vendiam eram made in Portugal, mas posso estar enganado...

                          Comentário


                            #14
                            A Jerónimo Martins, tal como os outros vendem é os produtos MADE IN "MAIS BARATO"...

                            Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                            Penso ter visto há algum tempo uma reportagem na RTPN sobre o mercado polaco e actividade de várias empresas portuguesas lá e o panorama era bastante optimista. No caso da Jerónimo Martins fiquei com a ideia de que uma parte dos produtos que vendiam eram made in Portugal, mas posso estar enganado...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                              Penso ter visto há algum tempo uma reportagem na RTPN sobre o mercado polaco e actividade de várias empresas portuguesas lá e o panorama era bastante optimista. No caso da Jerónimo Martins fiquei com a ideia de que uma parte dos produtos que vendiam eram made in Portugal, mas posso estar enganado...
                              Não confirmo isso... exceptuando alguns têxteis e têxteis-lar e os tais vinhos na Biedronka o resto é quase tudo polaco.

                              Agora que este mercado tem oportunidades para Portugal tem e é uma questão dos nossos empresários se empenharem... afinal o Grupo Jerónimo Martins, Millenium BCP, Mota & Companhia e pequenas e médias empresas no ramo de construção civil são casos de sucesso.

                              Do mesmo modo temos a situação inversa de negociar com empresas deste lado (Polónia, R. Checa, Eslováquia, Hungria, Roménia) para fazer negócios em Portugal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                Não confirmo isso... exceptuando alguns têxteis e têxteis-lar e os tais vinhos na Biedronka o resto é quase tudo polaco.

                                Agora que este mercado tem oportunidades para Portugal tem e é uma questão dos nossos empresários se empenharem... afinal o Grupo Jerónimo Martins, Millenium BCP, Mota & Companhia e pequenas e médias empresas no ramo de construção civil são casos de sucesso.

                                Do mesmo modo temos a situação inversa de negociar com empresas deste lado (Polónia, R. Checa, Eslováquia, Hungria, Roménia) para fazer negócios em Portugal.
                                Pois, se calhar realçaram esses produtos na reportagem (vinho, iogurtes) e fiquei com a ideia de que eram mais...

                                A minha mulher ia até há uns tempos atrás com regularidade à Polónia (Cracóvia) trabalhar na implementação do sistema informático na Mota-Engil Polska. Que tem sido um sucesso, diga-se. Infelizmente não tive oportunidade de lá ir, segundo ela, as mulheres polacas são muito bonitas!
                                Ora, como nós sabemos, quando uma mulher diz que outra é bonita é porque esta é podre de boa...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                                  Pois, se calhar realçaram esses produtos na reportagem (vinho, iogurtes) e fiquei com a ideia de que eram mais...

                                  A minha mulher ia até há uns tempos atrás com regularidade à Polónia (Cracóvia) trabalhar na implementação do sistema informático na Mota-Engil Polska. Que tem sido um sucesso, diga-se. Infelizmente não tive oportunidade de lá ir, segundo ela, as mulheres polacas são muito bonitas!
                                  Ora, como nós sabemos, quando uma mulher diz que outra é bonita é porque esta é podre de boa...
                                  Se fosses tu a estares aqui ia ser complicado para a vossa relação... mas ao contrário... os polacos, de acordo com o mulherio, incluindo o testemunho de polacas... não são grande espiga...

                                  Olha só este artigo...


                                  In Expresso online:


                                  Assédio sexual na Polónia

                                  OS INVESTIMENTOS portugueses na Polónia estão a destruir algumas
                                  famílias nacionais. O charme das polacas - consideradas mulheres
                                  especialmente bonitas, cultas e elegantes - está a provocar
                                  verdadeiros terramotos entre os quadros portugueses enviados à
                                  Polónia. A situação já não é segredo quer dentro do grupo BCP quer na
                                  Jerónimo Martins, onde existem casos concretos de funcionários que se
                                  deixaram encantar pelas polacas. A tradicional abertura do povo
                                  português às culturas estrangeiras volta a repetir-se na Polónia.
                                  Depois dos frutos deixados no Brasil, África ou na Ásia, os próximos
                                  poderão ser os luso-polacos. Sinais do alargamento da União Europeia e
                                  do pioneirismo dos portugueses, cuja cultura marcadamente aventureira
                                  parece continuar a fazer-se sentir. Diz-se que quem não está a gostar
                                  nada da situação é o presidente do BCP, preocupado com o rumo que
                                  estes acontecimentos podem dar à cultura corporativa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                    Se fosses tu a estares aqui ia ser complicado para a vossa relação... mas ao contrário... os polacos, de acordo com o mulherio, incluindo o testemunho de polacas... não são grande espiga...

                                    Olha só este artigo...
                                    Acredito.

                                    Elas gostam é de sangue latino que as aqueça...tuga power!

                                    Comentário


                                      #19
                                      É muita coincidência para esse nome Aveiro não ter alguma ligação a
                                      Aveiro. É que não parece nada árabe nem francês, e pesquisei e
                                      não encontrei nenhum local chamado Aveiro em Marrocos.
                                      Pode ter sido alguém de Aveiro que tenha ido para lá, ou algum nome
                                      que tenha ficado por lá aquando das conquistas portuguesas em Marrocos,
                                      há mais de 500 anos atrás...


                                      Quanto aos nossos produtos, como é que podemos vender se não produzimos...
                                      Já não conseguimos produzir azeite suficiente para consumo interno,
                                      nem muitas outras coisas, como é que podemos vender???
                                      A única coisa que produzimos a mais é vinho e o que é de qualidade acho
                                      que se vai vendendo bem.

                                      O nosso tecido agrícula em geral é uma nódoa. Não é feita a sério,
                                      é mais um passatempo, e passaram estes 20 anos de adesão à UE,
                                      e pouco ou nada mudou. Os nossos solos também não são grande coisa.
                                      A solução é produzir produtos de boa qualidade e caros (agora estão na
                                      moda os produtos Gourmet , podíamos apostar nisso).
                                      Produção agricula em larga escala não é para nós.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                        É muita coincidência para esse nome Aveiro não ter alguma ligação a
                                        Aveiro. É que não parece nada árabe nem francês, e pesquisei e
                                        não encontrei nenhum local chamado Aveiro em Marrocos.
                                        Pode ter sido alguém de Aveiro que tenha ido para lá, ou algum nome
                                        que tenha ficado por lá aquando das conquistas portuguesas em Marrocos,
                                        há mais de 500 anos atrás...


                                        Quanto aos nossos produtos, como é que podemos vender se não produzimos...
                                        Já não conseguimos produzir azeite suficiente para consumo interno,
                                        nem muitas outras coisas, como é que podemos vender???
                                        A única coisa que produzimos a mais é vinho e o que é de qualidade acho
                                        que se vai vendendo bem.

                                        O nosso tecido agrícula em geral é uma nódoa. Não é feita a sério,
                                        é mais um passatempo, e passaram estes 20 anos de adesão à UE,
                                        e pouco ou nada mudou. Os nossos solos também não são grande coisa.
                                        A solução é produzir produtos de boa qualidade e caros (agora estão na
                                        moda os produtos Gourmet , podíamos apostar nisso).
                                        Produção agricula em larga escala não é para nós.

                                        É verdade... mas é pena... ver azeitonas, azeite, meloa, melancia, uvas e outras frutas que temos tão saborosas a serem metidas no chinelo por espanhóis e italianos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                                          Penso ter visto há algum tempo uma reportagem na RTPN sobre o mercado polaco e actividade de várias empresas portuguesas lá e o panorama era bastante optimista. No caso da Jerónimo Martins fiquei com a ideia de que uma parte dos produtos que vendiam eram made in Portugal, mas posso estar enganado...
                                          O transporte de produtos portugueses para a Polonia e paises vizinhos tem custos altos, pelo que os grupos de distribuição preferem adquirir produtos locais ou com custos de logistica reduzidos.
                                          O que acontece é que muitas empresas e marcas preferem suportar alguns desses custos de forma a introduzir os seus produtos nestes mercados.
                                          Em alguns casos tambem, como é o caso da Espanha e outros paises, os proprios governos subsidiam a internacionalização dos seus produtos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fazemos um acordo. Eu mando para aí o atum Bom Petisco e as Sardinhas Manná, e tu envias 3 Polacas de 20 aninhos para cá, pode ser'?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                              Fazemos um acordo. Eu mando para aí o atum Bom Petisco e as Sardinhas Manná, e tu envias 3 Polacas de 20 aninhos para cá, pode ser'?

                                              Mas para te garantir a recepção de material de qualidade, eu ofereço-me para as escolher a dedo ( e não só)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                Fazemos um acordo. Eu mando para aí o atum Bom Petisco e as Sardinhas Manná, e tu envias 3 Polacas de 20 aninhos para cá, pode ser'?
                                                Dependendo da quantidade de latas de sardinha e atum, podem acabar por ser as 3 mas caras que arranjas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                  É verdade... mas é pena... ver azeitonas, azeite, meloa, melancia, uvas e outras frutas que temos tão saborosas a serem metidas no chinelo por espanhóis e italianos...
                                                  Não tinhamos assim tantas coisas boas até aqui. Um dos problemas dos portugueses e que já foi herança de Salazar foi a de pensarmos que eramos muito bons em muitos produtos. Os nossos vinhos eram excelentes, mas não passavam de zurrapas. O nosso azeite chegava a ser vendido com defeito, e quem dizia que era bom nunca deve ter provado um bom azeite italiano por exemplo. Há azeites em Itália que só o aroma enloquece qualquer um.

                                                  Hoje isso está a mudar, mas a qualidade está muito longe de estar generalizada. Mas o que é bom vende-se muito bem lá fora, temos produtos que começam a ter bastante notoriedade e nós em Portugal já nem temos dinheiro para os pagar...

                                                  Falando de conservas, nós fomos de facto os maiores conserveiros do mundo, os estrangeiros apreciavam imenso o que aqui até era considerado um produto menor. Foi pena termos perdido esse avanço e liderança porque entretanto hoje há um mercado enorme e lucrativo de conservas gourmet, os galegos por exemplo fazem coisas muito boas nessa área. Mas nós também temos algumas coisas, há marcas como "Pinhais" e outras que quase ninguém conhece ou sequer encontra cá em Portugal à venda e que são iguarias em muitos países, é tudo exportado para fora e vendido bem caro.

                                                  Nos vinhos os últimos 10 anos foram de grande evolução, mas não é numa loja Discount da Polónia que queremos lá ver os nossos vinhos. Não temos hipotese, somos um pequeno produtor e seria impensável competir no preço com vinhos de gosto fácil e global como os Cabernet do Chile, da Califórnia ou da Australia vendidos por exemplo aqui no Lidl a 1,90€.
                                                  O nosso objectivo tem que ser sempre a qualidade e a originalidade das nossas castas. Aposto que se o Jorge for a uma conceituada garrafeira na Polónia até encontra lá vinhos portugueses como Qt. Vale D.Maria, Batuta, Redoma, Qt Vale Meão, Qt do Crasto, etc,etc, vendidos por muitas dezenas de euros a garrafa.

                                                  Mesmo noutras áreas, como os produtos hortícolas, também tem havido melhorias. Também devido a estrangeiros que vieram para cá investir. Todos os dias seguem muitas toneladas de produtos frescos e de qualidade para a Europa, de cogumelos a alfaces.
                                                  Da região Oeste vão muitas toneladas de fruta para Inglaterra. A melhor flor de sal não fica cá nada, vai tudo parar aos melhores restaurantes franceses.

                                                  Ultimamente as coisas tem evoluido bem, pena não ter sido mais cedo que ainda falta pedalarmos muito, mas acho que lá chegaremos.
                                                  Editado pela última vez por Liberal; 17 December 2007, 15:59.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Diga-se que o atum Bom Petisco já foi muuuuito melhor do que é hoje em dia.
                                                    O sabor que tinha o atum perdeu-se e hoje prefiro outras marcas que a Bom Petisco.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post




                                                      Pode parecer mais um tópico de non-sense mas não é... passo a explicar...


                                                      Quando se está emigrado as saudades apertam e volta e meia pensamos no que andamos aqui a fazer e nas boas coisas e petiscos que o nosso belo país dito à beira mar plantado tem... nesse sentido fui ontem fazer umas compras de Natal ao hipermercado Tesco aqui em Lodz e decidi procurar produtos portugueses depois de dar de caras com estas sardinhas Delmonaco made in Marrocos, cidade de Aveiro mas com a fábrica de transformação em Agadir... comprei uma lata para passar a scanner e mostrar-vos como nós os portugueses andamos porventura a dormir...

                                                      Nem uma única marca de sardinhas portuguesas encontro nesta cidade... nem azeite português, atum, azeitonas, nem meloa, melancia, especiarias, castanhas, têxteis... nada... mesmo nas agências de viagens ele é promoções a Espanha, Croácia e Grécia mas Portugal vai timidamente dando os seus passos em promover o país na Europa Central e de Leste sobretudo o Algarve (aqui sem Allgarve). Bacalhau impossível mas pronto... a comunidade portuguesa ainda é inexpressiva...

                                                      As sardinhas são marroquinas, espanholas, equatorianas... o azeite italiano (sobretudo Carapelli), espanhol, grego... a fruta espanhola, italiana e sul-americana... azeitonas italianas, espanholas e gregas, castanhas espanholas...

                                                      Vinhos

                                                      Nos supermercados Biedronka (Jerónimo Martins) encontra-se com relativa facilidade vinho tinto seco e tinto meio-doce da firma Falua de Palmela mas exceptuando o sempre presente Vinho do Porto temos um bastante conhecido chamado... Los Companheiros...



                                                      Não é erro meus caros! O nosso artigo definido OS passa a LOS talvez por uma questão de marketing... e pensar que temos excelentes vinhos e castas!

                                                      A Europa Central de Leste é um mercado novo e com grandes possibilidades de negócio... empresários cheguem-se a frente!
                                                      Já tinha falado um pouco dessa situação aqui:

                                                      OCDE diz que Exportações portuguesas crescem 6,2% em 2007

                                                      Infelizmente apareceram por lá uns tipos a tentar estragar o tópico.

                                                      Mas é uma verdade incontornável aquilo que não fazemos com as nossas marcas e produtos, fazem os outros por nós.

                                                      Temos potencial, bons produtos (muito melhores do que muitas coisas que se vendem nos super's como sendo nacionais) mas que inevitavelmente acabam a ser vendidos cá três a quatro vezes mais caros e como se fossem originários de Itália, Espanha ou mesmo França, quem não conhece acha que "lá fora é que é" e comem bom azeite italiano produzido cá, sem saber, bom peixe espanhol criado cá ou pescado nas nossas aguas, vinho caro por ser raro, espanhol do Alentejo.

                                                      Quem não sabe é como quem não vê.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Liberal,

                                                        Estou em absoluto acordo com a tua exposição.

                                                        Penso também que Portuga tem futuro, mas isso sou eu que sou optimista.

                                                        Mas o grande problema de Portugal, e tenho-o dito por diversas vezes, são os portugueses.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                          Fazemos um acordo. Eu mando para aí o atum Bom Petisco e as Sardinhas Manná, e tu envias 3 Polacas de 20 aninhos para cá, pode ser'?
                                                          Mal por mal vêm de autocarro... agora... eu fico a comer sardinha e tu comes iguarias polacas? Obrigado!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                            Mal por mal vêm de autocarro... agora... eu fico a comer sardinha e tu comes iguarias polacas? Obrigado!
                                                            Quando vieres a Portugal tens de trazer alguns exemplares do produto (feminino) polaco para verificarmos a sua qualidade

                                                            Ainda fazemos aqui uma sociedade para importar materia prima polaca

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X