Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresas vs Sentimentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empresas vs Sentimentos

    Boas.. tenho uma empresa familiar, no qual uma parte me dou bem (familiar e laboral) com os meus irmãos e outra parte não (ainda por cima, envolvendo cunhadas/os). Pelos diversos conflitos com uma das partes, sempre ponderei, nunca mais, me envolver em negócios deste tipo, quando estão envolvidos laços sentimentais.
    O que questiono..
    ..Seriam capazes de abrir (ou tem) uma empresa, com familiares/amigos?
    ..Como vêem, quando estão, os sentimentos em causa?
    ..Como lidar com isto?
    ..Conhecem algum caso de sucesso?
    Podem opinar à vossa vontade!
    Editado pela última vez por nunomplopes; 19 December 2007, 17:09.

    #2
    Vejo isto, ser um assunto de pouco interesse.

    Comentário


      #3
      Sempre ouvi dizer..."Amigos, amigos...negócios à parte". Mas acredito que hajam casos pontuais de sucesso.

      Comentário


        #4
        Porque será que geralmente os problemas familiares nas empresas metem sempre cunhadas/os ao barulho?

        É um caso complicado.
        Tens de ponderar se a tua relação com os teus familiares, enquanto parceiros de negocio, terá alguma influencia no futuro da empresa/negocio.
        Podes sempre optar por te lançares sozinho no negocio ou procurar um outro parceiro externo á familia para teu socio.

        Comentário


          #5
          Penso que é um problema de falta de formação da pessoa em causa. Formação, no sentido de saber destinguir o que é trabalho e o que é relação familiar.

          A única experiencia que tenho é trabalhar por conta de outrém, em empresas familiares. Juro que nunca mais. Acredito que a envolvência que se tem nessas empresas é superior às restantes, mas tanto para o bom como para o mau. E por norma, os problemas pessoais dos patrões parece que têm que ser vividos pelos empregados tb.

          Comentário


            #6
            Existem livros e cursos de formação sobre essa temática das empresas familiares.

            Informa-te e lê alguma coisa. Está metido numa embrulhada. Provavelmente a empresa não sobrevivirá mais do que 1 geração se nada for feito ao nível da gestão.

            Eu recomendo que contratem um gestor de empresas independente para gerir a empresa.

            Comentário


              #7
              Geralmente os problemas familiares nas empresas começa quando terceiros (cunhadas e cunhados), envenenam as relações criando intrigas familiares tendo por base a ganancia, inveja e mesquinhez.
              São pessoas que não sente o negocio e para quem a empresa é somente uma fonte de dinheiro para as suas vaidades, até ao ponto em que a empresa entra em colapso e vai á falencia.

              Infelizmente conheço varias historias destas

              Comentário


                #8
                Conheço os mais variados casos de empresas onde se metem familiares a meio do percurso. Infelizmente TODOS os casos que conheço são pelos piores motivos. Tragédia anunciada... (em termos familiares e financeiros)

                Mas esta é apenas a minha experiência,nao quer dizer que espelhe a realidade

                Comentário


                  #9
                  Esse assunto já foi aqui abordado à pouco tempo, mas não me lembro do nome do tópico.

                  Mas a minha visão é mais ou menos esta:

                  Suponho pela tua descrição que o maralhal anda todo ao barulho.

                  Daí, que numa observação muito rápida te diga, esses casos nunca têm solução. No geral.

                  Se a Empresa tem dimensão, o melhor é contratar um Gestor profissional.

                  Sendo uma Empresa pequena, é tentar compartimentar a responsabilidade de cada um dos familiares a uma área muito específica e não ter medo de exigir responsabilidades bem como as assumir.

                  Mas isto é a teoria. A prática é muito dramática.

                  Se a Empresa é rentável, o melhor é sair toda a gente, excepto uma ou duas pessoas que se dêm bem e possam levar a empresa para a frente. O resto que fique em casa a coçar os tubas e espere pelos dividendos.

                  É que senão, a Empresa pode não acabar, mas vai viver uma lenta agonia para o resto dos seus dias. E antes a morte que tal sorte...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Geralmente os problemas familiares nas empresas começa quando terceiros (cunhadas e cunhados), envenenam as relações criando intrigas familiares tendo por base a ganancia, inveja e mesquinhez.
                    São pessoas que não sente o negocio e para quem a empresa é somente uma fonte de dinheiro para as suas vaidades, até ao ponto em que a empresa entra em colapso e vai á falencia.

                    Infelizmente conheço varias historias destas
                    Acertastes na mouche!

                    Comentário


                      #11
                      Eu seria capaz de abrir uma empresa com amigos, mas, esta teria quer ser num grupo de 3 pessoas e estas teriam de ser pessoas da minha total confiança. N pessoas como eu, mas pessoas q sejam honestas. Ao ser um grupo de 3 ao menos haveria sempre maioria para decisões complicadas e n haveria o papel de alguém ceder numa e depois esperar ser compensado noutras decisões futuras.

                      Uma empresa n pode ser um centro de emprego para familiares e amigos, ao conhecer alguém q a meu ver fosse a ideal para um papel de empregado da minha empresa a primeira conversa q teria com ele era se ele aguentaria em algumas situações ter q fazer o q eu mando só pq sim e até q ponto isso o afectaria.

                      Para terminar conheço apenas um caso de uma media empresa familiar e mesmo estando numa situação complicada existe uma boa separação entre a profissão e a relação familiar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        Esse assunto já foi aqui abordado à pouco tempo, mas não me lembro do nome do tópico.
                        Conseguem arranjar o link desse tópico?

                        Comentário


                          #13
                          Negócios com familia e amigos dá sempre nisto.

                          Comentário


                            #14
                            a minha atitude seria OPAR a coisa!
                            ou OPV

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                              .

                              Se a Empresa tem dimensão, o melhor é contratar um Gestor profissional.

                              Se a Empresa é rentável, o melhor é sair toda a gente, excepto uma ou duas pessoas que se dêm bem e possam levar a empresa para a frente. O resto que fique em casa a coçar os tubas e espere pelos dividendos.

                              É que senão, a Empresa pode não acabar, mas vai viver uma lenta agonia para o resto dos seus dias. E antes a morte que tal sorte...

                              tens aqui 2 boas saidas para o problema, resulta na grande maioria dos casos, principalmente a ultima (!!!)
                              experiencia propria!!
                              nunca mais que 2 bons gestores.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Geralmente os problemas familiares nas empresas começa quando terceiros (cunhadas e cunhados), envenenam as relações criando intrigas familiares tendo por base a ganancia, inveja e mesquinhez.
                                São pessoas que não sente o negocio e para quem a empresa é somente uma fonte de dinheiro para as suas vaidades, até ao ponto em que a empresa entra em colapso e vai á falencia.

                                Infelizmente conheço varias historias destas

                                É a minha impressão também.

                                Comentário


                                  #17
                                  Neste caso o meu conselho vai para sairem todos da gestão da empresa e contratarem um gestor profissional ou então se a empresa ainda é rentavel, tentar a sua venda a bom dinheiro, fazerem as partilhas e depois cada um que se oriente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                    tens aqui 2 boas saidas para o problema, resulta na grande maioria dos casos, principalmente a ultima (!!!)
                                    experiencia propria!!
                                    nunca mais que 2 bons gestores.
                                    A empresa em questão é uma pequena empresa, e é gerida por dois sócios gerentes (pessoas que com o qual não me indentifico) mas em relação de cotas e tudo divido por partes iguais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                      A empresa em questão é uma pequena empresa, e é gerida por dois sócios gerentes (pessoas que com o qual não me indentifico) mas em relação de cotas e tudo divido por partes iguais.
                                      Os socios gerentes são teus familiares directos?

                                      Se tiveres uma quota na empresa, podes tentar vende-la a um deles, pelo preço que aches justo.
                                      Recebes o teu e livras-te dos problemas e ainda podes investir em algo que aches interessante.
                                      Depois, eles que se arranham e deitem a empresa abaixo que isso é problema deles

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Neste caso o meu conselho vai para sairem todos da gestão da empresa e contratarem um gestor profissional ou então se a empresa ainda é rentavel, tentar a sua venda a bom dinheiro, fazerem as partilhas e depois cada um que se oriente.
                                        Mas também me custa desfazer de um negócio de familia. O que está em causa aqui são relações instaveis e falta de respeito; E é uma empresa rentável..
                                        Conseguem me explicar, o que é um mediador de conflitos e a sua forma de actuar?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          Os socios gerentes são teus familiares directos?
                                          Somos todos irmãos!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nunca me aconteceu mas acho que as duas coisas não devem ser misturadas, a não ser que haja organização e bom ambiente.
                                            O único caso que conheço e não é bem de familia, é de um rapaz que trabalha na empresa do pai da namorada. O rapaz anda embeiçado por outras mas claro que se acabar o namoro vai ter problemas...
                                            Editado pela última vez por DarkRose; 19 December 2007, 19:53.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                              Mas também me custa desfazer de um negócio de familia. O que está em causa aqui são relações instaveis e falta de respeito; E é uma empresa rentável..
                                              Conseguem me explicar, o que é um mediador de conflitos e a sua forma de actuar?
                                              Se é rentavel, das duas uma, ou ves que vale apena assumir o risco de continuar, mesmo com conflitos familiares ou então se veres que alem de ser rentavel não tem muito futuro, tentar tirar proveito disso e vendes a tua parte por bom preço antes que vá tudo ao ar.

                                              Quantos socios tem a empresa?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                                Nunca me aconteceu mas acho que as duas coisas não devem ser misturadas, a não ser que haja organização e bom ambiente.
                                                O único caso que conheço e não é bem de familia, é de um rapaz que trabalha na empresa do pai da namorada. O rapaz anda embeiçado por outras mas claro que se acabar o namoro vai ter problemas...
                                                Bem, mas tu não tens amigos normais com relações normais?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Se é rentavel, das duas uma, ou ves que vale apena assumir o risco de continuar, mesmo com conflitos familiares ou então se veres que alem de ser rentavel não tem muito futuro, tentar tirar proveito disso e vendes a tua parte por bom preço antes que vá tudo ao ar.

                                                  Quantos socios tem a empresa?
                                                  Somos 6 sócios; Eu tento fazer a minha obrigação, mas sinto que não existe espirito de entre-ajuda, mas o que vejo, que isso já vem de problemas do seio familar; falta-me uma base cumum, que é o respeito. O que ponderaria era, eu sair, mas mantendo sempre lá a minha parte (mesmo não me indentificando com as pessoas que estão a frente) custa-me desfazer dela!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                    Somos 6 sócios; Eu tento fazer a minha obrigação, mas sinto que não existe espirito de entre-ajuda, mas o que vejo, que isso já vem de problemas do seio familar; falta-me uma base cumum, que é o respeito. O que ponderaria era, eu sair, mas mantendo sempre lá a minha parte (mesmo não me indentificando com as pessoas que estão a frente) custa-me desfazer dela!
                                                    Isso agora é um risco que tens de ponderar.

                                                    Ou tentas salvaguardar a tua parte ou ficas e seja o que for.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                                      Bem, mas tu não tens amigos normais com relações normais?
                                                      O rapaz em questao não é amigo

                                                      E sim, claro que tenho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        http://forum.autohoje.com/showthread...presa+familiar

                                                        Não tinha reparado neste tópico!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          um palpite meu:

                                                          o teu avô fundou a empresa, o teu pai fortaleceu-a e vocês são a 3ª geração?

                                                          ou são apenas a 2ª?

                                                          MCunha

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                                            um palpite meu:

                                                            o teu avô fundou a empresa, o teu pai fortaleceu-a e vocês são a 3ª geração?

                                                            ou são apenas a 2ª?

                                                            MCunha
                                                            2ª geração. Mas compreendo o teu raciocinio.
                                                            A terceira geração para deitar tudo a perder.
                                                            O pensamento tem lógica, mas será que devamos guiar por ele?
                                                            Pois, existem sempre as excepções..mas também não posso afirmar, pois ainda tenho muito para viver e aprender!
                                                            Um dia talvez saiba a resposta..
                                                            Editado pela última vez por nunomplopes; 20 December 2007, 09:23.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X