Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os deficientes e o emprego.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os deficientes e o emprego.

    Bons dias,

    Foi com agrado que observei ontem uma notícia na TV acerca do emprego/trabalho com deficientes.

    Aqui bem perto, em Ovar (Maceda), há uma empresa muito especial, cujos empregados são maioritariamente pessoas com algum tipo de deficiência.
    O seu fundador (Aristides Santos) sendo deficiente, tinha o sonho de criar uma empresa onde os protagonistas fossem pessoas com deficiências.



    O sonho começou a ganhar forma em Agosto de 1995, numa fábrica de uma pessoa amiga, com uma equipa de três deficientes motores, com um martelo, uma lata de cola, uma mesa e retalhos de pele.



    Dessa forma, nasceu o primeiro porta-chaves em pele que representava um deficiente numa cadeira de rodas, símbolo que se tornou mais tarde o logótipo da empresa.



    Entretanto outras pessoas/deficientes foram-se juntando ao projecto. Hoje são uma equipa de 35 trabalhadores (deficientes auditivos, visuais, motores e mentais) e estão numas instalações adaptadas às necessidades de trabalho e de lazer dos funcionários.



    Um dos Objectivos desta empresa é a abertura à comunidade. Assim, abrem-se as portas às Instituições e dão-se oportunidades às crianças de, ao visitarem as instalações experimentarem parte do processo produtivo que os profissionais deficientes executam.

    Estabelecem também protocolos com escolas, implementando estágios sócio-profissionais, tendo em vista a integração de jovens que, de outra forma, não teriam acesso ao mercado de trabalho.





    Esta exemplar, e louvável empresa, chama-se DEFICIPRODUT



    Com isto, prova-se que as pessoas portadoras de deficiência, não são fardos da sociedade, não são coitadinhos, são pessoas capazes, e por vezes até mais competentes que muitos "perfeitos".

    Ontem, quando falavam no noticiário, desta empresa, vi entrevistarem um trabalhador, que antes de ir para ali, tentou obter trabalho numa outra empresa, mas só lhe pagariam metade do salário, por apenas ter uma mão! [:O]. Eu acho isto, no mínimo, escandaloso!

    A verdade, é que, na minha opinião, uma empresa destas, pode ser bem mais produtiva que uma empresa com pessoas ditas normais, acredito que o ambiente de trabalho seja bem superior. Não os estou a ver a fazer greve, de mal com o patrão, sempre a reclamar de tudo e todos, e sempre mal com o que os rodeia.

    São pessoas com dificuldades, que sabem dar valor à vida, e ao que os rodeia. Com certeza não andam com intrigas, e não têm a mentalidade do "trabalhar pouco e ganhar muito". São pessoas que se esforçam, para dar o máximo de produtividade, pois para elas isso é o mais gratificante, fazer, ser capaz, ser útil.

    Abro este tópico para pensarmos nisto, e para mudar-mos a nossa postura perante o trabalho, o emprego, pois pelo que vejo, muitos de nós estamos completamente errados. Coloquemos os olhos nestas pessoas, e observem, e dêem mais valor às pessoas portadoras de deficiências.

    É triste um deficiente ser olhado de lado, e ter dificuldades em arranjar emprego por… ser deficiente. Mas deficiências encontro eu nas mentalidades de muitos trabalhadores, teoricamente perfeitos.

    Pensem nisto!

    #2
    Eu também vi e fiquei bastante sensibilizado...

    É de louvar, apoiar e incentivar estas empresas...

    [^]

    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells
    ....
    Ontem, quando falavam no noticiário, desta empresa, vi entrevistarem um trabalhador, que antes de ir para ali, tentou obter trabalho numa outra empresa, mas só lhe pagariam metade do salário, por apenas ter uma mão! [:O]. Eu acho isto, no mínimo, escandaloso!
    A empresa em causa devia ser denunciada...[xx(]

    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells
    A verdade, é que, na minha opinião, uma empresa destas, pode ser bem mais produtiva que uma empresa com pessoas ditas normais, acredito que o ambiente de trabalho seja bem superior. Não os estou a ver a fazer greve, de mal com o patrão, sempre a reclamar de tudo e todos, e sempre mal com o que os rodeia.

    São pessoas com dificuldades, que sabem dar valor à vida, e ao que os rodeia. Com certeza não andam com intrigas, e não têm a mentalidade do "trabalhar pouco e ganhar muito". São pessoas que se esforçam, para dar o máximo de produtividade, pois para elas isso é o mais gratificante, fazer, ser capaz, ser útil.
    Só o facto de se sentirem úteis... de fazerem parte de um mundo que lhes estava vedado... é uma grande motivação...

    Felicidades para o projecto e outros semelhantes...

    Comentário


      #3
      Era bom se isso se multiplica-se pelas outras empresa de Portugal

      Comentário


        #4
        Este é que é o verdadeiro serviço público. Penso que era fundamental o estado incentivar e apoiar estas iniciativas, um bom investimento para todos nós, a curto e médio prazo.

        Comentário


          #5
          Sim, deviam as empresas seguir estes exemplos, mas ainda se vê por aí muita descriminação, e pouca vontade de mexer o rabinho para resolver estas situações e ajudar os outros.

          Comentário


            #6
            os deficentes se concorrem a um estagio profissional tem prioridade acima de qualquer pessoa ou tambem salvo erro nos concursos publicos

            Comentário


              #7
              Pois, e quantos vês aí empregados a trabalhar efectivamente?

              Comentário


                #8
                não sei mas tem prioridade,ta na lei...:S

                Comentário


                  #9
                  Pois, não tenho duvidas, mas infelizmente no nosso pais, a lei só funciona para alguns [8]

                  Comentário


                    #10
                    pois,é como eu que trabalho numa grande empresa e as grandes empresas para os novos que entram ...quer almocem lá quer não almocem lá....ficam privados do subsidio de almoço.

                    Comentário


                      #11
                      É uma grande motivação e certamente evita que se sintam "inuteis"

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                        Pois, não tenho duvidas, mas infelizmente no nosso pais, a lei só funciona para alguns [8]
                        Não é para alguns, têm sempre prioridade na função publica, mas se não conseguem desempenhar as tarefas não são colocados (tal como uma pessoa normal), verdade seja dita que não há um esforço em tentar adaptar os trabalhos aos deficientes, nem tal muitas vezes é possível ou "fazível" devido ás características dos trabalhos ... penso que a solução do problema está na criação de trabalhos próprios criados de raiz com vista a deficientes e não meias adaptações ou simplesmente o método "és deficiente desenrasca-te" ...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                          Pois, não tenho duvidas, mas infelizmente no nosso pais, a lei só funciona para alguns [8]
                          ora nem mais!

                          Comentário


                            #14
                            Agora vou fazer de advogado do diabo...

                            E se um deficiente "tirar" o lugar a um jovem que tinha mais capacidades para aquele cargo?


                            Claro que se tem de investir em iniciativas destas. Mas não podemos cair no erro do exagero.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                              Agora vou fazer de advogado do diabo...

                              E se um deficiente "tirar" o lugar a um jovem que tinha mais capacidades para aquele cargo?


                              Claro que se tem de investir em iniciativas destas. Mas não podemos cair no erro do exagero.
                              mas nestas questões encontrares um meio termo tambem é algo que é dificil. acho que não podemos pensar que um tira lugar ao outro ou vice-versa, mas sim, que pelo menos um deles está empregado e a tomar a sua vida activa neste país. o outro tem de procurar mais um pouco

                              Comentário


                                #16
                                [^][^][^][^] para esse empresário!

                                o estado deveria ter uma acção muito mais incisiva sobre este problema. muitos destes deficientes podiam muito bem ter prioridade em concursos públicos.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                  Agora vou fazer de advogado do diabo...

                                  E se um deficiente "tirar" o lugar a um jovem que tinha mais capacidades para aquele cargo?


                                  Claro que se tem de investir em iniciativas destas. Mas não podemos cair no erro do exagero.
                                  ora nem mais.
                                  isso do se meter só porque é tem deficiência é mais degradante do que não admitir...
                                  agora criar algum tipo de trabalhos específicos teria muito mais lógica.
                                  agora acho que tem que ser os melhores para os melhores cargos.
                                  é lixado mas é a vida.
                                  ld

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não se trata de "meter só porque é deficiente" trata-se antes do que está a acontecer que é "não meter [u]por</u> ser deficiente" o que é bem diferente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por michaelreznor

                                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                      Agora vou fazer de advogado do diabo...

                                      E se um deficiente "tirar" o lugar a um jovem que tinha mais capacidades para aquele cargo?


                                      Claro que se tem de investir em iniciativas destas. Mas não podemos cair no erro do exagero.
                                      ora nem mais.
                                      isso do se meter só porque é tem deficiência é mais degradante do que não admitir...
                                      agora criar algum tipo de trabalhos específicos teria muito mais lógica.
                                      agora acho que tem que ser os melhores para os melhores cargos.
                                      é lixado mas é a vida.
                                      ld
                                      Sabes que estás a falar em mudar de certa forma toda a hierarquia de entrada para um trabalho?

                                      Comentário


                                        #20
                                        É de louvar.
                                        A minha namorada é Psicomotricista/Musicoterapeuta/Hidroterapeuta em 2 associações aqui do distrito, e realmente há muita empresa que receia empregar um deficiente por "ter menos" capacidades que as pessoas ditas "normais", mas eu digo que eles têm uma capacidade maior que todos nós. Conseguem ser mais humanos que nós os ditos "normais" poderemos algum dia vir a ser.
                                        Sempre pensei que não me ia sentir la muito bem perto de um deficiente mais a nivel psicologico, e felizmente enganei-me, pois ja conheço muitos e por vezes são melhores companhias e conversadores que certas pessoas que eu vou conhecendo.
                                        POr isso é sempre de louvar que uma empresa empregue deficientes, seja la qual q natureza da sua deficiencia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Nhoco

                                          É de louvar.
                                          A minha namorada é Psicomotricista/Musicoterapeuta/Hidroterapeuta em 2 associações aqui do distrito, e realmente há muita empresa que receia empregar um deficiente por "ter menos" capacidades que as pessoas ditas "normais", mas eu digo que eles têm uma capacidade maior que todos nós. Conseguem ser mais humanos que nós os ditos "normais" poderemos algum dia vir a ser.
                                          Sempre pensei que não me ia sentir la muito bem perto de um deficiente mais a nivel psicologico, e felizmente enganei-me, pois ja conheço muitos e por vezes são melhores companhias e conversadores que certas pessoas que eu vou conhecendo.
                                          POr isso é sempre de louvar que uma empresa empregue deficientes, seja la qual q natureza da sua deficiencia.
                                          Disseste literalmente tudo aquilo que eu penso. Literalmente mesmo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não é bem assim...

                                            Naturalmente que um deficiente não é um excluído da sociedade, mas por vezes tanto se abusa para um lado como para o outro.

                                            Houve um caso recente em que um amigo do meu pai, sabendo que eu estava a contratar pessoal para informática, veio falar de um rapaz, surdo-mudo licenciado pela Feup em Engª Informática.

                                            No princípio até achei uma ideía bonita (eu facilmente adiro a boas causas...), mas na 1ª entrevista verifiquei que seria impossível. Tinhamos dificuldade em comunicar. Pior, seria uma pessoa para contactar com Clientes e dar suporte....

                                            Sugeri-lhe que procurasse colocação numa grande empresa, onde pudesse desenvolver o su trabalho num meio onde não fosse exigível o contacto humano directo. ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              aqui onde eu trabalho tem uma miuda " especial" a trabalhar .

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                Não é bem assim...

                                                Naturalmente que um deficiente não é um excluído da sociedade, mas por vezes tanto se abusa para um lado como para o outro.

                                                Houve um caso recente em que um amigo do meu pai, sabendo que eu estava a contratar pessoal para informática, veio falar de um rapaz, surdo-mudo licenciado pela Feup em Engª Informática.

                                                No princípio até achei uma ideía bonita (eu facilmente adiro a boas causas...), mas na 1ª entrevista verifiquei que seria impossível. Tinhamos dificuldade em comunicar. Pior, seria uma pessoa para contactar com Clientes e dar suporte....

                                                Sugeri-lhe que procurasse colocação numa grande empresa, onde pudesse desenvolver o su trabalho num meio onde não fosse exigível o contacto humano directo. ;)
                                                ora bem.
                                                e se calhar a empresa que recusou trabalho ao rapaz de que se fala tinha um emprego que também não se adequava a ele.
                                                estas coisas não são tão simples quanto parecem.
                                                ld

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por michaelreznor

                                                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                  Não é bem assim...

                                                  Naturalmente que um deficiente não é um excluído da sociedade, mas por vezes tanto se abusa para um lado como para o outro.

                                                  Houve um caso recente em que um amigo do meu pai, sabendo que eu estava a contratar pessoal para informática, veio falar de um rapaz, surdo-mudo licenciado pela Feup em Engª Informática.

                                                  No princípio até achei uma ideía bonita (eu facilmente adiro a boas causas...), mas na 1ª entrevista verifiquei que seria impossível. Tinhamos dificuldade em comunicar. Pior, seria uma pessoa para contactar com Clientes e dar suporte....

                                                  Sugeri-lhe que procurasse colocação numa grande empresa, onde pudesse desenvolver o su trabalho num meio onde não fosse exigível o contacto humano directo. ;)
                                                  ora bem.
                                                  e se calhar a empresa que recusou trabalho ao rapaz de que se fala tinha um emprego que também não se adequava a ele.
                                                  estas coisas não são tão simples quanto parecem.
                                                  ld
                                                  adquação de um emprego a deficiente é algo que muitas vezes pode ser discutivel, e como tal, muitos usam isso para nada fazer

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Olá a todos...
                                                    Em primeiro lugar quero dizer que um próprio deficiente tem de ser conciente das suas limitações, e a partir dai, é que pode procurar um emprego que lhe goste, mas também, que lhe é possivel fazer-lo .... Todos sonharam pilotar aviões, ou ser piloto de formula 1, ou entrar no mundo do espectáculo, mas por vezes não conseguimos entrar desses trabalhos. Ou seja, em cima de tudo o deficiente deverá ter consciência dos seus limites. Depois disso procurar um emprego adequado as suas possibilidades...
                                                    Algumas grandes empresas em Portugal, nomeadamente a PT, a Sonae, a Texto Editores, entre outros, têm pessoas com necessidades especiais, mas essas empresas não podem suportar todos os deficientes... ou seja são as empresas pequenas, medias e grandes empresas é que são responsáveis para empregrar pessoas competentes, quer seja deficiente ou não.

                                                    Por outro lado, Portugal é o pais de 8 a 80 , ou seja, ou se ajuda demasiado os deficiente, até ser injusto para as outras pessoas, ou, por outro lado, excluiem as pessoas deficientes...

                                                    Na minha opinião sinceras, só alguns deficientes é que se adaptam e participam na sociedade, isto é devido a dois factores: uma dela, é ao próprio deficiente, que, por vezes, sentem-se como os coitadinos... o outro casos é devido a sociedade racista que ainda existe... e como ainda é um pais de racista, o estado tem de dar subsidios para entregrar pessoas com deifciência... é lindo não é...

                                                    Ou seja, na minha opinião, as pessoas com deficiência têm de ser tratado como os outros cidadãos com seus plenos direitos e deveres, para que isso aconteça, primeiro temos que mudar as mentalidades, segundo, teremos que adaptar e eliminar todas as barreiras arquitectónicas que em 90 % do país ainda é visivel, em terceiro, teremos que explicar aos condutores que colocam o seu carrinho do estacionamento para pessoas com deficiência motoras... entre outras mudanças que teriamos que fazer... Assim, poderemos ter uma igualdade absoluta entre os cidadãos com necessidade especiais, e as pessoas ditas normais... Bem, mas isso é algum utópico...´

                                                    Pensem nisso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu vou relatar por experiência própria a situação que tenho na minha empresa.
                                                      Eu tenho cá 6 "miúdos";) com necessidades especiais. A minha empresa é mais uma como tantas outras neste pais, mas por alguma razão que não foi mais do que um "e porque não?", aceitamos integrar 6 pessoas com deficiencias. Já lá vão 6 anos e tudo corre bem. De referir que eu não tenho formação de qualquer espécie em sociologia/psicologia que me preparasse de alguma forma para lidar com eles... no entanto tudo se resolve e eu aprendi a lidar com as particularidades de cada um!
                                                      Todos desenvolvem tarefas menores e simples, mas que teriam que ser sempre feitas... o que levanta a questão do facto de eles poderem estar a retirar emprego a alguém "normal". Aqui há duas maneiras de ver a coisa: na perspectiva contabilistica e na perspectiva social. Na 1ª ve-se que pagamos menos do que pagariamos a uma pessoa normal para efectuar o mesmo trabalho, uma vez que o vencimento é assegurado em 50% pela empresa e 50% pelo IEFP. Na 2ª ve-se que estamos a valorizar pessoas que tem os mesmos direitos que nós e que por razões ás quais são absolutamente alheios, são injustiçados por uma sociedade egoista e que só olha para o umbigo!
                                                      É absolutamente fantástico ver o que estas pessoas evoluiram desde que entraram cá. Há um caso em que ele até já aprendeu a escrever o nome dele!!!
                                                      Por isso vos digo, se algum de vós for empresário e vos colocarem esta questão, não torçam logo o nariz... pensem, reflitam e pensem que podia ser um filho nosso...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        olha so por o teu amigo conseguir fazer os porta chaves com o problema que tem na mao[^][^][^][^][^][^][^][^]
                                                        as empresas aos poucos estao a mudar e a ver com uma pessoa com dificuladades pode ate ser bem mais empenhada que outra!
                                                        força para todos os que temtam arranjar emprego contra todas as dificuldades

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por ZingaZinga

                                                          Eu vou relatar por experiência própria a situação que tenho na minha empresa.
                                                          Eu tenho cá 6 "miúdos";) com necessidades especiais. A minha empresa é mais uma como tantas outras neste pais, mas por alguma razão que não foi mais do que um "e porque não?", aceitamos integrar 6 pessoas com deficiencias. Já lá vão 6 anos e tudo corre bem. De referir que eu não tenho formação de qualquer espécie em sociologia/psicologia que me preparasse de alguma forma para lidar com eles... no entanto tudo se resolve e eu aprendi a lidar com as particularidades de cada um!
                                                          Todos desenvolvem tarefas menores e simples, mas que teriam que ser sempre feitas... o que levanta a questão do facto de eles poderem estar a retirar emprego a alguém "normal". Aqui há duas maneiras de ver a coisa: na perspectiva contabilistica e na perspectiva social. Na 1ª ve-se que pagamos menos do que pagariamos a uma pessoa normal para efectuar o mesmo trabalho, uma vez que o vencimento é assegurado em 50% pela empresa e 50% pelo IEFP. Na 2ª ve-se que estamos a valorizar pessoas que tem os mesmos direitos que nós e que por razões ás quais são absolutamente alheios, são injustiçados por uma sociedade egoista e que só olha para o umbigo!
                                                          É absolutamente fantástico ver o que estas pessoas evoluiram desde que entraram cá. Há um caso em que ele até já aprendeu a escrever o nome dele!!!
                                                          Por isso vos digo, se algum de vós for empresário e vos colocarem esta questão, não torçam logo o nariz... pensem, reflitam e pensem que podia ser um filho nosso...

                                                          [^][^][^]
                                                          Excelente

                                                          Assim como a iniciativa que o TB referiu, em que a iniciativa
                                                          partiu, das própria pessoas provando a sua autonomia e capacidade.[^]

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X